segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Verminoses - inimigos íntimos.




Verminoses - inimigos íntimos.

Protega a criança...
O perigo mora dentro do corpo. Alerta...
o seu corpo pode estar habitado por centenas ou até milhares de vermes. alguns deles são capazes de precipitar o diabete, e o câncer de fígado.
Por Tita Montenegro Revista Saúde! é vital

Os enormes e incontáveis morros, com suas ruelas de chão batido e esgoto descendo morro abaixo sem nenhuma cerimônia, formam um ambiente extremamente adequado à proliferação dos mais variados tipos de vermes.

 São lombrigas, schistosomas (veja o quadro abaixo), solitárias, ancilostornídeos e muitos outros bichos que se instalam no intestino.

Ali, competem com o próprio organismo por nutrientes. Mas, às vezes, preferem atacar outros cantos do corpo. No pâncreas, o estrago causado por esses hóspedes costuma causar diabete. No fígado, a presença de vermes facilita o desenvolvimento de tumores.

Apesar de as verminoses serem mais comuns onde a higiene é precária (e isso, bem entendido, não é exclusividade dos morros ), elas não se restringem às classes sociais menos favorecidas.

Um exemplo disso é a dona de casa, de 43 anos, uma paulista que mora há sete anos no Rio de Janeiro. É no seu confortável apartamento no bairro da Lagoa, na zona sul da cidade, que ela ainda se recupera de uma experiência que adoraria esquecer: uma poderosa infestação por vários tipos de vermes ao mesmo tempo.

Os sinais começaram a aparecer há uns cinco anos. “Eu sentia um cansaço muito forte, estava com a imunidade baixa e com alterações digestivas — às vezes ficava com o intestino preso e, em outras ocasiões, com diarréia”, lembra-se Lucy. Procurou sete médicos de diversas especialidades. E nada. “Ouvi os mais variados diagnósticos e ninguém acertou. Também fiz muitos exames, até uma ressonância magnética.”

Coleção de bichinhos
No ano passado a dona de casa ficou com a saúde ainda pior. “Em poucos meses, cheguei a perder 5 quilos”, diz. Em setembro, uma viagem à Europa mudou o rumo dessa história. Na bagagem, além das roupas, Lucy levou um livro recém-comprado: Almanaque de Bichos Que Dão em Gente, da jornalista carioca Sônia Hirsch ).

“Li durante as férias e, ao voltar, comecei a juntar as peças do quebra-cabeça”, ela conta. Não deu outra. Quando se submeteu a um acurado exame de fezes, nada menos que cinco vermes deram as caras: lombrigas (veja no quadro acima), solitárias, ancilostomídios, amebas e giárdias. “Era uma verdadeira coleção”, afirma Lucy inda espantada com a descoberta. 

Schistosoma mansoni
• No Brasil, provoca a esquistossomose
• Os sinais da doença incluem mal-estar, tosse, dores musculares e abdominais, fraqueza generalizada e inflamação no fígado.
• A infestação acontece através da pele ou da mucosa da boca, quando alguém bebe ou tem contato com água contaminada.



Ascaris lumbricoides
• É a famosa lombriga. Ela mede de 20 a 40 centímetros e fica no intestino delgado, se alimentando dos restos de comida da digestão.
• Alguns sinais da sua presença são irritabilidade, indigestão, fraqueza, urticária, apetite irregular, perda de peso e desnutrição.
• Pega-se por meio de água e de alimentos contaminados.

Perda de peso repentina costuma indicar a presença dos vermes

Dezenas de milhões de brasileiros têm vermes. Segundo um levantamento realizado no ano passado pelo Ministério da Saúde, 36% da população do país divide seu corpo com, pelo menos, um bicho desses.

E olhe que se trata de uma estimativa otimista, porque a amostragem não foi das maiores. «‘Analisamos 3 500 pessoas de todo o Brasil”, conta na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Há quem acredite que esse percentual seja maior. “Mais da metade da população deve ter alguma verminose”.

 “Está crescendo, e tardiamente, a preocupação com problema”, avalia o médico.

Cuidado com eles
No Brasil, as raízes dessa incidência elevada são bem conhecidas:
condições de higiene, mesmo n grandes cidades, ainda não são ideais. E,  cada vez mais indivíduos que se julgam protegidos — em boas casas ou apartamentos, onde as torneiras jorra água tratada e a geladeira é bem abastecida — de repente se vêem com parasitas. “Surpreendidos, pacientes não acreditam que têm vermes”. “A ma ria nunca fez um exame de fezes.

Eurytrema pancreaticum
• Ele mede cerca de 1 centímetro, tem uma forma ovalada e habita o pâncreas de bois, carneiros, porcos, macacos e camelos.

Além de ser encontrado em seres humanos, claro.
• Você pode ser infestado depois de comer a carne mal cozida de um animal infectado.

Em países avançados, paradoxalmente, a preocupação é cada vez ,maior— fruto de experiências que mostram a relação entre verminose doenças como o diabete e o de fígado.

 Os médicos estão de olho, por exemplo, no Eurytrema pancreaticum .A pesquisadora canadensse Hulda Clark defende a tese do que esse bicho provoca o diabete.
 Como arma de convencimento nto, usa um site na Internet (/htttp://www. concentric. net/healthy,). Nele, garante que pacientes diabéticos se livraram da doença tomando vermífugos.

O Eurytrerna habita o pâncreas e. ali, destrói os tecidos do órgão. “Se a lesão for grande, prejudicará a produção da insulina. Mas essa infecção é rara no mundo inteiro.

Outro microorganismo sob suspeita de crimes graves contra a saúde é a Fasciola hepatica (veja o quadro abaixo). Ela é acusada de disparar tumores no fígado. O caso está em pleno julgamento da ciência, que reúne provas.
...
Fasciola hepatica
• A fascíola, que ataca o fígado mede  entre 2  e 5 centímetros
e tem formato oval.
. O verme adulto chega viver por mais de
10 anos nas vias biliares.
• E sse tipo pode ser contraído quando se come uma salada mal lavada ou uma porção de carne contaminada.

A fascíola cria problemas quando alcança as vias que transportam a bile produzida pelo fígado até o intestino. Ali, provoca uma irritação. “E isso é capaz de desencadear uma inflamação crônica que facilita o surgimento de tumores”.
Bichos raros
“Pessoas com a fascíola têm mais chance dc ter câncer de fígado” Felizmente, esse verme é pouco encontrado por aqui, no Brasil, Assim como o Paragonimus westermani , que ataca o pulmão, a fascíola é mais frequente nos países do Oriente.

O mais surpreendente em relação aos vermes é que a maratona atrás de médicos e testes sofisticados pela qual Lucy passou poderia ter sido evitada com um exame de fezes bem-feito. Clínicos e pacientes cometem um erro ao achar que verminose não é uma ameaça para quem tem condições de frequentar consultórios e hospitais privados. “ÉS preciso acabar com o mito de que vermes saõ coisa de quem anda de pé no chão”, diz Lucy. “Você pode adquiri-los até num bom restaurante.”

 Paragonimus westermani

• Este verme mede cerca de 1 centímetro de comprimento e 1/2 centímetro de largura.
• Prefere atacar os pulmões onde provoca inflamações.
• Geralmente não causa maiores problemas, a não ser quando se manda para o cérebro, o coração ou a medula. Nesses casos, pode até matar.
• Pega-se o bicho depois de se comer carne contaminada. Ele é mais encontrado no caranguejo ou no camarão-d’água-doce.
Evite ainda pegar qualquer alimento se as mãos não estiverem bem lavadas.
Qualquer comida é mais segura bem cozida.

 Tome cuidado - Para não pegar

• Beba água bem filtrada ou fervida — se não confiar no filtro, porque está velho ou sujo, faça as duas coisas.
• Na hora de escovar os dentes, nada de usar água da torneira. Faça os bochechos com um copo de água filtrada ou fervida.
• Cuidado com as folhas cruas.
“A maioria está contaminada”. Lave-as bem com produtos especiais para desinfetá-las.

Paro flagrar intrusos Não é qualquer exame de fezes que indica, com segurança, se você está infestado por vermes. Não confie muito no resultado negativo, caso não tenha seguido as seguintes orientações:
1. “As amostras devem ser colhidas em três dias diferentes. “Assim há mais chance de achar os microorganismos.” Eles são mestres em escapar de flagrantes.

2. Demorar para levar o potinho ao laboratório é errado: as fezes devem estar ainda frescas na hora da análise.
3. Os especialistas preferem que a pessoa, se for adulta, tome um laxante antes de colher o material. O remédio arrasta tudo o que estiver dentro do intestino, inclusive grudado em suas paredes. Isso aumenta as chances de se notarem estranhos.

Para se livrar do problema
 Medicamentos — os vermífugos
— podem varrê-los do seu corpo. Para cada tipo de bicho existe um remédio capaz de derrotá-lo com mais facilidade. Só o médico, com o resultado do exame nas mãos, poderá receitá-lo com segurança.

Você quer saber mais?
A leitura de Almanaque dos Bichos Que Dão em Gente (Editora Corre Cotia, 255 páginas,  serve como uma bela aula — sem nem um pingo de chatice — sobre o comportamento dos vermes. Escrito em linguam fácil, o livro da jornalista Sônia Hirsch não dipensou uma meticulosa pesquisa.
REvisto em 26.08.2015

Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:




Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...
Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que seu coração ascenda a  Chama  da liberação e  do dharma;
Amem!
Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512



Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário