quarta-feira, 25 de julho de 2012

sete corpos Energéticos




A constituição humana. NOSSOS SETE CORPOS ENERGÉTICOS
 Alan Hopking e Henrique Rosa

Os Três PRINCÍPIOS
Para entender a natureza da alma, procure visualizar os seres humanos como detentores de partes internas sutis: três energias, cada qual com três corpos.

Essas três energias são o Espírito, a Alma e o Corpo.

Este gráfico é de Henrique  Rosa.






Vemos em todas elas as qualidades da vontade, do amor e da atividade (inteligência ativa).

Outros nomes para essas qualidades são:
- vida, qualidade e aparência ou finalidade espiritual, consciência (amor-sabedoria) e expressão formativa.
 este gráfico é de  Alan Hoking

                                        

Corpo

O desejo de existência sensível e o desejo de serviço à humanidade produzem manifestação física (Bailey, 1962, p. 760). O desejo de vontade é a verdadeira causa da encarnação (p. 799). No Corpo estão os três aspectos que se combinam para formar a personalidade.

Começaremos do corpo mais baixo, ou expresso por último, para o mais alto, contando desse modo nove assim chamados “corpos”:
Imagens....

9°: O corpo físico e vital (etérico) — (vontade) Ação Pessoal.

- Existem neste corpo sete subplanos:  
os três inferiores são:  físico denso (sólido),  líquido e gasoso. Os quatro superiores são os éteres que compõem o corpo etérico.

Corpo
7 subplanos
Físico Inferior
3 subplanos
Físico superior
4 subplanos

Denso(sólido)
Etérico

líquido
Super-etérico

gasoso
Subatômico


atomico

2° Planos físico superior
4 Subplanos
Quarto etérico
Matéria da ordem dos prótons
Terceiro etérico
Matéria das ordem dos prótons.
Segundo etérico
Matéria das ordem dos neutrinos
Primeiro etérico
Matéria da ordem dos elétrons.

8°: O corpo emocional (ou astral) — (desejo) Amor Pessoal. Neste corpo também existem sete subplanos.

7°: O corpo intelectual (mental) — (raciocínio) Idéias Pessoais. Este corpo consiste em quatro subplanos; os três superiores pertencem à região da alma.

A Personalidade ou Princípio do Corpo consiste, portanto, em 18 sub-
planos:
 - sete para o corpo físico,
 - sete para o corpo emocional
 - e quatro para o corpo mental (mente concreta).

A faculdade da consciência (ou autopercepção individual) é a energia
coesiva que liga ou funde os três itens acima (Corpo) aos três seguintes (Alma):

Alma

O Princípio da Alma tem três aspectos:

6°: O corpo da mente abstrata (ou puras idéias) — Atividade da Alma. Aqui se encontram os três subplanos superiores do plano mental. Neste nível encontra-se o Corpo Causal ou Lótus Egóico ou Alma no sentido usual.

5°: O corpo da intuição (búdico) — Amor da Alma. (Sete subplanos.)

4°: O corpo da vontade da alma (átmico) — Vontade da Alma. (Sete
subplanos.)


O Princípio da Alma (também conhecido como Tríade Espiritual) tem
17 subplanos

A faculdade da iniciação superior ou consciência espiritual, que nesse estágio do desenvolvimento espiritual é apenas latente, liga ou funde três itens acima (a Alma) às três dimensões espirituais:

Espírito
As qualidades seminais do Princípio do Espírito são a Mônada e os corpos divinos, que contêm os três aspectos divinos da Vontade, Amor e Inteligência.

 Com intenção divina, nós os atingimos quando nos alinhamos e sintonizamos antes de abrir o Triângulo da Cura.

 Estes dois níveis consistem em sete subplanos cada um, totalizando 14. Portanto, vemos que existem 49 níveis de consciência no mundo.

Esta dimensão contém:
3°: Intenção divina — Inteligência Ativa. É o Plano Átmico, o nível do Espírito Santo, o Senhor do Terceiro Raio.

2°: Compaixão divina — Amor-Sabedoria. E o Plano Monádico, o nível do Filho, o Senhor do Segundo Raio.

1°: Finalidade divina — Vontade Espiritual. Este estado de consciência divina é aquele em que as diferentes religiões afirmam que podemos encontrar “o Pai” (ou a Casa do Pai).

 Possui, entre outros nomes, os de Shiva, Nirvana, Shambhala e Senhor do Mundo (Sanat Kumara). É aqui que a “Vontade de Deus é conhecida”. O Plano Divino, o nível do Pai, o Senhor do Primeiro Raio.

Os sete corpos do homem

Reorganizando, as informações acima também podem ser relacionadas de uma maneira mais comumente aceita, conforme se mostra a seguir.

Ela se baseia na “fusão” de aspectos acima mencionada:
1. O corpo físico (que abarca o corpo etérico)
2. O corpo emocional
3. O corpo mental (que liga o intelecto da personalidade e os pensamentos abstratos da alma)
4. O corpo intuitivo
5. O corpo da vontade espiritual (que liga a inteligência divina do Espírito e a vontade espiritual da Alma)
6. O corpo monádico
7. O corpo divino (que a filosofia oriental denomina Anu).

O ESPÍRITO OU PRINCÍPIO DA VIDA

O espírito se expressa na alma, e esta, na personalidade. Isso é algo importante a lembrar durante a cura, pois assim você poderá ver como a vontade espiritual da alma se expressa como atividade física e como o amor intuitivo da alma se expressa como sentimento e desejo, ambos na personalidade.

 A mente permanece central. Ela se expressa como raciocínio concreto na personalidade, presa à nota distintiva da consciência e autopercepção.

 A alma pode ser vista como mediadora entre o espírito e a forma do homem. Neste, a alma é como um imenso holofote voltado para muitas direções e concentrado em muitos níveis, o que torna a cura do corpo a partir do nível da alma uma possibilidade real.

Em seu próprio nível, nossa alma
— que tem consciência de si — mantém uma profunda ligação com a alma de todas as coisas. Nossa alma é parte integrante da Alma universal e, por causa disso, ela pode apreender a finalidade consciente da Divindade.

Ela pode cooperar de forma inteligente com a vontade de Deus e, assim, trabalhar com o plano da evolução.

A ALMA E OS PRINCÍPIOS DA PERSONALIDADE
É claro que a existência da alma ainda não foi provada, embora muitos cientistas e filósofos a considerem hipoteticamente possível.

 Os instrumentos científicos ainda não são sensíveis o bastante para provar sua existência. Quando isso acontecer — algo que pode estar num futuro próximo, pois os físicos já estão discutindo os aspectos vibratórios da matéria e da energia, sugerindo uma dimensão superior —, a revelação revolucionará toda a nossa vida e estrutura social.

 A medicina entrará numa nova fase. Tudo que os agentes de cura esotérica e espiritual vêm sugerindo há anos será divulgado. Um dia, que não está tão longe assim, teremos uma entidade governamental destinando verbas para projetos de pesquisa que investiguem a possibilidade da alma como uma realidade do homem.


À medida que você se sujeitar à impressão, depois ao controle e, finalmente, à identificação com a alma, você passará ao centro da fusão. À medida que seu amor pela humanidade aumentar e seu interesse por si mesmo diminuir, você passará ao centro da luz e do amor, onde se encontram em forma de ser espiritual todos aqueles que atingiram essa união.

A alma é a marca de qualidade expressa por cada forma: ela distingue um mineral de outro, uma espécie vegetal de outra, uma espécie animal de outra e torna um ser humano diferente de outro em aparência, natureza ou caráter.

Uma interessante relação esotérica liga o reino vegetal ao reino humano: “É no reino vegetal que encontramos uma das primeiras aproximações temporárias entre a mônada humana em evolução e a mônada deva em evolução.

Os dois reinos  paralelos se tocam nesse reino, voltam a ter contato no búdico e se fundem no segundo plano, ou plano monádico” (Bailey, 1962, p. 589).

 Você observará também que, quanto mais certos animais se aproximam da individualização (de alma e de corpo), menor seu número no gênero e maior será sua independência (o grupo se torna menor).

As diversas qualidades, cores e características de todos os reinos da natureza são qualidades da alma que se manifestam na forma. E precisamos lembrar que são o desejo de existência sensível e o desejo de serviço à humanidade que produzem manifestação física (p. 760).

É a vontade-desejo a causa da encarnação (p. 799).
Observemos agora cada um desses corpos mais detalhadamente.

O corpo vital ou etérico
O corpo etérico, conforme dito acima, é a causa, o modelo, do corpo físico denso. (Para detalhes acerca do corpo físico, vale a pena consultar um bom livro de anatomia e fisiologia.)

A parte etérica de nossa anatomia é conhecida pelos cientistas como força vital ou corpo bioplásmico ou bioenergético.

Para as várias filosofias ou religiões do mundo hindu, ela é conhecida como corpo de Prana. Pelos chineses, ela é chamada de Ch’i ou Qi; pelos japoneses, Ki, pelos gregos, Pneuma.

 Na Bíblia, ela é chamada de “cálice” ou “vaso dourado”. Como o corpo físico, esse tipo de energia é pouco consciente para nós porque está abaixo do reino da consciência da vigília.
  
Exercício.

Em sua atividade diária, pare uma hora para tentar conscientizar-se de toda a sua anatomia sutil. Conscientize-se de suas posturas (ao sentar, deitar, mover-se, ficar de pé, etc.) e do estado emocional vivido ao longo desse tempo. Suas emoções flutuam reativamente, alteram-se lentamente ou permanecem razoavelmente estáveis? Verifique também se consegue conscientizar-se de algumas de suas idéias e padrões de raciocínio.

Aprenda a distinguir o que seus diferentes corpos estão “dizendo”. Vale a pena levar um caderninho no bolso para registrar suas observações.
Comecemos agora a nossa análise dos corpos sutis com uma visão geral. Conforme a abordagem geral nos estudos esotéricos, devemos iniciar por cima e ir descendo até os corpos inferiores."
Postado por dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário