segunda-feira, 7 de abril de 2014

Compreendendo o que é o ego com uma visão do sagrado'.




Ego "Compreendendo o que é o ego com uma visão do sagrado'. Segunda parte.
Pesquisado por Dharmadhannya

Eu fiz alguns comentários com a letra azul.

5- Ego não confia em ninguém. Não confia em Deus, tem muito medo e não tem fé. Não acredita em um poder superior, porque ele pensa que pode tudo, mas ao mesmo tempo tem medo de perder a sua força. Há uma necessidade de humanizar a imagem de Deus para poder controlar e se identificar.

A personalidade cria ilusões e afirmações como:

“Se eu sou pecador eu não mereço ser feliz, eu sou marcado para sofrer, para viver no inferno por Deus. Deus é vingativo, eu também nunca consigo perdoar.

Deus pune injustamente, eu mereço sofrer e todos aqueles que me fazem sofrer merecem punição. Deus é todo poderoso, ele protege os escolhidos, ele é fundamentalista -  eu quero ter o poder de Deus. Eu quero governar o mundo em nome de Deus.”.

O ego não consegue pensar em Deus como uma Unidade, como uma consciência inteligente justa, equilibrada. Deus como energia da harmonia universal, e que não possui forma humana e que tudo abrange.

 O ego é “covarde”. O seu ego prospera convencendo você de que está separado de Deus. Para manter essa crença de pé, ele induz a ilusão de culpa e tendência ao pecado em você, numa tentativa covarde de evitar o contato com rosto sua Divina Presença, seu verdadeiro Eu.

O seu Eu superior sabe mais. A presença amorosa sabe que no âmago de seu ser há uma Presença Divina - Espírito Divino, envolvido pela luz do amor e da beatitude. Quando você assiste às ideias de culpa a surgirem continuamente, elas são ações covardes do ego, que treme de medo só de pensar que você possa saber que é uma extensão de Deus.


Entretanto, assim como o medo da escuridão se transforma acendendo uma luz exterior, também a covardia do ego se transforma sob efeito da sua luz interior. O comportamento covarde é apenas um sintoma de grande medo. O antídoto para o medo é a coragem.

Você pode lidar corajosamente com o medo e a com a covardia do ego se souber que a parte de Deus que você é não está separada da energia divina.

Esse conhecimento proporciona a coragem de que precisa para focar a luz de seu amor interior na escuridão do medo do ego. O medo do ego está na “inconsciência” da luz interior.

 Iluminada dessa forma, a ideia do ego - a sua ilusão de você ser exclusivamente uma parte do mundo físico fica esclarecida.

O milagres não acontecem para aquele que está imobilizado pelo medo, mas acontecem para aquele que cultiva a fé que move montanhas.

O ego pensa que Deus é o seu “servo”, e para ama-lo ele tem que realizar todos os seus desejos.

Aquele que se uniu a Deus incondicionalmente,  recebe a Graça do Espírito Santo  que ilumina a sua  vida com o fogo da fé.


Aquele que tem consciência da Divina Presença no universo especular da sua mente, reconhece a inteligência viva de Deus Pai/Mãe que move o mundo com a Harmonia, a Justiça, a Verdade, a Sabedoria do Amor, e a Compaixão...

Aquele que tem fé,  segue  compartilhando a Luz da Graça e realiza a Vontade de Deus para o bem de Todos.

6. O ego beneficia-se do consumismo. O falso Eu está constantemente a bombardear você com a ideia de que deve ter mais para ter paz, para ser um vitorioso.

 O ego empurra-o à procura da sua validação externa e é ameaçado pela noção segundo a qual você pode encontrar seu lugar dentro de si mesmo. Esta pressão no sentido da procura voltada para o exterior é o que eu chamei "voltar-se na direção errada".

0 ego ou a personalidade procura fazer com que você continue a buscar fora a sua sensação de paz e um sentimento de amor mais profundo e mais rico. A postura dele ficaria enfraquecida se você conhecesse o amor e a riqueza que traz dentro de si. Portanto, o ego empenha-se numa missão principal, fazer com que permaneça voltado na direção errada.

Enquanto você volta-se para fora nessa tentativa vã de
achar a paz, convence-se de que as posses lhe trarão a paz e a realização que almeja. O ego até agora saiu-se bem dirigindo a sua energia vital para fora, no encalço de objetivos externos, e se regozija ao ver que você concentra toda a sua energia na aquisição de coisas.

Uma vez que a sua atenção está centrada no que você vê como errado, tenta consertar esses erros obtendo mais de algo exterior.

Essas circunstâncias desviam sua atenção do conhecimento do poder decisório da sua mente, capaz de escolher a paz e o amor acima da angústia e do medo. É assim que o sistema do ego permanece imune.

É imperativo você conclamar o poder da sua mente a fim de suplantar as falsas crenças do ego. É impossível consumir seu caminho rumo à paz. Você não pode comprar amor. Não há paz no mais-é-melhor, como eu já disse. Isso leva apenas a uma vida inteira de esforço sem jamais chegar lá.

 O ego sente-se ameaçado e temeroso da sua chegada.
Ele quer, consequentemente, que você se lance por caminhos novos e mais complicados. Quando você para de procurar o que não pode arranjar fora de si mesmo, consegue chegar e repousar na serenidade – seu falso eu será domado.

7. O ego é insano. Na minha definição a pessoa insana é aquela que acredita ser o que não é e age no mundo com base nessa crença. É nisso justamente que o ego acredita. E ele tenta sempre convencer você a acreditar também. A insanidade persiste porque o ego tem medo da morte.

 Pode-se dizer que o ego acredita insanamente que morrerá se você passar a conhecer o seu Eu verdadeiro.

Quando essa insanidade se apossa da sua vida, você passa certamente a identificar-se com essa falsa ideia de si mesmo. Sem perceber, você junta-se involuntariamente ao restante do mundo, cuja maioria pratica também essa insanidade.

Grave na sua mente esta citação de Um curso em milagres: "Este é um mundo insano, e não subestimes a dimensão da tua insanidade. Não há área da tua percepção que ele não tenha tocado”

Além disso, o mundo está cheio de pessoas convencidas de que o espírito santo é algo separado delas. E passam suas vidas a tentar convencer outras desta loucura!

Toda a violência humana é reflexo da crença em nossa separação. Se soubéssemos que somos um e que Deus está dentro de nós, saberíamos que qualquer dano feito a outro é uma violação de Deus. Nós não poderíamos nos comportar uns com outros como o fazemos. Mas a insânia do ego nos convenceu de que estamos separados e nos encorajou a procurar nossos "assassinatos" de ódio.

Pierre Teilhard de Chardin, teólogo e paleontólogo francês, escreveu: "Nós somos um, afinal, tu e eu; juntos sofremos, juntos existimos, e sempre deleitaremos um ao outro:' Isto é sanidade saber que você é um com Deus.

Quanto ao ego, a divulgação desta proposição é perigosa porque ela ameaça a importância dele. A submissão total perante os medos do ego é insanidade.

 Por exemplo, Teilhard de Chardin teve proibida pela sua ordem jesuítica a publicação de seus escritos metafísicos e filosóficos. Ele deve ter sentido a dor muito fundo, mas a sua sanidade não se viu comprometida por um ego indômito.

Seu conhecimento era mais forte que o ego e que as autoridades eclesiásticas. Hoje em dia seus trabalhos publicados são clássicos reconhecidos.

Uma das ideias mais insanas que seu ego lhe oferece afirma que você é moral e espiritualmente superior àqueles que não procuram conscientemente seu Eu sagrado. Essa ideia arrogante de superioridade espiritual é uma crença que tende a separar.

De acordo com essa crença, as pessoas espirituais estão à parte daquelas que submetem-se ao ego. Este é mais um truque do ego, que tenta satisfazer sua vontade de conhecer seu Eu superior, criando uma falsa dicotomia na qual você é melhor que outros, e por isso precisa da competição para provar que é o melhor. A realidade é que não há nenhuma dicotomia superior/inferior inerente à humanidade.

Cada um de nós tem sua própria trilha a percorrer, e cada um será posto à prova de muitas formas. A sua consciência interior da existência de Deus não faz você superior a ninguém- ela apenas lhe traz um senso mais profundo e rico do seu propósito.

 Mesmo aqueles que ainda não viram a luz interior fazem parte de você. Eles são você em outras formas - diferentes modelos com diferentes comportamentos.

A sua essência e a deles ainda é a única fonte: a luz celestial de Deus. É insano deixar-se convencer pelo ego a afixar rótulos de inferior ou superior na presença amorosa que está dentro de nós todos.

As sete características do ego anteriormente relacionadas são mera introdução ao assunto. Elas são as características gerais primárias da maneira de o ego envolver-se em nossas vidas individuais.

Você experimentará um novo tipo de despertar espiritual ao tomar consciência da influência do ego em sua vida. A verdadeira liberdade decorre de libertarmo-nos do poder do ego. Entretanto, o ego procurará que você caia em tentação, colocando muitas liberdades falsificadas ao longo da trilha da sua busca sagrada.

LIBERDADE AUTÊNTICA X LIBERDADE FALSIFICADA
A Liberdade para se unir a totalidade é o caminho para a Luz. A liberdade que nos ilumina com a consciência expandida em vários planos espirituais nos libera do sofrimento e da roda do carma.

Acredito que a liberdade como desinteresse sobre si próprio. Quando você obtém sucesso ao pacificar seu ego, a liberdade, neste sentido, é acessível quando seu mundo interior não se concentra em sentir-se ofendido, achar-se separado ou considerar-se especial. Abstrair-se da autoafirmação, do ego, é autêntica liberdade.


O oposto de liberdade autêntica é liberdade falsificada. Esta é a liberdade que o mundo exterior tenta vender-nos. Ela é uma ilusão,  tanto quanto a existência do ego como ente separado.

 A liberdade falsificada, como o ego, não é senão uma ideia falsa. A ideia é alimentada pelo ego quando ele o convence de que para ser verdadeiramente livre você deve "obter" algo exterior a você mesmo.

 Essa é a liberdade que a sociedade oferece e seu ego procura a fim de fortalecer a ilusão e manter-se vivo.
Para alcançar a alegria da autêntica liberdade, você precisa primeiro examinar o tipo de liberdade que vem perseguindo. Necessita ver qual o tipo de liberdade que você tem sido instigado a perseguir, incessantemente, pela sua cultura.

 Necessita reconhecer quais as liberdades que lhe trazem prazer, que são inautênticas. Aqui estão várias dessas liberdades que são oferecidas a você. Note o contraste que elas apresentam com a liberdade autêntica, pura, que se alcança ao transcender o ego e conhecer Deus.

Liberdade química
Os Estados Unidos têm sido o país mais quimicamente dependente na história do mundo. Usar um produto químico a fim de sentir-se livre é o ego na sua pior manifestação - uma ilusão alimentando outra ilusão. Usar produtos químicos provoca alucinações e insucessos em sua vida cotidiana. O custo deste enfoque da liberdade é a liberdade em si.

O preço das experiências breves de liberdade encontradas no êxtase físico do uso de drogas está sendo pago por demasiados seres humanos. Nascem bebês viciados no crack; garotas e rapazes se prostituem por causa das drogas; famílias e vidas são destruídas e desfeitas; a alta do nível de criminalidade afeta a todos; a produtividade declina; a pobreza se alastra; as condições de vida tornam-se desumanas.

A procura da liberdade por meio dos produtos químicos deixou os usuários presos a estilos de vida nos quais nunca podem ter o suficiente do que não querem. O ego diz ao usuário: Você será livre quando provar a euforia fantástica que produz este produto químico ou esta garrafa de bebida.

Mas o prazer é apenas físico. Dura só alguns instantes. Então aí está o ego, exigindo mais. Com esse enfoque da liberdade, você nunca chega. Precisa empenhar-se por obter sempre mais daquilo que acaba desprezando.

Será que este tipo de vida é autenticamente livre? Se você fosse livre, experimentaria uma sensação de chegada. Iria dizer: É isso aí! Não preciso de mais nada.

Quando você transcender o ego, começará simultaneamente a cultivar a amizade com a presença amorosa que mora dentro de você. Então fará o anúncio dirigido a si mesmo:

É isso aí. Não preciso de mais nada. EU quero mais amor, mais vida, mais objetivo,   servir a Unidade para o bem de todos e tudo isso sinto que é atingível com a parceria do meu Eu Divino ou Divina Presença”.
Pesquisado e editado por Dharmadhannya.

Este texto é resultado de uma pesquisa, é uma compilação, inspirado em vários mestres do assunto.
Prendice Mulford, Dayier, e outros...


Este texto está liberado para divulgação desde que seja citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário