quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Signo Libra Esoterico, raios e Iniciação





Signo de Libra. Esotérico Alan Oken


"Escolho o caminho que conduz atravéz de duas grandes linhas de força"


A Luz que se movimenta para o repouso.
Essa é a luz que oscila até que seja atingido um ponto de equilíbrio.
É a luz que se distingue por um movimento ascendente e descendente.

Raio de Manifestação:
 Terceiro Raio: Inteligência Ativa
- Signos: Câncer, Libra, Capricórnio.
- Planetas: Terra e Saturno.

 Sétimo Raio. Raio da Ordem Cerimonial e da Magia.
- Signos: Áries, Câncer, Capricórnio.
- Planeta: Urano.

Regentes planetário  e seus  Raios:
Na personalidade: Venus Quinto Raio.

Na Alma: Urano - Sétimo Raio.

A tendência de Libra a não se comprometer e ser bastante indiferente - o que na superfície mostra uma ausência de paixão, uma imparcialidade e uma atitude de "tudo esta o.k. comigo" - pode ser muito desconcertante para uma pessoa de natureza mais marcial. Experimente esse comportamento muitas vezes com um parceiro Áries ou Escorpião regido por Marte, e veja que guerra resulta disso!

Quando Marte também esta em Libra, a pessoa de Balança tende a tocar os pratos da balança com as pontas dos dedos. É seguro que, se Marte e o Sol estiverem conjuntos nesse signo, "eu" não vou gostar do que quer que "você" possa gostar.

 "Eu" também me certificarei de atrair para a minha vida alguém com quem haverá uma divergência tão grande que "eu" sempre estarei de urn lado ou de outro, em toda a disputa. Para Libra, esses confrontos da personalidade continuam (Marte não obstante) ate que seja alcançada a paz final pelo casamento com o Eu Superior.

Da perspectiva da Alma, Libra representa uma pausa, um interlúdio, um local de avaliação, um ponto de contemplação, um hiato entre duas atividades. Pessoas centrando-se na Alma e encarnando em Libra podem ter esse "hiato kármico" enquanto se preparam para o grande conflito que as espera (e, quanto a isso, a qualquer outro) em Escorpião.

 Libra fornece a experiência da gangorra, que pode ser muito confusa tanto para o libriano quanto para os que possam estar relacionados com ele. Isso consiste no ritmo dual de uma pessoa que percebeu algo muito mais profundo do que os aspectos materiais da forma da vida.


Esse indivíduo vivenciou a presença da Alma, mas não está plenamente estabelecido em sua consciência. Assim, ele está polarizado e tende a ondular num vaivém entre os desejos da personalidade e a orientação da Alma para o serviço a transpersonalidade.

 Essa é a grande dualidade e o campo de provas para as pessoas nascidas em Balança. Frequentemente esse ritmo e alternado, pois Libra, em certos períodos de sua vida, é muito mais orientado pela Alma, enquanto que, em outros, pode predominar a sua personalidade.

Desse modo os librianos estão em fluxo entre estas duas polaridades principais da vida, mas por uma razão muito boa - eles devem aprender a natureza dessas energias e as experiências dessa polaridade com muita profundidade. Sua tarefa e harmonizar essas duas correntes como o resultado da vivência de dois lados contrastantes, mas relacionados.

A esse respeito, devemos lembrar que Vênus, o regente exotérico de Libra, é o regente esotérico de Gêmeos, o signo do relacionamento c da harmonização dos opostos.

Além de criar um estado de equilíbrio entre os dois "arcos" da Ponte do arco-íris - a Alma e a personalidade -, Libra prepara o caminho para o Discípulo fazer a guerra aberta em Escorpião: aqui esta um lado da batalha; lá esta o outro. Mas a "verdadeira luta (a que leva a infusão da personalidade na Alma) até agora não começou.

Libra não esta pronto para uma agitação tão intensa, mas esboça as linhas da batalha, tomando posições alternadas.

Como Urano é o regente esotérico de Libra e o regente exotérico de Aquário, signo das relações humanas, a evolução do libriano revela-se através da interação da dinâmica interpessoal.

 Em estágios anteriores, especialmente quando na Cruz Fixa, os librianos se comprometem com aqueles relacionamentos que definem claramente as diferenças entre amar uma pessoa no nível da Alma em contraposição a amar alguém sob a perspectiva da personalidade. Um pouco adiante no caminho, Libra trabalhará para integrar e equilibrar essa duas expressões do Amor.

Esse dilema será finalmente resolvido através de Escorpião. Libra é o signo do equilíbrio de desejos: os desejos da natureza inferior tripla e o anseio por uma maneira, centrada na Alma, de lidar com a vida. Isso com frequencia é idealisticamente expresso como a procura do "companheiro de Alma".

Escorpião representa o domínio definitivo dos desejos da matéria e do espírito e da origem ao "Discípulo Vitorioso." Sua polaridade é encontrada em Touro, que e, no nível da personalidade, o signo da regência dos desejos físicos ao longo da vida.

 Peixes, talvez o mais místico de todos os signos, e a incorporação da consumação do "desejo de todas as nações", o resultado do desejo divino: o Salvador do Mundo, o Advento do Ser, o Messias. Em termos do foco natural e normal dos desejos humanos em relacionamentos, o Mestre Tibetano diz que Libra e mais associado com sexo do que qualquer dos outros signos.

Isso se deve a expressão de Libra como o agente de equilíbrio entre as polaridades básicas da vida, a feminina e a masculina. A própria natureza da tensão libriana mantém uma outra dualidade essencial - a que caracteriza a polarização das energias vitais passando entre os dois sexos: atração, por um lado, e competição e combatividade, por outro.

Trilhar o caminho exige que a pessoa desenvolva a habilidade de distinguir os valores corretos e de aperfeiçoar o julgamento no tratar com os outros. Isso esta incorporado na Lei das Relações Humanas Corretas, a nota tônica da Era de Aquário. Essas percepções são o resultado do correto equilíbrio das energias mentais. Esse processo está muito envolvido com a interação de Mercúrio, e Urano; Gêmeos, Libra e \Aquário; e o Terceiro, Quinto e Sétimo Raios. Naturalmente, 0 Segundo Raio do amor/Sabedoria, sendo o principal Raio do nosso sistema solar, esta sempre envolvido em todo foco para a expressão da vida.

Mas certamente o Segundo Raio deve desempenhar uma função vital na expressão do Amor no nível humano, já que emana através do chakra cardíaco.

Libra encontra-se no Terceiro e Sétimo Raios. O Terceiro tem Saturno como regente planetário, e é enquanto se expressa por Libra que Saturno encontra a sua exaltação.

E quando está na Balança que o Senhor do Karma atua em sua máxima justiça. Como sabemos, Saturno também e chamado "O Grande Juiz". É muito severo quando as leis da vida são transgredidas, mas é igualmente compensador quando estas são seguidas com Amor e Justiça.

Ha mais quatro palavras tônicas que podemos empregar para os signos cardeais:
Áries - criação; Câncer - manifestação;
Libra - legislação; e Capricórnio - iniciação.

 Libra e as inúmeras energias que atuam por seu meio tem muito a ver com a administração da Lei do Cosmo, particularmente quando estas se expressam através dos intercâmbios humanos.

 Esse sentido de estruturação é uma expressão direta do Sétimo Raio da Ordem Cerimonial. Podemos notar, por isso, que o signo de Capricórnio (regido esotérica e exotericamente por Saturno) também esta nas duas linhas de Raio de Libra - O Terceiro e o Sétimo -, revelando a estreita associação entre esses dois signos e seus regentes planetários.

 Libra é estreitamente ligado à legislação, pois representa o campo de expressão pelo qual desenvolve-se o plano de manifestação (impelido por Áries e formulado por Câncer) de acordo com a lei natural e espiritual.

É através das Relações Humanas Corretas que Libra gera o equilíbrio entre as leis da humanidade e a lei da Divindade. O Terceiro Raio da fusão primária entre o espírito e a matéria, levando à posterior manifestação de todas as formas da vida.

Sexo também e considerado urn fenômeno de Terceiro Raio porque é o processo sexual que produz as formas físicas na humanidade. Vênus, o regente exotérico de Libra, é o significador planetário da interação  da sexualidade humana. A qualidade de Quinto Raio de Vênus expressa-se como o foco mental sintetizador que serve para trazer todo par de opostos a uma harmonia equilibrada.

 Isso resulta naquelas iias, invenções e produtos que podem beneficiar a humanidade.

O Segundo Raio e trazido a expressão pela regência esotérica de Vênus sobre Gêmeos, um signo proeminentemente do Raio de Amor/Sabedoria.

" Os tres signos de ar são postos em alinhamento como se segue:
Gêmeos é regido por Vênus  no nível da Alma.
Libra e regido por Venus no nível da personalidade e por Urano no nível da Alma.

Aquário e regido por Urano no nível da personalidade.

Nessa relação acima, podemos ver que Libra conecta os dois outros signos de ar, trazendo-os para uma harmonia de relacionamento. No nível da Alma, Gêmeos e Aquário combinam-se com Libra através do intercâmbio de seus regentes planetários.

Libra torna-se o lugar de concentração e de fuo dessas energias. Um  equilíbrio mais evoluído e atingido pela transcendência das diferenças pessoais e pela focalização na inter-relação coletiva. Isso é uma das principais funções de Urano, como regente planetário desse signo.

Através de Libra, Urano pode extrair novos arquétipos sociais das dualidades conflitantes (inerentes a polarização de energias) contidas nos aspectos de relacionamento pessoal e sexual. Isso é síntese em seu mais alto nível de expressão e fornece urn veículo para o nascimento de novas idéias a partir das experiências geradas pela vida através de suas múltiplas formas.

Devemos ter em mente que Urano é o regente planetário do mais sintético dos Raios, o Sétimo, e que há, portanto, uma linha direta de comunicação entre o Primeiro Raio da Vontade/Poder e o Sétimo, o do ordenamento dessa vontade nas estruturas da vida física. O motivo de muitas pessoas serem incapazes de reordenar e reorientar as suas vidas tem a ver com o uso correto da força de vontade.

 Urano tem sua exaltação planetária em Escorpião, sendo, portanto um veículo para a transformação da vontade pessoal em vontade espiritual. Muitas vezes essa transformação na vida ocorre através da área - ou seja, posição da casa - que Urano ocupa no horóscopo natal. Essa posição da casa mostrará onde a reestruturação dos relacionamentos humanos é necessária para causar essa nova focalização da força de vontade pessoal.

No que se refere ao nível da Alma, onde quer que esteja Urano, lá estará Libra. É uma ironia da vida humana que seguidamente tenhamos que ficar um pouco "desequilibrados" em nossos relacionamentos para aprender certas lições fundamentais e finalmente emergir como seres centrados na Alma.

Se houver uma quadratura ou oposição entre Urano e Vênus no mapa natal, haverá alguma dificuldade em fazer a transição do pessoal para o transpessoal, em termos de relacionamentos interpessoais.

 Do nível exotérico, dir-se-ia que esse indivíduo teria "surpresas no relacionamento" - seria atraído para pessoas incomuns, indivíduos não confiáveis ou pessoas completamente diferentes de si.

 O impulso para relacionamentos incomuns e, às vezes, socialmente censuráveis, seria bastante forte. Tudo isso é muito provável de se manifestar, em termos da personalidade, como certa "irregularidade" na vida pessoal do individuo. Se ou Urano ou Vênus fossem os regentes da quinta, sétima ou décima primeira casas no mapa natal centrado na personalidade, essas tendências seriam ainda mais fortemente enfatizadas.

Quanto ao significado dessa quadratura ou oposição à nível da Alma, acharíamos que um dos motivos seria o da Alma expressar equilíbrio e harmonia naquelas casas que Urano e Venus ocupam e regem.

 A dificuldade encontrada na vida da personalidade seria o meio pelo qual essas lições poderiam ser aprendidas. Uma vez dominados e integrados, os resultados destas experiências podem ser partilhados com outros através das Relações Humanas Corretas.

 Pessoas com estes aspectos entre Urano e Vênus estão tentando fazer uma ponte entre o modo da personalidade de lidar e o modo da Alma de inter-relacionar-se e unificar-se com outros. Os conflitos resultantes já estão para resolver quaisquer dualidades sobre relacionamentos humanos. Uma vez que o nível da Alma tenha sido inteiramente fixado, as qualidades de Sétimo Raio de Libra e Urano surgem em sua totalidade, incentivando a capacidade do indivíduo para a organização social em beneficio da humanidade.

LIBRA na Cruz Mutável (indivíduo totalmente centrado na personalidade). Essa pessoa tem relacionamentos simplesmente por tê-los. A necessidade de experiência, em termo de personalidade projetada e resposta exterior para o ego menor, e de extrema importância.

A atitude das personalidades mais fortes desse tipo e: "Seja cooperador e faça as coisas a meu modo!" Outras pessoas podem se ver frequentemente usadas como audiência enquanto Libra na Cruz Mutável dispara - e protege - seu egocentrismo contra o seu (in)significante outro.

 Desse modo, o libriano na Cruz Mutável percebe os outros somente como veículos de resposta para a sua auto-expressão pessoal. O drama e paixão dos "casos de Amor" centrados na personalidade estão positivamente na essência do modo de este indivíduo atuar na vida.

Nesse nível, se Vênus esta em Escorpião, com o Sol ou o ascendente em Libra, o indivíduo é muito inclinado a tirar vantagem de qualquer situação social em que se encontre.

O único equilíbrio é aquele em que a parte do leão e obtida de todo o encontro; de outro modo, esse Balança sente que foi cometida uma injustiça. A personalidade brilhante e frequentemente graciosa (ou bajuladora) pode ser realmente uma máscara para tentar sair vitorioso de qualquer relacionamento.

 Neste estágio, Libra é definitivamente o signo da guerra aberta, e a competição pessoal não apenas é muito acirrada, como também profunda e instintivamente enraizada. Libra e Áries são polaridades, mas enquanto o ariano na Cruz Mutável será individualmente combativo e agressivo, o libriano neste nível tem que comprometer outra pessoa neste drama de "ponto e contraponto".

LIBRA na Cruz Fixa (O despertar para o relacionamento Alma-personalidade). Libra na Cruz Mutável c uma resposta instintiva a ação e reação. Não há materialização de relacionamentos entre quaisquer duas forças que se oponham. Uma vez na Cruz Fixa, no entanto, Libra percebe o verdadeiro significado das energias opostas: a crescente percepção do alheio independente de qualquer padrão de resposta subjetivo e instintivo.

O impulso de ser vitorioso sobre outra pessoa gradualmente da lugar a necessidade de trazer uma concordância equilibrada para todo foco de relacionamento humano. Este anseio por harmonia também se estende às artes, negócios e política, assim como aos domínios filosóficos mais abstratos.

O propósito de subir a Cruz Fixa e obter uma ligação cada vez maior com o Amor. Evidentemente o Amor e a qualidade de consciência da Alma, e é através de Libra que este foco de Amor assume um romantismo idealizado. Neste estágio de evolução, aumenta a dualidade tão inerente ao ritmo dos movimentos de Libra entre os eus inferior e Superior. Há muito menos teno na vida de um Libra na Cruz Mutável: "ama-se" apaixonadamente com a finalidade de realizar desejos pessoais.

Na Cruz Fixa, contudo, a busca do parceiro ideal, do complemento espefico para as metas e aspirações na vida da pessoa, coma dominar a atitude pessoal para com os relacionamentos. Um  refinamento para todas as coisas relativas a beleza e um interesse sincero por uma conduta justa e reta, independentemente de vencedores e perdedores, começa a surgir através dos seus relacionamentos.

 Libra na Cruz Fixa está muito consciente do aumento de tensão que ocorre quando sua vida não esta num estado de harmonia, quando esta vivendo injusta ou deslealmente, quando não está sendo justo em todas as coisas.

Libra na Cruz Fixa vive num movimento de vaivém entre o mundo da personalidade e as visões da Alma. Essa é uma vida baseada em oposições e na necessidade de escolher conscientemente as foas opostas que podem ser corretamente polarizadas para dar origem a uma harmonia ainda maior.

Até que Libra ascenda a Cruz Cardeal, este permanece o estágio de avaliação dos opostos.

LIBRA na Cruz Cardeal (individua centrada na Alma). Libra adquire seu lugar na Cruz Cardeal quando os veículos do eu inferior estão totalmente equilibrados com os do Eu Superior.

 É então que a personalidade e a Alma estão em alinhamento harmônico e o indivíduo de Libra tornou-se urn trabalhador ativo e consciente para o bem da humanidade. Libra é agora a personificação da Lei das Relações Humanas Corretas e esta ativo no processo de fazer progredir a unidade entre todos os povos.

 Uma pessoa como essa pode estar muito ocupada no mundo objetivo, comunicando e fundindo idéias e estruturas sociais a fim de dar origem a novos arquétipos para o avançado plano de evolução. Essa é a ação de Urano e do Sétimo Raio, e librianos na Cruz Cardeal são a própria incorporação dessas atividades.

Sempre no centro, Libra na Cruz Cardeal é muito hábil no lidar com o caos aparente de muitas foas opostas e de perceber o elo comum  que as combina e une.

Atuando através de Vênus no mundo da forma e de Urano no mundo das idéias, Libra pode harmoni-los mutuamente de modo que predomine a visão do esforço humano partilhado. Estes librianos não são  tanto pacificadores quanto inovadores sociais e fatores de coesão  no sensível mundo das finanças, política e diplomacia.

 Seu foco definitivo é a criação de um equilíbrio adequado entre Vontade, Amor e inteligência em toda situação em que se encontram. O Sétimo, afinal de contas, e uma síntese dos Três Raios de Aspecto, transportados para o mundo da vida cotidiana pelos fatores de integração de Urano e Libra.

Palavras tônicas de Libra

1. Mutável                2. Fixo                                                         3. Cardeal

1. Desequilíbrio         2. Impulso p/o Equilíbrio              3. Equilíbrio Perfeito

1. Desejo                             2. Desejo   versus amor                 3.Amor em sua  perfeição

1. Necessidade domínio             2. Vencedores e perdedores                 3. Perfeição e sacrifício

1. Relações pessoais           2. Relações  interpessoais    3.Relações  transpessoais.

1. Totalmente egocêntrica   2. Eu versus/outros  3. A Humanidade Una
1. Olho por olho          2. Olho por olho                   3. O Terceiro Olho

1. Materialista     2.Idealista                                    3.Realista

Frases tônicas de Libras.

Que seja feita a escolha. Essa afirmação revela a tensão consistente que há para Libra na roda comum. E a tensão das forças opostas que necessitam de harmonia e equilíbrio.

Essa é a batalha entre os eus inferior e Superior conforme esta se desenrola através da personalidade. É aqui que Libra é testado e o julgamento correto e o emprego apropriado do Amor são cultivados.

Opto pelo caminho que esta entre as duas grandes linhas de força. Sempre é feita a escolha correta quando se está alinhado com a vontade para o bem. Essa afirmação reflete a relação entre o Primeiro e o Sétimo Raios, como também entre Áries e Libra. As linhas de combate estão  traçadas, e ainda assim a meta de Libra está no foco do serviço  mundial através da revelação da consciência expandida e as consequentes responsabilidades que essas visões acarretam. Para nós, isso é simbolizado pela exaltação de Saturno no signo da Balaa.


- 0 leitor lembrará que anteriormente, mencionei que havia um aspecto da astrologia esotérica que examinava os planetas e os signos de um  nível ainda mais elevado, ou "hierárquico".

A esse respeito, deve-se observar que Urano é o planeta regente de Áries e esta, assim, envolvido com o nascimento de idéias, sob a perspectiva de uma coletividade cósmica muito maior.

 Essa relação liga o Primeiro e o Sétimo Raios em um elo muito mais forte e também explica melhor a presença de Áries em ambas as linhas desses Raios. Eliminei propositalmente muitas referências aos regentes planetários hierárquicos e as suas funções porque estes quase não têm relevância para a informação contida aqui.
 A familiaridade com esse assunto não terá quase nenhuma recompensa para a ampla maioria de nos. Mesmo para os que estão ativos na expressão de suas vidas no nível centrado na Alma, a integração dessa informação hierárquica pouco fará para a compreensão do horóscopo natal.

 Para o estudante interessado existe sempre muita satisfação no acúmulo de conhecimento esotérico e na sintonia intuitiva com o mesmo". 
Postado por Dharmadhannya_el 

Nenhum comentário:

Postar um comentário