terça-feira, 23 de outubro de 2012

Chakras, glândulas Endocrinas e Kundalini visão oriental





Chakras, glândulas Endócrinas e Kundalini - Ciência da Índia  
Luis Goulart

Os hindus afirmam que kundalini não é unicamente a medula cérebro—espinhal, mas também faz parte dos sistemas simpático e parassimpático que se unificam mediante as cavidades da coluna vertebral.

O sábio  oriental coloca o sistema nervoso como meio de união dos chakras isto ocorre através do sistema vegetativo, quer como sistema simpático (ou torácico — lombar), quer como sistema parassimpático (ou craniossacral) que atuam em sentidos mais ou menos opostos na enervação  das glândulas exócrinas (que segregam para fora do corpo — como as glândulas exsudativas — ou de um órgão para outro órgão - como da vesícula biliar para o duodeno); quer também na enervação das glândulas endócrinas (cuja secreção se faz diretamente na circulação sanguínea.

A coluna vertebral é no oriente, o eixo do corpo líquido encefalorraquidiano chamado de líquido da vida, enquanto o sangue conhecido como corrente da vida. Os sábios orientais dão multo mais importância ao encefalorraquidiano porque dizem ser a reserva e a fonte primordial dos elementos, dos quais os chakras ou centros endócrinos fabricam os hormônios.

Nosso comportamento vital, quanto à saúde e as doenças, depende do campo irradiativo dos chakras sobre as regiões de sua atuação.

Notando-se que eles descobrem principalmente ilação perfeita entre os chakras e os plexos. Assim os mestres apresentam trezecentros de força ligados entre si pelo processo de fabricação e secreção endócrinas. é necessário destacar que estas secreções e os centros vitais ou plexos se encontram anexados às funções nervosas do ser.

 Afirmam os mestres que as atitudes mentais presidem de modo integral com comportamento dos chakras e dos plexos. Advindo, do mesmo modo, a atuação dos mesmos sobre as funções orgânicas do indivíduo. A responsabilidade do pensamento (e mais de quem o emite) o fator que prepondera para a saúde e a felicidade da criatura humana. O que, fora o conhecimento dos chakras, já não é novidade na medicina moderna. O fator psicossomático básico em qualquer tratamento. Assim temos os treze pontos básicos da vitalidade do ser, segundo a observação da ciência oriental:






Chakras
Atuação e Influência

Sahasrara
Pineal ( ou  Epífese) e
Plexo cervical

Ava ou
Adjanâ
Hipófise , sistema vegetativo
E bulbo raquidiano

Brahmacharya
Carótida e plexo carotídeo

Click aquíVishudda
Tireóide e plexo faríngeo
....




Chakras
Atuação e Influência

Aryya
Paratireóides e
Sistema Parassimpático.

Soma
Timo e órgão de  Tenischka

Anahata
Coração e
Paraganglio cardíaco

Fígado e  Glomus Hepático
..

  

Chakras
Atuação e Influência
Manas
Pâncreas e Paraganglio
de Langerhans
Manipura
Supra-renal e
Paraganglio Supra-Renal
Hansa
Baço e Plexo solar

Duodeno, Apêndice e
Plexo hipogástrico

Muladhara
Gônadas(testículos e ovários)
Glândula Coxígea de Luschka e
Plexo Coxígeo.
...........................................................


 Imagem da internet...
Os estudantes atentos aos temas atinentes aos Chakras devem ter notado o acréscimo de mais seis chakras além dos que são dados comumente por muitos autores. Pois os sete conhecidos são :

Sahasrâra, Ajnâ, Vishuddha, Anâhata, Manipura, Svdhichthana (ou adhichthãna), Mûladhra (ou Adhâra).

Os demais chakras foram colocados em nosso estudo com base no ensino secreto dos mestres como meio de fixação da mente em termos de busca da saúde do corpo.

 Isto para lembrar que sem uma mudança de comportamento mental, tendo por base a anulação emocional, nada
Será por nós conseguido, pois vimos que o sistema nervoso é o responsável pela atuação dos chakras e, logicamente, pelo desenvolvimento normal dos plexos ou pontos atingidos por suas vibrações

Há de parecer estranha para muita gente a tabela das ilações entre os chakras e os órgãos. Mas podemos garantir que ela obedece fidedignamente à sabedoria dos Mestres. Principalmente “o Tibetano", a quem temos seguido, no tocante às funções orgânicas do indivíduo.

No que tange aos chakras e saúde do ser, creio que um médico  endocrinologista,como o Dr. Linde igualmente um sábio quanto ao conhecimento oculto do ser,  e relativamente à ciência do oriente, deva ser respeitado e seguido, para nosso bem-estar e felicidade.

Em termos espirituais, de ligação nossa com os planos superiores da consciência, há de sempre prevalecer os 7 chakras que destacamos. Não querendo com isso dizer que também estes 7 não influam no comportamento de nosso organismo, pois o homem está, queira ou não ligado à matéria e ao espírito.

 E os 6 demais mexem, porém, especificamente, com forças da natureza.  São como mantenedores  da saúde física e até de importantes fatores de recuperação orgânica, após abatimentos morais e ataques de moléstias cruéis.

Destaquemos os seis não usuais e suas atuações:



Chakras
Atuação e Influência
Brahmacharya
Carótida
Aryya 
Paratireóides e Parassimpático.
Soma
timo
Angsa
Fígado
Manas
Pâncreas
Hansa
Baço e Plexo solar
...........................................................

Não nos restará dúvidas do valor desses chakras quanto a sua atuação nas partes citadas de nosso corpo, as quais segundo os sábios hindus, são as causadoras dos maiores transtornos de nossa saúde, logicamente quando nosso desgoverno emocional as perturba desastrosamente.

Mesmo o timo que no feto, está situado na parte anterior e superior do tórax e desaparece na vida extra-uterina, contém combinações iodadas que atuam no crescimento do ser (ainda no útero) dando-lhe o impulso do desenvolvimento na vida extra-uterina.

Daí às gestantes aconselhamos alimentos ricos em iodo. No feto, faz o papel das funções da tireoide.  Toda criança deve também alimentar-se de substâncias ricas em iodo, mormente as anêmicas e raquíticas. Sobre os demais pontos marcados, não há dúvidas quanto às suas funções e o valor que possuem no comportamento orgânico.

Evidentemente a força atuante que determina as funções orgânicas, através do sistema nervoso é  kundalini. Sua finalidade não está somente restrita às funções orgânicas em termos físicos, mas também abrange “uma psico-fisiologia transcendental”, no dizer do próprio Dr. Lind:

 “o despertar de kundalini traz preparadas diversas faculdades extraordinárias, como o são a intuição, a clarividência, ou dupla visão,
dom da multipersonalidade, o desdobramento ou transposição da personalidade a distância, a união divina, ou yoga, o poder taumatúrgico, ou capacidade de curar enfermidades humanas e, por fim, a transmutação do poder criador, ou seja da força sexual.

Mas de todos estes milagres, o mais maravilhoso e portentoso, sem dúvida alguma, é o de transformar a natureza humana à vontade. Já que nenhuma crença ou ideal, nenhuma promessa superior ou esperança transcendental são capazes de infundir em nós, a felicidade.
Nem conseguir a superação, sem utilizar aquele despertar.”

Na linguagem própria dos místicos indianos, os chakras encontram curiosas ilações com os plexos, como também com as forças da natureza e até com os planos divinos. Daí as ligações maravilhosas dadas aos plexos:






Ânanda
Epífise ou Pineal
Jnânakanda
Hipófise
Yogananda
Carótida
Siddhi
Tireóide
Râma
Paratireóide
Krishna
Timo
Maya
coração
Kali
fígado
..............


Vishnu
Supra-renal
Deva
Baço
Shiva
Duodeno e Apêndice
Atmâ
Gônadas
Brahma
Pâncreas
Vishu
Supra-renal
Deva
Baço
Shiva
Duodeno e Apêndice
Âtmâ
Gônadas
Brahma
Pâncreas


................

As ações exercidas pelos Plexos são assim sintetizadas:



Atuação e Influência
Pineal
Sabedoria ou conhecimento  Espiritual
Hipófise
Conhecimento e experiência
Carótida
Misticismo Devocional
Tireóides
Poder vital
Paratireóides
Filtro de Prâna
Timo
Controle do crescimento
Coração
Controle do sentimento
Fígado
Purificador da Natureza
Supra-renal
Conservação vital
.....
Baço e Plexo solar
 Consciência criadora
Duodeno e apêndice
Impulso vital
Gônadas
Metamorfose vital
Pâncreas
Regulador e criador vital


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs


http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário