segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Lua .Resumo. Palavras-chaves da astrologia




Lua – resumo- Palavras chave.

Regente natural de Câncer.
Percorre a órbita do zodíaco em 27 dias. Passa, em média, 2 dias em cada signo.
 A Lua ativa no signo e na casa onde se encontra as qualidades ou defeitos e incorpora as influências dos planetas com os quais tem conexão. A Lua modifica e influência ânimos e humores.

Energia lunar é feminina, receptiva, integra o Todo Maior, com a Harmonia da Unidade, com todos os povos e  com a Grande Família – Humanidade. Quando estamos alinhados com a Grande Mãe, estamos conectados com o Grande útero que nos alimenta e provê e sustenta. Simboliza as multidões,  a igreja, o hospital, Cruz Vermelha, o Planeta Terra.Útero, Cálice, Santo Graal...  A mãe Deusa. Nossas origens. O astro da noite se abre para o domínio interior misteriosos e arquetípico do inconsciente.A imaginação, o "lunático vive sonhando acordado", a imaginação é a sua porta e o seu inferno. Mundo da Ilusão.

 “Lua é a Consciência Matriarcal, a sabedoria da Terra, atávica. Representa a memória, a herança e a experiência ancestral que permanece presa à Terra, à natureza, ao crescimento orgânico. Tradição.  
Par oposto do  Sol.Yang.


"Lua nos signos"- (4)

1 – O signo da Lua Natal diz respeito ao modo como experimentamos ou vemos nossas mães, e de como seremos como progenitores, como provê ou gosta de ser provido. Descreve a imagem da “anima” ou a imagem do feminino.
2 – O signo da Lua descreve sua natureza emocional, o modo como responde instintivamente ou reage a eventos e ao ambiente.
3 – O signo da Lua costuma mostrar a maneira de ser que nos dá conforto e segurança. Mostra ainda o modo como nos afastamos de tudo quando precisamos descansar ou fazer uma pausa, descreve nosso santuário. Também pode mostrar alguma coisa sobre a vida doméstica.

Lua nas Casas(4)

1 – A casa mostra o ponto onde somos sensíveis às necessidades dos outros, mas também onde nos deixamos influenciar pelos outros. Onde espelhamos ou refletimos os outros – onde temos a tendência a nos misturar com tudo que nos cerca.
2 – A casa mostra onde somos facilmente moldados pelo hábito e por condicionamentos passados. A forma como experimentamos a mãe estará, de certo modo, ligada à casa da Lua. Além disso, é por meio dela que podemos estar limitados pelos conceitos, expectativas, valores e padrões de nossa família ou cultura. Onde agimos de maneira regressiva ou somos atraídos para o passado, onde podemos ser infantis ou a que nos apegamos.
3 – Temos anseios pela área da vida associada à casa da Lua porque ela faz com que nos sintamos seguros, confortáveis ou nos dá uma sensação de participação. A casa da Lua é a área para a qual nos retraímos quando precisamos de um descanso ou refúgio.
4 – É na esfera da vida associada à casa da Lua que podemos experimentar altos e baixos, mudanças de humor e flutuações de comportamento.


Lua e os aspectos

1 – Os aspectos com a Lua colorem a imagem da “anima” e daquilo que experimentamos por intermédio da mãe ou da pessoa que cuidou de nós.
2 – Os planetas em aspecto com a Lua costumam descrever o condicionamento da infância, definindo um pouco melhor nossa natureza emocional. Somos abertos ou fechados? Defensivos? Reagimos depressa ou devagar? A natureza do planeta em aspecto com a Lua descreve nossas reações instintivas à vida, bem como aquilo que temos tendência a encontrar na esfera emocional. Os aspectos da Lua também colorem o modo como cuidamos dos outros ou os nutrimos, ou como queremos ser cuidados.
3 – Os aspectos com a Lua descrevem algo a respeito de nossa vida doméstica.
4 – Os planetas que formam aspectos com a Lua podem se manifestar por meio do corpo e do modo como nos movemos. De modo específico, os aspectos com a Lua descrevem o modo como a mulher se relaciona com o próprio corpo.
 (4)

A posição da Lua no signo, na casa e no aspecto indica como a entidade se comportou outrora.
Uma Lua natal mal aspectada indica uma relação insatisfatória com sua mãe ( u sua mulher).
A Lua deve ser sempre interpretada em correlação com a casa IV e o signo de câncer.
A profissão, o país, os pais e as atividades em sua vida precedente podem ser lidas na posição da Lua e dos planetas que a cercam.
Se relaciona com a água, sua característica principal é movimento, a chuva que fecunda.

Quando a Lua está bem aspectada, indica bons reflexos que foram aprendidos ao longo de diversas vidas. “Pouco a pouco, estes se tornam parte integrante de nossa Personalidade, tornam-se naturais, ajuda-nos a adaptar com maturidade a esta vida atual, porque nos permite dominar a metade do mundo; tudo o que é Yin, e naturalmente estamos em harmonia com o tão, com o Yang”.

A posição da Lua revela como a pessoa reage diante da vida, dos obstáculos e a maneira que em situações adversas a pessoa busca proteção. Revela o lugar que é o seu  abrigo - a família, a sua referência, o seu povo.    (a casa da sua Lua natal);

A posição da Lua na carta mostra quais as coisas a que você reage espontaneamente e quais as que você instintivamente evita.

A Lua nos signos de Fogo
Reage a experiências de mudança com ação direta e entusiasmo.
Sente—se confortável quando se expressa com confiança e força.

A Lua nos signos de Terra
Reage a experiências de mudança com firmeza e estabilidade. Sente—se confortável consigo próprio quando está a ser produtivo e a trabalhar para atingir metas.

A Lua nos signos de Ar
Reage a experiências de mudança com premeditação e avaliação objetiva. Sente—se confortável consigo próprio quando expressa ideias e age socialmente.

A Lua nos signos de água. Reage a experiências de mudança com sensibilidade, intuição e emoção. Sente-se confortável consigo próprio quando os sentimentos estão profundamente implicados. 

Representa:
- a Lua como significador de relacionamento.
- a Lua é o símbolo da água (útero) , do crescimento, da alimentação, da fecundidade.
-   o lar, a família, a casa, a fazenda,  o modo de vida, o apego ao lar.
- Imagem da mãe.Gestação,  Fecundidade. Descreve como vemos nossas mães, e de como seremos como progenitores, como provê ou gosta de ser provido. Mãe e filha.
- reprodução, berço, a criança
- necessidade de ser alimentado, cuidado, protegido, segurado, 

- Lado maternal envolvente que cuida, alimenta, e protege. Tudo que é receptivo, noturno, que está em gestação - a semente em crescimento; mostra como  fomos emocionalmente condicionados na infância pela família, cultura, ambiente, reflete na sua adaptação ao meio.a mulher que é o esteio e mantenedora da família,

- Estrutura da relação mãe e filho. Instintos básico de sobrevivência, proteção da prole, como cuidamos dos nossos filhos, e dos outros. Empatia.


- a imagem que temos de nós mesmos, a imagem do nosso eu físico e emocional. Simboliza o corpo físico que devemos desenvolver

- primeiro relacionamento afetivo da mãe com o filho terá um esboço de um padrão ou matriz de relacionamentos afetivos.

- a essência do Yin a natureza interior, a força e as reações instintivas,  as influências das marés cheias, ou vazantes,  os fluxos e refluxos –
- a comunhão com a natureza. Destino, tempo.

- o passado anterior, vidas passadas, hábitos adquiridos inconscientemente, ela  é a imagem  dos comportamentos, das atitudes, e dos sentimentos que adquirimos de vida em vida. Karma de vidas passadas.

- comportamento condicionado e socialmente aceitável (a máscara). Padrão de reação impensado.

- o mundo dos sentimentos, mutabilidade interior, instabilidade emocional, capricho, a reflexão.

- Revela como reagimos emocionalmente em nossas relações.
- a capacidade de estabelecer contato, o desejo de intimidade e de segurança emocional.

- O universo das imagens: os sonhos, fantasia e imaginação, pressentimento, a intuição mística, sensibilidade, Estar no “mundo da Lua” é perder a noção da realidade por distração imaginativa.

- a capacidade de estabelecer contato, o desejo de intimidade e de segurança;
- tempo, suas fases permitem a medida. - memória, passado.

“Outro contexto, não menos importante, relacionado com a Lua, é a ligação desta com o lado infantil de nosso ser. Quando somos crianças, nosso Signo Lunar assume grande parte de nossa expressividade. A medida que amadurecemos e aprendemos que a vida é assunto muito sério, abandonamos nossa Lua e nos esquecemos de brincar, sorrir e nos emocionar. Mas a criança interna, abandonada e esquecida, ainda aguarda por re conhecimento e aceitação. Volta e meia aparece em cena na vida de um adulto, seja em forma de uma crise de mau humor, seja transformando-s na causadora de uma briga ou simplesmente ficando emburrada.

 Resgatar a nossa Lua implica em revisitarmos nossa Criança Interior, que por natureza é multifacetada: ela é mágica, como mágico é o mundo infantil mas também é uma criança ferida, que talvez tenha sido rejeitada, não aceita ou abandonada (na realidade ou apenas em seu rico imaginário pode ser ainda que nossa criança nunca tenha recebido permissão par ser verdadeiramente uma criança.

Além disso, a Lua representa nossa Criança Curadora, a Criança Divina que todos possuímos.Em última instância, essa criança Encantada é o símbolo de um Self maduro e integrado em suas polaridades e divisões , um ser que caminha em direção à espontaneidade de Si Mesmo”. (1)

- Arquétipo: a mãe, a criança.
 - Sombra:  O monstro que devora todas as coisas. Mãe cruel.

Aspectos da anima ou do feminino. Modelo feminino desejado para viver o papel de esposa-mãe.
ARQUETIPO: A mãe, a criança.
SOMBRA: O monstro que devora todas as coisas.

A Lua da forma ao impulso criativo do Sol, as propriedades do horóscopo que são peculiares ao Sol  podem ativar-se somente em colaboração com a Lua, que da forma aos processos de vida.

Junto com Vênus, a Lua simboliza o princípio feminino no mapa astrológico. Encarna o elemento feminino e maternal, na medida em que reflete as experiências da maternidade e da infância; representa as mães substitutas e até instituições como a bolsa de valores, as universidades (alma mater) ou a Madre Igreja.

Positivo: a pessoa de sentimentos fortes. As configurações harmônicas favorecem o florescimento da natureza emocional, a disposição de pôr a nu o próprio eu interior e a confiança na sabedoria das forças inconscientes que movem as pessoas. Isso acarreta a segurança, simpatia, empatia, produtividade,  a estabilidade emocional e um relacionamento saudável com a família, com as próprias raízes, com a terra natal e, especificamente, com a mãe e (no caso da mulher) com a maternidade.

Negativo: a pessoa instável. As configurações difíceis determinam ferimentos emocionais, reticências, falta de confiança, submissão, passividade, variações de humor,  medo, suscetibilidade, flutuações de humor, imprevisibilidade ou, por outro lado, manipulador; cria dependência e controla a prole com chantagem emocional; exploram o sentimento de vítima e exigem gratidão e atenção;  amor exagerado pelo conforto, preguiça e letargia. Carência da influência lunar, revela perda da intuição, do olfato, desprovido de imaginação e de Sexto sentido

Puer eternus: vontade débil, imaturidade, egocentrismo sem iniciativa, passividade, apatia, inércia; desconfiança, força de vontade fraca explosões emocionais, vergonha. Dócil, obediente, passivo, tem necessidade de ser guiado, mandado, protegido. Crédulo pode ser dominado por aquele que se apodera da sua imaginação.

META: O desenvolvimento dos sentimentos e fantasias, o encontro com as imagens da alma. A busca da segurança e da intimidade emocional, O florescer da natureza feminina. O impulso de construir um ninho, constituir família e ser uma parte viva do clã. O desejo de ser objeto da afeição alheia ou de ser popular. Encontrar maturidade, autonomia, estabilidade e segurança existencial e emocional.

REPRESENTANTES DO PRINCÍPIO LUNAR: Todos os que servem, cuidam ou ajudam os outros: médicos, agentes de cura,  enfermeiras, conselheiros espirituais, terapeutas, professores, e os que representam sonhos e fantasias nas artes plásticas e literárias, no circo e no teatro, cinema, novelista, narradores de contos, músicos, escritores, roteirista.

CORRELAÇÕES FÍSICAS; O estômago, o útero, o sistema linfático, os seios da mulher, a circulação dos fluidos no corpo, o sistema nervoso autônomo.

Profissão: artes culinárias, hoteleiro, médico pediatra, ginecologista,

CORRELAÇÕES MITOLÓGICAS: A Deusa tríplice que expressa os ciclos da vida: 1.
Ártemis (grega)/Diana (romana), a virgem = crescimento. 2. Selene (grega)/Lua (romana), a mulher = maturidade. 3. Hécate (grega e romana), a velha = declínio.

A descrição refere-se de início à típica relação entre mãe e filho associada àquele signo, que se pode deduzir da posição da Lua: a CRIANÇA na pessoa, as Ligações DIFICEIS DE APRENDER e a IMAGEM INTERIOR DA MÃE, ou seja, o modo pelo qual aquela pessoa tende a ver a própria mãe.

Damos, além disso, uma descrição de como a Lua se expressa como MÃE no adulto amadurecido, e do seu significado enquanto aspectos luminoso e tenebroso da IMAGEM DA MULHER.

 Num mapa astrológico feminino, isso expressa um aspecto essencial da imagem que a mulher madura faz de si mesma. No mapa astrológico de um homem, por outro lado, significa um aspecto da sua feminilidade interior e da imagem que ele busca no relacionamento a dois.

Como a Lua também representa o lar, a terra natal e o tipo de casa, a imagem correspondente vem descrita sob o título ESTILO DE CASA.

Este texto é resultado de uma pesquisa, é uma compilação inspirado em vários autores.
  1. 1.Julio César parreira Lima.
  2. 2. Márcia Mattos.
  3. 3. Dane Rudhyar 
  4. 4.Liz Greeene

Nenhum comentário:

Postar um comentário