quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Tríade Espiritual




A Tríade Espiritual 




 O QUE É A TRÍADE ESPIRITUAL?
Henrique Rosa

Postado por dharmadhannyael
As Tríades são de fundamental importância na vida e na evolução do ser humano; sem elas não haveria criação possível em nenhum dos reinos.

Em todos os níveis da vida e da evolução é a união de duas energias diferentes que cria uma terceira, e as três juntas formam a grande unidade trina criativa.

Para que nossa eletricidade se transforme em luz são necessários dois condutores de polaridades diferentes, uma positiva e outra negativa. Para que o ser humano nasça é preciso a participação de um homem e de uma mulher.

As Tríades são inerentes à vida em todos os aspectos e em todas as dimensões, planos ou mundos. As principais estão no espírito, na alma e na personalidade.



Tríade Espiritual





Espírito
Ou Mônada
Pai
Vontade
Filho
Amor-sabedoria
Espírito Santo (Mãe)
Inteligência Criativa







Tríade
Superior


Alma
Atma

Budhi
Intuitivo
Manas

Força  Crística
Pai vontade
 (filho, amor-sabedoria
(mãe ou Espírito Santo, mente, inteligência).




Força Crística ou Budhi
Brahman






Todo candidato ao Caminho da Luz e que busca trilhá-lo com consciência precisa conhecer, despertar, desenvolver, realizar, unificar e colocar em ação suas tríades, em favor da evolução da humanidade.

Na grande maioria dos seres humanos a Tríade da Alma não está harmonizada, suas energias não estão equilibradas, expandidas e nem completamente  ativadas.

Na personalidade temos a Tríade Inferior, composta dos mesmos três aspectos, da vontade, do amor-sabedodoria e da inteligência/

Cada um destes aspectos é uma força que se corresponde com as energias de Deus-Pai, Deus-Filho e de Deus-Mãe ou Espírito Santo, como é conhecido nas religiões cristãs.

 Este conjunto de forças trinas da alma quando é ativado, equilibrado e unificado provoca um estado de consciência que em esoterismo corresponde ao Ser Crístico, ou à libertação do Cristo Interno, por isso se diz que a Força Crística é Trina e que forma a Tríade Sagrada da Alma.

 Esta Força Crística está sendo ativada na humanidade e, portanto,
se encontra em processo de despertar completamente dentro do ser humano.

No esoterismo mais transcendente as palavras Triângulos de Luz são utilizadas como um termo descritivo aplicado à consciência do espírito e da alma, objetivado em Raios de Luz ao redor da Tríade de átma-budhi-manas.

Quando esta é unificada, atinge uma harmonização e um equilíbrio e passa a ser dinamizada, a alma se transforma num Triângulo de Luz que resulta em estado de consciência de Mestre.

Segundo Alice A. Bailey:
“As energias do homem inferior são energias do terceiro aspecto, o Espírito Santo, ou do aspecto Brahma.18 . A energia do homem espiritual é do Segundo aspecto, a força Crística, ou budhi. O objetivo da evolução na família humana é trazer esta Força Crística, o princípio de budhi, à plena manifestação no plano físico, e isto através da utilização do tríplice envoltório inferior. Este tríplice envoltório é o Santo Graal, a taça receptora e que contém a vida de Deus.”19

Vamos rapidamente analisar o significado de cada um destes três aspectos, nos seus diversos níveis, para uma melhor compreensão do sistema interno de evolução dentro de cada um de nós.

É comum no esoterismo que as Tríades sejam mencionadas em sânscrito, que constitui uma antiga língua sagrada e literária da Índia, pertencente ao grupo indo-europeu. Em sânscrito estão escritos os mais antigos documentos sagrados dos brâmanes20 , os textos védicos. Era uma língua nobre, oposta aos prácritos. 21 .

Vejamos agora o significado das Tríades em sânscrito, visto terem um significado mais amplo do que em outra língua.
- Átman: É o espírito universal, a
- Mônada ou o Espírito Divino (criado à imagem e semelhante de Deus), o Sétimo Princípio, assim chamado na constituição setenária do homem.

 A alma suprema faz parte do eu superior. Átman significa também: natureza, caráter, essência, vida, alento, alma, mente,  inteligência, o ser, existência, etc.  Budhi: Alma universal.

 É também a Alma espiritual do homem (o Sexto princípio), o veículo de Átman, exotericamente o sétimo princípio. Budhi é a faculdade que está acima da mente racional e é a razão pura, que exerce a faculdade da intuição, discernimento espiritual. É o eu espiritual, faz parte do eu superior.

É também entendimento, a faculdade de julgar, discernir e resolver; a potência que transforma em conceitos claros e perfeitos as impressões procedentes dos sentidos, através de Manas (a mente). Budhi é qualificado de “Grande Princípio”, ou simplesmente mahat, que significa grande, etc.

Manas: Literalmente é a mente, a faculdade mental, que faz do homem um ser inteligente, racional e moral, que o distingue dos seres animais. Também é sinônimo de Mahat, esotericamente, quando não especificado, significa o eu superior, ou seja, o princípio senciente e inteligente, que se reencarna no ser humano.

O chakra coronário desenvolvido converte-se no ponto de contato para a vontade espiritual de átman (o Pai).

O chakra cardíaco desenvolvido transforma-se no agente do amor espiritual de budhi (o Filho). E chakra laríngeo desenvolvido torna-se a expressão da mente universal de manas (a Mãe).22

Vemos assim outra Tríade formada por estes três chakras principais, e a triangulação energética destes três centros de força é o que leva o discípulo a atingir a sua unificação e a realização iniciática, suas expansões sucessivas da consciência, da mente e do sentimento.

Agora o leitor tem uma idéia mais precisa do que são as Tríades, principalmente aquela que se relaciona com a alma, com a Força Crística e o Cristo Interno em cada ser humano.

O aspecto Trino Crístico no estágio atual de desenvolvimento e evolução da humanidade é muito importante, daí a importância do surgimento do Senhor Cristo-Maitreya - aquele Ser que conquistou a Força Trina Crística planetária e solar,

e que agora a está doando a todos os seres humanos de boa vontade que querem despertar a Força Crística em suas almas para também serem Filhos da Luz, mas de uma forma consciente, inteligente e amorosa.

Aqueles que se encontram em desenvolvimento espiritual, ao trabalharem o Cristo Interno começam a ativar simultaneamente os três aspectos, ou seja, Manas-Budhi-Átman, não só em relação aos corpos inferiores e superiores, como também começam a ativar a unificação através do equilíbrio, da harmonia e da igualdade entre as três forças presentes nos três aspectos das trindades internas na personalidade, na alma, no espírito e nos chakras.

 Ao sintonizá-los e sincronizá-los, os corpos inferiores vão se tornando gradualmente os veículos por excelência dos corpos superiores, e assim mais rapidamente se atinge a libertação e a iluminação espiritual.

Muito poderia escrever sobre os Grandes Mistérios das Tríades – este é um assunto muito vasto e transcendente –, mas o objetivo desta obra é fazer uma breve síntese dos ensinamentos esotéricos para que os leitores tenham uma base mínima para compreender melhor seus próprios mistérios interiores e saibam como buscar, pesquisar e estudar outros ensinamentos sobre este tema.

O Caminho da Luz constitui-se da tarefa de despertar, equilibrar, harmonizar, expandir, sintonizar e sincronizar as diversas Tríades Internas que residem em todo ser humano, e suas poderosas Forças Criadoras, em favor da evolução universal e de nossos semelhantes.

Henrique Rosa.
Glossário

Para que possamos compreender o significado da Triade Espiritual pesquisei no glossario.......www.cosmosofia.com alumas conceitos básicos:

“Alma - É o homem propriamente dito, o Intelecto humano, o elo entre o Espírito Divino do homem e sua personalidade, o Filho da união do Pai-Espírito com a Mãe-Matéria;
-  é o Ego, o Eu, que se desenvolve através da evolução.
 - É Manas, o Pensador, e a mente é sua energia, que trabalha conforme as limitações do cérebro físico denso (mas não reside nele).

Na medida em que evolui, revela ao Eu consciente os Aspectos Vontade, Sabedoria e Atividade, cujas energias irradia na proporção que as dinamiza em si mesma. No homem comum, é o núcleo liberto de ilusões grosseiras que se encontra mais próximo da vida material concreta (a vida da personalidade), que recolhe e armazena as experiências vividas.

 À Ela incumbe a integração da personalidade na corrente evolutiva superior, trazendo ao indivíduo as condições necessárias para que se reconheça e se integre nos níveis superiores mais abrangentes. É composta por elementos ígneos, solares, e quando desperta e autoconsciente de sua verdadeira meta, que é sua fusão com a Mônada,

Ela vem à Terra para desenvolver trabalhos grupais em ressonância com as energias Cósmicas que lhe são transmitidas por núcleos mais internos e pelas Hierarquias Espirituais.

O nível (subplano) onde se polariza a Alma no seu corpo causal (ver) é chamado nível (ou plano) Causal. Ver: Anjo Solar, Ego superior, Eu, Individualidade, Manas.

