sábado, 15 de fevereiro de 2014

"Os arquétipos dos Sonhos"




"Os arquétipos dos Sonhos"
"Só aquilo que somos realmente tem o verdadeiro poder de curar-nos." Jung

Eu fiz algumas considerações com a letra azul. 
Os sonhos transmitem mensagens sobre nossas vidas.

 Podem constituir avisos, conselhos ou informações sobre o que estamos realmente sentindo a nível interior. Sempre são importantes, e podemos economizar um monte de trabalho se os levarmos em consideração.

Armazenamos as informações em nosso computador mental através de símbolos. Desde o inicio da existência de nossa alma, gravamos nosso progresso dia após dia.

 Essas gravações são guardadas através de símbolos, e armazenadas no terceiro olho. São conhecidas como “registros akáshicos”, e quando alcançamos um certo nível de progresso, temos acesso a nossos arquivos.

De acordo com Edgar Cayce,  que deixou mais de 14 mil registros estenografados relativos e diagnósticos por meio de telepatia, clarividência e Interpretação de sonhos, alguns dos nossos sonhos ficam registrados em nosso “arquivo akáshlco”.

“Jung experimentou sonhos periódicos e visões ao longo da sua vida com notáveis características mitológicas e religiosas universais os quais despertou o interesse por mitos, sonhos e a psicologia da religião. Ao lado destas experiências, certos fenômenos parapsicológicos emergiram, sempre para lhe redobrar o espanto e o questionamento”.

Edgar Cayce tinha sonhos arquetípicos que revelavam mensagens para a humanidade e são interpretados à luz da espiritualidade e revelava visões em várias dimensões   Além do tempo e do espaço.

Luiz Alvarenga diz que “Sob um ponto de vista moderno, a profecia pode ser considerada como uma manifestação desconhecida do psiquismo, ou um fenômeno PSI.

Talvez os conhecimentos  proféticos estejam naquela região misteriosa da psique chamada por Jung de “inconsciente  coletivo”. 

A profecia está além da lógica, situando-se em uma dimensão simbólica com a qual a psique entraria eventualmente em contato;

entretanto, a mente se perde ao tentar  seguir e compreender os infinitos meandros desta terra desconhecida, permeada de figuras  mitológicas e arquétipos incompreensíveis.

 Os profetas antigos e modernos, mais do que figuras religiosas, são desbravadores de um terreno desconhecido e misterioso, que, se num futuro distante poderá ser morada de todos, por enquanto continua sendo apenas uma terra  incógnita.*5)

Mestres espirituais e iluminados têm acesso à memória akáshica da humanidade e seus sonhos que são interpretados com uma visão "espiritual-universal", e muitas vezes revelam a “verdade” e a luz para todos.

   Carl Jung, demonstrou que existe no inconsciente um nível profundo, que chamou de "inconsciente coletivo".  Através de símbolos universais ou arquétipos, ou seja, imagens que tem o mesmo sentido para todos, podemos interpretar um sonho,  contos e mitos de diferentes culturas.

Uma águia pode representar liberdade e autonomia para alguns ou isolamento e solidão para outros. Isso Através de  símbolos ou temas universais.

 Os símbolos nos sonhos são usados como uma maneira de gravar o progresso de nossas almas.

Analisando honestamente nossos sonhos, Interpretando as mensagens sobre nossas características inferiores e superiores e tomando as devidas providências para melhorar aceleramos nosso desenvolvimento.

Se você tem dificuldade para lembrar de seus sonhos, coloque um bloco de papel e uma caneta do lado da cama. Antes de dormir, grave mentalmente que (deve acordar quando tiver algum sonho, repetindo várias vezes esta instrução.

 Então (diga a você mesmo que se lembrará do sonho, e vá dormir confiante, esperando que isso aconteça. Ao acordar, registre o sonho por escrito, antes que ele desapareça da memória.

Se ainda não conseguir lembrar-se do sonho, pode ser que você esteja sofrendo de cansaço físico. Os fatores alimentares também podem interferir na lembrança dos sonhos, portanto verifique como anda sua dieta.

Quando queremos uma resposta sobre algum problema, podemos pedir um sonho para elucidar a situação, ou para nos ajudar a resolver o problema.

Quando esperamos que isso funcione, nada pode impedi-lo de funcionar. Já se aceita normalmente que os elementos constituintes de nossos sonhos correspondem a alguma parte de nós mesmos.

 Então, se sonhamos com tio Alberto, devemos nos perguntar quais são as qualidades que atribuímos a tio Alberto. Pode ser que ele seja severo e rígido, e o sonho nos estará mostrando algo sobre esse lado do nosso caráter. Os sonhos revelam o nosso mundo interno emocional e mental, e espiritual. Eles revelam como em um filme como vivemos internamente e como nos relacionamos com o mundo externo.

 Obviamente, ele pode ser uma pessoa alegre, generosa ou corajosa. que também são elementos que fazem parte de nós.

Lembro-me bem de quando eu estava começando a ter consciência sobre mim mesma, e tive um sonho com alguém de quem eu não gostava. Relatei o sonho, e me perguntaram quais eram as características dessa pessoa que eu não gostava.

 Não tive escrúpulos em julgar essa pessoa: era alguém mau caráter, grosseiro, avarento e muito mais.

Perceber que eu estava descrevendo parte de mim mesma foi um grande choque. Queria negar tudo, assim como todos nós queremos negar nosso lado sombrio, mas tive que assumir a responsabilidade que existia algum aspecto de mim que me estava sendo mostrado.

É possível descobrir que existe um personagem que vive dentro de mim que pode ser o meu maior problema, o maior obstáculo no meu caminho e que impede  que eu realize meus sonhos e objetivos.

Não podemos negar isso. As sombras permanecem em nós até que decidimos expulsá-las ou removê-las totalmente. E preciso reconhece-las e fazer brilhar a luz onde elas estão. Só assim desaparecem.

Nem sempre o significado dos sonhos corresponde ao que aparentam. Urna cliente passou por uma terrível fase na vida, mas reagiu, e conseguiu fazer mudanças
positivas. Certo dia, chegou com o semblante iluminado, aparentando felicidade. Na hora de sair do consultório, seu rosto enrugou-se numa careta, e ela me contou: “Acabo de me lembrar que a noite passada sonhei que minha filhinha tinha morrido, mas eu estava alegre”.

Perguntei que características ela aplicaria a sua filhinha naquele momento, e ela replicou prontamente: “rabugenta”.

“Então o seu lado rabugento morreu, e sua mente- sonho acaba de lhe contar isso. Não admira que você estivesse tão alegre”.

Ela sorriu, e sua careta desapareceu.

Este poderia ser um sonho premonitório, mas se assim fosse o sentimento do sonho seria totalmente diferente. As pessoas que têm sonhos premonitórios normalmente sabem disso.

Frequentemente, somos perturbados por sonhos de morte ou de cadáveres. Entretanto, o sonho geralmente se refere a alguma parte de nós que morreu.

Ou pode se referir à parte de nós que foi enterrada, mas que precisa reviver. Se for algum aviso, perceberemos através do próprio sonho.

Sonhei que dois homens estavam retirando um homem corpulento de minha casa. O homem estava morto, e eles estavam levando o cadáver embora.

Era apenas fragmento de sonho, mas eu queria saber mais, e então voltei para o sonho e conversei com as pessoas. Descobri que o homem morto era um pessoa agressiva, e que todo mundo estava feliz por vê-lo partir.
Tive que reconhecer que parte de mim fora agressiva e tirana, porém eu não necessitava mais dessa característica para me proteger.

 Até então, eu precisara dessa parte corpulenta e agressiva, como estratégia de sobrevivência, proveniente da infância.

 Meu sonho trouxe aquele elemento de minha natureza para a consciência, de tal modo que eu consegui libertar-me dele.

Do mesmo modo que os sonhos de morte, os sonhos sobre funerais indicam o fim de um estado e a imersão numa nova dimensão.

 Podem ser sonhos muito espirituais. Quem foi enterrado? Quais seriam as características dessa pessoa? Você estaria passando por alguma transformação?

É importante enfrentar os medos que se mostram em sonhos.

Moira estava com o processo de divórcio em andamento. Tivera um sonho, repetidas vezes, em que descia as escadas de casa e encontrava uma pessoa encapuzada, sentada no escuro.

 Quando ela tentava acender a luz, o interruptor não funcionava. Nesse momento, ela fugia ou acordava.

Costumo perguntar às pessoas se conseguem enfrentar algum medo sozinhas ou se precisam de ajuda. Algumas vezes a figura de um parente ou amigo pode ajudar.

Algumas vezes é preciso alguma figura poderosa e protetora, como Cristo.

Moira disse que enfrentaria sozinha a figura encapuzada, e imaginou-se retornando ao sonho, descendo as escadas até a sala e acendendo a luz.

Como estava agora conduzindo um trabalho interior, a luz se acendeu normalmente quando ela pressionou o botão.

A figura encapuzada escondia e desviava o rosto, sempre que ela tentava descobrir quem era. Então ela conseguiu arrancar o capuz: era seu marido, tentando assusta-la para que desistisse da idéia do divórcio. Ela conversou com ele, e percebeu o quanto ele estava amendrontado.

Ela compreendeu as táticas que o marido estava usando para assustá-la no processo de divórcio. Quando enfrentou os medos, descobrindo de onde provinham, tornou-se mais forte e mais resoluta, conseguindo levar adiante o processo.

 Ela não precisou mais ter aquele sonho. Enfrentando o medo, conseguiu eliminá-lo.

Pat sonhava frequentemente que estava num prado, sentada sob um carvalho, quando aparecia tinia obscura figura masculina. Ela ficava tão aterrorizada que acordava com o coração disparando.

Ela sentia muito medo de enfrentar esse homem em seu mundo interior,mas decidiu fazê-lo sozinha. Então descontraiu-se, e se viu sentada no prado sob o mesmo carvalho.

 Quando a figura sombria apareceu, ela lhe pediu que chegasse mais perto. Descobriu que era seu avô, falecido alguns anos antes, que queria ajudá-la. Ele disse que estava há muito tempo tentando aproximar-se para ajudá-la, mas ela o expulsava.

Depois disso, ele apareceu muitas vezes em seus sonhos, fornecendo conselhos, consolo e ajuda.

Podemos acreditar que era o espírito de seu avô que vinha confortá-la. Mas também poderia ler sido uma parte dela, cheia de sabedoria e amor, representada pelo avô. Não importa. Considerando-se que todos somos um só, dá na mesma.

Urna pessoa abandonada sempre sonha com quem morreu. Isto costuma proporcionar grande consolo. Se não estamos preparados o bastante para sentir o espírito daquela pessoa no estado de vigília, muitas vezes o único meio dessas pessoas se comunicarem conosco é através do sonho.

Trabalhei algum tempo com um homem cuja mulher havia falecido muitos anos antes.

 Ele tinha cuidado dela durante sua doença terminal, dizendo que achava ter feito tudo o que podia em relação a ela.

Achei que ele se sentia culpado, o que por sua vez bloqueava seu novo relacionamento amoroso.

Ele concordou em fazer um exercício de libertação, e percebeu que estava de fato se sentindo muito culpado. já que ela havia sofrido tanto e ele estava bem.

 Naquela noite ela apareceu para ele em sonho, dizendo-lhe que o perdoava de verdade, e queria que ele fosse feliz em seu novo relacionamento. Só assim ele pode se sentir totalmente livre.

Até nos conformarmos com a perda de alguém. provocada por abandono, divórcio ou morte, muitas vezes sonhamos com a pessoa ou com os fatos pertinentes.
 O sentimento expresso do sonho poderá ser desde tristeza até um grande desespero. Isso nos indica que as mágoas ainda não foram curadas a nível interior.

Existem muitos livros sobre os significados dos símbolos nos sonhos. Não devemos nos deixar influenciar muito pela definição de um livro a respeito de algum símbolo. Devemos também consultar nossos sentimentos em relação ao que significa para nós.

As pessoas acreditam que certos itens são símbolos fálicos, e que precisam ser traduzidos como tal. De fato eles podem ser símbolos fálicos, mas se nosso computador interior não os gravou como tal, não significam símbolos fálicos para nós.

Um cliente teve uma série de sonhos sobre guarda- chuvas, clássicos símbolos fálicos, mas seus guarda-chuvas eram coloridos, do tipo de Mary Poppins, e os sonhos eram belas mensagens espirituais.

As pessoas têm conceitos diferentes. Por exemplo, em relação às cobras, alguns as admiram, enquanto outros as detestam.

 Alguns pensam que elas são criaturas baixas e rastejantes, e outros pensam que são símbolos de transformação, já que trocam de pele.

Alguns pensam nelas como monstros perigosos e venenosos, e outros apreciam suas graciosas e bonitas formas.

Assim, é muito importante definir o que uma cobra significa para nós. Se nos aparecer algum em sonho, seu significado corresponderá à concepção que fazemos dela.

Os sonhos costumam dizer respeito a nós mesmos. Se sonhamos com casas vazias, precisamos nos perguntar se estamos vazios por dentro.

 Se a casa tem cômodos extras ou escondidos, estamos sendo informados de que há mais potencial escondido dentro de nós do que podemos perceber.

Cada cômodo simboliza alguma coisa. As cozinhas são lugares onde o alimento é preparado. Os banheiros e chuveiros significam limpeza.

Descontraimo-nos em alguma sala. Estamos recebendo, um código, uma mensagem sobre o que associamos ao cômodo que aparece no sonho.

Podemos sonhar que estamos no sótão, que corresponde ao aspecto mais alto da nossa consciência, ou no porão, que representa o subconsciente.

Durante os sonhos, podemos nos ligar à sabedoria do Universo, se o computador pessoal de nossa mente se ligar ao computador Universal.

 Podemos nos ligar tanto a nível pessoal quanto a nível coletivo.

Podemos receber informação ou conselho de alguém, ou podemos captar algum aviso sobre acontecimento ou desastre em algum lugar.

Muitas pessoas sonham com um amigo ou parente ficando doente ou pedindo ajuda, no exato momento em que realmente precisou.
Quando temos um sonho premonitório, normalmente sabemos disso. Temos ligação com a inteligência Universal, onde o tempo não tem relevância.

 O mesmo filme pode ser mostrado em seis cinemas da cidade na mesma noite, começando em horários diferentes.

 Podemos ver o final num cinema antes do começo em outro. Nosso sonho pode focar um futuro trecho do filme da vida.

Ouvi falar de uma mulher que esperava gêmeos. Poucos dias antes do parto, havia sonhado com um barco que se aproximava do cais. Quando atracou, um jovem alegre e radiante desembarcou e ajudou uma bela garota a descer. Então o jovem voltou para o navio e foi embora, acenando adeus à garota.

Quando os gêmeos nasceram, a menina viveu, mas o menino morreu; e a mãe compreendeu que o garoto tinha se comprometido a acompanhar sua irmã em seu início de vida. Ele havia cumprido sua missão.

June sonhara que estava no meio de uma multidão, e que um velho segurava sua bolsa. Ela supôs que ele a estava roubando, puxando sua bolsa de volta.

 Ele explicou gentilmente que não a estava roubando, mas que estava apenas segurando sua bolsa para ela.

Ela não acreditou, mas depois de pensar um pouco sobre o assunto, percebeu que estava errada, pedindo desculpas ao velho.

Então apareceu uma relação sexual. Ela estava um pouco inibida. Perguntei-me o que achava da relação sexual. “Oh, uma bela união, e amor”, disse ela.

Pode ser que seu sonho estava lhe mostrando que o lado materialista e o lado sábio e espiritual da sua natureza estavam se unindo harmoniosamente.

Um sonho pode ser interpretado  de várias maneiras, e não é possível completar sua interpretação.

Nossos sonhos dizem às vezes o que está realmente acontecendo conosco naquele exato momento.

Tive uma infecção, e tossia muito durante a noite, sentindo também azia. Sonhei que tinha sido sequestrada na Grécia.

Eu me jogava no chão do carro, e os rebeldes atiravam contra o exército sobre nossas cabeças. Eu sabia que poderia me salvar, se não visse quem eram os rebeldes. Abaixei-me bastante e consegui escapar.

Quando acordei e me lembrei do sonho, fiquei aterrorizada. Eu havia tentado trabalhar sobree o que a raiva poderia significar no quadro dessa infecção, mas meu sonho me dizia que eu estava amedrontada demais para ver.

Fechei meus olhos novamente e voltei para o sonho, imaginando que estava deitada no chão do carro.

Sabia que o exército representava meu lado autoritário, que ainda me mantinha sob controle, exigindo que eu fosse forte, perfeita e boa. Mas quem eram os rebeldes?

Não era possível olhar para os rebeldes sem ser atingida. Levou tempo para encontrar uma posição onde eu pudesse vê-los em segurança.

Lá estavam os rebeldes - meus filhos adolescentes, meu companheiro e vários clientes, todos depositando altas expectativas em mim!

Naquele momento, meus filhos adolescentes estavam em meio às férias de verão, e esperavam que eu lhes fizesse companhia.

 O homem de minha vicia também contava que eu ficasse a seu lado. E um cliente específico esperava que eu agitasse uma varinha mágica fazendo-o melhorar.

O sonho me contou que meu medo de não corresponder às expectativas dos outros estava em conflito com meu outro lado, que exigia que eu fosse forte e perfeita.

 Não era de admirar que o pedaço focalizado de mim estivesse tão desesperado e confuso, a ponto de me infligir urna infecção.

Em meio a todas essas reflexões, uma de minhas filhias adolescentes apareceu em meu quarto. Quando lhe contei meu sonho, ela riu ruidosamente.

“Aposto que eu era um daqueles rebeldes”, disse ela, omnisciente como sempre.

“Tenho lhe dado muita dor de cabeça ultimamente. Volte para seu sonho e negocie um tratado de paz, enquanto eu preparo unia xícara de chá para Você!”

Eu realmente negociei uni tratado de paz, tanto em meu sonho quanto nos aspectos da minha vida, graças ao sonho.

Se não ouvimos as necessidades de nosso corpo, ele tentará fazer com que a mensagem chegue até nós de algum modo.

 Muitos pesadelos são apenas uma mensagem de nosso corpo, dizendo-nos que estamos comendo alimentos errados.

Martin sofria de dores de estômago, pressão na bexiga e cistite. Havia utilizado antibióticos muitas vezes,  sonhos destruindo sua flora intestinal.

Tive certeza de que ele estava sofrendo de candidíase, infecção causada por fungos, e normalmente controlável por um trato intestinal normal.

A cândida albicans se desenvolve bem em ambientes com açúcar e em tudo o que contém leveduras. Quando fica fora de controle cria problemas, e muitas vezes causa dores na bexiga, intestinos e áreas sexuais.

Fiz sugestões a Martin sobre sua dieta, que ele, meio a contra gosto, pôs em prática. Então ele esqueceu e bebeu álcool, comeu biscoitos, queijo, e outros alimentos propiciadores da infecção por fungo, que o fizeram piorar.

Na consulta seguinte, contou-me que tinha sentido uma dor profunda na bexiga durante dois dias. achando que a dor iria degenerar numa terrível crise de cistite.

Naquela manhã. esqueceu-se cio que havia sonhado. lembrando-se apenas das palavras: “Cuidado com o levedo”. As palavras foram tão claras, que ele se sentou na cama assustado.

Ele acreditou no que lhe foi dito, e adotou imediatamente uni programa de desintoxicação, cortando todos os alimentos nos quais a cândida prolifera. A dor passou dentro em dois dias, e a cistite não apareceu.

Em certas épocas, achamos que não sonhamos, mas alguma impressão fica gravada em nossa mente. Essas impressões ou mensagens são muito importantes, e devem ser levadas em consideração.

De tempos em tempos, quando acordo ou saio da meditação, tenho a sensação de ter sido escoltada de volta de uma viagem, onde uma porta estava sendo fechada.
 Não consigo relacionar nada a isso, mas a mensagem que fica é sempre muito importante.

Eis algumas instruções para ajudar nesse trabalho:
1. Descrever o sonho e anotar os sentimentos.
2. Sublinhar ou extrair as pessoas e coisas no sonho. e então descrevê-los na primeira pessoa. como se você fosse aquele objeto Ou pessoa.

 Cada aspecto do sonho está se referindo a um aspecto seu, ou seja, se você sonha com um leão, um macaco e uma árvore, transforme-se num leão e descreva a si mesmo, a seus sentimentos e a suas necessidades no sonho.

 Então faça o mesmo com o macaco e com a árvore.
Agora você pode lidar com três aspectos diferentes de você mesmo. Como eles interagem? O que cada um deles gostaria de dizer ao outro? O que cada um pediria ao outro?

3. Imagine-Se de volta ao sonho, e dê às pessoas e coisas no sonho o que precisam. Por exemplo, se você sonha que tinia flor está murchando porque não recebe a luz do sol, vá até o sonho e plante-a à luz do sol, observando-a regenerar, fortalecer e crescer.

Isto transmite a sua mente interior urna mensagem simbólica, de que seu lado atrofiado está pronto para se regenerar.

4. Tome alguma providências ou faça uma mudança positiva em sua vida nesse dia, a fim de confirmar a nova mensagem destinada à sua mente interior.

Este texto é resultado de uma pesquisa inspirada em vários mestres do assunto:

1. Carl Gustavo Jung
3. Andrew Samuel.
4. Marie Louise Von Franz
5. Luiz Gonzaga de Alvarenga . O Segredo das Profecias.
6. Cooper D.

Pesquisado por DharmaDhannya_el
Este texto está liberado para divulgação desde que seja citada a fonte:

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2014/02/os-arquetipos-dos-sonhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário