segunda-feira, 30 de setembro de 2013

LIBRA PARTE 4 Vênus



                                                        

LIBRA PARTE 4 - KATHLEEN BURT
VÊNUS
 "Estou cansada de televisão e de romances românticos. Estou cansada de ouvir meu marido resmungar das contas que temos que pagar. Acho que a harmonia familiar será restabelecida se eu ganhar algum dinheiro. Eu gostaria de vender cosméticos ou de ser uma decoradora de interiores. Você acha isso prático?"

Escorpião arquetípico tem relação com as finanças comuns e também com a vida sexual do indivíduo. Profissão em áreas financeiras e entendimento doméstico parecem inter-relacionados.

Mas a disciplina dos trânsitos de Mercúrio tende a desgastar-se a menos que as progressões por Escorpião entrem em conjunção com planetas natais de negócios ou em sextil com planetas natais de Virgem (trabalho de precisão). Assim, muitos librianos rapidamente se aborrecerão com estudos financeiros mundanos, perderão o interesse e desistirão.

Se Saturno (arquetipicamente exaltado em Libra) não for forte no mapa natal, mantendo o interesse profissional, dentro de um ano ou dois Libra pergunta, "Por que eu estava interessada em contabilidade e em corretagem de seguro? Isso é muito estranho!".  Não há espaço para o Bem, a Verdade e o Belo aqui. Afinal de contas, o dinheiro é de fato mundano.

Librianos cujo Sol em progressão ou Mercúrio entram em contato com muitos planetas de Escorpião natal podem interessar-se pela terapia sexual, hipnose, massagem, aconselhamento matrimonial ou psicologia. Muitos homens com Sol em Libra passaram da advocacia para a psicologia durante a progressão do Sol e Mercúrio por Escorpião, entrando em conjunção com planetas natais nas casas de Terra (2ª, 8ª e 10ª).

Nos relacionamentos, a questão mais importante para Libra, este pode ser o período mais estressante da vida se o regente mundano, Vênus/Afrodite, estiver em Escorpião. Quando o Sol e outros planetas em progressão entram em conjunção com Vênus natal em Escorpião, ativando alguns aspectos rudes em relação a Vênus, o lado escuro de Vênus escorpiônico é revelado: sua desconfiança, possessividade, inveja e medo da traição.

Se Afrodite suspeita que foi menosprezada ou que outros estão fazendo mexericos a seu respeito, ela pode ser rancorosa, vingativa e insolente. Ela queria ser a mais bela de todas, a vencedora do concurso de beleza. Se sente que está perdendo, especialmente para uma mulher mais jovem, Afrodite em Escorpião pode lutar traiçoeiramente.

O Sol em progressão ativando os aspectos de Vênus ou do regente da Sétima Casa pode encontrar Afrodite acusando o parceiro de infidelidade. Ela não parece realmente importar-se se ele é de fato infiel; o que faz é agarrar-se supersticiosamente à sua suspeita de um modo compulsivamente escorpiônico. Por fim, o cansado parceiro deixa de protestar sua inocência abertamente. Para Vênus em Escorpião isto significa: "Ah, então eu estava certa o tempo todo.

Você esteve me enganando; os outros sabem disso. “Eu vou ficar aborrecida, afastar-me, ou custar-lhe muito dinheiro." Escorpião é regido por Marte no nível mundano, o que significa que Vênus em Escorpião pode estar se preparando para uma virada, talvez um acidente, ou uma perda financeira.


Em geral procuro convencer o libriano com Vênus em Escorpião, ou a pessoa de Libra ascendente, a ler os capítulos finais do Ramayana. Nesse capítulo, após um longo matrimônio, o Senhor Rama encontra sua mulher prisioneira no palácio de Ravana, seu inimigo. Rama tem a impressão de que ela foi pega em circunstâncias incriminadoras embora sua cela não esteja próxima às câmaras de Ravana.

 Ele fica remoendo "o que os outros vão pensar" da virtude da rainha. (Afrodite é uma deusa social. Ela se preocupa com o que os outros pensam.) Ele expõe a pobre Sita, que ficou prisioneira por 11 anos, a uma prova pelo fogo. Suas suspeitas mostram-se sem fundamento. Muitos deuses descem para conversar com Rama, entre eles três deuses reais, muito poderosos, que ele respeita - Indra, Shiva e Varuna. "Ela é pura; ela é inocente", bradam eles ao mesmo tempo que o fogo não consome suas vestes. "Oh, bem, eu tinha certeza disso. Eu só queria esta prova para que as outras pessoas também a aceitassem, e respeitassem a nós dois", diz o arrependido Rama.

No fim da história a ultrajada Sita lhe diz que ele é um rei indigno - que ele assumiu uma posição dúbia, vulgar com relação a ela, sua esposa, seu lado do sentimento. Esta é uma narração vigorosa. Se você tem Vênus em Escorpião, e se percebe que corresponde ao seu caso, você pode
ler esta história em Hindu Myths (Penguin Classics), se sua livraria não dispuser do texto integral do Ramayana. A traição ou a suspeita é um aspecto importante para os que têm planetas na Sétima Casa, Sol em Libra ou Libra ascendente.

Finalmente, Afrodite pôs à prova Psique, sua futura nora - quatro tarefas impossíveis que lhe permitiriam provar se era digna de casar-se com Eros, o filho idolatrado de Afrodite.

Possessividade, ciúme, inveja de outros que são mais jovens e belos parecem ser pontos importantes para Afrodite. Lembramo-nos aqui da estátua de uma deusa com o espelho. Embora Afrodite Urânia avance em idade com graça e beleza, porque está desapegada do corpo, este nem sempre é o caso de mães com Vênus em Escorpião.

Atitudes, valores e relacionamentos são transformados em Escorpião, o mesmo acontecendo com o amor, o dinheiro, a serenidade interior e o confronto externo (no trabalho ou em casa) quando Libra e Escorpião interagem. Neste ciclo, Libra não é mais um espectador na lateral do campo de batalha da vida ou um Arjuna que racionaliza ficando fora do combate. Marte, regente de Escorpião, faz com que seja difícil para Vênus manter a paz.

 Marolas se formam em torno de Libra quer ele(a) queira quer não. A resposta esotérica é manter a calma interior através das turbulentas águas de Escorpião - no lar e no trabalho. Reagir com serenidade interior, mas com assertividade, assumindo uma posição por princípio, é o que se exige no mundo exterior. Plutão proporciona sua energia transformadora e sua vitória para muitos.

A progressão em Sagitário, regida por Júpiter, é bastante mais agradável. Como Libra, Sagitário regido por Júpiter é um signo brando, benéfico, positivo. Progredir por ele é um descanso para Libra. Viagens, progresso espiritual, bons amigos, publicações, sucesso nos litígios
e honras acadêmicas estão entre as vantagens de Sagitário. Librianos que foram advogados ao longo de sua vida profissional podem tornar-se juízes neste ciclo. Libra tem sorte neste ciclo, especialmente se ele (a) tem planetas natais sagitarianos que entrem em conjunção com o Sol em progressão, ou um trígono de Fogo que seja ativado pelo Sol em progressão, ou netos com quem possa sentir-se bem.

(Sagitário, a 9ª Casa no zodíaco natural, é a Casa dos netos.) Se Júpiter natal está bem aspectado, a abundância pode chegar a Libra como resultado dos investimentos feitos durante o ciclo de Escorpião, ou das viagens de conferências, se sua Nona Casa está habitada por planetas bem aspectados. Este ciclo pode propiciar oportunidades para proferir palestras muito concorridas sobre as teorias de Libra, visto que foram testadas e comprovadas no decurso de toda uma vida. Este não é um ciclo tão pressionado, ou tão forçado, como o ciclo de Escorpião regido por Marte, e portanto é muito mais agradável.

Libra pode fazer e alcançar seus objetivos se assim decidir, ou quando assim decidir; Libra não é pressionado pela esposa ou pelo ambiente externo e nem por sua própria natureza interior - seus próprios desejos. Como Libra, Sagitário sabe sentir prazer. Estes são alguns dos melhores anos para Libra. Para o dedicado profissional (Saturno exaltado) de Libra, estes anos podem ser coroados de honras, gratidão e admiração.

Os librianos que vivem a progressão de Capricórnio sentem-se novamente no controle, sentem-se mais Cardeais. Nesse sentido, esta progressão caracteriza um período semelhante ao da juventude, quando tinham opiniões bem definidas e queriam estruturar o mundo de acordo com suas teorias - exceto que agora muitos librianos dispõem dos recursos para fazer isso de fato.

(Capricórnio Terra é o mundo da realidade no sentido mundano.) Capricórnio, entretanto, tem mais interesse nos arranjos finais - testamentos que dispõem sobre a propriedade e outras pessoas, procuração e decisões administrativas. Librianos esotéricos de Urano podem viver tempo suficiente para ver seus ideais humanitários concretizarem-se neste ciclo; as pessoas da comunidade a que serviram podem dar o nome de Libra a um fundo de bolsas de estudo, a uma sala de aula, a uma ala de um museu de arte, ou colocar seu nome em bronze na porta do escritório de advocacia. O administrador de Saturno exaltado pode usufruir este período, visto que ele traz não apenas honra, mas poder e orgulho de realização.

 Libra em progressão em Capricórnio pode sentir prazer e alegria em deixar para seus herdeiros os valores, palpáveis e impalpáveis, pelos quais ele (a) trabalhou arduamente durante toda a sua vida. Ele (a) pode terminar seus dias como patriarca ou matriarca.


Questionário

Como o arquétipo de Libra se expressa? Embora se refira de modo particular aos que têm o Sol em Libra ou Libra ascendente, qualquer pessoa pode aplicar esta série de questões à Casa que tem Libra (ou Libra interceptado) na cúspide.  As respostas a essas perguntas indicarão o grau de
contato do leitor com Vênus/Afrodite, a deusa do amor e da beleza, com seu (do leitor) sentimento, instinto e confiança em seus juízos de valor subjetivos.

1. Meu estilo de comunicação é
a. atraente e delicado.
b. atraente quando quero que assim seja.
c. forçado e direto.
2. Quando meus colegas de trabalho não estão se dando bem, eu
a. sempre exerço o papel de apaziguador.
b. tomo o lado do mais fraco.
c. ignoro-os completamente.

3. Entre minhas melhores qualidades, incluiria
a. diplomacia, bondade, confiança.
b. bondade, tato, bom humor.
c. assertividade, controle, habilidade de fazer com que o trabalho seja executado.

4. Entre minhas características negativas, eu listaria
a. indecisão, procrastinação, vacilação.
b. vaidade, julgamentos superficiais, indolência.
c. retórica direta, abrupta, rude.

5. Quando me encontro num ambiente desarmônico, eu
a. me sinto constrangido e procuro abandonar o local o quanto antes.
b. me sinto constrangido mas rapidamente me acostumo a ele.
c. não dou atenção a esse ambiente.

6. Meu maior medo é
a. perder a pessoa que amo.
b. perder meu status profissional.
c. perder toda minha riqueza.

7. Se perguntado, diria que meu gosto pela música, decoração e arte é
a. muito bom.
b. bom.
c. fraco.

8. Quando volto para casa após o trabalho eu
a. me sento (ou me deito) e descanso.
b. descanso por algum tempo e em seguida faço o que precisa ser feito ao
redor da casa.
c. dou imediatamente início a projetos que desenvolvo em casa.

9. A parte mais fraca de meu corpo é
a. os rins, a região lombar.
b. a cabeça e o pescoço.
c. os pulmões, a digestão.

10. Quando me sinto tratado injustamente pelos outros, em geral é porque
a. eles foram injustos.
b. eles deram a promoção a outra pessoa.
c. eles feriram meus sentimentos.

Os que marcaram cinco ou mais respostas (a) estão em contato estreito com seus instintos.

Os que assinalaram cinco ou mais respostas (b) precisam trabalhar mais conscientemente com
Vênus/Afrodite. Os que registraram cinco ou mais respostas (c) não estão em contato com seu regente mundano (instintivo). Essas pessoas precisam estudar a Casa que Vênus ocupa ou a Casa com Libra (Libra interceptado) na cúspide.

Onde está o ponto de equilíbrio entre Libra e Áries? Como Libra integra a independência, a coragem, a franqueza de Marte na personalidade? Embora diga respeito especialmente para os que têm o Sol em Libra e Libra ascendente, todos temos Vênus e Marte em alguma posição no horóscopo.

Muitos de nós temos planetas nas Casas Sete e Um. Para todos nós, a polaridade de Libra e Áries implica a questão da reciprocidade e também da independência.
1. Sinto-me mais à vontade
a. comigo mesmo, sem amarras que me prendam.
b. numa parceria equilibrada (cada um faz sua parte).
c. num relacionamento/parceria.

2. Quando se trata de praticar exercícios, eu
a. exercito-me freqüentemente e com disciplina. (Os exercícios aliviam as
tensões do dia.)
b. tenho um programa equilibrado que procuro cumprir.
c. me sento até que a necessidade do exercício esmoreça.

3. Para mim, a cooperação é mais importante do que a competição
a. 25% das vezes.
b. 50% das vezes.
c. 80% das vezes.

4. Quando me encontro em meio a uma discussão, acho que funciona melhor
a. continuar me impondo até que a outra pessoa desista.
b. deixar minha opção clara e em seguida achar uma base comum sobre a qual
possamos concordar.
c. encontrar uma maneira de chegar a um acordo.

5. Meus colegas de trabalho provavelmente me consideram
a. insistente e assertivo.
b. como alguém que transige, mas firme onde necessário.
c. como alguém que transige e de fácil relacionamento.

Os que assinalaram três ou mais respostas (b) estão desenvolvendo um bom trabalho no
sentido da integração da personalidade na polaridade Libra/Áries. Os que assinalaram três ou mais
respostas (c) precisam trabalhar mais conscientemente com Marte natal em seus horóscopos.

 Os que marcaram três ou mais respostas (a) podem estar em desequilíbrio na outra direção. Estude Vênus e Marte no mapa natal. Qual é mais forte por posição de Casa, ou por posição em seu signo de regência ou exaltação? Está um ou outro desses planetas em detrimento, interceptado, ou em
sua queda?

 Há algum aspecto mais importante entre eles? Os aspectos relativos ao planeta mais fraco ajudarão a indicar o caminho para sua integração. O que significa ser um libriano esotérico? Como Libra integra o frio e objetivo Urano, seu
regente esotérico, à personalidade? Todo libriano terá tanto Vênus, o planeta do sentimento, quanto Urano, o planeta do pensamento, em algum lugar no horóscopo. Urano bem integrado estende a perspectiva de Libra para além do Self e do parceiro para a comunidade maior. Urano traz desapego, originalidade e uma expansão do sistema de valores de Libra.

1. Meu cônjuge ideal é
a. Mãe Divina/Pai Celestial - amor no seu nível mais elevado.
b. uma mulher/homem espiritual (alma gêmea).
c. uma mulher bonita e atenciosa/um homem sensível e bonito.

2. Se meu cônjuge fosse me deixar, eu ficaria
a. triste por um tempo, mas isso passaria e eu continuaria com minha vida.
b. arrasado.
c. arrasado, e precisaria de muito tempo para novamente confiar numa nova
relação.

3. O serviço à humanidade é
a. mais importante que o serviço a si mesmo e aos que amamos.
b. importante para os chamados.
c. algo que não me interessa.

4. Faço uso de minha balança libriana para a. buscar meu próprio equilíbrio entre ideais elevados e a realidade prática.
b. equilibrar a mim mesmo e aos demais.
c. equilibrar os que me rodeiam.

5. O objetivo da vida é
a. refazer-me, tornar-me capaz de refletir o divino.
b. manter o equilíbrio e a equanimidade ao longo das mudanças da vida.
c. mudar o mundo naquilo que posso e viver com aquilo que não consigo
mudar.

Os que marcaram três ou mais respostas (a) estão em contato com o regente esotérico. No nível esotérico a função de Urano é expandir Afrodite além do seu foco sobre a personalidade para um amor universal e divino. Os que registraram três ou mais respostas (b) estão trabalhando sobre si mesmos, mas precisam continuar. Os que assinalaram três ou mais respostas (c) realmente precisam de modo consciente integrar Urano em seu mapa.

 Harmonizar-se com Urano faz com que Afrodite redirecione sua atenção de seus próprios sentimentos feridos e irradie seu calor aos que a rodeiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário