segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O PROBLEMA DA UNIÃO - Espirito-Alma- Personalidade




O PROBLEMA DA UNIÃO - Espírito-alma -Personalidade

1 AUM (OM) — A seguinte instrução diz respeito à Ciência da
União

AUM. a Palavra de Glória: significa o Verbo feito carne e a manifestação, no plano da matéria, do segundo aspecto da divindade. Este resplendor dos filhos da retidão perante o mundo é conquistado pela adesão às regras aqui contidas. Quando todos os filhos dos homens tiverem demonstrado que são também Filhos de Deus, o Filho de Deus cósmico da mesma maneira resplandecerá com uma Glória de intensidade crescente.

O grande iniciado, Paulo, teve uma visão disto quando disse: “toda a criação geme e trabalha em dores... esperando pela manifestação dos Filhos de Deus”. (Rom. VIII).

A Raja Ioga, ou a ciência da União, dá as regras e os meios pelos quais se pode:
1. estabelecer contato consciente com a alma, o segundo aspecto, o Cristo Interno,
2. adquirir o conhecimento do eu e manter seu controle sobre o não-eu,
3. sentir, na vida diária, o poder do Ego, ou alma, e seus poderes manifestados,
4. controlar a natureza psíquica inferior e demonstrar as faculdades psíquicas superiores.
5. pôr o cérebro em relação com a alma e receber as mensagens desta,
6. intensificar a “luz na cabeça” de modo a e o homem se torne uma Chama vivente.
7. achar o Caminho e o próprio homem pode-se converter naquele Caminho.


O estudante poderá achar utilidade nas seguintes triplicidades, especialmente se se lembrar que na coluna central constam os termos aplicáveis à alma, ou segundo aspecto. A união a ser conquistada é a do terceiro e segundo aspectos. Isto é consumado na terceira iniciação (a Transfiguração, em terminologia Cristã).

Uma síntese posterior é então efetuada entre o terceiro e segundo aspectos unidos, e o primeiro:



Reino
1° aspecto
2° aspecto 
3°Aspecto

Chakra
Espirito
alma 
Corpo

Glândula
Pai

Filho (Cristo) 
Espírito Santo
           
Reino
Mônada


Ego
Personalidade

Chakra
Eu divino
                           Eu SuperiorEu inferior

Glândula
Vida

Consciência
Forma

A presença

O anjo da Presença  
O Ser Humano

Uma nítida distinção deve ser feita entre o Princípio do Cristo, como indicado acima, que é um elevado aspecto espiritual a que cada membro da raça humana deve atingir, e o mesmo termo aplicado a um personagem de grau exaltado, representando aquele Princípio, quer na referência histórica do Homem de Nazaré, quer na de outro tipo.

2. Esta União (ou Ioga) se conquista subjugando-se a natureza psíquica e pela contenção da chitta (ou mente).

Aquele que procura alcançar a União tem duas coisas a fazer:
1. Obter o controle da “versátil natureza psíquica”.
2. Impedir que a mente assuma as diversas formas que tão facilmente assume. Estas são frequentemente chamadas “modificações do princípio pensante”.

Estas duas produzem o controle do corpo emocional e, portanto, do desejo, e o controle do corpo mental e, portanto, da mente, ou do manas inferior. O estudante deve-se recordar que o desejo incontrolado e uma mente desgovernada vedam a luz da alma e anulam a consciência espiritual.

A União é impossível enquanto existirem as barreiras, e o Mestre por isso dirige a atenção do estudante (no início de sua instrução) para o trabalho prático a ser efetuado, de liberar esta luz, de modo a que ela “possa resplandecer num lugar escuro”; i.e., no plano físico.

 Deve-se ter em mente que, falando ocultamente, quando a natureza inferior é controlada, a superior pode-se manifestar. Quando o segundo aspecto do eu pessoal inferior, o corpo emocional, é subjugado ou transmutado, então a luz do Cristo (o segundo aspecto egóico) se faz visível.

Posteriormente, na sua luz, a Mônada, o Pai, o Uno, será revelado.
Igualmente, quando o primeiro aspecto do eu pessoal inferior, o corpo mental, é contido, o aspecto Vontade do Ego pode ser conhecido e, através de suas atividades, pode-se inferir o propósito do Próprio Logos.

Há certas linhas de menor resistência na vida espiritual e ao longo delas certas forças, ou energias, são liberadas.

a) Emocional. . . . intuicional ou búdica ...... monádica ........ ao coração
do aspirante

b) Mental ou átmica......espiritual logóica........ à cabeça do aspirante

Dá-se assim ao aspirante a PALAVRA de contenção ou controle como uma chave para todos os seus esforços.

A chitta é a mente, ou substância mental, o corpo mental, a faculdade do pensamento e da criação de pensamentos-forma, a totalidade de todos os processos mentais; é o material governado pelo ego ou alma, do qual os pensamentos-forma são feitos.


A “natureza psíquica” é kama-manas (desejo-mente), o corpo emocional ou astral, ligeiramente colorido pela mente, e é o revestimento material de nossos desejos e sentimentos. Assim são eles expressos.

Estes dois tipos de substância têm sua própria linha de evolução e as seguem. Segundo o plano logóico, os espíritos ou centelhas divinas são aprisionados por elas, sendo primeiro atraídos para elas pela mútua ação entre espírito e matéria.

Pelo controle dessas substâncias e pela contenção de suas atividades instintivas, estes espíritos ganham experiência e a libertação final. Assim a união com a alma é alcançada. É uma união conhecida e experimentada no corpo físico, no plano da mais densa manifestação, através do controle consciente e inteligente da natureza inferior.

Alice Bailey – A Luz da Alma
Pesquisado por Dharmadhannyael
O texto está livre para divulgação desde que seja citada a Fonte





2 comentários:

  1. Boa tarde Augustocrowley fico feliz que tenha gostado, possivelmente voce é um adepto, ou um iniciado que estuda na fraternidade branca os ensinamentos de Bailey...grata dharmadhannya

    ResponderExcluir