segunda-feira, 25 de março de 2013

Sua saúde :Enxofre (Saturno) e Zinco (Júpiter)



ENXOFRE
Regente  Astrológico: Saturno

Fontes:
Verduras: Couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, aipo, quiabo, feijão, nabiça, rabanete, cebola, ervilhas secas, couve, acelga, agrião e soja.
Frutas e nozes: Nozes em geral.

Peixes e carnes: Ostras, mexilhões e a maioria dos produtos cárneos.
Cereais: Farelo e cereais.
Laticínios: Ovos, queijo e cereais.

Ervas: Assa-fétida, pontas de gesta, cálamo, musgo irlandês, tussilagem, eufrásia, sementes de funcho, alho, raiz forte, azedinha, verbasco, anis e urtiga.

Suplementos naturais: Cacau e possivelmente suplementos contendo todas as vitaminas e minerais.
Unidade de Potência – Miligramas
 Formas sintéticas: Disponível apenas sob receita médica.

Sintomas de Deficiência
Apesar de ser muito difícil de ocorrer, devido ao fato de o enxofre fazer parte da maioria dos alimentos, podem existir problemas relacionados com a formação das cartilagens, como endurecimento e dores articulares O maior indicador de deficiência é o ressecamento dos cabelos. As unhas ficam quebradiças e não crescem pode haver problemas de coluna ou de discos Vertebrais, corno endurecimento ou perda de elasticidade do tecido de amortecimento intervertebral Além disto, a cicatrização dos ferimentos pode se tornar muito lenta, a recuperação das doenças em geral pode demorar muito e podem aparecer problemas de pele, como dermatites.


Histórico e Características
Além de muito útil para a indústria, o enxofre também é benéfico para a saúde. Muitas águas minerais e fontes quentes, famosas pela cura de muitas doenças, contêm alto teor de enxofre. Durante a Segunda Guerra mundial, na Inglaterra, os ferimentos dos soldados hospitalizados eram tratados com suco de alho, porque seu alto teor de enxofre agia como antibiótico e aumentava a velocidade do processo de cicatrização.

Todas as verduras e frutas contêm enxofre; portanto, este mineral é muito importante nos processos vitais. O enxofre constitui cerca de 25% do organismo. Este mineral faz parte de todas as células, e especialmente dos cabelos, que contêm de 4 a 5% de todo o enxofre do organismo. Sem uma boa disponibilidade de enxofre, os cabelos e as unhas ficam quebradiços.

Os aminoácidos que contêm enxofre — cistina, cisteína, ergotioneína e metionina — são essenciais para a vida. Esses aminoácidos desempenham importante papel no metabolismo das proteínas. Sem enxofre, os tecidos não podem ser formados.

 O enxofre também constitui uma boa percentagem das cartilagens do organismo, sendo vital para a síntese de colágeno (proteína fibrosa encontrada em tecidos conjuntivos, como pele, ossos, ligamentos e cartilagens). O colágeno sozinho representa cerca de 30% do total das proteínas do organismo.

O enxofre também faz parte da insulina, relacionada ao metabolismo dos carboidratos. Ele também existe em duas vitaminas do Complexo B: biotina e tiamina. Trabalhando em conjunto com várias vitaminas do Complexo B, o enxofre ajuda a manter a saúde dos nervos. No fígado, este mineral ajuda na produção da bile e na remoção das toxinas produzidas pelo metabolismo do organismo.

O enxofre também participa do processo de oxigenação dos tecidos. Sendo de natureza ácida, relaciona-se com o equilíbrio ácido-básico do organismo.

Existe um equilíbrio entre o enxofre e o nitrogênio. Para cada grama de enxofre excretado, são excretadas 14 gramas de nitrogênio.

Ao ser decomposto no organismo, o enxofre é utilizado de muitas formas. As heparinas ajudam a manter a fluidez do sangue; produtos derivados de heparina, como heparina de sódio, são frequentemente  usados para evitar o espessamento do sangue e a formação de coágulos, juntamente com o dicumarol, um medicamento anticoagulante.

Os sulfatos de condroitina estão relacionados com a formação das cartilagens e com a combinação entre a água e as substâncias do organismo. Os Sulfatos de mucotina literalmente lubrificam e protegem o trato contra acidez.

Compatibilidades Os aliados básico do enxofre são a biotina e a tiamina. Ele também é mais eficaz quando tomado junto com vitamina C e o resto das vitaminas do Complexo B.

Progressos Clínicos Recentes
Muitos artríticos apresentam baixos níveis de enxofre no organismo. A cistina (um aminoácido), contendo grandes quantidades deste mineral, parece ser parcialmente a causa deste problema.
Vários problemas de pele como dermatites, eczema e psoríase podem ser tratados com algum creme contendo enxofre. A aplicação externa deste mineral também provou ser útil em casos de tinha.
O enxofre orgânico pode ser parcialmente responsável pela Imunidade da pele contra sumagre (arbusto ou trepadeira venenosa). De acordo com certo relato, uma colher de chá de enxofre por dia ajudou uma mulher a se manter livre de irritações de pele causadas por tais plantas enquanto podava seu jardim.

Antagonismos. A síntese dos sulfatos de condroitina (derivados químicos do enxofre) baseia-se nas vitaminas A e D, no hormônio de crescimento e na tiroxina, liberada pela tireóide.

Não existe nível tóxico Conhecido para enxofre orgânico; entretanto, o enxofre inorgânico pode ser letal, não devendo ser Consumido sem rigorosa orientação médica. O dióxido de enxofre (gás Utilizado na Indústria para fabricação de ácidos) é altamente tóxico. A inalação de tal gás causa sufocamento Qualquer pessoa que entre em contato com este gás deve procurar imediatamente assistência médica.

Zinco
Regente Astrológico: Júpiter
Formas sintéticas: Gluconato e sulfato de zinco.

Fontes:
Verduras: Cebola, cogumelos e soja.
Frutas e nozes: Abóbora, sementes de girassol e nozes em
geral.
Peixes e carnes: Todas as carnes e peixes.
Cereais: Farelo e germe de trigo.
Laticínios: Leite e ovos.
Ervas: Desconhecidas.
Suplementos naturais: Levedura.
Unidade de Potência –Miligramas

Sintomas de Deficiência
Os sintomas mais comuns são os de pele manchas brancas nas unhas perda de olfato ou paladar, cabelos quebradiços, caspa e fadiga.
Sintomas mais graves podem incluir nanismo, retardamento do desenvolvimento sexual e baixa de resistência às infecções. Sem uma quantidade adequada de zinco, pode ocorrer infertilidade e falta de interesse sexual. Pode ocorrer subdesenvolvimento das gônadas ou hipertrofia da próstata.

Foram constatados baixos níveis de zinco nas seguintes doenças: fibrose cística problemas hepáticos, úlceras, aterosclerose, epilepsia, ataques cardíacos, mongolismo e osteoporose.

Além disto, períodos de alcoolismo ou um hábito entre moderado e alto de ingerir bebidas alcoólicas exaurem o organismo de zinco. Os alcoólatras portadores de cirrose do ligado apresentam  frequentemente baixos níveis de Zinco no organismo.

Progressos Clínicos Recentes
A disponibilidade de uma quantidade adequada de Zinco é especialmente importante para as pessoas do sexo masculino. As maiores concentrações deste mineral são encontradas na próstata e no fluido seminal 50% dos casos de esterilidade nos casais são atribuídos à baixa contagem de esperma nos homens; níveis adequados de zinco dão ao esperma a resistência para nadar até o útero, conservando ainda energia para penetrar no óvulo.

Sabe-se que o cádmio inibe o zinco, portanto a ingestão diária de cerca de cinco xícaras de café ou chá (que duplica a ingestão de cádmio) aumenta o risco de doenças como hipertensão, infartos aterosclerose e doenças cardíacas.

Histórico e Características
O zinco foi descoberto pela primeira vez em plantas por Raulin em 1869. Então, em 1877, Raoult e Breton descobriram este mineral no fígado de uma pessoa. Devido à dificuldade para se analisar este mineral, o zinco ficou relativamente ignorado até cerca de 1940, quando descobriu-.se que fazia parte de certa enzima humana. Mais tarde, ficou estabelecido que mais de 25 enzimas continham este valioso mineral, comprovando sua óbvia importância no funcionamento do organismo.

Um ser humano contém cerca de duas gramas de zinco. Este mineral é extremamente importante na síntese de DNA e de RNA, que, por sua vez, realizam a síntese das proteínas do organismo. Ele também é útil no tratamento de problemas de infertilidade. Fazendo parte da insulina, o zinco é essencial para o metabolismo dos carboidratos. Além disto, participa do metabolismo do fósforo. De forma semelhante ao enxofre, o zinco tem capacidade de apressar a cicatrização dos ferimentos e das queimaduras.

Acredita-se que o zinco esteja relacionado ao processo de maturação das hemácias e dos leucócitos. Casos não tratados de anemia perniciosa comprovadamente apresentaram perda de Zinco a nível sérico; quando a pessoa era tratada com Zinco, os níveis séricos voltavam ao normal, o mesmo fenômeno ocorreu em infartos do miocárdio, tumores malignos e cirrose hepática.

 Além disto, os portadores de anemias policetemia, leucemia ou deficiência cardíaca do tipo congestivo tendem a apresentar altos níveis de zinco, provavelmente elaborados pelo organismo para combater tais doenças.

 Em estados de remissão, as concentrações de zinco voltam ao normal, O teor de zinco nas hemácias também aumenta nos portadores de anemia falciforme (talassemia) Foi também observada uma diminuição da ordem de 50% do zinco do sangue total em portadores de deficiências protéicas, beribéri e pelagra.

Os leucócitos contêm 25 vezes mais Zinco do que as hemácias. Nas leucemias linfáticas e mielógenas agudas e crônicas, o teor de zinco está 10% abaixo dos níveis normais Ainda assim, a administração de gluconato de zinco não conseguiu aumentar o nível de leucócitos nem influenciar o curso da doença.

O leite materno contém boa quantidade de zinco; à medida que a lactação continua, este teor diminui O nível inicial pode ser de até 20 miligramas por litro de leite, caindo para 3,5 miligramas após duas ou três semanas. O teor de zinco Continua então a decair durante cerca de seis meses. A presença de Zinco no leite materno é uma outra boa razão para que as crianças sejam amamentadas pelas mães.

O zinco é absorvido no duodeno. A porção não utilizada é excretada através das fezes. Pouca quantia é perdida através da urina. As maiores concentrações de zinco são encontradas na próstata dos homens. Este mineral também é armazenado nos olhos, fígado, pâncreas, rins, cabelos e unhas.

Compatibilidades: O zinco é aliado da vitamina A. Ele também é mais eficaz quando tomado junto com cálcio, cobre e fósforo.

Antagonismos: O zinco parece ser inimigo natural do cádmio, que é encontrado na poluição do ar e nos fertilizantes à base de fosfatos. Foi comprovado que a inalação de cádmio prejudicava a absorção de zinco. O organismo parece ter dificuldade em diferenciar o zinco do cádmio; perante tal escolha, parece preferir armazenar cádmio em lugar do zinco.

Experimentos realizados com animais também demonstraram que o zinco e o cobre são antagonistas, portanto nenhum desses minerais pode ser tomado em grandes doses sem a ingestão do outro; e como o cobre é letal quando em altas doses, é melhor procurar orientação médica quando se pretende suplementar tais minerais.

A ingestão de dolomita em excesso pode impedir a absorção do zinco. A administração de farinha de ossos aos porcos, destinada a acelerar o crescimento ósseo, causou deficiência de zinco.

O consumo de grandes quantidades de grãos integrais pode causar o risco de a combinação de ácido fítico com cálcio prejudicar a absorção do zinco.

A falta de fósforo também pode inibir o zinco; entretanto, devido ao fato de a dieta norte-americana ser rica em fósforo, a ocorrência desta deficiência é pouco provável.

Toxicidade
Os níveis tóxicos do zinco não são conhecidos mas como grandes doses desse mineral diminuem a quantidade de leucócitos a ingestão de muito zinco por uma pessoa com níveis normais de leucócitos pode causar desequilíbrio entre as quantidade de leucócitos e hemácias.

 O excesso de zinco também interfere no frágil equilíbrio entre cobre e ferro, prejudicando o cobre, cuja falta propicia escassez de ferro. Os teores de fósforo e enxofre também diminuem, quando são administradas altas doses de zinco.

A ingestão de Zinco em grande quantidade deve sempre vir acompanhada da Ingestão de vitamina A.

Naumann Eileenn

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário