sexta-feira, 28 de junho de 2013

A LUA e o mito - signo de Câncer

           

                    A Lua e seus mitos -  signo de Câncer.      

    Compreender a Lua é muito complexo, os mitos da Lua nos revelam os mistério sagrado deste arquétipo em nossa vida.  A Lua nos ensina a compreender nossa estória - história no mundo.                      

Viste a lua cheia, mas agora ela mudou.
Mesmo assim ainda é a lua...
Shakespeare, Love's Labour's Lost, V, II 

Poucas pessoas familiarizadas com a astrologia se surpreenderão
ao ouvir falar da "luz feminil" da Lua, pois a maioria de nós sabe que a
Lua é o arquétipo feminino quintessencial, o símbolo visível da Grande
Deusa; e a referência a embalar as sementes sob o solo combina
perfeitamente com o papel maternal da Lua como nutriz de toda a vida. Alguns, porém, acharam estranho ler que a Lua controla "o curso do Sol e o próprio poder de seus raios".

O fato é: durante a maior parte da história humana, a Lua teve maior importância simbólica do que o Sol. Para nós, que estamos na era da astrologia do "Signo do Sol", isso é difícil de acreditar, mas na Índia ainda é a Lua que tem o maior papel na interpretação dos mapas.
 
No período neolítico, a Lua era adorada como a grande deusa da vida e da morte e o crescente e o minguante da Lua eram símbolos do ciclo de toda a vida terrestre. A cruz com quatro direções, um símbolo de completude, freqüentemente representava a Lua. Outro símbolo lunar que remonta ao período neolítico é o touro, cujos chifres assemelham-se a uma Lua crescente e cuja vitalidade sexual é emblemática da força vital51 (até hoje, diz-se que a Lua é exaltada em Touro).
O fato mais importante sobre a Lua é que ela passa por fases.


Como a água simboliza o sentimento e como a Lua tem forte influência sobre as marés, é natural associar a Lua aos sentimentos; isso coloca a Lua principalmente em um modo feminino. O período médio de revolução da Lua é de 28 dias e meio, muito similar ao ciclo menstrual.

Assim, nos tempos antigos, a própria Grande Deusa era percebida em fases; apesar de seus muitos nomes, tinha três aspectos principais52. No início, era a ninfa ou donzela, correspondente à Lua crescente. Como Lua cheia, a deusa se manifestava como a mãe, com a barriga redonda como a Lua cheia. As chamadas "deusas gordas" do neolítico ilustram esse aspecto fértil e fecundo da Lua. Como a Lua minguante, a deusa se manifestava como a anciã sábia.

Como nos conta Apuleio, a Lua era adorada sob muitos nomes; há pouquíssimas deusas em todo o panteão dos gregos e celtas que não possuam um aspecto ou manifestação lunar de algum tipo. Porém, é difícil encontrar uma só deusa que represente toda a escala de simbolismo lunar. A chamada Deusa Lua dos gregos, Selene, raramente aparece na mitologia. A deusa das bruxas Hécate é, como veremos, o símbolo da lua minguante. A deusa clássica mais freqüentemente associada à Lua é Ártemis.

Porém, os gregos a viam em primeiro lugar como a Senhora das Feras (ver Sagitário), mais do que como a Lua. Foram os romanos que tornaram essa divindade, sob o nome latino Diana, uma deusa essencialmente lunar. Mas, Ártemis-Diana, de qualquer  modo, representa a fase ninfa ou donzela do ciclo lunar: é uma deusa jovem, ainda não é mãe e seu arco é símbolo da Lua crescente.
  
 Em um mapa astrológico, a Lua funciona principalmente como um receptáculo como o caldeirão da deusa que se tornou, na lenda medieval, o santo Graal (ver Os Quatro Elementos, especialmente Água). Tudo o que o experimentamos converge para o útero da Lua.

Seria de se espantar, então, que a Lua tenha sido tradicionalmente associada à memória? Tudo o que lembramos, tudo o que experimentamos, está guardado no caldeirão da deusa. Assim, a Lua representa nossos sentimentos, nossos hábitos; em suma, o inconsciente
pessoal. Alguns astrólogos esotéricos dizem que a Lua é o planeta do carma passado

Diana como a mãe-deusa, segundo o Kunstbüchlin de Jost Amman. Publicado por Johann Feyerabend. Frankfurt, 1599

o que é um modo de dizer que a Lua representa aquele poço infinito de padrões de sentimentos que, na maior parte, dirigem inconscientemente nossas ações no presente. Entre as relações de sentimento de nossa vida, nenhuma é mais importante do que a relação com a mãe, também simbolizada pela Lua. O modo como fomos criados no início da vida (para não falar do útero), o amor que recebemos (ou deixamos de receber) representa um papel importantíssimo na formação dos instintos inconscientes que regem nosso comportamento.
É fácil ver por que os antigos astrólogos punham tanta ênfase na Lua. Em grande parte, somos dirigidos por essa rede de sentimentos inconscientes representados pela Lua.

 Muitos astrólogos, porém, buscam relacionar a Lua à primeira parte de nossas vidas e dizem que viajamos metaforicamente em direção ao simbolismo de nossos signos
solares conforme envelhecemos. Essa é uma outra maneira de dizer que devemos nos libertar das relações puramente instintivas e que a maturidade consiste em ligar-nos mais diretamente ao propósito consciente ou sentido de destino (o Sol).

Essa, porém, é apenas uma regra prática. Na confecção do mapa individual, às vezes aquilo que é representado pelo Sol é um senso deformado ou fraco de destino, enquanto a Lua tem um belo aspecto. Esse indivíduo, como um tipo lunar positivo, pode achar preferível confiar em seus instintos, valorizar
a tradição ou o passado e não complicar a situação.

Esse indivíduo pode muito bem encontrar uma finalidade na tranqüilidade! De acordo com os astrólogos hindus, esse é de fato um dos melhores destinos possíveis.

Isso ilustra a diferença entre orientais e ocidentais na forma de interpretar a vida. Se aceitamos a Lua como o arquétipo feminino ou símbolo yin da astrologia, seu modo receptivo, tranqüilo e altamente intuitivo preenche o modelo ideal de pensamento oriental. Mas no Ocidente, onde a ação, a realização, a ambição e os objetivos são modos
prioritários de comportamento, a inclinação em direção à Lua pode ser vista como uma forma de comportamento estática e improdutiva.

 No mundo astrológico, é bem conhecido o conceito de que a Lua representa os padrões emocionais negativos do passado que devem ser superados ou transcendidos para se cumprir o destino solar. Isso por vezes resulta na crença de que a própria Lua é negativa, enquanto o Sol é positivo e deve ser desenvolvido em detrimento da Lua. Esse tipo de ênfase
unilateral tende a desvalorizar o feminino. Esse rótulo negativo dado à Lua reflete o enraizado medo do inconsciente ou do princípio feminino característico de sociedades solares ou patriarcais.

Donna Cunningham,
em Being a Lunar Type in a Solar World, fornece um excelente material a respeito dos resultados para a sociedade (e os indivíduos) quando as necessidades lunares são subestimadas ou totalmente ignoradas54.

Os primeiros calendários eram lunares e, de fato, há 13 meses lunares em um ano solar fato que pode ter a ver com o número 13 ter ganho fama de "azarado" aos olhos cristãos. O número 13 era ligado à deusa
como o número de luas cheias do ano. Se o calendário lunar ainda estivesse em uso, teríamos 13 meses de 28 dias e meio cada.

Estranhamente, a única cultura no mundo moderno que ainda utiliza o
calendário lunar é a mais aparentemente patriarcal de todas o Islã, simbolizado pela Lua crescente.

Os astrônomos nos contam que a Lua é um planeta estéril, seco e rochoso, o satélite morto da Terra, sem qualidades próprias de doação de vida. Como é possível que a Lua simbolize todas as qualidades doadoras de vida da própria deusa?

 E como ela poderia ser interpretada como um planeta "de água"? Como observamos, a Lua tem uma influência direta sobre as marés oceânicas. E quando Galileu observou pela primeira vez a Lua através do telescópio, deu às crateras o nome de mares, sugerindo água.

A Lua permanece envolta em mistérios, como talvez seja o correto, pois é a guardiã dos mistérios sagrados.

Alguns livros chamam à Lua "personalidade". Outros dizem que é o "ego". Outros, ainda, a chamam "alma". Os autores deste livro já deram muitas outras interpretações aqui. A verdade é que não há um acordo universal entre astrólogos sobre a Lua no que toca à sua influência sobre o caráter do indivíduo.

 Porém, algo sobre o que geralmente se concorda é que ela simboliza "Mãe" e "Sentimentos".  É muito importante considerar esses elementos num mapa quando se trata dos fatores de motivação básicos pelos quais as pessoas tendem a levar suas vidas.

Examinemos primeiro a mãe. Em termos de signos zodiacais, podemos reconhecer quatro emanações da deusa: Touro, Câncer, Virgem e Escorpião. Touro é associado com a deusa da fertilidade; Câncer, com a deusa grávida prestes a dar à luz ou que tenha acabado de fazê-lo e a bela relação que existe entre mãe e filho; Virgem é Deméter (Ceres), a deusa da terra, que semeia a terra com frutos, flores e grãos para alimentar os famintos filhos da terra e que lamenta a separação de mãe e filha quando perde Perséfone para o mundo subterrâneo; e finalmente, Escorpião, a deusa das cobras, é o mundo subterrâneo ou o aspecto de sabedoria da deusa como a anciã sábia.

Essas quatro fases da deusa, da forma como são simbolizadas pelos signos do zodíaco, parecem relacionar-se às quatro fases da Lua. A antiga religião reconhece três fases ou faces da Lua crescente, cheia e minguante. Em nossos calendários modernos, o mês lunar é dividido em quatro fases: crescente, cheia, minguante e nova (primeiro, segundo, terceiro e quarto quadrantes). Dane Rudhyar divide cada fase em duas e atribui assim oito fases à Lua em seu clássico trabalho The Lunation Cycle, relacionando esses ciclos às fases da vida humana55. Devemos
relacionar as fases lunares às emanações da deusa.

Em sua fase nova ou crescente, ela é, essencialmente, uma jovem que corre livre pelas montanhas, unida a toda a natureza. Cheia de vigor e vida, dança pelos campos, brincando com animais e flores. Parece estar sorrindo para nós lá do céu quando está nessa fase. Está completa em si mesma e fica longe de relacionamentos sérios.

 Pode ser sexualmente ativa (a ninfa) ou virginal (a donzela), mas em ambos os
casos ela é ainda pura, inocente, esperançosa. A melhor representante desse tipo é Ártemis ou Diana. Na segunda fase, ela está totalmente absorvida em uma relação, seja com seu parceiro ou, ainda mais importante, com seu filho. Assim como Maria, dá à luz sua própria criança sagrada. Seu sorriso tornou-se uma luz branca radiante, a luz que ilumina todos os que estão "apaixonados".

Os amantes e aqueles que estão em "lua-de-mel consideram essa fase, quando a Lua está quase cheia, encantadora. Na terceira fase, a Lua começa a perder a plenitude de sua luz. O brilho que rodeava a mãe com os seus filhos começam a diminuir porque ela é forçada a sacrificar sua cria como Maria ou Deméter para que esta possa encontrar seu próprio destino.

Nessa fase, há nela uma tristeza enquanto lamenta sua perda. Finalmente, durante o último quarto do ciclo minguante, ela se apressa para atingir a invisibilidade.
Assim como Ishtar, fica nua diante da deusa do mundo subterrâneo, descobre a si mesma e encontra o caminho para a luz (o Sol) ou, como Perséfone unindo-se a Hades nas profundezas do mundo subterrâneo, ela ganha a sabedoria para iniciar todo o ciclo novamente. Durante essa fase minguante final, a deusa se manifesta como a sábia anciã. Hécate, chamada deusa das bruxas, representa essa fase. Ela conhecia ervas e elixires mágicos, curas populares e o controle do clima. Também tinha o seu familiar, pois a imagem do cão uivando para a Lua foi associada a Hécate. Esse "cão-da-lua" é muito antigo, pois é encontrado já na cerâmica balcânica de 5000 a.C.56. Hécate era também a deusa das encruzilhadas  onde se acreditava que as bruxas realizavam seus rituais),  o que é uma reminiscência do neolítico, quando a cruz de quatro direções era um símbolo lunar.

 Lembremos também a relação semiótica da Lua com a Terra. A Terra também tem quatro fases distintas, similares à Lua, literalmente demonstradas pelas estações. No início do ano, a Terra é estéril, mas logo abaixo da superfície ocorre uma incrível atividade para preparar a Terra para a segunda fase, a primavera, quando mudas e botões brotam em toda parte. No verão, a plenitude das flores, frutos e mesmo ervas daninhas abre caminho para o outono, quando a diminuição da luz prepara a Terra para sua jornada no subterrâneo. A simetria nessas quatro estações da Terra e as quatro fases da Lua constitui uma parte integral da vida que manteve nosso mundo equilibrado e harmonioso.

Enquanto esses ciclos levam um mês para a Lua e um ano para a Terra (Sol), na estrutura astrológica, em que um dia é igual a um ano por progressão, a fase lunar leva 27 anos. Esse período de 27 anos, se examinado cuidadosamente e dividido em quatro subfases de quase 7 anos cada, constitui as mesmas quatro fases que definem as "estações" de nossas vidas. Uma vida humana em média consistirá em três fases completas (81 anos) que novamente nos trazem as três emanações da Lua representadas pela tripla deusa da Lua.

 Os astrólogos também percebem que esse ciclo é muito próximo do de Saturno, de 28 anos, que recai na mesma fórmula. Quanto a relação da Lua com a mãe, vimos que a Lua, quando está cheia, simboliza a maternidade em seu auge. Mas nem todos têm essa relação com a mãe. A chave para o relacionamento mãe/filho sugerida pela probabilidade do mapa astrológico relaciona-se com a posição da
Lua por signo, casa e aspectos.

Talvez a fase da Lua no nascimento também possa descrever os primeiros anos do indivíduo. Uma Lua minguante pode descrever uma criança que sofreu algum abandono ou isolamento nos primeiros anos de vida, e poderia da mesma maneira
apontar para uma alma "velha" ou muito madura. Os bebês de Lua cheia podem sentir a atração magnética da mãe influenciando-os ao longo da vida, mesmo quando está na hora de romper as amarras e ganhar autonomia.

O filho da Lua nova pode sentir-se  sempre como um "bebê na floresta" e pode sempre ser visto como tal por sua família, mesmo após a maturidade. O exame da fase lunar no nascimento, assim como das fases lunares progressivas, pode lançar
uma luz significativa sobre as estações da vida.

Além da Lua, sugerimos que há outras referências astrológicas à mãe no mapa, incluindo a Terra e Ceres. A Lua contém a chave para a segurança e o amor emocionais representados no início da vida pelo amor da mãe e a segurança que ela sentiu e conseguiu transmitir ao filho. A maternidade representada por Ceres é o ato físico de dar essa segurança e os instrumentos dados pela mãe para ajudar o indivíduo a abrir o seu próprio caminho no mundo. Em outras palavras, se a mãe
representada por Ceres faz quadratura ou aflige a Lua de maneira significativa, haverá problemas ao integrar as formas que a mãe tentou transmitir. Se, porém, a Lua se harmoniza bem com Ceres, haverá facilidade em expressar e lidar com o feminino na vida da pessoa.

Claro, esses aspectos ocorrem tanto para homens quanto para mulheres, mas com freqüência se diz que uma mulher incorpora sua própria Lua com muito mais facilidade do que um homem, que, experimentando a Lua (como principal arquétipo do feminino) como um oposto polar, tende a encontrá-la fora de si em seus relacionamentos com mulheres em geral ou com a principal mulher em sua vida. Esse nem sempre é o caso, mas é muito freqüente. Da mesma maneira, uma mulher pode ser atraída por homens que incorporam as características do signo solar dela, "projetando" seu Sol da mesma maneira como um homem projetaria sua Lua.

A posição da Terra no mapa, uma terceira forma de mãe, como polaridade do Sol, pode refletir as ligações espirituais com a mãe, simbolicamente como "a Grande Mãe", e também aponta para as formas que nossa fecundidade feminina tomará.
Finalmente, há os "sentimentos". A Lua,  como um corpo celestial mutável, reflete os sentimentos e humores mutáveis dentro de nós.

Quando os aspectos negativos da Lua estão sendo expressos, não temos controle sobre nosso humor ou nossas manifestações emocionais. Estamos sujeitos a tudo o que vem a nós e temos apenas nossos sentimentos instintivos para responder aos estímulos externos. Esse tipo de comportamento lunar, em seu extremo, leva à loucura torna a pessoa "lunática", como diziam os antigos. Claro, isso não é engraçado.

A interação entre a Lua e o Sol constitui uma relação harmoniosa que reforça tanto o coração quanto a mente, mais do que tentar ser apenas solar (cabeça) ou todo lunar (emoção).

Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação inspirada em vários Mestres do tema:

55. Rudhyar, Dane, The Lunation Cycle, Berkeley e Londres, Shambala, 1971.

56. Gimbutas, Marija, Goddesses and Gods of Old Europe, ibid., pp. 169-71.
A lua e os cães da lua, de uma
carta de Tarô do século XIX

54. Cunningham, Donna, Being a Lunar Type In a Solar World, York Beach, ME,
Samuel Weiser, 1982

53. Gantz, Jeffrey, trad., The Mabinogion, Londres e Nova York, Penguin Books, 1976,
pp. 91-117. 
51. Gimbutas, Marija, Goddesses and Gods of Old Europe, ibid., pp. 89-93.
52. Graves, Robert, The White Goddess, ibid., passim.
Diana Triformis, ilustrada por Diane Smirnov
49. Leland, Charles, Aradia: O Evangelho as Bruxas, Madras Editora.
50. Graves, Robert, The White Goddess, Nova York, Farrar, Straus and Giroux, 1974, p. 401.

Nenhum comentário:

Postar um comentário