Tríade inferior - Esta tríade é composta por um átomo físico permanente (ver - átomo permanente) ligado em um átomo emocional permanente e, estes, por sua vez, ligados em uma unidade mental (átomo permanente mental), a qual está permanentemente ligada por um "filamento" de matéria búddhica a uma Tríade Espiritual (ver). Assim, o tríplice Logos (ver) se reflete na tríplice Mônada (ver), que por sua vez se reflete como Tríade Espiritual, e esta como Tríade inferior. 

Corpo de Luz - No início da Sua in-evolução (ver) o Regente Monádico  se encontra polarizado no plano Âdi (Divino), e a Mônada  no plano Anupâdaka (Monádico), a qual se expressa por meio do"Corpo Monádico" (extremamente sutil).

No plano Âtmico (Espiritual), a força da Vida Monádica se expressa por meio do "Corpo de Luz". No plano Búddhico (Intuitivo) se expressa por meio do "corpo causal" (ver), sendo este o nível para o qual está agora se trasladando a Alma (ver). Podemos dizer que o Corpo de Luz, que na realidade não é um corpo, está para a Mônada assim como o corpo mental está para a Alma.

 Ele vai sendo formado à medida que a personalidade (ver) se fusiona com a Alma, e depois esta com a Mônada. Assim, podemos dizer que o Corpo de Luz é o "veículo" da Tríade Espiritual (ver). Os impulsos enviados pela Mônada para o "despertar" da Alma vão fortalecendo o Corpo de Luz; e a Alma, ao invocar os Aspectos Monádicos, o faz vibrar de forma cada vez mais harmoniosa com a Mônada. 

Buddhi (Sânsc.) - Mente Universal, Alma Universal, Alma espiritual do homem; o veículo de Âtman; o que está acima da mente racional-concreta, a Razão pura que exerce a faculdade discernidora da Intuição. 

Âtman (Sânsc.) - O Espírito Universal, a Alma Suprema, o Eu Superior. Também significa Natureza, essência, caráter, vida, alento, alma, coração, mente, inteligência, pensamento.

Ego espiritual ou divino - É impersonal, é a Alma espiritual ou Buddhi, em estreita união com Manas ou princípio mental, sem o qual não é Ego, mas somente o veículo do Âtman.


Ego inferior ou pessoal - É o ego mortal; a personalidade; é o Manas inferior junto com Kâma-rûpa, Kâma-Manas, e que trabalha através do corpo físico-etérico; pequeno ego.


Ego superior ou interno - É Manas (ver), o quinto princípio (assim denominado quando não está em união com Buddhi); é a Individualidade permanente, ou Ego reencarnante. Ver: Alma, Anjo Solar, Eu, Individualidade. 

Espírito - O que pertence diretamente à Consciência Universal, e que é sua emanação homogênea e pura, por exemplo: Âtmâ (Espírito Universal); Buddhi-Manas (Ego espiritual); a Mônada. 


Eu - Podemos citar basicamente três significados, desde a ótica esotérica, que expressam a mesma idéia, mas em níveis diferentes: 1°) o Eu Superior; "Eu sou o Eu"; Âtmâ, o Espírito divino; o princípio, meio e fim de todos os seres; Mônada; 2°) o Eu individual, a Individualidade, o Ego superior, o Pensador, Manas, o homem imortal; 3°) o Eu pessoal, Eu inferior, o Ego inferior, Ahankâra (ver).

Força - Tudo é relativo; o que para nós pode ser uma energia, em outros níveis (Planos - ver) pode ser uma força, mas para que exista uma força deve existir sempre uma energia por "trás", já o inverso não é verdadeiro.

 Por exemplo, uma energia que se reflita (ver Reflexo) em um chakra (ver) pode ser "trabalhada" e "transformada", saindo dele como uma ou mais forças. Assim, podemos chamar de força todas as energias que, depois da devida manipulação, concentração e focalização, o indivíduo (ou grupo) projeta em qualquer direção e com diversos objetivos, alguns bons, mas a maioria ainda egoísta. 


Corpo causal - Na realidade não é um corpo, nem objetivo nem subjetivo, seria Buddhi, a Alma espiritual. Mas Buddhi por si só não poderia ser chamado de "corpo causal", porém chega a sê-lo em união com Manas (o Ego reencarnante).

Assim, o corpo causal é o conjunto Buddhi-Manas, recebendo esse nome porque recolhe dentro de si os resultados de todas as experiências, as quais, trabalhando como causas, moldam as encarnações futuras. É o veículo de expressão da Alma  em seu próprio nível, que até hoje esteve polarizada em um dos três subplanos superiores do plano Mental e que, com o decorrer da evolução, poderá vir a se polarizar em níveis mais sutis (plano Intuitivo - Búddhico etc.); "Corpo indefinido", "Lótus egóico". 
Manas ou Manah (Sânsc.) - Literalmente "a mente", a faculdade mental, o que qualifica e distingue um sercomo inteligente, ético e moral. Esotericamente, quando não especificado, é o Ego superior, o princípio senciente que se reencarna no homem. Quando qualificado é o Buddhi-Manas (Ego espiritual), em contraposição a seu reflexo humano, o kâma-manas (que em conjunto com o homem físico é o Ego pessoal, inferior).

Manas, terceiro Princípio (ver) da constituição humana (ou quarto, dependendo da classificação), é a mente propriamente dita, o Pensador, o que pensa em nós, o Ego que reencarna inúmeras vezes, acumulando as experiências recolhidas na vida terrestre.

Este Princípio é dual em sua essência, podendo ser dividido em: a) Inteligência (ou mente) inferior, terrestre, intimamente ligada com a alma animal (kâma-rûpa);

e b) Inteligência (ou mente) superior, relacionada com Âtmâ e Buddhi e veículo ou instrumento da Alma espiritual (Buddhi).

 O Manas superior, em conjunto com o Âtman e o Buddhi, constitui a Tríade Superior, imortal; enquanto que o Manas inferior, junto com os outros Princípios inferiores forma a personalidade transitória, e nos animais atua como instinto. Ver: Alma, Anjo Solar, Ego superior, Eu, Individualidade.

Mânasa-putras (Sânsc.) - Os "Filhos da Mente"; nome dado aos Egos superiores, antes de se encarnarem na Humanidade; os Filhos de Brahmâ nascidos da Mente, os Kumâras (ver). São os Filhos da Sabedoria que, no final da terceira Raça-raiz, dotaram de "mente" as formas desprovidas de sentidos construídas pelos Pitaras (ver) Barhichads. Por outro lado, também podem ser considerados como sendo os Filhos da Mente Universal, o "Pensamento individualizado", os verdadeiros Egos humanos que se reencarnam, ou Mentes. 

Mônada (Gr.) - Do grego monas, unidade. É uma Unidade, o um, a Unidade de Consciência; Logos (ver). Também é a Tríade unificada ou a Díade Âtmâ-Buddhi; a parte imortal do homem que se reencarna nos Reinos inferiores, progredindo por eles até o homem e depois até a meta superior. É designada por Mônada tanto quando se trata da Mônada do Espírito-Matéria (Âtmâ), como quando se trata da Mônada da forma (Âtmâ-Buddhi), ou da Mônada humana (Âtmâ-Buddhi-Manas). Em cada um dos casos é uma unidade e atua como tal, mesmo tendo um, dois ou três aspectos. Ver Regente Monádico. 

Personalidade - É a "fração" do Ego (ver) reencarnante e seus veículos nos planos inferiores: o corpo físico e sua consciência elemental, o corpo emocional e sua consciência elemental, e o corpo mental e sua consciência elemental. A personalidade é o fruto da experiência da Alma nos três mundos inferiores, é uma fração d'Ela (ou da Individualidade - ver), e se expressa por meio dos três corpos inferiores (físico-etérico, emocional e mental inferior).

No processo evolutivo o indivíduo deverá trabalhar para integrar esses três corpos inferiores e sintetizá-los no nível da Alma. Em outras palavras, os três átomos permanentes (físico, emocional e mental - vide átomo permanente) deverão passar a fazer parte da Alma. Nesse processo o "ego" não desaparece, pois ele é o canal para a transmissão daforça-vida-conciência para o mundo exterior; mas o que sim deve ser transcendido é a "vontade"(desejo) desse "ego", para que prevaleça a boa-vontade da Alma.

No passo evolutivo seguinte, a consciência deve polarizar-se no Corpo de Luz (ver), dando "origem" à "Personalidade Espiritual", a qual terá como foco esse Corpo de Luz. Assim como a Alma chega a se expressar por meio de uma personalidade humana, a Mônada poderá se expressar por meio de uma Personalidade Espiritual, a Individualidade (Âtmâ-Buddhi-Manas), a integração e síntese do Corpo de Luz, a Alma e a personalidade humana fusionadas.

Depois o processo continua até que a Mônada, uma vez sintetizados Âtmâ-Buddhi-Manas (os átomos permanentes superiores, a Individualidade imortal), se integre com Seu Regente Monádico (ver), o qual nessa fase estará praticamente pronto para ingressar no grau denominado de "Avatar" (ver), podendo penetrar nos níveis "imateriais" da existência Universal no Plano Emocional (Astral) Cósmico. Assim, uma vez que o Regente Monádico tenha recolhido seus doze prolongamentose coletado os frutos dessas experiências, poderá elevar-se ao Estado de Avatar, ecoando seu som por todo o Sistema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário