sábado, 9 de fevereiro de 2013

Como Ser um Pensador Positivo




Como Ser um Pensador Positivo
 Norman  Vicent Peale
Postado por DharmaDhannya_EL

A prioridade número um para nos tornarmos pessoas positivas é o desejo. Você tem de querer ser uma pessoa positiva tão intensamente que decida começar imediatamente o processo de mudança. E deixe-me assegurar-lhe que, se você crê que pode mudar de negativo para positivo, mudará.

Claro que você precisa saber o que deseja tão intensamente. O que é de fato pensamento positivo? Deixe-me defini-lo descrevendo um pensador positivo.

É uma pessoa forte, resistente, mentalmente firme, que vê as dificuldades e as enfrenta. Não culpa os outros por suas perdas, não tem inveja, considera os obstáculos um aprendizado, e segue em frente sem olhar para trás.

 Esta pessoa não fica abismada com qualquer adversidade, contratempo ou condição aparentemente impossível, pois sabe que com a ajuda do bom Deus pode superar pelo pensamento e pela fé qualquer dificuldade.

Para o pensador positivo há sempre uma saída, sempre uma resposta. Diante de cada problema difícil o pensador positivo reage tranquilamente: “E, eu sei, mas...!”

Uma coisa é certa: pensar positivo não é, como alguns negativistas querem, um conceito simples e tolo. Nem tampouco uma filosofia irrealista e fácil. Ao contrário, pensar positivo é para os fortes:  fortes na fé, fortes no pensamento, fortes no caráter. E se não são assim ao abraçarem o pensamento positivo, ficarão na luta para se tornarem positivos.

Pensamento positivo é exatamente o oposto de pensamento negativo. O negativista é um descrente; o pensador positivo é um crente.

Um é cheio de dúvidas; o outro é dotado de autoconfiança. Um desiste quando confrontado por dificuldades; o outro enfrenta com coragem os momentos difíceis.

O pensador negativo, pela desesperança, fecha o fluxo do poder criativo. O pensador positivo, contando com a fé em Deus e em si próprio, abre largos canais de afluência de poder e criatividade que produzem resultados surpreendentes.

 Resumindo, o pensador negativo tende a ver, e portanto causar, fracasso. O pensador positivo imagina os possíveis e atrai sucesso para si e seus projetos.


Efetivar mudança do negativo para o positivo requer, no começo, que você alimente idéias positivas sobre pequenas coisas.

 Bombardeie sua atitude mental negativa arraigada, com atitudes positivas como ‘‘Eu posso’’, “E possível”, “Isto vai terminar bem”. A mera passagem de tais pensamentos positivos fragmentários pela mente, começará um novo, mesmo que pequeno, hábito mental.

E ele pode acrescentar: “As coisas impossíveis para os homens são possíveis para Deus.” (Lucas 18:27), ou “Tudo posso em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4:13) Você sabe então o que acontece? O pensador positivo segue em frente e atinge seus objetivos.

 Repetida diariamente sobre um período de tempo e seguida de pensamentos mais fortes, esta prática irá por fim aprofundar o canal que se forma na mente e eventualmente cortar o velho canal de pensamento negativo, destruindo-o. Então o pensamento dominante em sua mente será uma atitude mental positiva.

Aprende-se a pensar positivo não somente tendo-se um desejo intenso e retreinando os processos de pensamento, mas também aprendendo-se uma nova maneira de falar.

 A fala é a articulação audível de uma idéia formulada pelo pensamento no processo mental. E declarações repetidas de um pensamento tendem a implantá-lo cada vez mais profundamente no subconsciente até que ele eventualmente assume a forma permanente de um hábito.

 O hábito é determinado pela repetição constante de uma ação instintiva, intuitiva e às vezes deliberada. O que a pessoa finalmente se torna é uma combinação de pensamento, fala, ação e atitude. Esta combinação desenvolve-se em hábito e finalmente, pela recepção no subconsciente, solidifica os valores ou pontos de vista da pessoa. Este é o processo pelo qual uma pessoa se torna um pensador negativo ou positivo. E o método pelo qual a atitude mental se forma.

Neste processo de reforma da mente, o que você diz diariamente em conversas normais tem uma influência mais poderosa na atitude total do que se imagina. Se a sua fala usual é cheia de comentários negativos, isto indica que seus pensamentos são negativamente condicionados.

Contudo, quando um número cada vez maior de comentários positivos é enunciado por você, isto indica claramente que está tentando uma reforma mental, tentando mudar de uma atitude mental negativa para uma positiva.

 Quando o ouvido ouve constantemente um pensamento positivo que foi formulado pela mente e falado pela boca, três forças poderosas — a mente, o ouvido e a boca — estão unidas numa campanha para mudar aquele indivíduo de pensador negativo para positivo.

Usei esta idéia de um ataque no hábito negativo pela mente, ouvido e boca numa conferência que fiz num congresso nacional de vendas em Kansas City.

Deus que é dado gratuitamente a qualquer pessoa que não o questiona, mas que humildemente pede e recebe-o.

Algumas fraquezas prendem os seres humanos como tentáculos. Duas delas são o negativismo e o alcoolismo, e ambas estão profundamente arraigadas no inconsciente.

 Nada superficial funciona com sucesso contra elas. Elas devem ser extirpadas pela raiz, mortas pela raiz, e um profundo método de cura aplicado, um processo curativo que atinja a essência da natureza do ser.

Somente o poder recriador do Criador, Deus todo-poderoso, pode tratar de doenças tão básicas.
Portanto, se você tem alguma noção intelectual ou idéia diletantista ou ressentimento emocional com respeito à religião e espera eliminar as raízes profundas da atitude negativa sem religião, pode tentar; mas aviso: se realmente quiser tornar- se um pensador positivo com poderes extras, terá muita dificuldade. Sugiro que supere seus sentimentos anti-religiosos e humildemente peça a Deus, à sua maneira, que o liberte do hábito destrutivo da atitude negativa. Ele gosta de você mesmo que você não goste Dele, e Ele está pronto a atender qualquer pessoa que peça ajuda.

Algumas pessoas pensam naturalmente positivo. Outras chegam até lá pelo caminho mais longo. Creio na teoria que diz que todos nascemos pensando positivo.

 Não me lembro de ter visto um bebê negativo, a não ser talvez um bebê doente. Mas alguns, muitos até, nascem em famílias negativas. Crianças são altamente sensíveis à sua atmosfera e tendem a absorver e adotar as características mentais e espirituais predominantes na família.

 Daí que, se a atmosfera da família é condicionada negativamente, elas tornam-se inconscientemente negativas nos seus processos mentais.

Crescem com atitudes mentais negativas. Se mais tarde, aos vinte ou trinta anos, quiserem tornar-se pensadores positivos, deparam com o problema de desaprender maneiras de pensar há muito arraigadas, e esse desaprendizado pode dar muito trabalho.

 Mas o ser humano é dotado do poder de eliminar ou adquirir hábitos, e qualquer hábito pode ser mudado. Apesar dos sulcos cerebrais, criados pelos processos de pensamento habituais, serem às vezes profundos, podem ser sujeitos a revisão, se assim desejarmos com bastante intensidade e imaginação.

Seres humanos, feitos à imagem do seu Criador e possuindo Suas características, são por natureza positivos porque Ele é positivo. O Criador tem uma impressionante confiança nas Suas criaturas, pois Ele conferiu-lhes o direito e privilégio da escolha.

 Têm o direito de escolher o erro em vez da verdade, o mal em vez do bem, o errado em vez do certo. Podem ser negativos em vez de positivos em seu modo de pensar. Mas tendo escolhido certos valores e tendo vivido de acordo com eles por muitos anos, as pessoas podem a qualquer tempo exercitar o seu direito de escolha novamente e escolher valores opostos.

 O cristianismo chama a isto conversão, o processo pelo qual converte-se ou troca-se a essência do ser. “Se alguém está em Cristo, ele é novo; as coisas velhas passaram, agora todas as coisas são novas.” (2 Coríntios 5:17)

Quero então enfatizar este fato básico — você pode mudar do pensamento negativo para o positivo e desfrutar das bênçãos resultantes de tal escolha. Isto é possível não importa por quanto tempo e quão completamente você tenha sido uma pessoa que pensa negativo.

 Por que digo isso com tanta confiança? Porque experimentei eu mesmo esta mudança, e se posso reformar meu pensamento de negativo para positivo, creio sinceramente que uma mudança semelhante pode acontecer a qualquer pessoa que pague o preço em esforço e persistência.

Como uma experiência pessoal vale mais que mil alegações, lembro-lhe que fui duramente atingido por um terrível complexo de inferioridade quando menino. Ao lado desta aflição estava o fantasma da dúvida quanto à realização dos meus sonhos, pois eu os tinha, ou à consecução dos meus objetivos, pois os tinha também.

 Fui criado por pessoas mentalmente ativas. Mas era rodeado por algumas pessoas muito preocupadas. Sempre tivemos problemas financeiros em minha família, uma situação que sem dúvida ajudou a desenvolver meu sentimento de insegurança.

Apreensões acerca de coisas vagas, mas terríveis que poderiam acontecer estavam na atmosfera mental da minha juventude.

 Mas qualquer que  fosse o motivo, além dos meus sentimentos de inferioridade e inadequação, havia uma atitude negativa generalizada. A despeito dos meus sonhos para o futuro eu era um pensador negativo.

Continuei neste estado de infelicidade até meu segundo ano na universidade quando, de maneira milagrosa, Deus mudou minha maneira negativa de encarar o mundo.

Existe uma coisa curiosa a respeito desta mudança do negativo para o positivo. Se hoje você é uma pessoa positiva, talvez nem saiba como tornou-se assim. Enquanto se esforçava para acreditar, estava no processo de se tornar positiva. No momento em que começou a tentar, o fluxo do pensamento novo e dinâmico começou a agir em você.

Falava sobre isso numa convenção para os agentes mais produtivos de uma grande companhia nacional de seguros. Um casal jovem e atraente, muito emocionado, veio falar comigo após a palestra e o rapaz disse:
— Nunca soube até agora como me tornei um pensador positivo. Mas em sua mensagem de hoje o senhor descreveu exatamente o que aconteceu comigo. Quero lhe dizer que agora sei como consegui o sucesso surpreendente que me trouxe a esta conferência como um ganhador. Agradeço ao senhor — concluiu com fervor. — Foi Deus quem fez isso.

Explicou que desenvolveu um desejo intenso de acabar com a atitude negativa que tinha desde a infância. Apesar de não ter sido criado numa família religiosa, muito pelo contrário, ele no entanto possuía a convicção sincera de que somente pela fé em Deus se libertaria do seu sentimento de inferioridade e insegurança. Tentou esconder esta convicção do seu pai, que era um fanático anticristão, mas o velho descobriu.

— Não creio nesta história de Deus, como você bem sabe. Tentei criá-lo como um pensador objetivo, livre de toda essa emoção religiosa. Mas, filho, se Deus pode remover o sentimento de inferioridade que você tem e que só produz fracasso, como um homem imparcial dou a Ele o crédito que merece.

Perguntei:
— O que diz seu pai agora que você se tornou um dos agentes mais produtivos da sua companhia e é um reconhecido pensador positivo?

Ele sorriu.
— Bem, se papai diz que Deus pode me transformar de um fracassado pensador negativo em um pensador positivo bem-sucedido, é melhor que ele conheça Deus. E diz às pessoas: “Deus fez algo pelo meu filho que nunca consegui fazer.”

 De qualquer maneira — concluiu o jovem —, vejo claramente que o que me libertou de um negativismo mortal foi um processo espiritual. E, creia-me, vou permanecer fiel e ele.

Que o pensamento positivo funciona, não tenho a menor dúvida. Resumindo, ele deu a cada pessoa uma feliz realização.

Então, como você pode tornar-se um pensador positivo e permanecer assim?

Como já mencionei, a prioridade número um é o desejo, a vontade firme e persistente, mas mesmo isso não basta. E preciso que o desejo seja intenso. Para tornar-se um pensador positivo, você deve querer ser; não apenas pensar no assunto friamente, mas intensamente, com toda sua vontade.

Se não tiver intensidade de desejo, as chances de ser bem-sucedido são mínimas. Mas com desejo intenso, e persistência, você tem o ingrediente básico para tornar-se uma pessoa positiva.

Devo lembrar novamente que algumas pessoas pensam positivo por natureza, e felizmente nunca foram submetidas na infância a um negativismo intenso.

Por alguma razão, provavelmente por causa da hereditariedade ou uma forte influência familiar, eles resistiram à atitude negativa do mundo ao seu redor. Parece que pensadores positivos naturais são menos numerosos que pensadores negativos.

Certa noite, após falar numa palestra de milhares de pessoas que trabalhavam em vendas, em Atlanta, um jovem aproximou-se e disse-me:
— Continue a salientar a idéia de que intensidade de desejo é básica para se conseguir e manter uma atitude positiva.
Ele parecia tão interessado no assunto que perguntei:
— Por quê? Você tem alguma experiência neste sentido?
Ele então me disse que vinha de uma família rural muito pobre, que seu pai jamais conseguira fazer sua fazendinha prosperar. A maquinaria da fazenda, comprada de segunda ou terceira mão, estava sempre quebrando. E como seu pai vivia sem dinheiro, eles mesmos tentavam consertá-la.

Ele acrescentou:
— Nenhum de nós era muito jeitoso. Como resultado de estarmos sempre à beira da pobreza, as conversas em nossa casa eram sempre negativas: “Não podemos. Não vamos conseguir. Não tem jeito.” Era sempre a mesma velha história. Nunca ouvi uma afirmação otimista.

Então, um dia, um camarada falou no auditório da nossa escola. Não sei quem era ele, mas falou sobre o pensamento positivo e disse que se a pessoa desenvolver o hábito de pensar positivamente, até mesmo sobre as mais negativas condições, põe em movimento forças criativas que irão contrapor-se a qualquer negativismo.

“Este conferencista era simples, bem-humorado, convincente e terrivelmente persuasivo. Ele mostrou-me que existe o lado bom das coisas. E eu queria ser diferente, livrar-me de todas aquelas palavras e pensamentos sombrios.

Então, fui vivo o suficiente para ir à biblioteca local e Encontrei um dos seus livros  (Você Pode Se Acha Que Pode). Então descobri que o que você pensa, se pensar com vontade, no final lhe virá.

“Então — concluiu —, quando o senhor sair por aí fazendo palestras, lembre-se sempre de que, em toda audiência, há alguém como eu que, como diz a Bíblia, tem sede e fome de justiça. (Mateus 5:6)

Ele definiu justiça como a “coisa certa”. Este jovem diligente experimentara uma mudança mental e espiritual ele mudou na mente e no espírito. Descobriu que, tendo fome e sede por algo maior, chame a isto de intensidade ou desejo, chegaria inevitavelmente àquilo que é intensamente desejado.

Nunca esquecerei do homem colérico que entrou em meu escritório em Nova York numa tarde muito fria de inverno e pediu para me ver.
— Tem hora marcada? — perguntou gentilmente minha secretária.
— Não tenho hora marcada; mas preciso ver o dr. Peale. E, veja bem... eu vou vê-lo.
— Um momento — ela respondeu e veio me falar do meu visitante “estranho e grosseiro”.
— Está bem, faça-o entrar — eu disse, ciente de que a atitude irritada deste homem indicava uma confusa condição espiritual. A entrevista foi uma das mais curiosas que já tive, e tenho tido muitas bastante estranhas.
Ele parecia um homem educado bem situado, com seus trinta anos.
— Olhe — começou ele , não teria irrompido assim em seu escritório se não estivesse num estado tão deplorável, e preciso falar com alguém. O senhor não me conhece, e só o vi uma vez quando falava num congresso de corretores
de imóveis. Tem tempo para ouvir meus problemas?
— Bem — respondi — acontece que tenho compromissos marcados, mas lhe darei uma hora. Se organizar sua história, creio que é bastante tempo para uma primeira entrevista. Continue.
Imediatamente ele mergulhou numa tese inflamada contra si mesmo. Era evidente que fervia de raiva. Sua timidez e a insegurança de toda uma vida resultaram nisso. Tudo sempre dava errado com ele. Nascera para perder. Esta era sua auto-imagem arraigada, e se não tivesse uma pequena herança seria um indigente. Claro que era um inegável pensador negativo, e admitia ser um alcoólatra.
Mas tinha um fio de esperança e um tênue desejo de mudar e tornar-se uma pessoa normal.
— Sei que o senhor ensina a ideia do pensamento positivo, que inventou o pensamento positivo. O que há de errado comigo? De que preciso?
— Bem — respondi —, é evidente, creio, que você precisa de Deus. Só Deus pode deslindar esta complicação.
Ao ouvir isto ele ficou vermelho.
— E só isso que o senhor tem a dizer? Esperava coisa melhor do senhor, um homem bem-educado. Então o senhor é igual aos Outros. Só falam de Deus. Deus, Deus, Deus. É só isso o que sabem dizer? Vou lhe dizer uma coisa, estou cheio desta história de Deus. — Levantou-se e deixou a sala sem ao menos me agradecer pelo tempo que passei com ele. Tudo que pude fazer foi uma oração, pedindo paz para aquele rapaz atormentado.

Meia hora depois, minha secretária interfonou:
— Aquele homem voltou. Acho melhor o senhor vê-lo. Ele está péssimo!
Despedi-me da pessoa com quem conversava. O rapaz entrou. Andou de um lado para o outro.
— O que aconteceu comigo? — perguntava repetidamente.
— Acalme-se, meu amigo, e diga-me agora que o ator-
menta.
Ele então explicou que, ao sair do meu4escritório, andara pelas ruas murmurando: “Deus, Deus. E sempre Deus...
 Deus... Deus.” Então disse que, de repente, uma luz muito forte brilhou por todos os lados; o entardecer do inverno já se transformara em escuridão, mas para ele tudo estava iluminado. Os rostos das pessoas brilhavam, os prédios resplendiam em branca luz. As ruas de Manhattan, normalmente sujas e escuras, estavam limpas e iluminadas. As pessoas que passavam pareciam bonitas. Ele as encarava, mas elas não pareciam notá-lo. Até as calçadas pareciam emanar luz. “Estou fora de mim. Estou ficando louco!”, exclamara. Então, fez a única coisa que lhe veio à mente; desnorteado, voltou para meu escritório.

Ele me olhou de forma patética:
— O que aconteceu comigo? Fiquei louco?
— Não — repliquei —, sua cabeça está bem. Talvez nunca tenha estado tão bem. Você teve uma experiência rara, que chamamos mística. Deus explodiu dentro de você com poder. Acho que você está curado. Creio que foi recriado. Não me pergunte por que, pois não sei. Acho que Deus quer que você faça algo especial com a sua vida.

O resultado foi que aquele rapaz tornou-se uma pessoa completamente diferente, tranquila  feliz, normal e definitivamente positiva. Nos anos que se seguiram a esta experiência extraordinária, ele ajudou muitas pessoas a encontrarem-se de várias maneiras.

Toda a minha vida trabalhei com problemas humanos, mas a experiência deste homem foi única. O método sábio que Deus emprega para tornar pensadores negativos em positivos, e pessoas más em boas é usualmente mais discreto e um processo mais evolucionário de crescimento. Mas de qualquer forma que Ele se manifeste, uma coisa é certa: se você não pode aparentemente mudar sua personalidade sozinho, o Senhor Deus está sempre presente para ajudá-lo quando precisa.
Inerente ao pensamento positivo é a imagem positiva. 


Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica, legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto



2 comentários:

  1. Muito Grato por esta sua colocação.
    Onde todos ajudam, nada custa.
    Abraços de Luz em Paz Profunda.
    Namastê.
    Álvaro de Jesus
    http://novaigrejacaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito grata, fico feliz com sua atenção. A união nos fortalece .dharmadhannya

    ResponderExcluir