sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O signo de Aquário e o Plenilúnio da lua cheia .Esoterico


                                                                                

No dia  22.01.2016   a Grande fraternidade Branca estará reunida para o evento, a luz se une para todos da Unidade. ´E um momento de oração. de União e de Força da Unidade.

O signo de Aquário e o Plenilúnio da lua cheia . 
Reflexões sobre o signo de Aquário e sobre a Meditação da Lua Cheia
O Espírito da Síntese: A Consciência Universal

Encontramos, sob a influência de Aquário, a formação de grupos, o impulso para a união, para as comunidades e os conglomerados empresariais, para a fusão das iniciativas individuais, para o trabalho de equipe, hoje tão em evidência em toda parte.

Os Portais de Aquário estão aberto seja bem vindo, seja bem vinda 


O Revelador da Verdade, O Grande Conector, O Divino Intermediário, O Cristalizador de Formas, O Tríplice Pensador, A Nuvem sobre o topo da Montanha, O Precipitador da Cruz, A Espada Divisora, O Quinto Grande Juiz, A Rosa de Deus, O Celestial, A Porta para a Mente de Deus, A Energia da Iniciação, 
Guardião do Portal, O Distribuidor do Conhecimento, O Anjo com a Espada Flamejante, O Guardião do Segredo, O Bem-Amado do Logos, O Irmão de Sirius, O Mestre dos Hierofantes  é o seu anfitrião.




O símbolo de Aquário
O símbolo do signo de Aquário, cujas qualidades constituem o tema da nossa meditação de hoje, mostra duas linhas em forma de ondas, uma sobre a outra. Se imaginarmos que a linha superior representa o lado espiritual e a inferior, o princípio material, então podemos ver, na interação harmoniosa dessas duas forças, a síntese do fluxo de vida que está em eterna alternância através do seu fluir ondulante. Esses dois mundos podem se combinar.

Na Era de Peixes, o Homem entregou-se tranquilamente ao mundo interior, à vivência mística. Na Era de Aquário entretanto, devemos aprender a viver e a pensar nos dois mundos simultaneamente. Agora, particularmente, estamos enfrentando esse problema. Vivemos hoje num mundo que nos puxa continuamente do centro para a periferia e temos necessidade de todas as nossas forças e de toda a nossa concentração. A abundância de impressões, a agitação e a correria são tão grandes que estamos continuamente nos descuidando de nossa vida interior.

 Os impulsos exteriores constantes, os desejos não satisfeitos de posses cada vez maiores, a distração na forma de televisão, jornais, revistas, vitrines, propaganda, e mil e uma outras superficialidades absorvem totalmente a nossa atenção.

Devemos dar um basta a tudo isso, ao colocarmo-nos seriamente no caminho para o interior. Devemos dirigir nossos sentidos para dentro de nós mesmos a fim de ativarmos, em vivência interior, aquelas fontes de força espiritual que nos possibilitam atuar de maneira mais útil, tranqüila e serena.


Hoje, na Lua Cheia em Aquário, podemos obter uma visão mais aprofundada na natureza da meditação. A meditação é um processo de aprofundamento, interiorização e concentração. Ela significa submersão e contemplação interior, e nela nós tentamos eliminar o máximo possível as influências exteriores para concentrarmo-nos nas esferas interiores, na inspiração e nas qualidades espirituais mais elevadas.

A meditação é um processo de despertar para a vida, uma experiência consciente de nossas próprias profundezas e de nosso próprio Ser. Assim penetramos numa região onde surgem as imagens religiosas e onde as raízes de toda religião viva devem estar fundamentadas. Por esse motivo, não existe uma verdadeira meditação sem conteúdo religioso.

A meditação é a complementação prática para a compreensão teórica do Homem e do seu Ser. Ela está relacionada à essência e àquilo que se oculta por detrás da aparência externa. Proporciona-nos uma experiência real do que conhecemos em teoria e do que sentimos, pensamos e desejamos.

Resumindo, a meditação é o trabalho em si mesmo. Durante a meditação, aprendemos a usar nossa mente e nosso raciocínio, não apenas exteriormente, mas também interiormente, de modo a preparar o caminho para o nosso verdadeiro Ser. A meditação não é um ato passivo e sonhador, mas sim o despertar de nossas capacidades espirituais mais elevadas, construindo uma ponte entre o mundo exterior e o interior. A meditação é uma ponte para o contato com mundo superiores, com a Alma, com a Unidade, com o Plano búdico. Abre nossa mente, desenvolve a intuição acalma nossas emoções.

