segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O louco ou Urano na casa 1




O louco ou Urano na casa 1 (Casa de Marte de Áries) – casa da ação.



Primeira Casa 
zodiacal”. Signo natural:  Áries 

Elemento: fogo
Regente natural: Marte

Casa 1 ou ascendente é onde seus próprios desejos são prioritários.  Apresentação, porte, aparência, constituição atual, disposição básica, estrutura física.

 O louco na casa 1  vai querer estar em evidência, ser notado por sua originalidade, excentricidade,  por ser diferente, criativo, genial. Necessidade inerente de reconhecimento e de aplauso. Se a Estrela estiver na casa 11 pode indicar sucesso, fama de uma celebridade. Pode revelar talento para ator, compositor, musico de sucesso,  político,  embaixador.

Pode indicar inconsciência, desvio, ruptura, mudanças, nova fase na vida, novos amores, novos caminhos. Renovação.Rebeldia, variações de humor,  agressividade.

Ouça a sua intuição, novos projetos virão. É necessário cuidar da criança interior, sem culpas, sem punição. É necessário abrir o coração para a alegria e para o entusiasmo.

Demos verificar com está a carta da “A estrela” no Jogo que representa  a “Estrela” da sorte do louco.

Imagens: o bobo da aldeia, o palhaço (triste), o brincalhão, o  bobo da corte, o alter ego do rei , o coringa, o doido, tolo, o moleque, o sonhador, fazer-se de bobo, o andarilho, o insolente, impulsivo, inconsequente.

 Lado Positivo:

Como o mundo está percebendo sua persona?
- Como um gênio inteligente, alegre, intuitivo, imprevisível, irreverente e criativo, que usa o seu instinto com sabedoria e percebe o perigo de longe.

- Coragem, audácia, iniciativa habilidades, sempre com novas ideias para o mundo. Revela uma natureza rebelde e contestadora.

- O Espírito em busca de Experiência. Representa o princípio da coragem. Êxtase. Aquele que anda sem Medo. A capacidade de dar a luz a novas formas a partir de uma posição  de coragem, admiração e antecipação.

- Representa a Criança dentro de nós.

- Tudo é movimento e mudança?
Quais são as mudanças que quero fazer?  Nos leva a quebrar regras, buscar novos paradigmas, novos caminhos.
A Esperança ilumina a alegria do Louco.
- Sempre aberto para o inesperado, para a Graça.

 - O Urano ou o “O Louco” com a cabeça nas estrelas e os pés no chão” - precisa de concentração no objetivo para a realização.

 Realiza mudanças com entusiasmo.
Você usa a cabeça, a razão e a determinação, antes de agir?

- Uma personalidade. fraterna, empática, humanista que busca a liberdade, igualdade  e a independência.
- Pode ter a mente elétrica, uma inteligência brilhante, intuitiva, criativa... o lado positivo é a cura e o humanismo.


- O Louco confia a sua subsistência à Graça Divina e entrega sua vida, sua mente e seu coração ao Senhor e segue em frente sem medo.

 A vida com alegria é muito divertida. O louco tem muitos amigos e encontra a porta aberta dos grupos, das associações, das comunidades, faculdades, e do mundo da ciência e da política.

 É um líder por natureza e se a casa 11 estiver iluminada, possivelmente terá estrutura interna para assumir o comando;

O louco ou Urano na casa 1 revela seu potencial para a liderança. Sente muita atração por tipos anarquistas, políticos, rebeldes e “gênios”.


 Como a casa 1 está relacionada com a cabeça, ele pode ter muitas ideias para ajudar a comunidade e conseguir unir as pessoas para um objetivo comum.

O louco está relacionado com a primavera, com a fertilidade. É o ser humano universal,  a semente que há no zero, no início...

Lado negativo – vícios, drogas, alcoolismo, “loucura” preguiça, sexualidade hiperativa, caos, mentira, oportunismo, escolhe péssimas companhia para seguir. (veja a carta do “o Diabo” se estiver na casa 8, 1 ou 12  há perigo do caos em sua vida envolvendo problemas com a justiça (casa 8 ou a Justiça aflita na casa 12).

- Devemos observar sua aparência, seu modo de vestir e de falar; se estiver aflito poderá passar uma péssima impressão para as pessoas e para os grupos e por isso ser excluído dos grupos tradicionais.

- Personalidade muito influenciável, com um ego fragilizado, quando  a “lei” não foi internalizada vive sem limites e sem controle. Há perigo de ser envolvido em escândalos , e  ficar em evidencia na mídia;

-  com a casa 11 aflita, há risco de  decadência moral, social e física. Imaturidade, inexperiência, descuido, a arbitrariedade, o espírito de contradição. O rebelde sem causa.

- Pode ser muito inocente, Puer aeternus, infantil, imaturo, irresponsável, contestador e inconsequente. Bobo da corte. Tolo. Moleque, sonhador, andarilho sem raízes, sempre seguindo para frente.

 - Uma pessoa que não consegue estabilidade afetiva, financeira, profissional. Começa e não termina o que planeja. Não tem um foco definitivo.

- A justiça aponta para o equilíbrio na vida da pessoa, quando “O Louco” está aflito na casa 1 e a Justiça está firme na casa 10 com o Sol... podemos dizer: “Tudo isso também passará” e Justiça reinará.

- Precisamos ver como está o velho sábio, se ele estiver na casa 8 ou 12, pode ser que a pessoa perdeu o “bom senso” e não consegue lidar com as regras, com a agressividade, com a leis, com  os limites, e com  a ordem.

- Poder ser hiperativo na infância e por isso teve problemas de aprendizagem - um gênio incompreendido na infância.
Mau  gênio, agressivo e irresponsável.

URANO (ar)  NA CASA 1

A primeira casa é a área do autodescobrimento e da expressão da individualidade única. Como o começo dessa casa é o ponto do Ascendente, ela simboliza o nascimento de uma nova pessoa; o restante da “roda das casas” cobre as áreas do cotidiano que serão exploradas e expressadas ao longo da vida.

Urano, neste posicionamento, tende a desbaratar os esforços para desenvolver uma personalidade relativamente estável; para qualquer pessoa com esse posicionamento, sentir-se interiormente em paz com sua própria natureza será um desafio permanente, graças à sensação de movimento e mutabilidade.

Provavelmente, aqui é necessária uma nova percepção, um novo relacionamento com o eu interior, que está além da personalidade em constante mudança.

 Deve-se entender claramente que a personalidade é uma máscara, uma fachada para o convívio social, e que sua verdadeira natureza é multifacetada e variável.

 O indivíduo não deve identificar-se com essa persona; talvez seja preciso proceder a um certo afastamento dos níveis superficiais da mente, das emoções e do corpo, para poder encontrar um ponto mais profundo de estabilidade dentro do eu.

 Entre as muitas técnicas para atingir essa nova integração, uma das que podem ser usadas com proveito é o exercício de des-identificação empregado na psicossíntese.

Urano estimula em você a vontade de ser extremamente “único”, excêntrico e errático, fazendo com que se sinta forçado a representar, para passar a sua platéia a imagem de diferente.

Se nada for feito, é provável que você sinta uma certa dose de dificuldade e desassossego, achando que não tem um centro estável ou permanente.

 Para evitar essa sensação, pode ser que você se lance num remoinho de atividades externas superficiais, para poder perceber-se e inferir um “centro” a partir da reação dos outros; além disso, sobrará menos tempo para preocupar-se consigo mesmo e vivenciar a sensação de carência.

Urano exige uma revolução de identidade. Essa mensagem pode chegar até você através de uma série de fontes; podem haver choques súbitos e inesperados que provoquem percepções e insights pessoais;

 pode ser que você se depare com oportunidades “surgidas do nada”, principalmente aquelas que o levarão a novos ambientes, dando-lhe condições para recriar a sua individualidade com pessoas desconhecidas ao tirá-lo de seus padrões habituais de comportamento;

 podem haver experiências violentas que mudam a vida e instauram um caos temporário, impondo-lhe as mudanças. Periodicamente, Urano incita-o a reagir, tentando colocá-lo no caminho da transformação.

Você é motivado pela liberdade e pela necessidade de ter um modo de vida não convencional, o que não favorece o desenvolvimento de um estilo estruturado e rotineiro.

Você se excita com mudança e variedade; com esse espírito irrequieto, haverá na sua vida muitas mudanças de atitude, de rumo, de crenças, de relacionamentos.

 Prisioneiro de suas necessidades e de tendências muitas vezes egoístas, é possível que você aja com falta de sensibilidade e de preocupação com os outros, e sua obstinação pode causar atritos com os parceiros íntimos.

A sua personalidade é capaz de confundir e frustrar os outros. As vezes ela muda tanto e tão depressa — faceta amplificada pela ânsia por novidades — que pode introduzir traços de incoerência e falta de confiabilidade.

Talvez seja preciso moderar esse aspecto de modo consciente, principalmente porque é provável que você queira envolver-se com grupos alternativos e futuristas, onde poderá aspirar a cargos de liderança.

 Se tiver conseguido encontrar um centro mais profundo, além da personalidade superficial, esse tipo de atividade pode ser o ideal no seu caso.

O desafio que você enfrenta é permitir que a energia uraniana transforme a compreensão e o senso do eu. Isso envolve uma busca para descobrir quem e o que você é, e em seguida afirmar a sua singularidade.

 A reação inconsciente a essas necessidades restringe-se ao âmbito daquela frágil personalidade superficial, o eu “ator”, quando o que é realmente preciso é alcançar uma integração mais profunda para incorporar a nova criatividade vital de Urano.

Significado da casa 1  - Astrologia e Taro.

Casa 1: a personalidade e o temperamento; a aparência, a vitalidade e a constituição física. Avó (mãe do pai), irmãos dos amigos. Cabeça e rosto, olhos, ouvido esquerdo, cérebro, músculos, movimento e sangue, aparelho genital masculino. Corresponde ao signo de Áries (1)

“Uma Casa de identidade

A cúspide da primeira Casa é o Ascendente ou signo em elevação É um dos pontos mais importantes do mapa natal e mostra exatamente o grau e o signo que estavam no horizonte leste no momento do nascimento.

 A rotação da Terra faz com que um grau do zodíaco se eleve no horizonte leste aproximadamente a cada quatro minutos; por esta razão pode-se ver como é importante ter a hora correta de nascimento”.

A primeira Casa, e em particular o Ascendente, mostra :
- A sua “persona”. Mostra como as pessoas o vêem, e como você quer que os outros o vejam. Seu cartão de visita, sua imagem social. O cérebro e a cabeça. A aura.

Com a  sua Personalidade. (Persona)  se mostra ao mundo, e sua atividade, sua identidade( em relação ao mundo, a sua família, amigos, escolas, trabalho...), o seu temperamento e as suas tendências naturais, a sua individualidade e a sua forma de se expressar O emergência do tema do propósito da Alma.

Centros da cabeça (chakras)

Expressão da vontade e alinhamento com a vontade de Deus.

Atividades da Alma no nível espiritual

O ego em ação, impulso para o espaço pessoal ou domínio do ambiente.

É a forma como você "embala" e "vende" a si mesmo. Representa a sua referência no mundo, a sua relação com o corpo físico, com a sua saúde e com os primeiros anos de sua infância.

 Mostra a sua abordagem da vida, a sua perspectiva mundana, a sua aparência e o seu jeito, e o começo de todos os empreendimentos.

É preciso verificar a casa 7 que revela a sua relação com o outro, com a sua sombra.  Se a casa 7 estiver aflita, pode sinalizar conflitos e instabilidade nos relacionamentos. Inimigos e adversários. A casa 1 "olha sempre para a 7.

Neste caso devemos olhar as casas de água para perceber como as emoções estão influenciando o seu comportamento e suas reações diante do outro. Não podemos esquecer que a casa 1 é de Áries de fogo e que motiva para ação, agressiva ou não.

Dane Rudhyar diz que “a primeira casa de um mapa astrológico se relaciona à área de experiência dentro da qual o Destino pode falar em momentos definidos para promover a realização de atos específicos”.

Como esta casa estar relacionada diretamente com a cabeça, com aquilo que pensamos, agimos e realizamos; tudo aquilo que eu penso, falo e realizo revela o meu destino. O arcano que estiver nesta casa está nos falando do destino.

O homem é aquilo que ele vive a pensar, e revela o seu mundo interior nos lugares que freqüenta, com os amigos que escolhe e com o seu humor.

Há pessoas que contam sua história lamentando suas perdas; outras começam com orgulho das suas vitórias. O prazer de perder e o gosto da vitória.

A gratidão é a mãe da vitória. Aquele que valoriza o que tem, multiplica o que tem.

Quando uma pedra atravessa o caminho do perdedor, ele chora com pena de si mesmo, fica esperando alguém ter pena dele e tirar a pedra do lugar.

O vencedor tenta retirar a pedra e se não consegue busca ajuda. Não se lamenta e diz: “Deus deve estar querendo algo comigo...” O Perdedor diz: “Deus está contra mim, eu não tenho sorte, chora e fica sentado ao lado da pedra , chamando a atenção para sua “inércia”.

A casa 1 nos fala da maneira como nos colocamos no mundo, nossa postura, atitude, e reação diante dos acontecimentos; devemos olhar a casa 3 para ver como comunicamos o que pensamos e se o Mago estiver aflito aqui, ao lado de outras cartas “negativas”, pode ser que estamos nos comunicando com tristeza, agressividade, amargura.

Podemos pensar que a carta da casa 1 está relacionada com o destino, se a roda sair aqui, podemos falar com certeza em grandes mudanças e transformações.
Tecemos o nosso destino com as nossas atitudes, escolhas.

O Mago nesta casa revela a nossa capacidade de ser inspirada pelo divino e agir com a intuição e nos fala do poder de usar a magia da mente para fazer acontecer...

Este texto é resultado de uma pesquisa inspirada em vários autores: Dane Rudhyar, Liz  Greene, Sasportas, Maria  Eugênia de Castro,  Raquel Polack e outros 

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário