segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Conheça os sintomas de um fígado intoxicado




Conheça os Sintomas de um fígado intoxicado.

Depois do cérebro, o fígado é o segundo órgão mais complexo do nosso corpo, daí a necessidade de mantê-lo sempre em boa forma e saúde.
Uma boa alimentação é a base de seu bom estado e os nossos hábitos de vida também influenciam diretamente na saúde do órgão, então uma vida ativa, e saudável, onde são deixados de lado o tabaco, o sedentarismo, o álcool e, inclusive, o consumo excessivo de medicamentos, ajudará de forma significativa, a se livrar destas intoxicações que tendem a aparecer no fígado.
Confira alguns dos principais sinais de que o fígado não vai bem:
CÂIMBRAS ESTOMACAIS E INCHAÇO - nas mãos, tornozelos, pés, abdômen. Mas não se alarme caso dia sinta estes sintomas um dia. Pode ser que não seja nada de grave se eles ocorrerem alguma vez de forma isolada. O problema é quando o inchaço é algo recorrente.
Quando você sente gases todos os dias, quando suas digestões se tornam difíceis e quando sente certa dor abdominal. E estes são efeitos de um fígado que não funciona bem, que não drena, que não desintoxica e que acumula toxinas em nosso organismo. Corremos o perigo de apresentar uma ascite, então, caso você observe estes sintomas frequentemente, consulte um médico.


MUDANÇA NA COR DA URINA E DAS FEZES - Sua urina é mais branca que o normal? Suas fezes também são pálidas e certas ocasiões até aparecem pequenos rastros de sangue? Para tirar as dúvidas, o melhor é consultar um médico.
É certo que estes tipos de sintomas podem ocorrer devido a outras doenças, mas o normal é que estejam associadas ou com o fígado ou com os rins. Vale ressaltar que a urina, além de clara também pode aparecer escura devido a uma acumulação de bilirrubina.
ICTERÍCIA - É talvez o sintoma mais evidente e que você deve ter mais cuidado. A cor amarelada da pele, nos olhos, nas unhas, se deve basicamente a acumulação de um pigmento da bile chamado bilirrubina, no nosso organismo. Este elemento é básico na hora de fazer a digestão, mas quando nosso fígado não funciona bem, já não é capaz de eliminá-lo, de filtrar estes elementos que já não são úteis depois de finalizada a digestão. A bilirrubina fica acumulada no organismo e causa essa tonalidade amarelada tão habitual nas doenças hepáticas.
SENSIBILIDADE NA PELE - Sensação de coceira contínua, de moléstias, como se algo estivesse fazendo cócegas por dentro, uma sensação tão incômoda quanto preocupante. Acontece basicamente devido a uma acumulação de toxinas em nosso corpo, são aqueles elementos que o fígado não filtrou e que reagem na nossa pele. Novamente, este também deve ser um sinal recorrente para precisar consultar um médico, já que algo tão comum como coceira também podem ser sintomas de outras doenças.
REFLUXO GÁSTRICO - Sensação de estômago cheio, de gases que nos oprimem e não nos deixam respirar e o que é pior, o refluxo que ascende para o esôfago. Estes ácidos que nos causam tanta dor e incômodo, são sinais associados com frequência a um fígado intoxicado. E como já sabemos o fígado está relacionado com o processo digestivo, e se existe algum problema é normal que se traduza nestes sinais tão comuns. Para descartá-lo, para saber se está associado ou não a um problema hepático o melhor é consultar um médico.
DIARRÉIA - Bastante comum. O que comemos não parece cair bem. Sentimos pressão, mal-estar e são frequentes também os episódios de diarreia devido a um mau funcionamento do sistema digestório e depurativo. Temos que levar em conta estes episódios, já que se são muito frequentes podem causar desidratação, assim que observe a frequência deles. Uma vez na semana, duas? Como outros sintomas aqui expostos, é possível que esteja associado a outras doenças.
FADIGA GERAL - Muito característico. E não é apenas cansaço, também é mal-estar e debilidade contínua. Nosso fígado está trabalhando mais do o normal, por estar doente e intoxicado se esforça mais e esta energia requerida por parte deste órgão essencial vai retirando força de nosso corpo.
Devemos prestar atenção a este sinal. Você deve ver também se além do cansaço continuado, alguns outros sintomas daqueles aqui expostos também aparecem: retenção de líquidos, indigestão, dor de estômago, coceira.
(DOL com informações dos sites Saúde, Mais Saúde e Portal Vital)
http://www.diarioonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário