segunda-feira, 12 de março de 2012

Uma primeira visão dos Chakras.

                                                       

Uma primeira visão dos Chakras.
 Alan Oken
Pesquisado por Dharmadhannyael


Quando se da a expansão e o desenvolvimento da consciência e ocorre a união entre os eus inferior e  superior, manifesta-se a revelação da direção evolutiva pessoal do indivíduo.

 Então o indivíduo constata que há uma reorientação definitiva em seu direcionamento. Isso ocorre simultaneamente ao aumento de ativação dos vários chakras.

Quando há uma correspondente mudança das expressões das energias vitais para os centros superiores Assim, o indivíduo que está centrado na Alma veria as seguintes alterações sucedendo em sua ida:

1. Em vez da vacilação entre uma ênfase intermitente no corpo mental, emocional e físico, estaria acontecendo uma integração destes três aspectos na personalidade. Isso resultaria num eu inferior sintetizado, intensamente focalizado.

2. Os valores, necessidades e desejos desse eu inferior começariam dar lugar a percepção de valores, necessidades desejos mais elevados, mais abrangentes e menos centralizados na personalidade.

3. O despertar para o mundo das verdadeiras realidades e percepções espirituais seria acompanhado pelo anseio por um serviço mais amplo e menos egoísta e pela necessidade de ligar-se a um grupo dinâmico composto por pessoas de pensamento semelhante. Essa é a arena e a visão mundial do um indivíduo centrado na Alma.

O processo descrito acima tem uma correlação  em termos de reorientação das energias dos centros inferiores e sua absorção por aqueles centros localizados acima do diafragma.

Existe um padrão para essa reorientação:

O centro da vontade pessoal, localizado no Chakra raiz,  torna-se magnetizado e é “atraído” para a influência do centro da vontade espiritual situado no centro coronário.

 2. Do mesmo modo, as energias do centro sacro vão para o controle  do centro laríngeo.

3. Quando o centro do coração desperta, atrai para si as energias do plexo solar. Isso elimina  a tremenda confusão que muitas pessoas  têm sobre suas maneiras de amar. 161

Se o plexo solar esta atuante e o centro do coração está fechado, é provável que a pessoa interprete as necessidades emocionais e o desejo sexual pessoais como sendo Amor. Quando o centro cardíaco se abriu e as energias do plexo  solar integram-se nele, a passa a ser o veiculo da alegria coesiva, curadora e animadora que esta no âmago do Amor.

Esse Amor pode ser expresso também quando se Amor!
Quando os quatro centros superiores são abertos e a pessoa centrou-se na Alma, o foco de existência muda da sobrevivência para:

1.  Vida conforme expressa através do Amor- Chakra cardíaco (verdadeira consciência).

2. Vida conforme expressa através atividade criativa -  a chakra laríngeo (verdadeira inteligência).

3. Vida conforme expressa através da percepção da realidade chakra frontal (verdadeiro despertar espiritual);

4. Vida conforme expressa através da identificação - chakra coronário (verdadeira vontade espiritual).

Nos últimos anos têm surgido muitos métodos de estímulo e de abertura dos centros. Muito se tem dito sobre a “abertura (do terceiro Olho” e a geração de poderes psíquicos que esse  desenvolvimento alegadamente causa. Muitos (cursos, especialmente aqueles para as pessoas que estão “treinando” para serem psíquicas e ou canais, tem enfatizado a necessidade de “prestar-se à evolução”, como consequencia, de estimular (os sete centros principais.

A evolução espiritual vem com o desenvolvimento  da responsabilidade pessoal. A evolução de um indivíduo centrado na aIma, não e atestada pelo apego a fenomenologia dominada pelo glamour.

 A exteriorização do Eu superior re quer, mais do que qualquer outra coisa, uma atitude interior de serviço e um método de treinamento esclarecido. Então a abertura (dos centros superiores pode dar se com segurança, juntamente com a consequente percepção da realidade espiritual e como resultado de muito, trabalho dedicado.

“Não ensino nenhum modo de despertar os centros, porque o estímulo correto, a reação equilibrada aos impulsos superiores e o reconhecimento prático das fontes de inspiração irão automática e seguramente vibrar os centros na atividade necessária e apropriada. Esse é o método de evolução perfeito. É mais lento, mas não leva a qualquer desenvolvimento prematuro e produz uma revelação ininterrupta; habilita o aspirante a tornar-se realmente o  Observador e a saber com segurança o que está fazendo; ele traz os centros, um a um, para um ponto de reação espiritual, e então estabelece o ritmo ordenado e cíclico de uma natureza inferior controlada” Alice Bailey

No reino humano, a consciência evolui em ciclos e desdobra-se em forma de espiral da individualização para a Personalidade plenamente desenvolvida e consciente de si mesma. Daí ela se movimenta, através do caminho da iniciação, para a total consciência da Alma e, finalmente para a identificação com o UM, ou Deus. Helen Burmester, The Seven Rays Made Visual.

Os sete chakras principais ou centros de Força Vital são os fatores muito importantes, em termos de configuração esotérica de homens e mulheres. Eles correspondem aos planetas, assim como as principais glândulas endócrinas e órgãos do corpo físico. A ciência do inter-relacionamento dessas “rodas de prana”, ou energia vital, é bastante complexa e incrivelmente reveladora no que se refere ao processo de circulação de vitalidade, tanto nos três veículos da personalidade quanto na Alma.

 No entanto, apresento alguma informação no que concerne à natureza básica e às e correspondências dos chakras em termos de sua relação com a Alma, com os raios e a astrologia.

O Primeiro Raio representa a ardente Vontade de Ser da Divindade, a Causa Primeira, o Espirito. A expressão (desse princípio vital no organismo humano chamada mônada. Às raízes dos sete chakras principais encontram-se ao longo eixo da coluna cérebro—espinhal. Na verdade, os chakras são sete fluxos de Força Vital originados dessa fonte monádica.

 Estes fluxos são como Raios de sol, constantemente derramando a vitalidade doadora de vida da vontade de ser. A estrutura inerente à lei das Correspondências revela que a mônada individual, para o conjunto do nosso organismo, o que o sol é para o nosso sistema solar, enquanto que o Sol é apenas uma das inumeráveis mônadas, para a sua origem solar.
 Assim como É em cima, É embaixo.

O corpo etéreo chamado também “duplo etéreo”, e constitui a parte mais densa da nossa aura, estendendo—se aproximadamente meia polegada em torno do corpo físico. Entre suas múltiplas funções, esse invólucro etéreo atua como uma proteção, de modo muito semelhante ao que a atmosfera da Terra serve para proteger o nosso planeta de irradiações prejudiciais. O duplo etéreo ajuda a nos proteger (de intrusões físicas e psíquicas. Assim como a nossa atmosfera, o corpo etéreo e muito sensível, e pode ser danificado.

A “vibração de vida” monádica e transmitida para a Alma e, de lá, através das correntes involutiva, descende para os veículos da personalidade.

 O “corpo etéreo" envolve e interpenetra o organismo físico denso e contíguo a este. Esse veículo etéreo é inteiramente composto pelos “fios” desta vitalidade monádica.

 A energia dessas linhas de forca ativa a potência do sistema nervoso e se estabelece, através dos Chakras principais, nas glândulas endócrinas e em outros órgãos dentro do corpo físico. Os fios etéreos também formam canais pelos quais fluem as energias mais sutis, afetando nossas condições físicas e psíquicas. Esses canais tem estreita relação com os meridianos usados na acupuntura e em outras modalidades de medicina oriental.

Todos sabemos que a camada de ozônio da atmosfera foi posta em risco pelo grande uso de poluentes químicos, aumentando assim o risco de câncer e de outras moléstias.

Os poluentes também afetam o duplo etéreo. Por exemplo, muitas drogas, inclusive e especialmente o álcool, consomem se através da manta etérea e a enfraquecem, expondo o indivíduo a várias disfunções físicas e psicológicas.

 O tabaco tem o efeito contrario, tendendo a estreitar ou m encolher o organismo etéreo, portanto diminuindo a  sua sensibilidade.
 Um dos principais motivos pelo qual as pessoas fumam é “acalmar os nervos”, assim diminuindo o impacto do ambiente sobre si mesmas. O fumo funciona como um isolante e protetor psíquico, mas também pode  reduz o senso de sensibilidade pessoal. 

O excesso de fumo também intensifica o enfoque subjetivo da vida, inibindo assim a eliminação de pensamentos e sentimentos  corrosivos  na medida em que o fumo bloqueia a livre expressão destas áreas.

 A circulação e a purificação podem desse modo, impedidas, e contribuindo para a não regeneração e consequente enfermidade.

Os fios de energia etérea cruzam-se em determinados pontos. Onde ocorre um grande número desses cruzamentos, cria-se um vórtice de energia. Esse vórtice é um chakra. Além dos sete centros principais, há 29 centros secundários e 49 menores ainda.

Alguns dos mais importantes centros secundários podem ser encontrados nas palmas das mãos, nos ombros e quadris e nas solas dos pés. Dois dos mais importantes desses centros são os chakras esplênico e alta maior. (Alguns dos primeiros teosofistas, ao escreverem sobre os chakras, substituíram totalmente o chakra sacro ou sexual pelo esplênico.

Na minha opinião, isso foi feito não tanto devido a diferenças  de opinião esotérica mas, muito mais, pela influência do moralismo vitoriano nos estudos esotéricos. Os gentis esoteristas do século XIX estavam, sem dúvida, tentando evitar o superdesenvovimento deste particular “centro de força” pelos estudantes de outrora!

O diagrama mostra a posição relativa das “flores” dos chakras – a parcela de cada um desses centros que se entende para o corpo etéreo. As “raízes” desses centro estão localizadas tangencialmente á coluna cérebro espinhal.
A reunião das energias das gônadas e da glândula pituitária, quando estimuladas a nível da Alma, leva ao surgimento do fogo criativo para o progresso do conhecimento.

Eu gostaria de compartilhar com o leitor vários pontos que podem ser de interesse referentes à natureza do relacionamento entre a Alma, os chakras e o corpo físico.

 Sob a perspectiva da Alma, o chakra coronário é o mais importante, pois é o seu ponto de “entrada e de saída”. Quando o centro coronário esta completamente aberto e em operação, diz-se se que o indivíduo está desperto para a realidade da Alma e que os processos que resultam numa personalidade infundida pela Alma foram completados.

Assim, o “fio da consciência” - o caminho da Alma para a personalidade esta focalizado na região da glândula pineal. É   através da linha de Raio da Vontade/Poder (Raios Um-Três-Cinco-Sete) que a Alma pode regular as atividades do plano físico através do sistema nervoso e do cérebro.

O “fio da vida” é estabelecido no coração, pois é lá que o Sol governa em termos da “Vida” de Segundo Raio da Divindade do nosso sistema solar.

 A Força Vital é distribuída no organismo físico do indivíduo através da circulação cio sangue. Da perspectiva a dos Raios, isso corresponde a linha de Raio do Amor Sabedoria (Raios Dois Quatro Seis). Alan Oken


Nenhum comentário:

Postar um comentário