sábado, 22 de setembro de 2012

Depressão valoriza o passado, presente ameaça...




Meus pensamentos tem poder magnético, o aqui e o agora nos libera para o presente que realiza...

"Depressão valoriza o passado, presente ameaça..."

“A característica do homem deprimido é se prender ao passado, como algo bom que ele não pode resgatar, ver o presente como algo ameaçador e um futuro sem esperança.

 São os três pensamentos básicos, a chamada tríade cognitiva da depressão: valorizar o passado, enxergar o presente como algo ameaçador e um futuro sem esperança. o indivíduo está, então, preso.

A gente é aquilo que a gente pensa ser. Isso está provado. Nossos pensamentos modificam sentimentos e comportamentos. A medida que o deprimido vê as soluções só no passado, ele diz para seu cérebro que não adianta lhe dar neurotransmissores importantes.

 Estou dando uma mensagem cerebral de que não adianta dar hormônios de qualidade, serotonina, porque não tem solução.  O cérebro atua de acordo com o que a gente está pensando. São reações. Se eu acho que tem alguém com na faca no meio da sala, produzo adrenalina.

Na depressão, penso que não tem saída e paraliso. E a desesperança profunda”.
ESPECIALISTA – Carlos Eduardo Goulart Brito
Psicoterapeuta cognitivo comportamental.
Jornal o Extra – 21.11.2012 Sos,  historias da solidão.

3 comentários:

  1. Muito importante este ponto de vista.Neste momento tento salvar uma pessoa de uma depressão grave.Está no caminho medicamentoso.Sem resultados.Psiquiatras acreditam(deve haver excessoes!)que porque alguém estáa sentado `a sua frente se queixando de tristeza,angústia ou desesperança,játem que sacar o talãozinho azul e enche-lo de químicas duvidosas e perigosas.Nenhum psiquiatra até agora perguntou a esta pessoa qual era a sua alimentação.Nunca mediram sua PA.Eu,motorista de caminhão ,constatei taquicardia sinusal a 400Km de distancia desta pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim a definição p / DEPRESSÃO é a seguinte : Tristeza infinita da alma que não consegue expressar o que quer através da forma física do corpo terrestre . Nunca é identificado a cura , porque não é física , não é terrena . Mas é a alma aflita gritando por um pouquinho mais de amor , humildade , simplicidade , sensibilidade, compaixão, solidariedade , sinceridade , união, justiça , paz que não enxerga em ninguém ... como se todas essas palavras apenas existissem por escrito não em demonstrações ou em práticas . Perda de esperança pois quem tinha tudo isso e curava era Jesus Cristo que teve que sair da vida terrena e nos tentar ensinar um pouco dessas demonstrações e práticas através da bíblia e sinais p/ nós terrestres que não entendem nada e ainda até duvidam criando teorias científicas , querem descobrir a posição dos planetas , invadem o espaço da nossa amiga Lua sem ao menos pedir permissão , condenam os mais sábios dizendo serem loucos , quem tem esquizofrenia é considerado louco ... sendo assim todos nós seres humanos terrestres somos esquizofrênicos , ou seja, cada um tem um grau de esquizofrenia fraco , médio e alto . Quem somos nós pra julgar a inteligência do outro ou que tal doença não tem cura ... mas como cada um tem o livre arbítrio de escolher sendo escolhas certa ou erradas temos que entender os sinais que nossa alma nos dá através de alguma doença porque ela quer ser feliz e livre sem o rancor que o ser humano carrega no coração , sem o perdão , sem a sensibilidade , sem a simplicidade, sem o amor ao próximo e a natureza , sem a bondade , sem a sinceridade etc.... Luz a todos Deus nos guie sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela desculpe o atrazo eu só vim aqui agora. A depressão é uma doença, o organismo não fabrica "alegria" e pode ser por causas organicas, glandulares, genéticas, é muito complicado acordar sem esperança, sem desejo de viver...o exercício físico produz a alegria... é muito importante para quem pode, e para que m tem oportunidade de saber. Acredito que a depressão tem cura. Mas se ela se instalar durante muito tempo, é como uma ferida antiga e se torna difícil de tratar. muito grata. gostei muito das suas palavras. que Deus nos ilumine para compreender a depressão. Eu falei o que sei , o que estudei, mas Deus sabe de tudo. dharmadhannya

      Excluir