segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Porta da Frente - Ch’i




A Porta da Frente - Ch’i

Os antigos chineses acreditavam que um dragão verde ou um tigre branco viviam sob cada colina ou montanha. O local onde esses dois animais simbolicamente se encontravam era considerado o local perfeito para um lar. Eles tam­bém acreditavam que o dragão criava ch’i com o seu so­pro. Na verdade, muitas vezes refere-se ao ch’i como “o so­pro do dragão”.

O ch’i é a força universal da vida. Ele se encontra próxi­mo a calmos fluxos de água, e cria-se toda vez em que algo é feito com perfeição. Um compositor, criando uma linda melodia, está criando ch’i.

Para que vivamos bem, precisamos estimular a entrada da maior quantidade possível de ch’i em nossa casa.

O ch’i pode ser tanto positivo quanto negativo. Por exem­plo, água em movimento tranquilo cria um ch’i positivo, enquanto que água estagnada cria um ch’i negativo.

 Precisa­mos da maior quantidade de ch’i possível, mas, como é na­tural, precisamos eliminar qualquer ch’i negativo.

O ch’i precisa ser cultivado e acumulado. Ele se espalha com facilidade e se dissipa com ventos fortes, ou com água que se movimenta com rapidez.

 E por isso que precisamos de brisas suaves e riachos sinuosos próximos ao nosso lar. Ambos se combinam para criar um ch’i positivo e bom. 

A porta da frente de sua casa representa você e o modo como você encara a vida. Geralmente entramos e saímos de casa sem notar coisa alguma. Talvez seja um exercício inte­ressante entrar em sua propriedade e tentar, conscientemen­te, ver tudo o que um estranho notaria ao fazer uma visita.
 
 O ideal seria ter uma entrada e uma porta da frente alegres e convidativas. Por isso, se a pintura da porta estiver descas­cando, a campainha estiver quebrada e a porta emperrada, isso cria um mau feng shui. Bastante luz, plantas com flores e uma entrada sem muitas quinquilharias criam um feng shui bom.

A porta da frente é de extrema importância no feng shui, já que é o principal local por onde o ch’i entra na casa. No feng shui, a porta da frente deve ser um pouco maior do que a porta dos fundos. Isso é para evitar que todo o ch’i benéfi­co que está entrando pela porta da frente saia imediatamen­te pela porta dos fundos.

A porta da frente deve ter um tamanho proporcional ao tamanho da casa. Se é grande demais, ela deixa que o valio­so ch’i escape.

Acredita-se que isso causa problemas finan­ceiros. Se a porta ê pequena demais para o tamanho da casa, a quantidade do ch’i que consegue entrar fica limitada . Antigamente, utilizavam-se portas espaçosas em castelos, igrejas e edifícios públicos.


 Elas eram construídas assim para intimidar e assustar quem entrasse. Pressupõe-se que você não queira que seus convidados se sintam assim, nem tampouco que você queira ter problemas financeiros.

O oposto acontece quando sua porta é pequena demais. Uma porta pequena não apenas restringe a quantidade de ch’i que entra, mas também tende a fazer com que os mora­dores da casa fiquem nervosos e apáticos........

Outras árvores podem ser plantadas a fim de eliminar os efeitos negativos de uma árvore solitária. E melhor que se­jam sempre-vivas. Uma outra alternativa seria colocar dois postes de luz, um de cada lado do caminho de entrada, entre a árvore e a porta da frente. Isso forma um triângulo, com a ponta na direção contrária à sua porta (Figura 3B).

Figura 3B

Caso não possa pôr nenhuma dessas soluções, um espe­lho ba-guá, colocado acima da porta, pode servir para elimi­nar o dano em potencial causado por esses shars. O espelho ba-guá simbolicamente captura o shar, e o reflete de volta para onde veio.

A entrada da garagem, que é considerada parte da en­trada de sua casa, não deve ser mais estreita na rua do que perto da casa; isso restringiria o ch’i. Uma luz de cada lado da entrada da garagem é uma solução de bastante efeito para esse problema.

A entrada da garagem não deve ser uma descida abrup­ta para a rua, já que isso faz com que a sorte flutue para fora. Uma descida suave não exerce o mesmo efeito. A porta da frente deve se abrir para um terreno plano, e não para uma descida ou subida. Uma subida simboliza obstáculos, atra­sos e frustrações.

Flores e outras plantas criam mais ch’i, quando coloca­das em qualquer um dos lados da entrada da garagem. O jardim da frente precisa ser bem cuidado. Ervas daninhas e folhas mortas representam oportunidades perdidas e deses­timulam o ch’i.

Muitas casas da cidade têm a entrada no topo de esca­das que levam à rua. Isso cria um bom feng shui, já que os moradores se sentem subconscientemente mais seguros um pouco acima da rua. É uma boa ideia, nesse caso, plantai' ar­bustos nos dois lados dos degraus, a fim de estimular o ch’i.
Figura 3B

A porta de entrada é a que é mais utilizada. Se você entra e sai por outra porta que não seja a de entrada, ela se toma a porta principal — ou da frente.

Não é um bom feng shui ter a porta de entrada abaixo do nível da rua. Isso tende a restringir o ch’i, e faz com que os moradores se sintam inseguros e aprisionados. O remé­dio para isso ê manter a entrada bem iluminada, e colocar plantas perto da porta da frente.
A entrada principal deve oferecer proteção contra o tem­po.

 Não é divertido ficar encharcado de chuva enquanto estamos procurando pelas chaves. E também desagradável que seus convidados fiquem expostos ao tempo enquanto esperam que você abra a porta.

Quanto mais convidativa for a entrada melhor. Isso tan­to encoraja o ch’i, quanto cria uma expectativa agradável nas visitas. Como você sabe, as primeiras impressões são muito importantes. Se a porta da frente precisa de uma pin­tura, e há uma coleção de sapatos e uma planta morta na entrada, as expectativas diminuem.

 Se, por outro lado, a entrada parece limpa, sem quinquilharias, parecendo dar as boas-vindas, seus convidados vão imediatamente se sentir mais animados e positivos a respeito de sua casa. O ch’i sente a mesma coisa.

A porta da frente deve ser fácil de ser vista. Se os seus convidados têm dificuldades para encontrá-la, o ch’i tam­bém terá. Temos amigos que têm uma porta escondida, ao lado da casa. Na frente há uma porta dupla, que vai da sala de estar para o jardim. Quase todas as visitas batem nessa porta, já que a porta da frente é difícil de encontrar.

A porta da frente deve abrir para dentro, e não para fora. Portas que se abrem para fora desencorajam a entrada do ch’i.

A porta da frente deve dar para um aposento claro, bem iluminado, dando um vislumbre de parte do interior da casa. O vestíbulo de entrada deve parecer grande. Se a porta da frente se abre para um vestíbulo apertado, o ch’i se sentirá diminuído e confinado.

 O remédio para isso é colocar nesse local um espelho grande. Esse espelho deve ser grande o suficiente para que não corte a cabeça das visitas.

 Um espe­lho assim faz com que a área de entrada pareça maior do que realmente é, e encoraja o ch’i a entrar. Talvez seja uma boa ideia colocar o espelho acima de uma pequena mesa late­ral, ou outro móvel assim. Pode-se colocar algumas flores ou ornamentos sobre ele, a fim de atrair o ch’i para dentro.

O interior da casa deve ser bem iluminado, para encora­jar o ch’i a entrar. Entradas mal iluminadas e sombrias desencorajam-no. O remédio para isso é aumentar a quanti­dade de luz nesse local. Um lustre seria perfeito, já que os cristais energizam o ch’i e o refletem em todas as direções.

Não convém que a porta dos fundos seja vista da porta de entrada. Essa situação faz com que o ch’i entre na casa só para sair logo depois. Assim, caso a porta dos fundos fique no fim de um longo corredor que começa na porta da fren­te, você tem um shar interno.

 Se for possível, mude a posi­ção da porta dos fundos. Também pode-se colocar um biom­bo, para tirar de vista a porta dos fundos. Pode-se pendurar cristais ou um mensageiro dos ventos junto à porta da frente e à porta dos fundos, para encorajar o chi a permanecer mais tempo.

 Finalmente, se a porta dos fundos é sólida, pode- se colocar um espelho na mesma, para encorajar o ch’i a voltar para dentro.

É um mau feng shui a porta da frente dar diretamente para uma escadaria que sobe ou desce (Figura 3C). Isso confunde o chi, já que ele não sabe se deve subir ou entrar nos aposentos do térreo.


Isso também significa que os mora­dores vão ficar inclinados a entrar na casa e imediatamente subir para o quarto, em vez de ficar na companhia dos ou­tros membros da família. Isso não se aplica caso a escada fique num ângulo reto com a porta da frente, já que essa arrumação permite que o chi tenha tempo de se acostumar com a localização dos aposentos da casa.

 A solução para a escada que sobe diretamente em frente da porta de entrada é pendurar um cristal no teto sobre o primeiro degrau. O chi se sentirá atraído para o cristal, e não para a escada. A escada que desce em frente da porta geralmente tem uma porta. Mantenha essa porta fechada sempre que possível.

É melhor que seus convidados vejam um vestíbulo ou uma sala de estar bem bonitos quando a porta de entrada for aberta. Entretanto, não queremos que essa porta se abra diretamente para a sala de estar, já que isso tira a privacida­de dos moradores.

O remédio para isso é cobrir parcial­mente a entrada. Uma prateleira de livros, um biombo de­corativo ou plantas grandes podem dar privacidade sem di­minuir o feng shui da sala.
Figura 3C

Se os seus convidados podem ver a cozinha quando en­tram na casa, eles ficarão pensando em comida, e a cozinha se tomará o centro de reunião da casa, em vez da sala de estar. Eles também
terão a tendência de comer demais.

Se você não quer que isso aconteça, mantenha a porta da cozi­nha fechada, ou fora de vista.

A porta de entrada tampouco deveria ficar de frente para um banheiro ou para um quarto de dormir. O ideal seria que não víssemos da porta de entrada o banheiro, o fogão ou a lareira.

Acredita-se que, quando a porta de entrada está de frente para um quarto de dormir, os ocupantes desse quarto sempre estarão cansados. E, ao contrário, se a porta de en­trada está de frente para um escritório, seus ocupantes serão ativos e trabalhadores.

No feng shui, a água está relacionada com prosperidade. Consequentemente, as pessoas que têm uma porta de entrada de frente para o banheiro permanece­rão carentes, já que a prosperidade da família está sempre indo embora com a descarga.

Pode ser uma experiência reveladora fazer de conta que você é um possível comprador, e entrar pela sua porta no­tando todas as coisas que você nem vê mais. Todos nós vemos nosso lar de um modo sentimental, e é difícil vê-lo com os olhos de um estranho.

Talvez seja bom tirar fotos. Quando você for capaz de ver a entrada da sua casa de uma maneira objetiva, você notará as áreas que precisam de uma camada de tinta ou uma boa lavada.

Você notará a diferença de ponto de vista no momento em que fizer alguma melhoria na porta da frente. Você se sentirá melhor, mais ch’i entrará, e seus convidados se sentirão mais bem-vindos.
 E, além do mais, você também terá aumentado o valor da sua casa aos olhos de algum comprador em potencial.
Hoje em dia, estamos muito mais conscientes dos efeitos que o meio ambiente exerce sobre nós. Faz sentido usar o feng shui para melhorar o ambiente do lar, já que essa arte nos permite, a nós e aos nossos entes queridos, desfrutar de mais harmonia, equilíbrio e sucesso na vida.

O Feng Shui no lar
Nosso lar deveria ser muito mais do que apenas um lugar onde descansamos à noite. A palavra lar conjura, em nossa mente, imagens muito mais agradáveis do que a palavra casa ou apartamento. Não é boa a volta ao lar, ao chegar do traba­lho?

Você não começa a ter essa sensação, quando entra em sua rua ou na garagem? Caso você sinta isso, seu lar já pos­sui bastante feng shui.

No momento em que nos mudamos para um novo lar, nós o investimos com a nossa personalidade. Cada móvel tem uma história. Ornamentos e quadros refletem nosso gosto e atitudes.

Os livros nas prateleiras revelam nossos interes­ses. Fotografias emolduradas nos fazem lembrar das pessoas que amamos e também contam aos outros muito da nossa bagagem e das pessoas que amamos.

Em consequência disso, ao fazer o seu lar o mais harmo­nioso e confortável possível, a maioria das pessoas intuitiva­mente utiliza o feng shui todo o tempo, sem perceber. Te­nho certeza de que você já passou pela experiência de entrar num aposento e sentir, subconscientemente, que tudo estava no lugar certo.

 E sem dúvida você também já teve a experiência de entrar num aposento e sentir que algo estava errado. No primeiro caso, o feng shui do aposento era bom. Na maioria das vezes, o segundo aposento também poderia ter um bom feng shui, com apenas algumas simples alterações”.


Agradeço se você ao compartilhar citar a fonte. Haja Luz para compartilhar para o bem de todos.
Postado por dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário