sexta-feira, 18 de julho de 2014

Plexo Solar - Marte e O ARQUÉTIPO SAUDÁVEL: O GUERREIRO




                                                               
Plexo Solar - Marte e  O ARQUÉTIPO SAUDÁVEL: O GUERREIRO

Visão Psicológica dos Chakras.

Meditando sobre o arquétipo do Guerreiro, pensei na Força e no poder que ele carrega em sua espada. Podemos associar esta Força com a Energia Psíquica, com a Força de Geburah, com a Sabedoria daquele que dirige “O Carro” do Taro,  com a luz que move a Vontade de  Deus.

Marte na carta astral sinaliza para nossa capacidade de lutar, de vencer ou perder. Marte vence, quando temos disciplina, somos centrados em nossas metas e a persistência, a esperança, a coragem, e o entusiasmo ascende o Fogo que move a  Força da Vitória.

O plexo solar mobiliza a energia da Personalidade, as emoções e os desejos.  “Mas é necessário concentrar seus pensamentos naquilo que você realmente deseja. A meta é o caminho que irá “vestir” o guerreiro” para a luta.

Um guerreiro sábio, ou um Ego forte e saudável une sua mente consciente e subconsciente com a sua mente superconsciente, ou Alma, ou Eu Superior, com o coração  ligado ao Chakra da Coroa.

Precisa aprender a se livrar de suas tendências negativas, como  a raiva, a inveja , a impaciência, a malignidade, a agressividade, a luxúria  e  separatividade,  o orgulho, o medo, o ciúme, o apego,  e  assim, clarificar as emoções negativas e elevar-se acima da natureza animal.


“Um guerreiro espiritual equilibra os doze conjuntos de características opostas:
Guardar silêncio versus falar,
Receptividade versus resistência à influência,
Obedecer versus governar,
Humildade versus autoconfiança,
Velocidade do Raio versus circunspecção,
Lutar versus manter a paz,
Nada possuir versus mandar em tudo,
Não ter eles versus ser leal,
Desprezo pela morte versus respeito pela vida.
Indiferença versus amor”.


"COMO RECONHECER o GUERREIRO"
 Walters A.

Ao iniciar a análise da natureza do Guerreiro, vamos deixar para trás idéias ou atitudes que reflitam o arquétipo do Servo. Deixando de lado atitudes obsoletas e desgastadas, abrimos espaço para que nossos arquétipos se curem e se transformem.

 Por meio do arquétipo do Guerreiro, todos nós podemos ser heróis ou heroínas de nossa própria vida. Assumimos o controle, exercitamos nossa força de vontade e conquistamos uma posição sólida e fortalecida no nosso trabalho, nos nossos relacionamentos e no mundo à nossa volta.

 Quanto melhor nos sentimos, quando estamos cientes da nossa força interior mais poder pessoal acumulamos em nossa vida.

O Guerreiro é o mais forte de todos. Os arquétipos pessoais. Ele atua principalmente no nível instintivo e reflete, de forma positiva, nossos níveis de autoconfiança, de amor-próprio e de poder pessoal.

Esse arquétipo concentra nossa força e nossa capacidade de reivindicar o nosso direito de ser a melhor pessoa que sabemos ser. Isso significa fazer o que nos dá alegria e expressar plenamente nossos talentos e dons. Também significa saber dizer “não” quando necessário. A capacidade de nos defender está associada a esse arquétipo. E a partir dele que estabelecemos nossa posição na vida.

O Guerreiro é um arquétipo extremamente inteligente e consciente. E de natureza masculina, e vive a vida de uma maneira ativa e cheia de energia. Ele diz respeito, naturalmente, a ambos os sexos, principalmente nos dias de hoje, em que o vemos florescer nas mulheres, à medida que elas vão se armando de força e de coragem para viver a vida livre de repressão e de angústia.

Para que o Guerreiro se desenvolva plenamente, o psiquismo cria desafios que ele deve enfrentar. Esse estímulo exterior geralmente assume a forma de uma rejeição ou de uma oposição, o que força o Guerreiro a apelar para a sua força interior, sua capacidade e seu amor-próprio.

 E, assim, o arquétipo do Guerreiro lança mão da sua força e poder, afia sua proverbial espada e desenvolve a auto-estima, a confiança em si mesmo e a sabedoria, para o crescimento e desenvolvimento pessoais.

O Guerreiro do Lado do bem
O Guerreiro usa qualquer situação para desenvolver sua intencionalidade e orientação. Ele vê a vida como algo a ser conquistado por meio do direito ou do poder. Essa visão singular se baseia na sua ilusão de dualidade. As coisas aparecem, então, tanto como boas, quanto como más, e o Guerreiro vai se colocar naturalmente do lado bom e se empenhar em erradicar o mal.

Ele procura incansavelmente resolver qualquer tipo de oposição que sente ser contra ele. O Guerreiro toma sua própria defesa, acredita nele mesmo e tem otimismo e entusiasmo para seguir em frente.

A polaridade entre o bem e o mal confere ao Guerreiro o impulso de que ele precisa para lutar. Irá se lançar em causas que vão aumentar sua força e sua confiança em si. Irá também se opor a tudo que ele considere um obstáculo ou uma limitação à trajetória dele.

O arquétipo do Guerreiro se desenvolve em meio à disputa e ao conflito. Ele se lança contra o caos e contra o vazio, e está constantemente se empenhando para descobrir o sentido da vida e lhe dar um significado.

 Ele tem coragem, precaução e poder, mas não acha, ou não aceita, que a separação e a oposição que presencia são apenas resultado de sua própria projeção.

Limitações espirituais

Se o arquétipo do Guerreiro não desenvolver uma filosofia de vida espiritualizada, uma consciência grupal,  inclusiva e universal ele fica limitado na sua Personalidade., e pode se tornar inflexível e arrogante. Sua visão de mundo pode ser egocêntrica, separatista, autocentrada no seu mundo,  e estática, concentrada só naquilo que ele ambiciona e no sucesso.


O Guerreiro acredita no mundo material e na diferença entre força e poder. A consciência espiritual desse arquétipo pode não alcançar à verdade básica de que somos todos Um, e de que não existe separação.

Quando o arquétipo do Guerreiro se relaciona com o mundo a partir de seus instintos, da suas emoções e centrados no Plexo Solar, ele tem afinidade com a natureza poderosa de todas as coisas.

Ele analisa a questão do poder nos relacionamentos, nas situações de trabalho e na vida, e compreende o modo como as pessoas expressam agressividade, raiva e ciúme, fazendo-as substituir essas sensações por um senso real de poder pessoal.

A psique do Guerreiro é voltada para o desenvolvimento da auto-estima, do poder pessoal e da confiança em si mesmo. Para ele é importante ter um ego forte, resistente e flexível, e se esforçar para ter sucesso em tudo o que faz.

 O Guerreiro consegue ganhar dinheiro, buscar prazer, ter intimidade e sobreviver, sem de forma alguma colocar em risco seu amor-próprio ou sua integridade. Na realidade, tudo o que ele faz aumenta ainda mais seu amor-próprio.

Muitos atingem esse nível de poder e muitos mais o procuram, mas o Guerreiro pode ter limitações do ponto de vista espiritual: ele crê que o seu sucesso é resultado de sua própria ação.

 Ele pode, talvez, não enxergar longe e não associar o ego à sua consciência espiritual, porque acha que ele é o único responsável por tudo o que acontece em sua vida. Por outro lado, o Guerreiro espiritual está permanentemente grato aos desafios e aos obstáculos que enfrenta, pois sabe que é assim que ele pode crescer e se desenvolver, encarando a vida com elegância e decisão.


O arquétipo do Guerreiro nos dá a oportunidade de testar até que ponto conseguimos controlar o mundo ao nosso redor. Quando incorporamos esse arquétipo, usamos nosso poder pessoal para fazer com que as coisas aconteçam para nós e para os outros.

Desenvolvemos também a capacidade de alcançar resultados e faz com que as coisas funcionem; passamos a ter uma sensação de domínio, de que podemos superar as crises, enfrentar os conflitos sozinhos, recuperar-nos de feridas e encarar a incerteza.

Ele representa também nossa capacidade de nos apoiar, de nos valorizar e expressar a valorização sob a forma de confiança, de decisões saudáveis e de uma vida feliz.  Esse é o caminho espiritual do Guerreiro

O arquétipo do Guerreiro nos oferece a oportunidade de compreender a natureza do poder e de entrar em acordo com ele.

Proporciona uma consciência de como lidar com o poder, e de como os outros podem bloqueá-lo ou usá-lo mal na vida e nos relacionamentos. É um arquétipo imprescindível para seguirmos nosso caminho rumo ao amor.

COMO DESENVOLVER O GUERREIRO
ASSUMIR A RESPONSABILIDADE POR Si MESMO

À medida que você assume responsabilidade por si mesmo, preciso que você pare de projetar o seu poder nas outras pessoas. Então você poderá voltar a incorporar tudo aquilo a que havia renunciado.

Se quer desenvolver e amadurecer seu amor-próprio, é  indispensável que você assuma a responsabilidade pelas suas projeções.

O grau de poder que você tem na vida é proporcional ao seu amor próprio. Se este se desenvolver, você enfrentará com mais facilidade os desafios e a oposição, deixando de culpar os outros ou entregar a sua força a eles.

Existem várias formas de você entregar o poder. Você pode dar aos outros o poder de curá-lo, de ajudá-lo, ou mesmo de ferí-lo. Se você procurar fazer a sua parte em qualquer situação, isso o ajudará a recuperar seu poder.

EXERCÍCIO
1. Pense em três pessoas (Ou em mais, se quiser) que você considera poderosas. Você pode escolher quem quiser — talvez um político, um ator de cinema ou um dos seus pais.

2. Quando tiver essas pessoas em mente, observe-as muito bem e defina por que você as considera poderosas. Por exemplo, você pode achar que elas são poderosas porque fazem exatamente o que gostam, ou porque têm influência, ou porque são capazes de dizer “não” quando não gostam ou não concordam com alguma coisa. Podem também ser capazes de se expressar com uma criatividade e autoridade que você admira.
3. De pé diante de um espelho, diga a você mesmo;
“Eu SOU...”  e complete a frase com as qualidades que você projetou nas pessoas escolhidas, como, por exemplo; “Eu sou influente. Sei dizer não. Posso fazer as coisas acontecerem.”

Repita esse exercício várias vezes, até que você sinta que incorporou as qualidades que projetou nos Outros.

Esse exercício é uma boa maneira de você tomar posse do seu poder. Ele o ajuda a ver como você entrega o seu poder aos outros, e também a se responsabilizar pelas suas projeções.

Seja o que for que você admira ou despreza em outra pessoa, isso é sempre urna parte de você mesmo. Você e eu poderíamos olhar para as mesmas três pessoas, vendo nelas coisas completamente diferentes. Nenhuma característica é uma verdade absoluta.

 É o reflexo e a projeção de nossa psique o que vemos o tempo todo, em tudo que percebemos como realidade externa. Para aumentar a consciência, você precisa tomar de volta o poder que projetou nas outras pessoas, nos seus relacionamentos e no mundo à sua volta.

O MITO DO ARQUÉTIPO DO GUERREIRO
À medida que examinamos o mito do arquétipo do Guerreiro pergunte-se como se sente com relação à questão do poder. Você gostaria de exercer poder sobre os outros, para lhes dizer o que devem ou não fazer, ou gostaria de ter um poder pessoal, brilhando solitário no mundo?

 Observe os mitos sobre o poder que, juntamente com os mitos sobre o amor, geralmente estão presentes em todo drama, conto de fadas e caracterização, transmitidos através do tempo.

 O tema do poder e do abuso de poder ainda predomina, por que estamos apenas começando a usar nossos poderes naturais para nos curar, e manter a saúde e a integridade.

Um dos aspectos do mito do Guerreiro relacionado à Personalidade, baseia-se na idéia de que estamos separado dos uns dos outros e precisamos lutar pelo nosso caminho na vida impondo nossa vontade aos outros para obter o que queremos. Ele nos leva a dar uma justificativa para o controle e a dominação sobre as outras pessoas. Exige que quem compartilha dos seus valores abre mão do coração e da consciência para ter poder. Perder o poder significa perda a Força e a identidade.

Há pouco espaço para que essas pessoas desfrutem da paz e de uma natureza criativa. A busca do poder é um mito desenvolvido na nossa cultura ocidental, como um modelo ideal em que a crueldade e o mau comportamento se tornam aceitáveis para muitas pessoas.

Os meios justificam  os fins.

 Podemos ter sucesso, dinheiro e poder mas, se não tivermos amor e paz de espírito, não haverá um verdadeiro fortalecimento. A diferença entre poder e fortalecimento é que o poder existe no mundo externo, e o fortalecimento é uma função da existência e do amadurecimento.

Procure observar seus mitos relacionados com o poder. O poder é algo que o atrai ou, ao contrário, você procura se esquivar dele? E o que pretende fazer para alcançá-lo?

Você consegue ver a diferença entre poder e fortalecimento? O poder é vazio sem o fortalecimento pessoal, que é algo que todos devemos procurar.

MEDITAÇÃO.

Sente-se ou deite-se numa posição confortável. Acenda uma vela ou queime um incenso, para purificar a energia ao seu redor, e respire de maneira profunda e relaxada várias vezes, enquanto dissipa as tensões do corpo. Respire mentalizando as regiões de tensão e sinta seu corpo relaxar à medida que a tensão vai embora.

Concentre sua atenção no Plexo Solar. Ele se situa abaixo do esterno, no centro da caixa torácica, bem acima do estômago. Visualize fortes raios de luz irradiando-se a partir desse ponto.

 Os raios brilham, ao sair do plexo solar, e ficam mais fortes à medida que você vai se conscientizando de sua força. Continue a respirar de modo relaxado e rítmico, e traga a consciência para o seu corpo. Enquanto respira, sinta o alívio de todas as constrições e da rigidez do Plexo Solar.
Aceite a possibilidade de viver da sua força positiva e com tranqüilidade. Deixe sua luz brilhar, para que você possa ser a pessoa radiante que sabe que é. Ame você mesmo e deixe-se receber o amor e o respeito que você sente que merece. Relaxe interiormente e sinta o poder fluindo através do seu corpo, enquanto diz SIM para você mesmo e SIM para a vida.

VITALIDADE
À medida que aceita a força que tem, você vai precisar canalizar a energia que flui através do seu corpo. Isso quer dizer que você pode usar essa energia para a criatividade e para a saúde.

 Pode concentrar essa energia no que quiser. Ela pode ser usada para aumentar seu bem-estar e sua vivacidade. Esteja certo de que ela lhe traz alegria. Enquanto deixa sua luz brilhar para os outros, lembre-se de deixá-la brilhar para si mesmo.

Comece a imaginar que você está transmitindo energia para o seu Plexo Solar. Essa energia, em forma de luz, segue para todas as células do seu corpo. Ela é dourada. Os olhos e a pele ficam radiantes, e o tônus muscular liso e jovial. Os ossos e nervos ficam fortes e flexíveis.

Os cabelos brilham e os olhos cintilam. Sinta sua vitalidade e força aumentar. Você está, neste exato momento, fortalecendo-se com a energia universal e o poder do pensamento positivo.

Talvez você queira fazer algumas coisas para acentuar o vigor físico e ajudar a desenvolver sua força. Pode começar com o seguinte:
Andar.
Correr.
Dançar.
Nadar.
Fazer musculação.
Fazer Yoga.
Fazer Aikidô.
Fazer Judô.
O (ZHAKRA DO PLEXO SOLAR 12,
Praticar a técnica Alexander (eutonia).....
Receber uma mensagem.
Essas atividades ajudam você a liberar a tensão e a concentrar sua força.


FORTALECIMENTO

Para ficar mais fortalecido é preciso que você esteja certo do seu amor-próprio. Você merece! (Não importa o que você queira Ou sinta que merece). Diga ou escreva as afirmações a seguir com o sentimento de que as merece:
O poder divino flui dentro de mim.
Vale a pena ser quem eu sou.
Valho o meu peso em ouro.
Sou digno do meu amor-próprio.
Sou responsável apenas pela minha felicidade.
Sou livre para optar pelo amor, pela alegria e pela felicidade ria minha vida.
Estou aberto para receber amor, felicidade, saúde e prosperidade, sabendo que mereço tudo isso.
A bondade e a alegria me pertencem. Eu mereço.
Estou de posse do meu poder e quero assumir a responsabilidade por mim em todas as situações.
Quero crescer e amadurecer, tornando-me a melhor pessoa que puder.
Reivindico meu poder agora.
Sou a única pessoa que sabe o que é melhor para mim.
Apóio a mim mesmo e exijo o melhor pelos meus esforços e talentos

HISTÓRICO DE CASOS
Janine

Janine é uma consultora profissional que trabalha com administração de empresas. Ela é do arquétipo do Guerreiro e se orgulho de “estimular e instigar” as pessoas. E muito autoritária e chega mesmo a intimidar quem não a conhece bem. Segundo ela próprio descreveu, seu trabalho é ajudar as pessoas a descobrir o poder que têm. Ela tem um ego extremamente desenvolvido e seu estilo de vida reflete isso.

Janine mantém um padrão de vida elevado, que inclui roupa caras, restaurantes chiques e férias luxuosas. No entanto, não é muito feliz e nem capaz de ter relacionamentos mais profundos com outras pessoas.

Ela veio me ver porque estava tendo uma série de sonhos perturbadores há muitos meses. Esses sonhos a assustaram e a fizeram olhar para dentro de si mesma. A medida que fomos trabalhando juntas, ficou evidente que faltava espontaneidade, alegria e intimidade na vida dela.
Janine começou a abandonar a idéia de que era superior aos outros. Manter-se isolada era sobretudo uma defesa que a fazia se sentir forte. Ela havia desenvolvido essa característica para resistir à oposição, mas na realidade isso fez com que ela se sentisse muito só.

A medida que transcendeu o arquétipo do Guerreiro, ela deixou cair as barreiras que criava para se defender e se tornou mais maleável e acessível às pessoas ao seu redor. Ficando mais leve, ela se tornou capaz de rir da própria arrogância. A medida que as pessoas a conheciam melhor, puderam apreciar sua força e honestidade
de.

 Ao sair do arquétipo do Guerreiro, tornou-se uma pessoa mais cordial e afetuosa e passou a sentir menos necessidade de provar o próprio valor. Quando ficou mais terna, deixando que o amor entrasse em sua vida, ela encontrou o caminho do coração. Ao desistir do isolamento, tornou-se capaz de viver segundo os ditames do coração.

Phillip
Phillip é um homem jovem, de cerca de trinta anos, que veio me ver por motivos que não se relacionavam com sua vida pessoal. Tinha um forte interesse pelas matérias relacionadas com a mente, e queria saber se eu podia apodá-lo, Enquanto falávamos, disse-lhe que eu estava mais envolvida com o trabalho de desenvolvimento pessoal e sentia que essa era a chave para muitas portas. Ele resolveu, então, conhecer a si mesmo e desenvolver seu lado espiritual.

Quando a força do ego de Phillip começou a se abrir e ele se sentiu mais fortalecido e menos tímido, alguma coisa lhe aconteceu que me fez sentir que eu presenciava o surgimento do arquétipo do Guerreiro na personalidade dele.

O patrão de Phillip era um forte arquétipo do Guerreiro, que havia começado o seu próprio negócio e tinha feito sucesso. Ele escolhia pessoas jovens e ambiciosas, como Phillip, para trabalhar para ele. Ele havia criado um grupo de jovens do arquétipo do Guerreiro que,no final, decidiram desafiar sua autoridade, rompendo com ele para criar sua própria empresa.

Esse desafio à autoridade do chefe assumiu a forma de “podemos fazer isso melhor”, uma expressão característica do arquétipo do Guerreiro. Só criando desafios como esse é que o arquétipo do Guerreiro pode se desenvolver e desabrochar.

O antigo patrão ficou tão furioso com o que aconteceu que desafiou o grupo para uma disputa judicial, na tentativa de abater-lhes espírito.

Foi um período fértil e tenso para Phillip. Ele comparecia à sessões comigo criticando esse homem, retratando-o como deprava do e cruel. A ironia era que, enquanto se desenrolava essa luta Phillip estava desenvolvendo as mesmas qualidades de que acusava; o patrão; ele simplesmente estava cego a esse espelho diante dele.

Ele queria exercer a própria autoridade, e desafiar seu patrão foi a maneira pela qual esperava obtê-la. Quando, finalmente, reconheceu a oposição como uma projeção sua, a situação começou a melhorar e o patrão desistiu da ação judicial.

Phillip conseguiu ver com mais clareza sua ânsia pelo poder, e uma vez tendo-o obtido, deixou de ser obcecado por ele, tornando-se mais flexível e benevolente.
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário