1 — “O TODO é espírito — o universo é espiritual” — O princípio da espiritualidade universal. Humberto Hoden
Estas sete verdades são
como que as sete cores da luz incolor quando dispersa por um prisma. Na
realidade, estas sete verdades são uma só, mas, vistas em sua dispersão, pelo
lado do mundo fenomenal, parecem ser sete, assim como as cores do prisma, ou do
arco-íris, se nos revelam como sete, embora em sua causa sejam uma única luz
branca.
1 — “o TODO é
espírito — o universo é espiritual”
“No princípio era o Logos,
e o Logos estava com Deus, e o Logos era Deus. Tudo foi feito pelo Logos, e sem
ele nada foi feito de quanto começou a ser. E o Logos se fez carne e habitou
entre nós.”
Nestas palavras lapidares
do 4.° Evangelho vem sintetizada esplendidamente a quintessência deste
primeiro axioma, e, a bem dizer, de toda a filosofia hermética.
Logos quer dizer Razão, ou
Espírito Universal. Desde toda a eternidade, existe o Espírito absoluto e
universal, que também se chama Realidade, Causa Prima, Energia Cósmica, Vida,
Inteligência, Consciência Universal.
Para além de tempo, espaço
e causalidade, não está o Espírito eterno sujeito a ... nenhuma das categorias
cognoscitivas pelas quais os seres individuais entram em contato com o TODO.
Quer dizer que
nenhum ser finito pode jamais conhecer total
e exaustivamente o Infinito, embora possa penetrar cada vez mais
profundamente nesse oceano sem praias nem fundo da
Divindade.
Conhecer cabalmente
é compreender; quer dizer “prender totalmente”, ou seja, abranger em toda a sua
plenitude e realidade total. Se o finito pudesse abranger ou abraçar o
Infinito, ou o finito se tornaria Infinito, ou o Infinito se tornaria finito —
duas hipóteses intrinsecamente absurdas e impossíveis.
O TODO é espírito, quer
dizer ilimitado no tempo e no espaço e não sujeito à lei da causalidade.
Espírito é sinônimo,
ou melhor, homônimo de Infinito, Eterno, Absoluto, Universal, Incausado — como,
por outro lado, matéria quer dizer finito, relativo, individual, causado.
Os que falam em “espírito
finito”, temporal, relativo, individual, causado — ou os que admitem matéria
infinita, eterna, absoluta, universal, incausada — entram em conflito com a
lógica, como se falassem num “finito infinito”, num “universal individual”,
num “eterno temporal”, ou num “círculo quadrado”.
A Realidade Universal
chama-se “Espírito”, ou “Espírito Absoluto”.
O princípio da
individualização chama-se “matéria”, ou “corpo”.
E’ claro que todos os
seres individuais — minerais, vegetais, animais, homens, anjos, etc. têm
corpo, embora esse corpo possa ter diversos graus de sutilidade ou, como diz
São Paulo, espiritualidade.
Há corpos pouco
espiritualizados, e há corpos muito espiritualizados. Só não têm corpo o TODO e
o Nada, a Realidade absoluta e a irrealidade absoluta. Tudo que fica entre o
TODO e o Nada tem corpo. O Todo não tem corpo. O Nada não tem corpo. O Algo tem
corpo.
Deus é o TODO, o Espírito
único. ... O mundo é Algo, portanto espiritual, quer dizer, derivado do
Espírito, causado pelo Espírito. Todos os efeitos do Espírito são espirituais,
uma vez que vigora afinidade intrínseca e indestrutível entre a causa e o
efeito.
Espírito é causa —
espiritual é efeito.
O Algo é o Todo em forma
individualizada — e esse princípio de individualização chama-se matéria, ou
corpo.
Se o Algo fosse
essencialmente material não seria um derivado do Todo — seria um puríssimo Nada.
Quer dizer que não
existe nem pode existir um ser integralmente material, uma vez que a absoluta
materialidade é o Nada absoluto.
A lógica mais pura e
retilínea obriga-nos a rejeitar o materialismo absoluto e proclamar a
espiritualidade universal do mundo.
DO TODO do Espírito só
pode vir o Algo do Espiritual
— mas não o Nada do
Material.
Existe, pois, uma só
Realidade — e esta realidade é espírito — e tudo que esta Realidade realiza ou
produz é espiritual.
A ciência atômica dos
nossos dias acaba de demonstrar, experimentalmente, a exatidão da equação
matemática de Einstein, E = mc2, quer dizer que tudo é energia e que
a chamada “matéria” não passa de uma forma de energia em estado de congelamento
parcial.
Acrescenta a filosofia que
essa energia não pode ser meramente mecânica, cega, inconsciente; pois, se ela
produziu seres vivos e conscientes, é inevitável concluir que essa causa de
efeitos vivos e conscientes seja também viva e consciente, porquanto não há
efeito superior à sua causa.
Se a física atômica
desmaterializou a matéria, proclamando o energismo universal, a filosofia
desmecaniza a energia mecânica, proclamando o vitalismo universal;
mas a lógica exige que
vamos avante, atribuindo inteligência, consciência e liberdade à vida, ao
menos nas zonas superiores dessa vida.
Ora, a forma mais alta da
consciência vital, ou da vida consciente, se chama espírito.
E, como os inferiores vêm
do superior, é rigorosamente lógico que todas as formas inferiores de
consciência, inteligência, vida, energia e “matéria” tenham por primeira origem
a fonte suprema, o Espírito como tal.
O TODO está em tudo, e
tudo está no TODO — é esta a profunda imanência de Deus no mundo e do mundo em
Deus. Entretanto, essa imanência do Infinito no finito não identifica este com
aquele; nem tampouco nega o fato da transcendência do Infinito com relação ao
finito. Kaibalion
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