sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os signos e a saúde -





Os signos e a saúde -
 Revista Planeta - Astrologia e saúde
OS MECANISMOS ASTROLÓGICOS NAS FUNÇÕES METABÓLICAS

Para se ter uma ideia de se processa tal “visão” do destino, imagine que o homem é uma lha de ferro presa a um campo magnético de um ímã, que seria a Terra. Se atuarmos com um ou outros ímãs (que seriam os planetas), provocando uma variação no campo da Terra, percebe que é possível se prever a que a limalha de ferro irá conhecendo-se as características dos ímãs que se tem em mãos.

A correlação feita entre signos, planetas e a saúde do homem evidentemente foi-se aprofundando conforme a evolução do conhecimento científico na medicina.

Antigamente, conforme relatam os livros clássicos, as relações entre astrologia e saúde eram generalizadas e superficiais, correspondendo apenas às partes externas do corpo, e repletas dos preconceitos da época.

Os signos relacionavam-se com as seguintes partes do corpo:
Áries — cabeça, Touro — pescoço, Gêmeos — braços, Câncer — peito, Leão — costas, Virgem — mãos, Libra — quadril, Aquário — pernas e Peixes — pés.

Quanto a isso nunca houve discordância, nem mesmo com relação às características físicas — efeitos biológicos — dos planetas e constelações. Havia, sim falta de consenso quanto às analogias internas dos órgãos e suas funções metabólicas, principalmente antes de a medicina ter entrado na sua fase de especialização; é provável que ela veio a contribuir para um bom entendimento entre os médicos astrólogos.

De qualquer forma, a especialização da medicina ofereceu uma compreensão maior e melhor do todo, de modo que as obras de astrologia médica apresentam hoje perfeita concordância na associação das atribuições físicas entre planetas, constelações e funções metabólicas do organismo humano.

Contudo, para se compreender a fundo as causas das relações saúde/astrologia, é preciso abranger o conjunto das idéias e atribuições inerentes a um determinado signo ou planeta, e com elas trabalhar o seu funcionamento causal. Analisemos alguns casos para melhor esclarecer essa afirmação.

Virgem tem como atributo patológico os problemas do aparelho gastrintestinal, porque os virginianos, sendo muito irritáveis, afetados e críticos, prejudicam assim todas as fases da digestão.

 A irritação contrai as papilas, prejudica os movimentos peristálticos e a liberação dos sucos necessários às diversas fases da digestão, afetando os intestinos e, consequentemente, o processo excretório.

Escorpião está relacionado com a bexiga. O volume de urina e sua liberação para fora do organismo são controlados pelo hormônio antidiurético (HAD), que é acionado pela hipófise.

 As fortes emoções e a conseqüente tensão que caracterizam os escorpianos atuam nessa glândula, provocando uma liberação anormal de hormônio que afeta a bexiga.

Já a rapidez, a instabilidade e o nervosismo dos aquarianos, prejudiciais ao seu sistema nervoso, podem ter alguma relação com a mielina, que é uma bainha isolante e protetora do axônio que aumenta a velocidade do impulso elétrico nas células nervosas (neurônios) dirigidas ao cérebro.

As pernas, geralmente afetadas no nativo deste signo, justificam-se pelo fato de os aquarianos terem os vasos sanguíneos dessa região muito sensíveis, sendo que seus arroubos temperamentais fatalmente provocam varizes e cansaço.

Os piscianos, por seu lado, muito inclinados à melancolia, a sofrer calados e a tornar-se apáticos, são sujeitos a discretas anemias e à perda de vitalidade.

 Nesse estado patológico, seus pés funcionam como sensores: acusam cansaço e esgotamento através de uma sensação de peso ou aumento de volume.

Os Quadros 1 e 2 relacionam os principais atributos dos signos e planetas com as causas psíquicas e físicas, bem como seus efeitos em sentido patológico.

...........................


....
                                      





2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário