quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Redenção do Pai Divino.




A Redenção do Pai Divino 
Linda Schierse Leonard

Amar o Pai-ideal permitiu-me amar meu próprio ideal e realizá-lo em mim. Para tanto, foi preciso enxergar o valor do meu pai e depois constatar 
que esse valor me pertencia. Isso rompeu o vínculo inconsciente e 
me libertou para uma relação pessoal com os poderes transcendentais
 no seu Self.
A mulher que cresceu muito apegadas ao Pai, e se afastou da mãe por algum motivo, pode ter perdido o “elo” com o princípio feminino da mãe, da mulher, amiga, irmã,  e por isso revela dificuldade de identificação 
com a essência arquetípica feminina.
 O feminino nos possibilita intuição, a sensibilidade, e acolhimento maternal... e pode se tornar muito yang, reativa, controladora, agressiva e não sabe porque não consegue se relacionar com os homens.
O culto ao Sagrado da Divina Mãe de todas as religiões é muito benéfico para mulheres que perderam o a sintonia com o seu feminino.
Para filhas feridas que têm uma relação deficiente com outros aspectos do pai, os detalhes da redenção podem variar, mas a questão central permanecerá a mesma. Redimir o pai exige que seja reconhecido o valor que ele tem a oferecer.
Por exemplo, a filha que reage contra um pai muito autoritário deverá ter problemas de aceitação de sua própria autoridade. É possível que sua adaptação seja um ato de revolta. Para ela, é preciso ver o valor em sua própria responsabilidade, na aceitação do seu próprio poder e força.
 É preciso que valorize o limite, que chegue até a altura onde está e enxergue suas fronteiras, sabendo quando se toma excessivo. Precisa saber quando dizer não e quando dizer sim. Isso significa ter ideais realistas e conhecer os limites pessoais e os da situação.
Em termos mais freudianos, precisa atingir uma relação positiva com o “superego”, com a voz interior da valorização, dos limites, da lei do Pai,  do julgamento respon­sável e da tomada de decisões.
 Quando construtiva, essa voz não é nem crítica nem severa, nem condescendente demais, e por isso pode ver e ouvir com objetividade o que existe. Certa mulher expressou-se desta forma: “Preciso ouvir a voz do pai dentro de mim, dizendo-me com delicadeza que estou fazendo tudo direitinho, mas também me apontando quando ultrapasso a li­nha.”
A voz do Pai Bom é a voz do Pai interior, está relacionado com o Self, com os limites interiores, com o Poder do pai diante da criança, ou o Poder Divino.
A redenção desse aspecto paterno significa a transformação do juiz crítico, que proclama “culpada” a pessoa, o tempo todo, e do advogado de defesa, que responde com justificativas. Em vez dessas figuras, haverá um árbitro objetivo e amoroso. Isso representa ter o próprio sentido interior de valorização, em vez de buscá-la na aprovação externa.
Em lugar de cair como vítima na armadilha das projeções culturais coletivas que não servem, indica conhecer-se a si mesma e dar vida concreta às suas possibilidades genuínas. No nível cultural, exprime valorizar o feminino o suficiente para que ele confronte a visão coletiva do que “se espera” que seja o feminino.


As filhas que têm uma relação “positiva demais” com o pai têm ainda outro aspecto paterno a redimir. Nesse caso, é bastante provável que estejam ligadas a ele por uma superidealização do mesmo e por alimentarem a projeção de sua... própria força paterna interior no pai exterior.
Muito frequentemente, suas rela­ções com os homens são limitadas, porque nenhum outro pode equiparar-se ao pai. Nesse caso, estão presas a ele da mesma forma como as mulheres que se ligam a um “amante imaginário”. (É comum que um vínculo idealizado com o pai seja desenvolvido num plano inconsciente, quando ele está ausente.)
 A relação por demais positiva com o pai pode levar a mulher a privar-se de relações reais com outros homens e, muitas vezes, também a distanciar-se do seu verdadeiro talento profissional. Ao ver o pai exterior através de um prisma tão idealizado, essa mulher não consegue dar valor à sua própria contribuição ao mundo.
 Para redimir o pai em si mesma, é preciso que ela reconheça o seu lado negativo. É preciso que encare o pai como um ser humano, .e não como uma figura idealizada, a fim de internalizar em si o princípio paterno.
Em última análise, redimir o pai implica remodelar o masculino interior, ser o pai dessa dimensão pessoal. Em vez do “velho pervertido”, do “menino rebelde e zangado”, as mulheres precisam encontrar o “homem com coração”, o homem interior que tem uma relação positiva com o feminino.
Na minha própria vida, a redenção paterna foi um longo processo.
 Com a ajuda de uma analista delicada e compreensiva, que serviu
 como continente amoroso e protetor para as energias que vinham à tona, entrei numa nova dimensão, no mundo simbólico dos sonhos.
 Lá encontrei aspectos de mim mesma que nunca suspeitara que existissem. Também descobri ali meu pai, que há muito tempo eu havia rejei­tado. Havia em mim, como vim a perceber, não só o meu pai pessoal como eu o recordava.
 Havia uma diversidade de figuras paternas, imagens do Pai arquetípico. Esse pai tinha mais fisionomias do que jamais imaginara, e essa percep­ção era atemorizante. Assustava-me e também me dava esperanças. Minha identidade de ego, minhas ideias a respeito de quem eu era,
 desmoronaram.
Existia em mim um poder que sobrepujava minhas tentativas de controlar a vida e os acontecimentos à minha volta, como uma avalanche modifica o perfil de uma montanha. Daí em diante, minha vida exigia que eu aprendesse a me relacionar com essa força maior.
Enquanto rejeitava meu pai, Deus, e a Graça recusava o meu poder, já que essa rejeição acarretava a recusa de suas qualidades positivas ao lado das negativas.
 Por isso, junto com a irresponsabilidade e com a dimensão irracional que eu havia negado, perdi o acesso até minha criatividade, espontaneidade e sentimentos femininos. Meus sonhos insistiam em apontar essa verdade.
 Um sonho mostra­va que meu pai era muito rico e possuía um grande templo palaciano no Tibete. Outro, que era um rei espanhol. Essas imagens contradiziam o homem pobre e degradado que eu tinha conhecido como “pai”. Até aonde iam minhas forças, meus sonhos
demonstravam que eu também as estava recusando.
Em certo sonho, um cachorro mágico me confere poderes para produzir opalas mágicas. Fiz as opalas e as tinha na palma da mão, mas depois as distribuí e não guardei nem uma sequer para mim. Noutro sonho, um professor de meditação afirmava: “Você é linda, mas não o reconhece.” Uma voz me revelava, noutro sonho: “Você tem a chave para o conhecimento intermediário; deve pegá-la.” Acordei, gritando, porém, aterrorizada, que não queria essa responsabilidade.
 A ironia era que, embora criticasse e odiasse o meu pai por ter sido tão irresponsável e permitido que seu potencial se desperdiçasse,
 eu estava fazendo a mesma coisa. Não estava realmente valorizando a mim mesma e ao que podia oferecer. Em vez disso, alternava-me entre a puella , ou criança frágil, agradável e indigna de confiança, e a amazona de couraça, conscienciosa e empreendedora.
Por causa de minha rejeição ao meu pai, minha vida estava repartida em várias figuras conflitantes e desintegradas, todas elas tentando manter o contro­le. Em última análise, isso leva a uma situação explosiva. Por muito tempo, fui incapaz de aceitar a morte dessas identidades individuais em favor de uma unidade maior e desconhecida, que
 podería fundamentar a minha mágica - a base misteriosa do meu ser que, posteriormente, reconheci ser a fonte da cura.
 Assim vivenciei esse fundamento poderoso de meu ser na forma de ataques de ansiedade. Uma vez que não estava me entregando de boa vontade e sem medo aos poderes maiores, estes me tomaram de
 assalto e mostraram sua expressão ameaçadora.
 Atacavam-me súbita e repetidamente, no cerne do meu ser, aba­lando-me para que eu perdesse meus padrões de controle, como choques elétri­cos que abrem uma mão cerrada. Agora eu sabia como serviam pouco minhas defesas. De um momento para outro, eu estava frente a frente com o vazio.
 Eu me perguntava se isso não teria sido o que meu pai também vivera e se o seu alcoolismo não tinha sido uma tentativa de se proteger desse ataque. Talvez o “espírito” do álcool que governava a sua pessoa fosse um substituto para os espíritos maiores, e talvez mesmo uma defesa contra eles, pois estavam muito próximos.
 Já que eu havia negado qualquer valor a meu pai depois de ele ter se “afogado” no domínio dionisíaco irracional, eu precisava aprender a valo­rizar aquela área rejeitada abrindo mão da necessidade de controle. Isso exigia que eu vivesse o lado negativo, que mergulhasse no caos incontrolável de sentimentos e impulsos, nas escuras profundezas onde se ocultava o tesouro desconhecido.
 Por fim, a redenção do pai exigiu que eu entrasse no mundo subterrâneo, que desse valor a essa região rejeitada de mim mesma. Isso me levou a honrar os espíritos. Cerca de um ano depois de eu ter começado esse trabalho e realmente enfrentar meu pai, tive o seguinte sonho:
Vi umas papoulas lindas, esplêndidas em suas tonalidades de vermelho, laranja e amarelo, e desejei que minha mãe-analista estivesse ali comigo para vê-las. Atravessei o campo de papoulas e cruzei um córrego. De repente, estava no mundo subterrâneo, sentada num banquete, à mesa, em companhia de vários homens.
O vinho tinto era servido com generosidade, e decidi tomar outro copo. Ao fazê-lo, os homens se ergueram para brindar à minha saúde e me senti repleta e iluminada, diante da sua afetuosa homenagem.
Esse sonho assinalou a minha iniciação no mundo subterrâneo. Eu havia passado do mundo iluminado da mãe para o domínio do amante-pai sombrio,.. mas lá também fui homenageada. Era evidentemente uma situação incestuosa, mas, para mim, necessária.
 Parte do papel do pai, segundo Kohut, é deixar-se idealizar pela filha e, depois, aos poucos, deixá-la constatar suas limitações realistas sem afastar-se dela. Claro que, com a projeção ideal, vai um amor intenso. 
No meu desenvolvimento particular, o amor se tomou ódio e, por isso,
 o ideal anterior associado ao meu pai foi rejeitado.
Tive de aprender a amá-lo de novo para que pudesse refazer a ligação com a sua faceta positiva. Tive de aprender a valorizar o lúdico, o espontâneo e o mágico em meu pai, mas também enxergar seus limites, e precisei ver como os aspectos positivos pode­ríam ser atualizados na minha vida.
A tarefa cultural das mulheres de hoje envolve o mesmo processo. O valor do princípio paterno precisa ser visto e seus limites também precisam ser reconhecidos. Parte dessa tarefa implica discriminar o que é essencial e o que foi artificialmente imposto pela cultura.
 Com grande frequência, o princípio paterno foi repartido em duas metades conflitantes e opostas: o dominador rígido, velho e autoritário, e o eterno menino, divertido mas irresponsável.
 Na cultura ocidental, o lado autoritário do pai foi valorizado e aceito de modo inconsciente, e o lado lúdico e infantil reprimido ou desvalorizado. No plano cultural, esse processo resultou numa espécie de situação como a que encontra­mos em Ifigênia em Áulis. O poder autoritário toma as decisões (Agamenon) e sacrifica a filha, mas a causa original do sacrifício vem da inveja do irmão pueril (Menelau).
 Esses dois lados são contrários, no plano consciente, porém inconscientemente, por meio de sua possessividade, fazem uma aliança em prol do sacrifício da filha, isto é, do feminino juvenil emergente. As mulheres de hoje precisam enfrentar essa divisão do princípio paterno e contribuir para a sua cura.
 Nesse sentido, a redenção do pai pode desencadear o “re-sonhar” o pai, ou seja, uma fantasia feminina a respeito do que ele podería ser e fazer. Minha decepção com Ifigênia foi que ela finalmente aceitou de bom grado ser morta. Mesmo que a situação externa do seu sacrifício causada pela armadilha em que seu pai havia caído parecesse inevitável, ela poderia ter se pronunciado movida por seu instinto e sabedoria feminina, dizendo a ele algo que fosse possível.
 Isso talvez tivesse produzido uma modificação na consciência masculina. As mulheres estão apenas começando a fazer isso agora: começando a partilhar seus sentimentos e fantasias e a trazê-las a público. As mulheres precisam contar suas histórias. Precisam dizer aos homens o que esperam deles.
Precisam expor suas experiências mais autênticas, em vez de tentar justificá-las a partir de parâmetros masculinos, mas também precisam transmitir quem são a partir... de um espírito de compaixão, e não de uma derrota amarga.
 São muitas as mulheres que permanecem prisioneiras da facticidade de suas vidas, cegas às suas próprias possibilidades. É assim que surgem a amargura e o cinismo. É nesse terreno que o valor da puella é redentor, dada a sua profunda ligação com o reino das possibilidades e da imaginação, capaz de favorecer novas perspec­tivas e atuações, uma nova valorização do feminino.
 Quando essa visão criativa estiver combinada à força e ao foco da amazona, poderá emergir um novo entendimento do pai e um novo sentimento a seu respeito.
Há pouco tempo, pedi a uma de minhas turmas que escrevesse sobre suas fantasias de um pai bom. Ali havia mais mulheres na casa dos 20 aos 30 anos, mas também alguns rapazes. Sua composição coletiva sobre o pai foi a seguinte: Pai é um homem forte, estável, confiável, firme, ativo, ousado; além disso, é amoroso, carinhoso, compassivo, temo, provedor, atencioso e comprometido. Sua fantasia paterna criou um ser andrógino, ou seja, alguém com aspectos masculinos e femininos integrados na sua personalidade.
Um aspecto que apareceu inúmeras vezes foi que o pai deveria prover orientação nos mundos interior e exterior, sem porém “discursar”, ou exigir. “Oriente e ensine; não force nem faça sermões”, era como pensavam que o pai deveria dar ajuda no seu processo de formação dos próprios limites, princípios e valores e de estipulação do equilíbrio entre a disciplina e o prazer.
 Eles enfatizavam que o pai ensina pelo exemplo, sendo um modelo adulto de con­fiabilidade, honestidade, competência, autoridade, coragem, fé, amor, compai­xão, compreensão e generosidade, nas áreas do trabalho, da criatividade, no plano social e ético, e nos seus compromissos amorosos.
 Ao mesmo tempo, deve ter valores pessoais como algo claramente pessoal, sem tentar impô-los à filha ou apresentá-los como o “único jeito certo”. Na qualidade de guia, deve oferecer-lhe apoio como conselhos, e encorajá-la a ser independente e investigar as coisas por si mesma. No plano prático, encorajar e ensinar como administrar financeiramente e dar apoio às aspirações profissionais que tiver.
Ao acreditar na sua força, beleza, inteligência e capacidade, se orgulhará dela. Entretanto, não deverá projetar seus próprios desejos insatisfeitos na filha, nem se mostrar dependente, ou exageradamente protetor. Deve, em vez disso, afirmar a singu­laridade dela como indivíduo, respeitando e valorizando sua pessoa, sua perso­nalidade, sem porém esperar que assuma responsabilidades além das que a sua idade lhe permitir.
 Esse pai será uma pessoa sensível e emocionalmente dispo­nível quando ela precisar, no transcurso do seu desenvolvimento. Com seu senso de oportunidade e seu senso intuitivo de como é a filha, poderá oferecer- lhe proteção e orientação nos momentos em que isso for necessário.
Quando ela estiver pronta para se tomar adulta, ele perceberá esse momento e se afastará do papel de pai, adotando o nível de uma mútua amizade, pautada pelo amor e respeito necessários. Assim, ele também desejará e será capaz de aprender com ela. Enfim, pai e filha serão capazes de ouvir e falar com o outro, partilhando as experiências de vida e os ensinamentos que tiverem".


Que o universo de pura luz inspire minha Alma  para realizar a vontade de Deus. Amem


Postado por  Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 

por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do 
impostor.

Agradeço ao Arcanjo Uriel as graças recebidas 
e sua Divina Presença ao meu lado.

Todos que invocarem Uriel sentirão seus milagres em sua vida.

Ele me inspirou para avisar a todos, que
Uriel está em Terra para o bem de todos .
Ele está ai, e aqui é só chamar...

                                                           Agora.






Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,

que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, com a harmonia, o amor,
a liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..


Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto




Nenhum comentário:

Postar um comentário