domingo, 16 de setembro de 2012

A micromônada - Nossas Forças mentais





"A micromônada - Nossas Forças mentais" 

 Existe uma parábola indiana que, abstratamente, demonstra o modo como aparece, praticamente do nada, o tremendo poder esotérico. A lenda diz, que um príncipe ficou prisioneiro de uma tribo inimiga e encarcerado numa torre sobre o abismo para não poder escapar.

 O príncipe era bom pela sua natureza espiritual, amava tudo e todos, os homens e animais, e por isto foi amado pelas forças superiores que, para ajudarem-lhe, mandaram uma aranha. Esta prendeu no peitoril da janela da torre um seu finíssimo fio de teia e desceu à terra onde os amigos íntimos do príncipe estavam pensando em como poderiam ajudar-lhe para fugir do cativeiro. Eles Juntaram o fio da teia com um fino fio de sêda um pouco mais resistente do que o da teia. Com grande cautela o príncipe puxou o fio da teia até alcançar o fio de seda.

 Em seguida, os amigos juntaram a linha fina de sêda, com o fio fino da sêda e o príncipe, trabalhando com muita paciência e cautela, puxou tudo. Depois juntaram um fino barbante, aumentando assim, paulatinamente, a resistência da fileira até que o príncipe, afinal, puxou uma forte corda, fugindo do cativeiro.

A moral dessa parábola é que o homem tem grande e poderosa força que se encontra presa dentro dele. Para libertar essa força não existem outros meios além do tão delicadíssimo e frágil fio da teia, bastando um passo em falso para o fio ser rasgado e todo o trabalho perdido em vão. E se executarmos tudo com grande cautela e paciência, a força afinal será libertada.

Vejamos agora qual é o caminho existente para libertar e dominar essa poderosa força. 

A plenitude e a profundidade dos nossos pensamentos dependem puramente da atenção, memória e imaginação. Está na dependência desses três fatores, a prática e a qualidade dos exercícios de meditação.

O que é fácil para uma pessoa atenta, de boa memória e imaginação, é muito difícil para outra, desapossada desses três fatores. Quando a primeira tem toda a possibilidade e facilidade, em curto prazo, de alcançar sua forças mentais, a outra precisa muitos anos e, talvez mais do que uma vida. As imagens mentais fracas na meditação, não darão os resultados satisfatório.

Pela sua constituição, o organismo humano com todo o seu complexo espiritual, representa o pequeno universo com absoluta exatidão em todos os seus pormenores.

 O que existe no Universo, existe dentro da complexidade do homem. Como no Universo tudo está ligado entre si e todas as coisas penetram uma à outra, em seu aspecto energético-espiritual, o homem, por sua vez, indivisivelmente, está ligado com todo o Universo.

 Penetra ou tem a capacidade de penetrar em todo o Universo e está introjetado pelo Universo, por meio das suas energias, dentro das quais está submerso.

Com a simples gota de água representa o oceano, pois, ele é formado da imensidade delas, assim o homem representa de si a micromônada, a substância simples e completa ativa e indivisível do Universo. Se não existissem as gotas, não poderia existir o oceano. A existência do homem comprova a realidade do Universo. Se não existisse o Universo, não existiria o homem e vice-versa.

Em sua unidade completa o ser humano tem toda a predisponibilidade à inteligência e ao poder universal em qualquer sentido. Do ponto de vista esotérico o organismo humano é o complexo da imensidade das vibrações permanentes numa extensa amplitude da escala cósmica.


Enquanto as vibrações ósseas pertencem a uma escala mais baixa de todo o nosso complexo orgânico, os nossos pensamentos representam o ponto mais alto na amplitude humana.

Compenetrando na constituição energética do homem nos altos planos ou dimensões para onde ele estende ou, para dizer mais certo, de onde ele estende até o plano tridimensional, encontraremos as vibrações de ordem mais alta do que as oscilações dos raios X, que, de certo modo, dispersam a interaproximação atômica na estrutura molecular dos elementos das formas sólidas. 

Existe um grande potencial do ser humano para alcançar as manipulações com as vibrações de ordem fantástica a fim de executar o fenômeno de desmaterialização e rematerialização dos objetos sólidos e organismos vivos.

Podemos afirmar, que para o ser humano tudo é possível. Por mais fantástico que seja o seu pensamento, é capaz da alcançá-lo, somente sabendo como isto pode ser feito e tendo o meio para realizá-lo. Neste caso, o organismo do homem pode servir como o instrumento de execução, com a aplicação das energias cósmicas ou a penetração das energias por intermédio do nosso organismo.

Nenhum pensamento é fantástico e impossível para a realização, se o nosso pensamento tem o poder de imaginar. Porque o impossível é impossível de imaginar. O que surge em nosso pensamento foi refletido da nossa subconsciência que tem reflexos da superconsciência que sabe tudo.

E se alguma coisa veio da subconsciência ou superconsciência, significa a realidade na existência dessa possibilidade. Se não temos os meios para a realização, não é a culpa a realidade nos altos planos. Isto fica como a nossa culpa, pois, ainda não sabemos os meios. Mas o que é impossível dentro das leis do plano tridimensional, é absolutamente possível com a aplicação das leis das dimensões superiores.

O mais importante aparelho do nosso organismo fica dentro do crânio e chama-se cérebro. Nenhuma parte do organismo está protegida com tanta cautela como a massa cinzenta-amarela do cérebro. A forte casca óssea protege o cérebro dos possíveis choques, até leves, que indubitavelmente devem influir no funcionamento dele, provocando graves perturbações no indivíduo.

O cérebro é o único meio para o intercâmbio com as outras dimensões. O único também para alcançar os poderes extra-sensorais. O nosso cérebro tem a faculdade da consciência, o que coloca o homem como superior entre todos os seres vivos e verdadeiro rei no plano das três dimensões.

A medicina moderna conhece bem as funções que desempenha o cérebro e, quando é necessário, faz delicadíssimas intervenções cirúrgicas com exatidão absoluta.

Infelizmente nem todo o cérebro ficou conhecido para a ciência, nem todas as suas funções. Toda a massa frontal dele, que ocupa mais ou menos uma terça-parte do total, se não representa o mistério, pelo menos fica imobilizada para a ciência. Ninguém sabe as funções dela. Podemos até supor que com uma delicada e certa intervenção cirúrgica seja possível, sem prejudicar o organismo, amputá-la e tirá-la do crânio.

 Essa parte é a chave do mecanismo dos mistérios. Praticando certos exercícios, essa massa começa a funcionar e a segregar um líquido linfático que age como catalisador para captar as energias cósmicas que jamais poderiam ser usadas no estado adormecido dessa parte e transformá-las em forças mentais, com as quais é possível criar e executar todos os fenômenos extra-sensoriais.

O homem é o único de todos os seres vivos que pode provocar o aparecimento luz  dentro  e fora do seu organismo. Por isso é tão necessário o equilíbrio das forças positivas e negativas e o equilíbrio do organismo no aspecto espiritual e da saúde.

Aqui desempenham os seus papéis, a disciplina e a força de vontade, em todos os sentidos..

O bem puro e ideal deve substituir a antiga natureza do homem, quando nenhum pensamento negativo passará à consciência.

Não há espaço para a Luz do Espírito em uma mente envolvida pela escuridão do seu egoísmo, inveja, ódio, ambição, desejo de destruição, vingança, mágoa, ressentimento, está energia viva nos pensamentos alimenta as trevas interiores, ativam o karma e seres inferiores.

As faculdades da nossa mente
A ATENÇÃO / A MEMÓRIA / A IMAGINAÇÃO / OS PENSAMENTOS

A atenção pertence à consciência da nossa mente e desempenha importante papel, tanto na vida cotidiana, como também no esoterismo. Na vida, a atenção detalha a percepção do ambiente e os acontecimentos e ajuda a nossa memória.

Se visitarmos uma cidade desconhecida, tornar-se-á muito difícil, voltando a pé ao hotel, onde ficamos hospedados, acharmos o caminho se não prestamos antes atenção aos detalhes, ao longo do caminho, que serviriam de orientação numa espécie de bussola.

A atenção ajuda e simplifica a nossa vida. Se imaginarmos uma pessoa sem nenhuma atenção, podemos calcular as imensas dificuldades da vida dela. Essa pessoa, praticamente, não pode sair da sua casa sem acompanhante, pois, não poderia achar os caminhos de volta.

Sem a atenção, não poderia existir a memória. A atenção cria ordem aos acontecimentos da vida e a memória fixa essa ordem na colocação metódica das coisas.

A plenitude e a profundidade dos nossos pensamentos dependem puramente da atenção, memória e imaginação. Está na dependência desses três fatores, a prática e a qualidade dos exercícios de meditação.

Essas três faculdades da nossa mente são três importantes parafusos da máquina do esoterismo e se tirarmo-los a máquina não funcionará.

A nossa vida traz todos os benefícios para desenvolvermos de modo fácil e simples esses três fatores. Tenho certeza que poucas pessoas se lembram, por exemplo, da fachada, o estilo de janelas e a cor cada casa, ao lado dos seus quarteirões, onde residem, talvez, desde o nascimento.

A maioria pode responder, que memorizaram três casas de um lado e duas de outro. É possível que recordem a cor das paredes de uma ou duas no máximo, mas não lembram os detalhes de todas as casas.

É imperativo para a prática da meditação, treinar o desenvolvimento da memória, O ponto ideal do treinamento será alcançado quando a memória fixar à primeira vista o objeto, a pessoa ou o panorama em todos os detalhes do mesmo modo como uma máquina foto- gráfica.

Para obter essa faculdade é necessário treinar se desde já. Não fiquem tristes se nos primeiros exercícios fracassarem. Assim deve ser no inicio. A força de vontade e a paciência, afinal, vencerão.

Na meditação é muito importante imaginarmos o objeto assim como ele é na realidade, se fosse visto com os nossos próprios olhos. O homem na sua imaginação não deve representar o retrato e, sim, ao vivo. A perfeita imaginação exige a conversa dele com o timbre da sua voz, e com todos os movimentos próprios a ele.

É aconselhável não iniciar os exercícios, antes que as suas memórias e imaginações reproduzam as imagens detalhadas e vivas. Toda a reprodução, por mais pitoresca que seja possível, deve ser feita com olhos fechados, num lugar de pouca luz ou melhor, num quarto escuro, sentado numa confortável poltrona.

A pessoa não deve sentir-se incomodada para não dispersar a atenção da meta do seu exercício. Esse treinamento com bastante sucesso pode ser feito no ônibus ou no trem, aproveitando o tempo da viagem. De qualquer jeito, precisa acostumar-se a não perder as horas vagas em vão, pensando sobre as coisas sem nenhum valor. O aproveitamento de cada minuto para um ou outro exercício, trará no futuro imensos benefícios.

O desenvolvimento da nossas forças mentais
A alma do ser humano representa de si um átomo de estrutura especial. Este átomo está composto de cømplicado mecanismo de inter-relações das suas partes integrantes, como a subconsciência, a superconsciência, o espírito da alma e o aparelho de energias do próprio átomo.

A subconsciência conhece todo o passado do homem, desde o início do Dia do Brahma e tem ligação direta com a consciência dele. A consciência humana, por intermédio dos cinco sentidos, projeta através da lente para a subconsciência em processo semelhante ao fotográfico, todos os sentimentos e pensamentos do organismo humano, junto com toda a conduta dele, bem como o ambiente, por mais complexo que seja, que pode ser captado em todos os seus pormenores por visão direta ou indireta dos nossos olhos.

 Tudo fica fotografado em cores, com fixação sonora, como numa película de propriedade eterna e indestrutível. Quando o homem consegue desenvolver sua percepção extra-sensorial, sejam superficiais ou profundos, todo o resultado do funcionamento deles está subordinado às mesmas leis dos cinco sentidos.

Tudo aquilo que não representa de si nada fora do comum ou não foi acentuado pelas emoções, leve pelo seu conteúdo, quase que, imediatamente, se afunda, perdendo-se para a memória da nossa consciência.

Todos os acontecimentos de natureza emocional, acentuada, que aconteceram fora do comum, como grandes sofrimentos, abalos e assombrações nervosas, terror, medo, acontecimentos de grande prazer e felicidade, pesados pelo seu conteúdo, nunca se afundam. Ficam perto, à tona da subconsciência.

Quando a pessoa está submetida à hipnose profunda para corrigir ou eliminar os maus hábitos da natureza dele, como o alcoolismo, cleptomania, gagueira, narcomania, idéias negativas e outros vícios e defeitos, a subconsciência, ficando subordinada à força de vontade do hipnotizador, obedece e segue o comando dele, afundando o antigo comportamento, substituindo-o pelo novo, mandado pelo hipnotizador.

este procedimento de subconsciência não significa, que o vício ficou eliminado por completo. Jamais alguma coisa pode ser eliminada da subconsciência. Na subconsciência normal não pode surgir a duplicidade e a força da lógica com a aplicação da sua própria forte  força, de vontade ou com o comando do hipnotizador, substitui um hábito por outro.

Se por uma ou outra razão fica eliminada ou abalada a natureza da hipnose, imediatamente surge da profundidade o antigo vício e toma o seu primitivo lugar, enquanto a sugestão, dada por hipnose, se afunda, tomando o lugar onde ficava o vício.

 O próprio vício e a sugestão ficam ligados entre si e para sempre. Qualquer vício deve ser eliminado pela sua própria força de vontade que cria o novo hábito.

Voltando às explicações sobre a alma humana, precisa-se esclarecer que, enquanto a subconsciência conhece todo o passado, a superconsciência conhece todo o futuro. O procedimento da nossa vida está traçado pela lei de causa e efeito e nós colhemos a safra que se chama Destino ou Karma.

 Se a nossa consciência não conhece o futuro, significa que é impossível seguir a germinação e a mutação do desenvolvimento da imensidade dos nossos pensamentos e passos, em suas combinações e reações.

A nossa vida compõe-se de três fatores de existência: o passado, que pertence à subconsciência; o presente que significa cada momento atual e pertence consciência; o futuro que pertence à superconsciência.

O futuro da próxima reencarnação pertence e depende da superconsciência. O espírito da nossa alma nada tem com tudo isso. O reino dele é na sétima dimensão, perto da quinta essência de Deus. E quando o princípio da nossa alma sofreu queda e mergulhou dentro da matéria de três dimensões, ele tornou-se prisioneiro dessa matéria.

 A pura natureza dele não pode ser afetada e por isso nós o chamamos “Anjo da Guarda”.

As reencarnações humanas dependem da existência do Destino da subconsciência. Quando o Destino for eliminado, desaparecerá a subconsciência da nossa alma e automaticamente será cortada a ligação dela com o plano tridimensional. O espírito da nossa alma, liberado da gaiola de três dimensões, subirá para a sétima  dimensão, que nós podemos com todo o direito chamado  “Paraíso”.

Então, já sabemos que o nosso organismo através da consciência da nossa mente tem ligação com a subconsciência que pertence já à alma. Para compreender a natureza dessa ligação precisa-se esclarecer que a alma com todos os seus componentes representa transmissor e receptor ao mesmo tempo.

 O nosso organismo, sob o efeito da alma, tem as mesmas propriedades, porém, muitas delas não funcionam e a natureza delas fica oculta para o nosso conhecimento.

Em vista disso, o nosso organismo tem a única ligação com a alma humana através do intercâmbio da consciência com a subconsciência.

O complicado mecanismo da subconsciência tem imensidade de funções, pois registra todos os acontecimentos da vida da pessoa, devolvendo harmoniosas respostas como espécie de safra, de acordo com a qualidade de atos feitos, e acontecimentos por completo prontos e realizados, que surgem na vida da pessoa inesperadamente.

Este acontecimento vai refletir também em outra pessoa se, porventura, ela participou no ato passado, com o seu conselho ou na realização dele. Neste caso teve lugar, o intercâmbio invisível entre as subconsciências de todos os participantes.

A subconsciência tem a faculdade de conhecer os pensamentos de outrem e também mandar os seus pensamentos como dominantes na mente de outros. Daí 0 fenômeno da telepatia e da hipnose, consequentemente.

Tudo aquilo que nós pensamos e a nossa consciência pode imaginar positivamente, até o fantástico, a subconsciência aceita como verdadeiro e o vai trabalhar para realizá-lo.

E não será culpa da subconsciência quando ela apresentar o resultado fantástico, irrealizável na nossa vida. Essa é a prazo porque não devemos viver no mundo das fantasias. Tal prática da vida nada dará.
Sabendo já que o único meio para obter o contato com a subconsciência é a ligação com a consciência, com o A Divina Presença  Crística podemos abordar a questão de como este problema possa ser resolvido.



2 comentários:

  1. Um artigo bem esclarecedor,apresentado sob um ponto de vista que ainda me era desconhecido. Grata,
    Thereza Martins

    ResponderExcluir
  2. bom dia Terezinha, eu também gostei muito e pensei que sem maturidade emocional e mental não há estrutura para o encontro com a alma grata dhannya

    ResponderExcluir