O Mundo Exterior e o Interior
Na Era de Aquário, o mundo exterior e o interior devem se aproximar, complementando-se numa síntese de intercâmbio ritmado. A consciência do Homem é o ponto de encontro desses dois mundos. O horóscopo também se divide numa parte exterior e interior, superior e inferior.

 Isso corresponde à divisão primordial de espaços válida também ao aprendizado da meditação, onde o círculo no centro possui um significado especial. O Homem vive entre as exignçidm4fl- do e as necessidades de sua Alma. Ambas possuem a mesma realidade.

Quando o Homem esquece ou negligencia uma delas, ele perdeu seu centro de equilíbrio e deve encontrar o seu caminho de volta através do sofrimento e da dor. Entretanto, todos nós enfrentamos o problema: “Em meio às obrigações e às lutas da vida moderna, como podemos encontrar o caminho para nós mesmos?”.

 Essa preocupação torna-se sem dúvida, um grande problema num mundo material que apenas busca coisas terrenas. É normal que muitos desanimem e desistam da luta e da busca. Muitas pessoas que buscam com honestidade, atribuem os seus fracassos às condições externas e acreditam que, se pudessem viver livremente em solidão, sem todas as condições, responsabilidades, obrigações estafantes e requisitos profissionais, então elas também poderiam levar uma vida de meditação. Mediante tais desculpas, iludem quase sempre a si mesmas.

Na verdade, o isolamento puramente físico e exterior, não reme- dia o problema básico de compor-se internamente. Esse problema tem uma causa mais profunda.

 Normalmente, levamos o nosso medo, nossa agitação interior e nosso sofrimento para essa solidão que nos impusemos. Portanto, devemos aprender a encontrar o caminho para nosso interior, mesmo em meio ao alarido da vida ao nosso redor, de modo que um equilíbrio harmonioso entre o interior e o exterior, o superior e o inferior, possa ser encontrado e para que todas as nossas forças sejam centralizadas. Entretanto, primeiramente, devemos encontrar esse centro de nós mesmos, e a meditação auxilia esse fim.

Aquário e o 7 Raio:  Ordem e Magia

De acordo com Alice A. Bailey, o espírito de Aquário está subordinado ao 7 Raio da Magia Cerimonial ou da ordem rítmica e cíclica da vida. Tudo é ritmo, tanto na vida da natureza, como na vida da Alma.

Assim como a alternância contínua entre Inverno e Verão, dia e noite, despertar e adormecer, assim toda a vida bem ordenada deveria desenvolver uma alternância rítmica entre a tensão e o relaxamento, a concentração e a expansão, a meditação e a atividade prática, a contemplação e o serviço, a atividade interior e a exterior, a introversão e a extroversão.

Entretanto, esse ritmo não deve nunca assumir a rigidez dos ciclos que restringem os fenômenos naturais, mas sim adaptar-se às muitas e diferentes necessidades práticas e psicológicas de nossa complicada existência humana. Em Aquário temos condições de encontrar nosso próprio ritmo de vida.

Nossas vidas deveriam ser planejadas e organizadas de maneira correta a fim de encontrar esse ritmo. Para atender às demandas e à velocidade da vida nos dias de hoje, não podemos dispensar uma divisão inteligente do dia. Toda manhã, deveríamos dedicar um pouco de tempo à reflexão silenciosa e à meditação. Uma vez por semana, ao final de seis dias, deveríamos conceder-nos um dia de descanso, e, pelo menos uma vez ao ano, mas de preferência duas vezes, deveríamos observar um período de retiro e isolamento.

A Vida Dúplice do Discípulo
Podemos nos tornar plenamente conscientes desses ritmos, particularmente durante o mês de Aquário. A vida do discípulo em seu ritmo alternante, pode ser também compreendida em termos do símbolo de Aquário acima descrito, da linha dupla em forma de ondas.

É uma situação de dualidade, cuja solução está na vivência simultânea e consciente desses dois ritmos. Com parte de nossa mente e de nossa percepção, refletimos sobre a vida espiritual, e com outra parte de nossa receptividade mental, concentramo-nos na vida em sua forma externa.

Isto exige, durante todo o dia, uma constante atitude meditativa, um estar arraigado, profunda e simultaneamente em nosso próprio Ser, e um trabalhar na vida a partir desse centro. A meditação é um dos caminhos mais importantes para cultivar-se esse estado de consciência e para mantê-lo num grau crescente. A meditação correta requer a prática diária durante anos, pois ela é um estado que deve ser construído aos poucos, lentamente, degrau por degrau.

 Portanto, é preciso desenvolver o sentimento certo para o período de Aquário. A paciência maior e a perseverança, bem como o abandono da pressa e do atropelo, são pré-requisitos importantes para isso.

Assim, para termos uma visão mais profunda das qualidades do signo de Aquário, precisamos nos familiarizar melhor com as dualidades às quais estamos todos constantemente expostos e uma das tarefas mais importantes para aqueles nascidos sob o signo de Aquário, é superá-las.

Os regentes planetários exotéricos de Aquário são Saturno e, mais recentemente, Urano; e nisso já temos uma dualidade. A nível da mente, essa dualidade dá-se entre o pensamento abstrato, iluminado pela intuição e o intelecto concreto, o qual só aceita o tangível e o mensurável, aquilo que puder ser provado cientificamente. Isto também é simbolizado pelas duas ondas sobrepostas do signo de Aquário.

A onda superior indica a mente espiritual e abstrata e corresponde ao planeta Urano; a onda inferior é o pensamento concreto, saturnino, ligado à realidade material.

 Entretanto, ambos os modos de pensar deveriam se unir e permear-se mutuamente. O raciocínio concreto ajustado à realização material, deve ser fertilizado e iluminado pelas idéias intuitivas e abstratas.

 A reunião dessas duas polaridades, porém, sempre acontece por intermédio do terceiro fator, através do Espírito da Re-união, da fusão, que é denominado esotericamente de o futuro “Avatar da Síntese”, ou através de Júpiter que é o regente esotérico do signo de Aquário.

Uma outra possibilidade para superarmos a dualidade é a observação desprendida ou a penetração consciente da Alma e da personalidade. Essa capacidade pressupõe uma certa inteligência e um poder de discernimento, pois exige que nos tornemos unos com a Alma ou com o Ser superior e observemos a nós mesmos.

Uma boa prática é o nosso próprio distanciamento, distanciamento esse tão grande a ponto de ouvirmos e vermos a nós mesmos. Para isso é indispensável que nos desapeguemos das exigências do nosso “Eu menor” e estejamos arraigados na Alma, sempre na posição de observador, capaz de dirigir, daquele ponto, as atividades da mente e dos sentimentos, e ações.

O exercício mais importante para o desprendimento é o desenvolvimento da capacidade de discriminação através da objetificação e da desidentificação.

 Devemos aprender a separar o essencial do prescindível e a compreender instantaneamente a situação do momento, tal qual realmente é. Devemos apreender o que está próximo, restringindo-nos às realidades. Devemos desistir das ilusões, perceber as possibilidades para realização e engajar-nos completamente.

Então não mais daremos tanto valor às trivialidades que nos custam tempo e energia, e poderemos orientar os nossos espíritos para coisas importantes. Entretanto, o primeiro requisito para isso é a elucidação ou objetificação da natureza emocional,não mais nos deixando desanimar pelos nossos sentimentos e resistindo firmemente em abdicar aos nossos ideais mais elevados a favor da satisfação pessoal, das ambições materiais ou da autocomiseração. A atenção dirige-se, portanto, à análise mental, à discriminação entre o real e o imaginário.

Dessa forma, podemos perceber a natureza ilusória de nossas reações emocionais, a sua maneira alternante e contraditória que faz surgir contra um único e mesmo objeto atitudes e reações quase sempre ambivalentes e contrastantes.

O Espírito da Síntese: A Consciência Universal
Além da capacidade de discriminação, é também importante um senso correto de proporção. Ele está ligado ao “Espírito da Síntese” do qual se desenvolve o senso de humor; a pessoa não é rígida, não se leva tão a sério. Se olharmos da nossa posição de observador, veremos que muitas reações, agora em suas corretas proporções, são até mesmo ridículas. Assim, começa-se a rir de si mesmo. Notamos isto em muitos países, onde durante este mês é celebrado o Carnaval, com todas as suas brincadeiras e gozações para consigo mesmo e para com os outros.

Aquário é, sem dúvida, o “brincalhão”, o ator e o palhaço. Tudo isso é resultado do processo de depreendimento  Ganhamos uma visão maior, quando não mais nos levamos tão a sério.

Os Perigos de Aquário
Mas até mesmo aqui existe perigo! Pois, ao exagerar o seu desprendimento, o Aquariano pode perder-se em utopias e idéias reformistas que não podem ser realizadas por estarem num futuro bem remoto, ou pode não levar mais nada a sério, colocar-se acima dos outros, tornar-se um excêntrico arrogante e esquisito, incapaz de fazer qualquer coisa. Ele torna-se desconfiado e exageradamente elitista. Assim, por exemplo, liga-se somente às pessoas que a seu ver lhe convém e que tenham o seu grau de desenvolvimento.

 Dessa forma, pode se desenvolver um espírito de casta que faz com que rejeite bruscamente todo o contato com pessoas de outro nível. Seus semelhantes não têm mais valor. Seu próprio EU torna-se pretensioso e sob um esnobismo frio, ele se isola na “torre de marfim”.

Um Aquariano que chega a tais extremos já se sente tão puro e sagrado que se torna incapaz de interessar-se verdadeiramente pela vida. Nada mais lhe interessa, apenas as suas próprias idéias e o seu próprio bem-estar. Tudo o mais é desprezado ou desdenhosamente rejeitado. Ele é destituído de experiência, distanciando-se da vida e preso em seu mundo imaginário.

O Aquariano que se isola dos outros com presunção, achando- se o “dono da verdade” — algo que ele faz continuamente — certamente passará por crises psicológicas. Acabará por reconhecer que é impotente, que não pode realizar nada sozinho e que está isolado do fluxo da vida. Ele deve experimentar essa impotência até às últimas conseqüências, até que seu orgulho e arbitrariedade desapareçam.

Somente então será capaz de colocar-se na busca pelos outros, com os quais poderá encontrar soluções úteis para os problemas existentes. Deve aprender a colaborar e unir-se aos outros.

No caso do Aquariano, é o amor bem como o próprio sofrimento que o fazem retornar ao seu centro. Aqui, o papel do eixo Leão-Aquário é o de trazê-lo de volta da torre de marfim na qual se perdeu. O amor freqüentemente chega inesperado, qual raio de Sol que suaviza o coração indiferente do Aquariano.

Formação de Grupos
O Aquariano que desejar um desenvolvimento maior, deverá procurar um grupo. Ele deve buscar por aqueles indivíduos que desejam trabalhar em favor dos mesmos ideais. Assim, tornar-se-á o líder de grupos e organizações, de movimentos espirituais com abrangência mundial.

 Por esta razão, encontramos, sob a influência de Aquário, a formação de grupos, o impulso para a união, para as comunidades e os conglomerados empresariais, para a fusão das iniciativas individuais, para o trabalho de equipe, hoje tão em evidência em toda parte.

As tarefas de Aquário
O Aquariano tem a capacidade de encontrar soluções originais para os problemas existentes. Ele é o inventor nato que não evita dificuldades ao assumir tarefas complicadas. Ele é capaz de trilhar novos caminhos e de introduzir reformas que se relacionam tanto com a esfera interior da vida quanto com o cumprimento das exigências do mundo externo.

O verdadeiro Aquariano sempre sente o impulso de abolir as injustiças no mundo. Pode inclusive acontecer que sua visão se obscureça e que veja somente as injustiças as quais acabam por esmagá-lo.

 Esse seu impulso de reformador do mundo, que lhe é inerente, faz também com que entre freqüentemente em atrito com a incompreensão do seu meio, com as formas mentais rígidas e com as ideologias e pontos de vista poderosos do passado, os quais estão presentes não somente no mundo mas também em seu interior, e que correspondem a Saturno, o regente tradicional de Aquário.

 Eles impedem o caminho dos seus esforços espirituais. Travará batalhas interiores, aprendendo a enfrentá-los e a vencê-los caso deseje dedicar a sua vida a si mesmo e a esses novos valores e ideais espirituais.

Saturno: “O Guardião do Limiar”
Assim como em Capricórnio, Saturno também é, em Aquário, o “Guardião do Limiar”, até que seus ideais e visões correspondam à realidade, até que tenha amadurecido uma compreensão segura da realidade.

 O Uraniano, o Aquariano, que deseja impor suas novas idéias, deve sempre combater o comportamento estereotipado das pessoas que fazem algo porque sempre foi feito daquele modo.

 Ao mesmo tempo, deve lutar contra sua própria tendência de ter à mão uma solução universal para todos os problemas ou de oferecer um sistema definitivo onde tudo, adequado ou não, ajuste-se simplesmente porque foi desta forma que ele imaginou.

 Esse sistema pode funcionar na sua mente decididamente técnica, mas geralmente só se aplica a robôs e raramente a seres humanos que possuem vida e autoconsciência.

Em todos os hábitos mentais estagnados, cristalizados e dogmáticos, o Aquariano encontra Saturno como o Guardião do Limiar. Somente poderá superar Saturno com os motivos puros do verdadeiro humanitarismo, ao colocar com alegria no coração suas idéias e pensamentos ao serviço de todos.

Se, por outro lado, as forças saturninas vencerem, deverá passar pela solidão e depressão, pelo menos enquanto se enclausurar em seu EU e isolar-se dos outros. As derrotas e os fracassos não mais o tirarão de seu curso ou o desencorajarão, somente quando se unir aos outros na realização de projetos comunitários. Então, tornar-se-á um servidor da Humanidade.

Aquário é simbolizado segurando um jarro de água. Ele verte a água sobre a Humanidade e assim torna-se capaz de “trazer uma corrente de vida unificadora aos corações dos Homens, corrente essa que impele a vida para a unidade e a síntese”. Assim, falam-nos os antigos textos.

Diz o Pensamento-Semente Esotérico de Aquário:
“Água da Vida eu sou, derramada para os Homens sedentos”.


Os Regentes Planetários — Urano, Saturno e Júpiter

Em Aquário, Urano e Saturno regem o plano físico e Júpiter, o plano esotérico, ou seja, o plano da consciência. A definição da influência desses regentes é simples:

o Aquariano procura laços de amizade, embora, ao mesmo tempo, mantenha a sua originalidade pessoal. Através de Urano, ele mostra a mente aberta a tudo o que é novo; através de Saturno, ele se concentra em si mesmo.

 Novamente temos aqui uma situação de dualidade, a oposição entre o velho e o novo, entre o altruísmo e o egocentrismo. Somente ao integrar em si esses dois extremos, será capaz de criar, com o auxílio da sua percepção sensorial jupiteriana, bem desenvolvida, possibilidades úteis para a solução dos problemas; assim pode se tornar também um inventor de sucesso.


Aquário não escala cumes como Capricórnio; desde o princípio está acima das coisas. Os regentes exotéricos de Aquário, Urano e Saturno, asseguram que o Aquariano sempre permaneça na fronteira entre o real e o possível.

Ele gostaria de atravessar essa fronteira, de explorar novas dimensões. Mas assim que as houver atingido, Júpiter manifestar-se-á: sob a sua influência, o Aquariano é capaz de ver as coisas nas devidas proporções.

 Sua autoconsciência egocêntrica expandir-se-á para a consciência universal ou de grupo, através da qual alcançará, em Peixes, a síntese final com a Consciência Cósmica.

A Polaridade Aquário-Leão.
O eixo entre Aquário e Leão indica essa possibilidade. Em Leão, a autoconsciência desenvolve-se até à sua extensão máxima, o indivíduo desperta para sua própria identidade, ele concentra seus esforços para atingir os objetivos de sua personalidade. No final, sente-se tão pressionado pelos processos da vida que acaba tendo consciência da futilidade de seus próprios interesses.

Em Aquário, o indivíduo reconhece que nada consegue sem os outros. Ele desperta para a consciência de grupo, para o humanitarismo e percebe suas responsabilidades para com o grupo e para com o ser individual.

 Começa a “levar a sua própria vida e a engajar-se no serviço da Humanidade”, como se diz esotericamente. Os Aquarianos estão sempre muito ocupados e, em geral, com os assuntos alheios. Assumem, freqüentemente, as responsabilidades e os deveres dos outros e somente sentem que têm valor, que estão agindo correta e nobremente quando se empenham pela justiça social.

Oportunidade — Iluminação — Fraternidade: esses são os dons concedidos à Humanidade durante o mês de Aquário. Na divisão de Casas do horóscopo, Aquário, situa-se na casa superior da consciência, correspondendo à ll Casa.

(Veja: “Die astrologischen Hãuser” de Bruno e Louise Huber — “As Casas Astrológicas” — Totalidade Ed.)

Portanto, o Aquariano não é tão dependente de seu próprio EU,que ainda está se desenvolvendo em Leão, o signo oposto. Já passou desse estágio. Por isso, dizemos que o Aquariano possui consciência de grupo. Essa qualidade interior impulsiona-o a cuidar dos outros, a defendê-los, a intervir e a assistir da sua perspectiva superior e, dessa forma, defender os valores humanos verdadeiros.

 Livre das inquietações instintivas, ele pode abrir-se a valores mais elevados, éticos e ideais. A autoconsciência enfatizada em Leão expande-se em universal.

 O ser humano, distinto e isolado, torna-se, em sua consciência de unidade, toda a Humanidade, preservando, no entanto, a sua individualidade. Não é mais um ser egocêntrico, mas, de certo modo, desenvolve uma responsabilidade planetária. Deixa de servir a si mesmo para servir ao mundo, permanecendo, porém, uma entidade individualizada.

Consciência de Grupo — A diretriz de Aquário
Esta é uma idéia importante que merece uma consideração mais detalhada. A consciência de grupo floresce em Aquário, sob o ponto de vista esotérico, resultando no humanitarismo e na justiça para com o fraco. A consciência de grupo também pode ser descrita como a consciência social. Ela é a diretriz da Nova Era e deveria servir-nos como lema interior em todo o nosso trabalho de grupo.

Embora a pessoa permeada pelo espírito de Aquário abandone seus interesses pessoais em benefício do todo, ela mantém e preserva a sua própria individualidade. Ainda é muito comum a crença deque — de acordo com a Era de Peixes — deveríamos renunciar a nós mesmos em favor do grupo, seguir uma forte personalidade à qual se deve servir submissa e devotamente.

Hoje essa atitude não é mais válida, pois devemos todos aprender a ser auto-responsáveis. Porém, isto somente será possível se pudermos ser e permanecer nós mesmos. Somente então seremos capazes de perceber o verdadeiro amor de grupo.

O amor verdadeiro somente pode ser expresso quando a consciência individual estiver disponível para isso como um ponto de convergência. E a pessoa que se sentir reconhecida e admitida em sua originalidade e singularidade, também será capaz de tolerar os outros e praticará o verdadeiro humanitarismo. Assim surge a “harmonia dos indivíduos originais” como outrora fora descrita a consciência de grupo.

A Autoconsciência da Mulher

Portanto, é também particularmente importante para a mulher que ela desenvolva uma maior autoconsciência. Deve estar ciente de que representa no mundo a ordem e a preservação das coisas.

 Somente então poderá se empenhar pelos direitos e pela justiça, ajudar na criação de formas válidas de vida para todas as pessoas nesta Terra, contribuindo, assim, para a realização dos Direitos Humanos. Por muito tempo, a mulher baseou sua autoconsciência no fato de ter um marido que a amasse e com quem vivesse dentro dos vínculos legais do matrimônio, gozando dessa forma do reconhecimento social.

 Ou seja, ela apenas possuía valor se tivesse um esposo; sua autoconsciência era completamente dependente do amor e reconhecimento do homem. Se esse homem não mais a amasse, então tinha o direito de abandoná-la; ela era reduzida a um nada e então considerada socialmente como um ser humano de segunda categoria. Hoje, esta situação modificou-se fundamentalmente;

 as mulheres devem ter plena consciência disso para que se libertem dos seus velhos conceitos. Esses velhos conceitos ou condicionamentos representam o “Guardião do Limiar” confrontando a mulher de hoje.

 O confronto com o antigo, com as formas de comportamento ultrapassadas, é uma experiência comum a todas as mulheres. Não é um problema isolado, mas sim um problema da Humanidade. Não se faz mais necessário, hoje em dia, que a mulher atrele sua autoconsciência ao amor e à fidelidade de um homem.

 Agora ela tem a possibilidade de afirmar-se no mundo e de conquistar um lugar como ser humano, seja no campo profissional, seja na família. Esse processo está em andamento em todo o mundo; em toda a parte pode-se observar como as mulheres estão se tornando independentes o que é também um dos motivos para o número freqüente de divórcios.

Mas esse fato sozinho ainda não é suficiente; trata-se, em realidade, da união de todas as Almas, da verdadeira fraternidade, do verdadeiro Amor, do verdadeiro humanitarismo. É uma questão de equilíbrio entre os seres humanos, o que somente é possível através do terceiro polo, através do Amor.

Portanto, é de extrema importância conhecer mais sobre o Amor verdadeiro. É o princípio de Cristo que deveria ressuscitar nos corações dos homens. Uma vez que a mulher é particularmente indicada para receber o espírito de Cristo em seu coração, é provável que sua tarefa especial seja a de estabelecer esse espírito no mundo.

Em outras palavras, a nova autoconsciência que a mulher deve conquistar, capacita-a mais do que nunca ao verdadeiro humanitarismo, pois ela é por natureza destinada a preservar a vida. Esse impulso interior de preservação da vida requer a total capacidade de inteligência para encontrar e criar oportunidades cada vez melhores, a fim de que a vida em nosso planeta não seja ameaçada.

A função natural de mãe como protetora e educadora pode se manifestar hoje de uma maneira nova. À medida em que cresce o seu poder através da evolução da autoconsciência, ela deve defender os valores humanos verdadeiros. E então agirá o regente esotérico de Aquário, Júpiter, que, por meio de uma perspectiva clara, interrelaciona todas as coisas corretamente.

Como mulheres, devemos ter a coragem para advogar a visão do humanitarismo universal. Onde prevalecer a injustiça e a exploração, devemos enfrentá-las bravamente e lutar pela distribuição justa e pela igualdade. Devemos empenhar toda a nossa inteligência e habilidade para encontrar a melhor solução — não apenas para a nossa família e nossos filhos, mas também para um número de pessoas cada vez maior.

A Natureza do Amor

É necessário esclarecer nossa idéia de Amor e adaptá-la à Nova Era. O Amor não é sentimentalismo, nem emoção ou desejo. Amor é a manifestação de um poder transcedental e de um processo transcendental em nós. O Amor não começa em nós nem termina naqueles que amamos.

 Ele possui uma fonte cósmica: ele flui através de nós e continua infinitamente o seu caminho. Quanto mais amamos, mais Amor surge na Terra. Essa luz brilhante do Amor, como energia atrativa, lavará todo o sofrimento e desgosto causado pela ignorância e pelo isolamento, revelando a alegria como a diretriz da “Nova Era”.

Hoje, na meditação de Aquário, podemos invocar o espírito avaliador e unificador do regente esotérico Júpiter para que os desentendimentos e os conflitos sejam superados, tanto em nós, como nos acontecimentos do mundo —

para que as pessoas sejam capazes de ver não apenas o que as separa, mas também de reconhecer a grandeza da unidade em todas as coisas e cultivando e promovendo os vínculos e os laços.

 As pessoas que enxergam claramente os problemas existentes e que querem fazer algo para melhorar as condições que são encontradas em todo o mundo, em muitos grupos e organizações diferentes, em

cada campo do interesse humano, seja na religião, na cultura, na educação ou na política. E são essas pessoas que devem estar receptivas para o fluxo da sabedoria iluminada e da compreensão com amor que se faz possível hoje de um modo especial.
Novos Pensamentos e Novos Ideais

Sob o espírito de Aquário, podemos deliberadamente concentrar- nos em meditação para levar novos pensamentos e ideais à mente dos homens e, assim, cooperar na criação de um mundo novo e melhor.

Entretanto, isso somente é possível quando nos sentimos responsáveis pelo que acontece no mundo, quando “a consciência do mundo” despertou em nós ou quando foi atingida a impessoalidade. Para chegar a essa atitude, devemos aprender a renunciar ao egoísmo, ao sucesso e enriquecimento pessoais, e deixar que as relações humanas sejam regidas pela eqüidade extrema.

Isto requer a renúncia ao EU pequeno e pessoal, para que observemos, reconheçamos e julguemos o nosso próprio EU e os nossos semelhantes mais objetivamente, de um ponto de vista superior, do nosso verdadeiro Ser, à distância.

Impessoalidade.

Por esse motivo, dá-se grande valor, durante o aprendizado da meditação, a uma postura de impessoalidade, para que possamos nos reconhecer como realmente somos, e para que sejamos receptivos tanto às necessidades alheias quanto aos problemas da Humanidade.

Deve haver um certo interesse não apenas nos assuntos humanos, mas também na minoração dos sofrimentos ao nosso redor. O desejo de servir e de auxiliar deve ser sincero; caso contrário, as energias criativas de Aquário poderão ter um efeito destruidor sobre nossos pequenos motivos pessoais e causar crises e dificuldades.

Ao defendermos essas novas forças, estamos por demais prontos para acreditar que nossa atividade esteja sendo criticada e julgada falsamente, ou que nosso trabalho e nossos esforços não sejam suficientemente apreciados, reconhecidos e compreendidos.

O desânimo e o desprezo são as provas de Aquário e também de todos aqueles que advogam a realização de valores novos. Portanto, devemos sempre defender-nos contra tais sentimentos e amar-nos interiormente, pois eles podem minar as forças edificantes.

 Devemos proteger-nos e ajudar-nos mutuamente, unindo-nos em espírito comum e fortalecendo-nos através de pensamentos e forças dirigidos ao mesmo alvo, para que — de acordo com a imagem espiritual que contemplamos — resulte no melhor para todos.

 Acima de tudo, na meditação, criamos juntos um campo de solidariedade e de força interior. Devemos permanecer continuamente em contato íntimo com os outros a fim de sermos firmes e constantes, quando na vida empenhamo-nos pelos valores humanos genuínos, pela Boa Vontade, pela compreensão compassiva e pela justiça.

Resumo
Portanto, em Aquário acontece uma alternância constante entre Saturno e Urano. O desânimo e os receios provêm de Saturno e a oportunidade certa e a iluminação, de Urano. É o caminho do “intelecto para a intuição” que traz a amalgamação desses dois princípios.

Saturno testa e tem a missão do amadurecimento. Ao oferecer-nos uma oportunidade de crescimento, ele nos põe à prova, e nós próprios devemos decidir se queremos mudar e avançar um degrau. Então entramos na lei de Urano.

Mas, geralmente, temos primeiro que superar os medos que impedem a livre expressão do nosso Ser Interior. Somente então Saturno cederá o caminho ao seu grande irmão (ou irmã) Urano, que permite que a luz da intuição e da iluminação irrompa sobre a situação e que vislumbremos caminhos totalmente novos.

Através desse pensamento iluminado e assistido pelo regente esotérico Júpiter, podemos avaliar corretamente os eventos e interpretá-los. Pela luz do presente, podemos unir o velho ao novo, o passado ao futuro. Disso surge a utilidade de todo o exercício de meditação: ele permite que sejamos conduzidos interiormente pela Luz da Alma.

 O sucesso prático desses esforços espirituais depende da presteza em ampliar a luz interior e de usá-la no estabelecimento das corretas relações humanas na família, no grupo, no país e no mundo. Como um grupo, podemos servir durante a Meditação da Lua Cheia, como um canal receptivo dessas forças de iluminação.

 Somos chamados especialmente hoje para um grande serviço em benefício da Humanidade; durante a Grande Invocação, pedimos que Luz, Amor e Poder fluam às decisões dos Homens.
Podemos pedir e esperar pela iluminação daqueles que tomam as decisões pela Humanidade. Nossa iluminação individual nada tem em comum com esse pedido; ela é, por assim dizer, um produto secundário desse esforço grupal. Trata-se de um serviço desinteressado.

 Pedimos iluminação e liderança sábia para aqueles que dirigem os destinos das raças, das nações e dos povos. Sobre seus ombros, está a responsabilidade de tomar decisões sábias baseadas na compreensão ampla dos interesses das organizações internacionais e no estabelecimento de relações humanas corretas"
Louise Huber.

Um comentário:

  1. Tenho um site www.forum-esoterico.com.br , o fórum apesar de recente é muito visitado (acho que devido a divulgação em redes sociais específicas, jornais e Ordens Esotéricas a que pertenço onde divulgo), mas é pouco participativo. Convido você a fazer um ANÚNCIO GRATUITO por 30 dias, basta se cadastrar, e anunciar no tópico específico e por gentileza fazer participações em outros tópicos.


    Paz Profunda !
    Richard

    ResponderExcluir