terça-feira, 1 de abril de 2014

Saúde da sua coluna - Peso nas costas




Saúde da  sua coluna - Peso nas costas
Bolsa Pesada pode causar problemas sérios de coluna
Atenção Mulheres!!!!
Camilla Muniz

Peso exagerado dentro do acessório gera assimetrias que causam dor e doenças.

Dizem que, em bolsa feminina, se encontra de tudo. Se, por um lado, uma mulher precavida vale por duas, como ensina o ditado, por outro, o hábito de levar muitos objetos dentro do acessório é um perigo para a saúde da coluna.

 Os primeiros sinais de que o peso carregado é excessivo são dores lombares e cervicais, que podem evoluir para problemas mais graves, como hérnia de disco e artrose.

— O agravante das bolsas é que elas são carregadas em apenas um dos lados. Estudos comprovam que isso provoca assimetrias da coluna, do ombro e do quadril — explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.


De acordo com o especialista, essas assimetrias são compensações para equilibrar os dois lados do corpo. Tais respostas, no entanto, geram compressão interna na coluna que, por sua vez, é a origem de dor e doenças.

— Lombalgias e cervicalgias frequentes podem evoluir para o desgaste dos discos intervertebrais, chamado de discopatia degenerativa. Dependendo da gravidade, há risco de ocorrer abaulamentos, protusões, hérnia de disco e até artrose — completa Helder Montenegro.
Abaulamento se caracterizam pelo extravasamento dos discos intervertebrais para os lados em decorrência de compressões na coluna. Já as protusões se formam quando os abaulamentos atingem as terminações nervosas, provocando mais dor.

A hérnia de disco, por sua vez, é um processo inflamatório causado pela migração do núcleo do disco para além dos limites do anel que o circunscreve (anel fibroso).
Usar uma bolsa grande não significa que você pode carregar tudo. Helder Montenegro. Fisioterapeuta

 Toda a lesão se desencadeia pelo excesso de impacto na coluna. No caso da artrose, a diminuição do volume dos discos é tamanho que as vértebras começam a se tocar, causando desgaste ósseo.
Segundo o fisioterapeuta, a principal forma de evitar esses problemas é não se deixar levar pelos modismos e errar na arrumação da bolsa.

— Hoje, existem acessórios gigantes.  Usar uma bolsa grande não significa que você pode carregar tudo o que quiser dentro dela — orienta Helder Montenegro, acrescentando que colocar uma almofada nas alças ajuda a prevenir dores.


Quem já sente 
o corpo acusando o peso exagerado na bolsa deve procurar um especialista para começar um tratamento de reabilitação."
Jornal Extra – Bem viver – bolsa pesada e problemas na coluna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário