sábado, 13 de dezembro de 2014

Sincronicidade e causalidade





Sincronicidade e causalidade - Primeira parte.

Lendo este texto comecei a pensar e a pesquisar sobre o tema:

Minhas considerações estão escrita com a letra colorida- azul
- Há uma Mente Universal de Deus, inteligência em ação em que realiza a vontade de Deus com amor-sabedoria  que move o mundo.
- O microcosmo espelha o microcosmo e tudo funciona perfeitamente sincronizado com a Unidade.
-  O Microcosmo é o homem que foi criado à partir da Matriz do  Grande Universo.
- A mente no  Vazio espelha a mente Universal e plano superiores.
- Eu e Pais somos UM-a só consciência

Goulart nos ensina que “Trimegisto: Ele está acima do que poderíamos chamar até mesmo de energia. Pois esta é força nascida dele. Diz o Kybalion, livro de Hermes:

 “O Todo é Mente vivente e infinita”. De onde se conclui que o Todo pensa. Deus pensando, cria universos — como o Homem, pensamento de Deus, cria estradas, casas e veículos. Devemos, no entanto, levar em conta que o Todo está em Tudo.

O Criador vive em suas criações. Este o Princípio que faz com que a estrela distante nos céus não seja mais bela aos olhos do Todo do que a formiguinha na Terra. A totalidade é igualmente Princípio de Deus.

Faz-se necessário, pois, ter a noção do Todo para sentir-se a Criação do Universo. Daí afirmar um Mestre que o Todo é o Nada, e não manifestado, e é Tudo em sua manifestação. De onde se conclui que o Universo, embora falemos em sua criação, já existia no oculto da semente. Assim como no mistério da semente dormia a árvore gigantesca que hoje nos dá sombra, flores e frutos.

Onde estava a árvore? Dirias que estava na semente. E qualquer homem do campo responderia esta verdade sem receio. Pois bem, assim como no oculto da semente vivia a Vida com todas as suas possibilidades de manifestação, da semente universal do imanifestado que o Homem chamou de Nada — brotou a energia criadora, assim como do mistério oculto da pequenina semente brotou a árvore, na terra.

Poder-me-ias explicar melhor o que seja o Todo?
Para falar-te do Todo, eu me socorrerei deste de quem já te falei: Hermes. O divino Mestre que merecerá de nós mais tarde um cuidado todo especial. Dir-te-ei depois quem foi e onde viveu. Agora, para que não interrompamos o fio da meada, procuraremos expor sinteticamente sua doutrina. Ninguém melhor do que ele para nos falar do Todo. Sua filosofia está calcada em Sete Princípios: Mentalismo, Correspondência, Polaridade, Vibração, Ritmo, Causa e Efeito, Geração.

 O que é Mentalismo?
O Mentalismo é o Princípio hermético que nos ensina que tudo é Mente; sim, pois como já vimos, Manas é o poder pensante do Todo e faz com que a Inteligência Divina aja impulsionando tudo quanto vive na Terra e no Espaço. Mesmo antes do aparecimento dos mundos e dos planetas já existia o Mentalismo no Espaço.

O Grande Espirito é  a manifestação da Mente ou Inteligencia Divina. O meu Espirito espelha o Grande Espirito. eu sou uma centelha divina do Sol Maior.
Eu sou a "pequena Unidade", um átomo do Todo, que realiza a vontade de Deus.
Eu Sou tudo aquilo que é.


- Na mente do homem funciona espelhando a mente universal

- No sangue do homem circula a memória atávica do universo e  nosso organismo funciona de acordo com a lei

-  “ O princípio uma corrente universal que tudo penetra e abraça num movimento alternativo e perpétuo, assemelhando-se ao fluxo e refluxo do mar.

-  “Meu cérebro é apenas um receptor. No universo há uma fonte de onde obtemos conhecimento, força e inspiração. O que fiz foi acessar os  segredos desta fonte, mas sei que ela existe”. Nikola Tesla

 O que é Correspondência?


Este Princípio nos mostra que no existe nada separado no Universo. Em todas as partes vibra o mesmo Todo. A isto chama- se comumente a presença de Deus. A matéria é correspondente ao Espírito. Pois para haver matéria foi necessário que o poder criador usasse sua energia em dosagens suficientes ao que fez nascer como obra de seu poder. espiritual. Tudo que foi criado na matéria encontra seu correspondente no Espaço. Uma rosa, antes de ser flor na Terra, foi luz no Espaço. Assim a Terra, que brotou do Sol, ensina-nos que o Sol nasceu da Chama do Coração do Todo. Como do mesmo modo a inteligência do Homem é correspondente à Inteligência do Todo.

Hermes ensinou-nos:
“O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima.”

O que podemos entender como Vibração?
Diz-nos Hermes: “Nada está imóvel; tudo é vibração”. Desde o primeiro Sopro de Vida o Universo inteiro vibra. Tudo nasce e se desenvolve pelo poder da Vibração. É este Princípio que nos mostra que nada morre, nem jamais existe matéria morta. A Vida está caracterizada pela Vibração. Até a pedra, aparentemente inerte, está cheia de vida e Vibração. Assim o movimento é característica da manifestação de Deus. Esta Vibração constante é o principal atributo do Espírito — e quanto mais espiritual o plano, maior intensidade de Vibração.

 O que chamou Hermes de Polaridade?
Segundo o Mestre, tudo vive em dualidade. Diz ele:
“Tudo tem dois pólos; tudo seu par oposto; os semelhantes e os antagônicos são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, porém diferentes em graus; os extremos se tocam; todas as verdades são semiverdades; todos antagônicos podem se reconciliar.”

Logo entendemos, por estas sábias afirmações de Hermes que tudo para viver depende de polarização Nas coisas mais sim pies constatamos a dualidade. Do mesmo modo age o equilíbrio de nossa mente para que possamos distinguir as coisas: frio e calor, noite e dia, alto e baixo, luz e treva, feio e belo, bem e mal, assim por diante — só temos a noção da existência de um pelo conhecimento de seu oposto.

Com referência ao nascimento da Vida, foi necessário que o Sopro Primeiro criasse a Polaridade. No simbolismo profundo da Bíblia, onde tudo é símbolo e mensagem de Sabedoria, lemos:
“Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.

Muito elucida o estudioso das questões espirituais os Princípios de Hermes. O que quer dizer para ele o Princípio designado como Ritmo?
Continuemos no Kybalion:
“Tudo flui e reflui; tudo tem seu período de avanço e retrocesso; tudo ascende e descende; tudo se move como um pêndulo; a medida de seu movimento para a direita é a mesma que a de seu movimento para a esquerda; o ritmo é a compensação.”

Este Princípio expressa o equilíbrio universal. Desde o nascimento do primeiro impulso criador, a noção de equilíbrio ficou patenteada no Cosmos. Assim, como o que está em cima é como o que está embaixo, igualmente o Ritmo caracteriza a existência mental e física do Homem.

Tudo, como já vimos, obedece ao Princípio de Polaridade — assim o Ritmo é a neutralidade e aproveitamento dos pólos opostos. Cada esforço entra em ritmo com outro esforço para dar nascimento à Vida, tal como a roda gira pelo ritmo dos esforços dos raios. Do mesmo modo a mente do Homem, situada entre o bem e o mal, encontra o ritmo centralizante do progresso espiritual.

 Já não é novo para mim o Princípio de Causa e Efeito. Pois ao falares de Karma explicaste-me a ação divina da Lei. Mas o que Hermes ensinou sobre Causa e Efeito?
Diz Hermes:
“Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; a sorte nada mais é que o nome que se dá a uma lei não conhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.”

Este sexto Princípio de Hermes encontra perfeita similitude com os ensinamentos universais que, de modo igual, Buddha mostrou sabiamente à Humanidade. Em Hermes a demonstração da causalidade (Causa e Efeito) atinge o esplendor das forças cósmicas que, igualmente, mantêm dentro do equilíbrio evolutivo não só os homens (no seu aspecto moral) como também as forças que regem os corpos na amplidão celeste.

Os miraculosos seres, como Jesus, que alcançaram o domínio sobre sua natureza humana, agiram dentro da causalidade consciente. Desse modo puderam acelerar sua evolução, deixando- se reger pelos princípios da Lei de reciprocidade ou de Causa e Efeito. Chegaram mesmo a usar este Princípio pela união com o plano divino.

Sobre o sexto princípio hermético devemos recordar o que já foi dito, anteriormente, sobre o Karma.
E agora, o que é o Princípio da Geração?

Hermes afirma:
“A Geração existe, tudo tem seus princípios masculino e feminino; a Geração se manifesta em todos os planos.” Também no Homem nenhuma criação física, mental ou espiritual é possível sem este Princípio.

É necessário que chamemos a atenção para a pureza do sentido que damos à Geração, para que não se confunda o mesmo com a degenerescência psíquica que muitos tentam encontrar, anexando-o aos antigos símbolos fálicos etc.

Observem-se as forças atuantes e não os órgãos. Pois nesse particular a Geração se manifesta em qualquer parte do corpo humano, no nascimento e procriação das células. O mesmo se dando com todos os animais, vegetais e até, ocultamente, nos minerais. Isto para não falar das vidas em outros reinos, fora da limitada percepção de nossos sentidos físicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário