sábado, 18 de abril de 2015

Saúde - Infarto no Inverno e Vacina para pneumonia





Saúde - Infarto no  Inverno e Vacina para pneumonia

Quando cai a temperatura, aumentam as mortes causadas por infarto, principalmente se os termômetros estiverem abaixo dos 14 graus. Isso porque o frio pode elevar a pressão e romper as placas de gordura das artérias.

 Pessoas obesas que fumam ou que tenham colesterol alto devem se agasalhar bem e evitar mudanças bruscas de temperatura. Diabéticos e hipertensos correm ainda mais riscos. Luvas e gorros são importantes; consuma bebidas quentes como chá e pratique exercícios físicos como natação.
E mais: beba de 2 a 3 litros de água todos os dias.
Revista Ana Maria.


Liberação para adultos de vacina contra pneumonia amplia o combate à doença.

Além da pneumonia, outras doenças provocadas pelo pneumococo são: meningite, otite, septicemia e bacteremia (infecções bacterianas do sangue) – responsáveis por 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo mundo, a maioria em idosos e crianças menores de cinco anos.


A vacina pneumocócica conjugada 13-valente foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adultos a partir de 50 anos.  A medida vai possibilitar a ampliação dos esforços de combate à pneumonia pneumocócica – e outras complicações causadas pela bactéria S. pneumonia , ou pneumococo – entre parte da população que mais se recente desse tipo de infecção.


A vacina já era indicada no Brasil para a proteção contra as doenças pneumocócicas (DPs) em lactentes e crianças de seis semanas até seis anos de idade incompletos. “A indicação também para adultos vai possibilitar o melhor enfrentamento de uma das principais causas de morte entre pessoas maiores de 70 anos”, destaca Renato Kfouri, presidente da SBIm Nacional (Sociedade Brasileira de Imunizações).
Saiba mais
A pneumonia ainda é a principal causa de mortes por doenças imunopreveníveis no mundo e acomete pessoas de todas as idades, perdendo somente para as doenças cardíacas e cerebrovasculares (1º e 2º lugares respectivamente).



Por ser conjugada, a vacina “13-valente” estimula a produção de células de memória do sistema imunológico, o que facilita a identificação de agentes infecciosos para montar a defesa dos anticorpos mais rapidamente.
Gravidade:
O pneumococo é responsável por cerca de 30% dos casos de pneumonia em todo o mundo.
 As doenças respiratórias são a 5ª causa mais importante de morte no Brasil.
A pneumonia é a 2ª doença respiratória mais comum no Brasil.
Pessoas com doenças crônicas como cardiopatia, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, insuficiência hepática e renal crônica, bem como alcoolismo e tabagismo são mais propensas a desenvolver doenças pneumocócicas – incluindo a pneumonia – e podem ter afetadas funções físicas e vitais, atingindo a saúde de forma significativa.

O envelhecimento é um fator de risco primário para doenças pneumocócicas devido à debilidade do sistema imunológico e, à medida que a população mundial envelhece, o número de pessoas com risco de doenças pneumocócicas também cresce.

http://www.sbim.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário