quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"A hierarquia da identidade pessoal, global e universal".





"A hierarquia da identidade pessoal,  global e universal".

A consciência iluminada e expandida é um reflexo da Luz da Alma, que emana a Graça do Dharma da Unidade

É chegada a hora de uma mudança na consciência. O mundo só mudará se nós nos modificarmos. Assim, veja como você pode se expandir no ponto em que está. A consciência e a percepção consciente são a chave.
Ao determinar a sua Identidade Social — a maneira como você se define dentro de todos os relacionamentos, concebi a Hierarquia da Identidade Pessoal, que abarca sete níveis.

 Dependendo do nível da sua consciência OU de onde você está situado dentro da hierarquia, você terá um relacionamento maior ou menor com o mundo corno um todo.

Leia as descrições que se seguem para descobrir onde você se encaixa atualmente e seja sincero na auto-avaliação. Pergunte então a si mesmo: “E assim que quero me definir agora e no futuro?”“Que relacionamento com os outros e com o mundo vai assegurar mais harmonia, integração e prosperidade em todas as áreas da minha vida?”

Você verá que elas estão relacionadas em ordem descendente. Aconselho que você tenha a intenção de se aproximar o mais possível do topo da hierarquia em todas as situações. Subir sistematicamente ajudará a harmonizar todos os seus relacionamentos. Vou apresentar a lista e explicar individualmente cada nível:

•Ser espiritual
• Ser senciente
• Ser humano
• Ser nacional ou cultural
• Ser étnico ou racial
• Ser sexual
• Ser individual


7. Ser espiritual — O topo da pirâmide. A pessoa que está neste nível percebe que tudo tem a mesma origem. Quer a chamemos de Energia ou Deus, somos todos um só e, portanto, tudo é espiritual e valioso.

 O ser espiritual se relaciona com tudo no universo, e, ao compreender a sua íntima ligação com tudo, toma as suas decisões de acordo com o mesmo critério.

 As pessoas, a natureza e tudo o que existe possuem um elevado valor intrínseco porque tudo vem do espírito.

6. Ser senciente — Os seres sencientes têm um alto conceito de todas as pessoas, animais, insetos, árvores — qualquer coisa viva. Não atribuem aos objetos inanimados um conceito tão elevado.

5. Ser humano — A pessoa que se encontra neste nível tem um elevado e igual apreço por todos os seres humanos (vermelhos, amarelos, negros, brancos, homens, mulheres, heterossexuais, homossexuais, americanos, iranianos, cristãos, judeus,, muçulmanos, hindus), mas não necessariamente pelo meio ambiente.

4. Ser nacional ou cultural — O ser nacional ou cultural se define em função de um grupo particular, como, por exemplo, “Sou americano”, “Sou canadense”, “Sou cristão”, “Sou judeu”. Essa pessoa se relaciona com todos os membros do seu grupo, independentemente de outras diferenças, mas tem menos consideração por aqueles que pertencem a outras nações ou culturas, ou que têm convicções religiosas diferentes.

3. Ser étnico ou racial — Eu poderia me definir como branco. Isso significaria que tenho um elevado apreço por outras pessoas brancas, sejam elas do sexo masculino ou feminino, considerando-as iguais, mas eu também não estaria muito preocupado com os índios americanos, os afro-americanos e os hispânicos
— e certamente não estaria interessado nem nos animais nem nas árvores — pelo menos não como a minha ênfase principal.

2. Ser sexual — Essa pessoa se identifica acima de tudo com as pessoas do mesmo sexo, tendo mais consideração por um dos sexos e tratando o seu grupo como sendo superior. Uma pessoa com essa mentalidade que estivesse no poder construiria urna sociedade patriarcal e reprimiria o aspecto feminino da humanidade, ou vice-versa. A abrangência do sexo não teria valor.

1 .Ser individual — Este é o nível mais baixo de consciência. Se essa fosse a minha ênfase, eu teria um grande apreço por mim, principalmente por mim, e tomaria decisões exclusivamente a meu respeito.

 Eu teria a tendência de não dar a mínima para o outro sexo, o ambiente, outros países, outras etnias, outras convicções religiosas ou qualquer outra coisa porque tudo seria basicamente a meu respeito. Isso é o supra-sumo do egocentrismo.

Você acompanhou a hierarquia? Qual a sua posição? Seja sincero.
Veja bem, se você é especialmente patriota ou a favor de qualquer coisa que exclua tudo o mais, eu ficaria surpreso se isso não o incomodasse de alguma maneira. Por outro lado, eu não estaria cumprindo a minha função se estivesse fazendo todo mundo se sentir quentinho e confortável por dentro o tempo todo.

É chegada a hora de uma mudança na consciência. O mundo só mudará se nós nos modificarmos. Assim, veja como você pode se expandir no ponto em que está. A consciência e a percepção consciente são a chave.

E importante assinalar que ninguém se encontra exclusivamente em uma das categorias. Na verdade, você pode observar características de muitos dos sete níveis simultaneamente em várias. pessoas e grupos.

No entanto, você tende a passar a maior parte do seu tempo em uma categoria, pelo menos 51% do tempo. Esse é o seu centro de gravidade.

Cada nível encerra também diferentes comportamentos. Por exemplo, se eu me definir como um ser humano, posso dizer que todos os seres humanos têm certos direitos e poderei defendê-los com ardor, o que é nobre da minha parte. Entretanto, eu poderia chegar à conclusão de que não me importo em destruir hábitats na floresta tropical desde que as pessoas sejam beneficiadas. No meu desejo de satisfazer as minhas necessidades humanas imediatas, eu poderia comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

Ou talvez eu me defina como um ser humano e a minha suprema prioridade seja o amor incondicional pelos direitos do meu semelhante. Esse é o tipo de perspectiva abnegada que fez com que Gandhi, o presidente John F. Kennedy, Robert Kennedy e Martin Luther King fossem assassinados. Os seres humanos que estão prontos para fazer esse tipo de sacrifício vivem em um nível diferente do da maioria das pessoas. Gandhi até mesmo perdoou o seu assassino enquanto estava sendo morto. O papa João Paulo II visitou o prisioneiro que atirou nele para oferecer-lhe perdão.

Se sou patriota e me defino como um ser nacional ou cultural (nacionalcêntrico), eu poderia dizer: “Os Estados Unidos são o máximo; somos a nação mais poderosa do mundo; vamos então assegurar esse poder e impor OS nossos costumes superiores aos outros.”

Esse modo de pensar pode emanar de uma posição extremamente leal e dedicada, ou pode simplesmente ser uma maneira de afirmar sentimentos de superioridade. O patriotismo é uma identidade cultural. Não estou dizendo que os patriotas são maus; ser permanentemente grato por aqul que você recebeu é altamente eficaz e é um dos fundamentos da Prosperidade Harmônica.

 Temos apenas que permanecer despertos, caso contrário esse nível de relacionamento com o mundo com frequência fará com que nos sintamos superiores, achando que o nosso modo de ser é o melhor ou o único possível.

 As nossas intenções podem ser boas (como: vamos dar a eles de presente isto que temos); no entanto, mesmo assim estamos sobrepondo o nosso sistema de valores a outros que talvez não desejem ou não estejam prontos para recebê-lo.

Se algo não vem de dentro de você, você não terá a capacidade de mantê-lo ou preservá-lo. Certamente não será capaz de recriá-lo se o perder.

Se eu me definir como um homem branco, eu direi: “Ei, os afro-americanos e os hispânicos não valem tanto quanto eu, e, por falar nisso, as mulheres também não.” Experimente dizer essa frase em voz alta e veja aonde ela o levará: para começar, você ficará sozinho,
e talvez tenha que tomar cuidado.

Mas você nem mesmo precisa expressar a sua lealdade limitante ao seu nível de Identidade Social; se essa lealdade estiver dentro de você, é aí que reside a sua consciência. Você jamais atingirá o seu pleno potencial dessa maneira.

Precisamos de uma abordagem mais holística e harmônica em relação à vida. Quanto mais você galgar a hierarquia da identidade pessoal, mais amplo será o alcance da sua visão e mais você abarcará a totalidade da vida.

 No nível superior, onde você se vê como um ser espiritual, a sua abrangência é cósmica ou universal. Você entende que todas as coisas afetam umas às outras.

À medida que você for escalando a hierarquia pessoal, achará mais fácil criar os relacionamentos que deseja. Lembre-se de que, sempre, você só atrai quem e o que você é. 


E importante assinalar que ninguém se encontra exclusivamente em uma das categorias. Na verdade, você pode observar características de muitos dos sete níveis simultaneamente em várias pessoas e grupos.

No entanto, você tende a passar a maior parte do seu tempo em uma categoria, pelo menos 51% do tempo. Esse é o seu centro de gravidade.

Cada nível encerra também diferentes comportamentos. Por exemplo, se eu me definir como um ser humano, posso dizer que todos os seres humanos têm certos direitos e poderei defendê-los com ardor, o que é nobre da minha parte. Entretanto, eu poderia chegar à conclusão de que não me importo em destruir hábitats na floresta tropical desde que as pessoas sejam beneficiadas. No meu desejo de satisfazer as minhas necessidades humanas imediatas, eu poderia comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

Ou talvez eu me defina como um ser humano e a minha suprema prioridade seja o amor incondicional pelos direitos do meu semelhante. Esse é o tipo de perspectiva abnegada que fez com que Gandhi, o presidente John F. Kennedy, Robert Kennedy e Martin Luther King fossem assassinados. 

Os seres humanos que estão prontos para fazer esse tipo de sacrifício vivem em um nível diferente do da maioria das pessoas. Gandhi até mesmo perdoou o seu assassino enquanto estava sendo morto. O papa João Paulo II visitou o prisioneiro que atirou nele para oferecer-lhe perdão.

Se sou patriota e me defino como um ser nacional ou cultural (nacional-cêntrico), eu poderia dizer: “Os Estados Unidos são o máximo; somos a nação mais poderosa do mundo; vamos então assegurar esse poder e impor OS nossos costumes superiores aos outros.”

Esse modo de pensar pode emanar de uma posição extremamente leal e dedicada, ou pode simplesmente ser uma maneira de afirmar sentimentos de superioridade. O patriotismo é uma identidade cultural. Não estou dizendo que os patriotas são maus; ser permanentemente grato por aqul que você recebeu é altamente eficaz e é um dos fundamentos da Prosperidade Harmônica.

 Temos apenas que permanecer despertos, caso contrário esse nível de relacionamento com o mundo com frequência fará com que nos sintamos superiores, achando que o nosso modo de ser é o melhor ou o único possível.

 As nossas intenções podem ser boas (como: vamos dar a eles de presente isto que temos); no entanto, mesmo assim estamos sobrepondo o nosso sistema de valores a outros que talvez não desejem ou não estejam prontos para recebê-lo.

Se algo não vem de dentro de você, você não terá a capacidade de mantê-lo ou preservá-lo. Certamente não será capaz de recriá-lo se o perder.
Se eu me definir como um homem branco, eu direi: “Ei, os afro-americanos e os hispânicos não valem tanto quanto eu, e, por falar nisso, as mulheres também não.” Experimente dizer essa frase em voz alta e veja aonde ela o levará: para começar, você ficará sozinho,
e talvez tenha que tomar cuidado.

Mas você nem mesmo precisa expressar a sua lealdade limitante ao seu nível de Identidade Social; se essa lealdade estiver dentro de você, é aí que reside a sua consciência. Você jamais atingirá o seu pleno potencial dessa maneira.

Precisamos de uma abordagem mais holística e harmônica em relação à vida. Quanto mais você galgar a hierarquia da identidade pessoal, mais amplo será o alcance da sua visão e mais você abarcará a totalidade da vida.

 No nível superior, onde você se vê como um ser espiritual, a sua abrangência é cósmica ou universal. Você entende que todas as coisas afetam umas às outras.

À medida que você for escalando a hierarquia pessoal, achará mais fácil criar os relacionamentos que deseja. Lembre-se de que, sempre, você só atrai quem e o que você é.

Você está dando atenção ao seu eu superior e aos seus ideais? Ou está totalmente envolvido pelos seus problemas, cuidando o tempo todo dele como se fosse uma fogueira que precisa ser alimentada constantemente?


Em 1992, todos os membros da Union of Concerned Scientists, uma organização formada por 1.670 cientistas de 70 países, entre eles 70 laureados do prêmio Nobel, concordaram que “uma nova ética é necessária” no mundo.

“Essa ética precisa dar origem a um grande movimento que convença os líderes, os governos e os povos relutantes a efetuar as mudanças necessárias.” Esses conceituados cientistas observaram que temos a responsabilidade de cuidar da Terra e advertiram que “uma grande mudança na maneira como a administramos e a vida faz-se necessária para que possamos evitar urna vasta miséria humana e para que o nosso lar global neste planeta não seja irremediavelmente mutilado”.

Esse despertar exige urna mudança de consciência na maneira como nos definimos individualmente, um estado alterado que precisa tornar-se urna característica permanente caso tenhamos a intenção de seguir adiante e formar relacionamentos produtivos, harmoniosos e de imensa magnitude.

Com isso em mente, gostaria de recomendar com insistência que você dê mais um passo no exame do relacionamento antes de levar a atenção para fora de si mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário