quinta-feira, 19 de julho de 2012

Chakra .Terceiro Olho - Trataka - Uma Técnica de Meditação






"Chakra .Terceiro Olho - Trataka  - Uma Técnica de  Meditação"
Chanei e Messick
Postado por Dharmadhannya

Há várias entradas entre as quais o aspirante escolher através da qual ingressar nos portais da meditação pura, tais como concentrar-se em:

1. O influxo-refluxo da respiração
2. Um mantra
3. O Terceiro Olho
4. A ponta do nariz
5. Um retrato exterior ou interior de seu Guru ou Guia Interior.
6. Um processo de pensamento
7. Um símbolo
8. Uma vela acesa

Todos esses são veículos de meditação. O universal é a entrada do Terceiro Olho, em algum lugar ao longo do Caminho, o geralmente procura praticar Trataka para atingir a meta da consciência cósmica.

Podem proferir esta afirmação no início:

Estou rodeado pela Pura Luz Branca do Cristo.
 Nada além do bem pode acontecer comigo.
 Nada além do bem deve partir de mim.
O meu Eu Superior assume aqui e agora o comando da minha mente, durante a meditação.
Eu e Pai somos Um-a só consciência.
Seja feita a Vontade de Deus para o bem de todos.
 Eu agradeço. Eu agradeço. Eu agradeço. 

Como se trata de uma excelente abordagem da meditação verdadeira, ofereço aqui a seguinte técnica:

1. Sente-se numa posição confortável, ajustando o corpo até que você sinta o mínimo possível de desconforto.
2. Endireite a espinha e mantenha a cabeça ereta.
3. Pratique o gyan mudra. Ou, mantendo as mãos no colo, palmas voltadas para cima, coloque a mão direita sobre a palma da mão esquerda, com os polegares se tocando.
4. Focalize sua consciência no centro das sobrancelhas — o Terceiro Olho.
5. Pratique Trataka. Trataka significa olhar firmemente. Bahir Trataka — ou Trataka externo significa olhar para algum objeto externo. Antar Trataka — ou Trataka interno — significa olhar para o interior.


 Seguem-se as instruções.
Inicialmente, pratique o Trataka externo. O melhor objeto a selecionar poderá ser uma vela acesa. Coloque a vela sobre um pequeno banco ou mesa, de modo que a chama fique ao nível dos olhos e à distância de um braço, diretamente à frente dos olhos.

 Ajuste sua posição de modo a ficar confortável, mantendo a espinha e a cabeça eretas. Com os olhos fechados, relaxe o corpo inteiro, resolvendo não se mover durante a prática inteira.

Quando seu corpo ficar inteiramente quieto, abra os olhos e olhe fixamente para a chama na ponta do pavio. Faça um esforço para manter seus olhos focalizados firmemente sem piscar ou bater as pálpebras. Se  os olhos ficarem muito ressecados e irritados, o corpo reage por instinto e se ele reclamar de dor,   não faça esse exercício, siga o seu corpo e a sua intuição. 

Isto é necessário para que você adquira uma clara imagem latente para a posterior prática do Trataka interno. Acima de tudo, não esforce os olhos para fazê-lo. Se precisar piscar, faça-o.

Se aparecerem lágrimas, deixe que escorram. Ë importante relaxar os olhos o máximo possível. Não torne o esforço para não piscar tão intenso a ponto de criar tensão ocular.

 Centralize sua consciência tão completamente na chama da vela que você termine por perder a consciência do corpo. Se sua mente começar a vaguear, deixe que o faça por algum tempo. Observe suas atividades.

Depois traga-a de volta, todas as vezes, para a prática em curso. Olhe por aproximadamente dois ou três minutos e então feche os olhos.
Em algum momento de sua vida, você já olhou diretamente para o sol e então, tendo fechado os olhos, observou uma imagem latente refletida pela luz na retina do olho.

Agora você deve tentar visualizar a imagem latente da chama da vela, vendo-a diante de seus olhos fechados. Se esta não aparecer, não se preocupe. Este é o começo da prática pode ser necessário algum tempo para criar visualizar a imagem latente da chama. Abra os olhos, fixe-os na chama e depois feche-os novamente. Ao final, uma imagem latente há de aparecer.

A imagem terá a tendência de mover- para cima ou para baixo. Tente mantê-la nivelada com as sobrancelhas. Se outras ilusões psíquicas começarem a aflorar, examine-as como observador. Não reaja a elas e não deixe que o distraiam. Simplesmente observe-as com desinteresse.

Mantenha o foco da mente na imagem da vela enquanto esta mantiver clara. Quando começar a esmaecer, abra os olhos e olhe outra vez para a chama da vela.

Repita esse Trataka interno-externo por tanto tempo quanto você tiver disponível, e confortável - o suficiente para  sentir que o tempo dos seus olhos  de parar ainda não chegou.

Siga o tempo com sabedoria.
Então, abra os olhos, diga uma prece agradecimento a seu Ka subconsciente interior, a seu Aumukua divino e aos instrutores deidades para as quais você fez suas preces às quais pediu ajuda. Apague a vela.

Não se preocupe no início se seus olhos piscarem. Simplesmente pensar que não deve fazê-lo freqüentemente produz a necessidade de fazê-lo. Tentar não fazê-lo poderia criar mais tensão e comprometer toda a iniciativa.

Portanto, pisque todas as vezes que for necessário sem sentir preocupação a respeito. A prática irá desenvolver a habilidade de olhar por longos períodos sem qualquer movimento dos olhos, das pálpebras ou do corpo.

 Quando a imagem latente começa a flutuar cima, para baixo ou para os lados, isto indica que os globos oculares estão envolvidos em movimentos enquanto os olhos estão fechados.

 Com a prática você aprenderá a manter a imagem diretamente diante dos ao nível das sobrancelhas.  O tempo para olhar para a chama deve ser de aproximadamente dois ou três minutos no começo, e o  olhar interior deve ser mantido enquanto permanecer a imagem latente.

À medida que prossegue com a prática, você poderá desejar aumentar o tempo de Trataka externo para ou dez minutos, cada um tem seu tem o e o seu momento.

 Quando você adquire maior prática, o olhar interno para a imagem latente também aumentará. Devotos avançados descobrem que podem olhar a imagem interior quase indefinidamente.

Quando isto começa a acontecer, pratique o Trataka externo apenas brevemente e gaste todo o tempo de prática olhando para a imagem interior.

A finalidade é aumentar a duração do Trataka interno e por fim reduzir o tempo de Trataka externo, porque é o Trataka interno que leva diretamente à meditação profunda e a consciência do amor e do poder derramado pela Sobrealma.

Há um segundo e um terceiro estágios de Trataka, mas como estes somente podem ser praticados pelo devoto avançado, as técnicas não serão apresentadas aqui.

Muitos objetos podem ser escolhidos seja a Trataka interno, seja para o externo, a luz de uma vela tem-se revelado excelente, especialmente para iniciantes.

 O brilho da chama monopoliza a atenção e produz um efeito quase hípnomagnético sobre os olhos e sobre a consciência. Além disso, a vela é preferida entre outros objetos porque deixa a imagem latente muito clara para a prática Trataka interno.

Os iniciantes podem não alcançar sucesso com a escolha de outros objetos, enquanto a chama da vela pode trazer resultados imediatos.

Trataka pode ser praticado sentando-se em qualquer posição que se revelar confortável, mas, qualquer que seja a posição escolhida, a espinha e a cabeça devem ser mantidas eretas e a vela deve ser colocada de tal maneira que a chama se encontre ao nível dos olhos e à distância de um braço dos mesmos.

Se a vela é colocada mais baixa, a pessoa tem a tendência de curvar o pescoço para diante, produzindo não apenas desconforto e torcicolo, mas também evitando que o prana psíquico ascendente atinja o Terceiro Olho.

 Se a vela é colocada muito alto, provoca pescoço duro e também o fechamento do chakra da garganta, não permitindo que o prana ascendente atinja o cérebro. Se for colocada longe demais, a atenção pode desviar-se e a imagem latente será menos clara.

 A posição preferível para o iniciante é a distância de um braço. Após ter-se familiarizado com a prática, mova a vela para mais perto dos olhos, se isso trouxer melhores resultados. Se você usa óculos ou lentes, remova-os para a prática.

Uma palavra de advertência: se você não experimentar a imagem latente, não se preocupe. Simplesmente continue a praticar com períodos mais longos de Trataka externo. Por fim, a imagem interior irá aflorar. Esta poderá não subsistir por longos períodos até que você adquira maior prática. Mas a fé na prática irá com segurança produzir resultados e benefícios, física, mental, psíquica e espiritualmente.

Você poderá desejar experimentar olhar para o sol, mas tome cuidado para praticar apenas ao alvorecer, quando os raios ultravioletas do sol não são destrutivos.

 Simplesmente olhe por um momento para o sol e então feche os olhos e experimente a imagem latente. E necessário apenas um rápido olhar momentâneo para o sol em virtude de seu grande poder e brilho. Não é necessário olhar prolongada mente para produzir a imagem latente.

 A prática de fitar o sol é apenas urna experiência de percepção, de modo que o iniciante tenha uma noção do que esperar, quando pratica olhar para a vela.

Se, durante o Trataka interno você tiver dificuldades em focalizar sua atenção no chakra das sobrancelhas o centro das sobrancelhas — então execute alguma ação para criar uma sensação na pele daquele ponto. Você pode umedecer um dedo com a língua e tocar o centro das sobrancelhas.

Ou então corte um pedacinho de papel na forma de um pequeno círculo ou pirâmide triangular. Umedeça-o e aplique-o sobre o centro do Terceiro Olho. Este é um dos melhores métodos de focalizar e manter a atenção sobre o centro.

Um subproduto psíquico é o desenvolvimento da clarividência, clariaudiência e telepatia. Mas esses poderes psíquicos não são o principal objetivo de sua prática. Deixe-os que se desenvolvam como uma conseqüência natural.

Os benefícios físicos de Trataka são a redução da tensão nervosa, ajuda para superar a insônia e o fortalecimento da visão. Também desenvolve o lado direito do cérebro, tão necessário à intuição, à clarividência, clariaudiência, clarissensação e todas as faculdades psico-espirituais.

Trataka é também uma chave para liberar o potencial de poder mental adormecido, tal como o da memória, visualização, controle de pensamento, controle das emoções negativas e a habilidade de manter a mente calma.

Trataka é um kriya seguro para o desenvolvimento do poder de concentração. Focalizar o poder mental em determinado ponto e concentrar-se no mesmo indefinidamente leva à serenidade da mente.

Trataka tem a tendência de afetar a contínua corrida dos pensamentos. A habilidade de concentrar-se numa só direção leva à meditação profunda. O desenvolvimento da concentração profunda é extremamente importante para um devoto ou iniciado sério que busca a União com o Eu Superior.

Observando qualquer lâmpada de uma distância de dois metros, pode-se observar a luz, mas não ter noção de qualquer calor direto.

 É somente ao se aproximar, olhar intensamente para a lâmpada e ali focalizar a consciência, que se pode perceber o intenso calor do filamento, no centro da lâmpada.

 Embora haja luz radiante, os raios são dissipados em todas as direções. A capacidade mental de pessoa média pode ser comparada a
Uma lâmpada. A energia está fluindo para  fora sem nenhum objetivo particular.

Como na lâmpada, a capacidade mental possui um enorme potencial em sua fonte central. Mas, como a consciência nunca foi focalizada, e poder potencial fica girando e girando como um moinho de vento, perseguindo constantemente uma contínua torrente de pensamentos que fluem para fora, nunca se detendo para penetrar profundamente algum tema em particular.

Quando o iniciado começa a prática de Trataka, a concentração do poder mental torna-se como um raio laser focalizado. Não importa qual a distância da fonte, o raio de força mental é sentido quase que instantaneamente por quem quer que se aproxime da aura do devoto.

Este é o poder da luz mental concentrada. E impossível aproximar-se da presença de um desses iniciados sem sentir o vasto poder de sua mente e sua presença. Uma força dinâmica está fluindo, especialmente sobre a coisa ou pessoa sobre a qual este iogue ou ioguine focaliza atenção concentrada.

Uma mente concentrada também desenvolve a habilidade de se tornar um instrumento receptor sensitivo para as frequências espirituais mais elevadas que fluem do Eu Elevado, trazendo percepção intensificada, consciência ampliada, bem-aventurança, conhecimento e, finalmente, sabedoria.

A mente média normal, que dissipa perpetuamente os raios mentais que são emitidos, nunca percebe esse poder interior. Isto requer concentração mental.

Tal concentração é semelhante a soprar as brasas de uma lareira. Se o ar não for dirigido com força sobre as brasas, o fogo enfraquece e se apaga. Mas, com um fluxo firme de ar sobre as brasas, as chamas irrompem subitamente das brasas produzindo luz e calor.

No iniciado que desenvolveu o poder mental da concentração interior, a chama mental queima firme e eternamente. A prática contínua de Trataka, visualizando a chama interior, é o melhor método possível de manter essa chama brilhando. O brilho emana do cerne do Terceiro Olho — o ponto diretamente entre as glândulas pituitária e pineal, na cabeça.

 Juntos, a pituitária, a pineal e o terceiro ventrículo formam o elo ou a antena para receber o fluxo descendente de vibrações e freqüências mais elevadas, provenientes da Sobrealma.

 É o estímulo dessas glândulas, conectadas com o sistema nervoso simpático, que finalmente provoca a abertura do Terceiro Olho. A concentração mental, especialmente através de Trataka, estimula tremendamente o Terceiro Olho, atraindo um fluxo de consciência mais elevada, especialmente através da glândula pineal.

Trataka tem uma poderosa influência sobre a pineal, a porção masculina do Terceiro Olho. Como já foi ensinado, uma vez que a pineal é excitada, esta por sua vez estimula a feminina pituitária. Quando ambas estão estimuladas e mutuamente atraídas em sua polaridade matrimonial no terceiro ventrículo, ocorre a Imaculada Concepção — a germinação da semente divina do Cristo interior.

Embora o objetivo primário de Trataka seja desenvolver o poder mental e a concentração unidirecional, o aspirante não deve forçar a mente nesse sentido. E preciso deixar que a concentração se desenvolva espontaneamente.

Durante a prática de Trataka, quando pensamentos estranhos o assaltarem, não os combata tentando dispensá-los. Deixe que fluam através da consciência, mas torne-se o observador silencioso enquanto eles vão e vêm, trazendo sempre, com suavidade, a atenção de volta ao objetivo em vista — a concentração unidirecional.

 O canto oral ou mental de um mantra ajuda extraordinariamente. Se a sua mente se precipita para diante para dar combate ao pensamento invasor, cria-se tensão e todo o empenho está perdido.

 Portanto, deixe que os pensamentos indesejáveis surjam como quiserem. Lenta, porém seguramente, eles arrefecerão e a concentração aumentara. Deixe que isto aconteça enquanto flui numa torrente através da mente.

 Em breve, a agitação mental responderá a seus esforços quietos. Tudo o que se requer é consciência interior — consciência de que se está verdadeiramente tentando a concentração, porém deixando que esta aconteça como a mente escolher... nunca forçada, mas penetrando no estado mais elevado de sua própria vontade espontânea, especialmente se você escolher cantar.

Não se deixe enganar pela prática desapontadoramente simples de Trataka — olhar para uma chama de vela e sua imagem latente. O iniciante não terá consciência de seu poder intrínseco.

Finalmente, você irá perceber que o objeto da meditação na realidade se torna a sua consciência, à medida que a chama da vela é lentamente transferida como uma luz divina no centro do cérebro.

 Ao final, você irá fundir o seu ser por inteiro nessa luz interior, quando a consciência se volta para dentro e mais e mais para dentro e, do centro do Terceiro Olho, começa a fluir para cima, abrindo o chakra da Coroa para receber a graça derramada pela Sobrealma do Eu Elevado.

Encerrando a Meditação
Alguns devotos meditam antes e depois praticam asanas de Hatha Ioga. Alguns fazem exatamente o contrário. Seja como preferir, você deve sempre encerrar a prática de Hatha Ioga com um período de relaxação completa e total. Sugiro a disciplina ióguica do Shavasana, a postura de cadáver.., deitado de costas, os braços ao lado, os pés ligeiramente separados, totalmente relaxado — sem nunca mover um músculo, mesmo ligeiramente, se possível. Sendo necessário, cubra-se para evitar resfriar-se.

Fique deitado quietamente em seu campo carregado de energia de cinco a 20 minutos. Se desejar, dirija mentalmente o fluxo de energia.

Mas mesmo se você não o fizer, ele irá encontrar seu caminho através dos meridianos como a água buscando seu nível. Simplesmente “veja” a si mesmo sendo preenchido por uma torrente de Luz Branca — e saiba que cada átomo, célula, glândula e músculo está sendo transformado.

Você poderá mesmo experimentar uma viagem fora do corpo para o espaço interior. Deixe que aconteça. Este é um excelente momento para dizer a afirmação de sua escolha.

Podem proferir  a afirmação astariana termina com: Estou rodeado pela Pura Luz Branca do Cristo. Nada além do bem pode acontecer comigo. Nada além do bem deve partir de mim. Eu agradeço. Eu agradeço. Eu agradeço.

Depois que tiver completado Shavasana, deixe sua consciência retornar completamente para este mundo de realidade física, pronta a executar seus deveres dhármicos.


Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:
Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..

Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário