segunda-feira, 5 de março de 2012

Chakra, o Éter, os fogos, akasha

                                                                              
O homem

http://www.ceomt.dk.nom.br/Fogos6.htm


"Na base da coluna vertebral do homem, no seu corpo etérico, estão ocultos os fogos por fricção do sistema humano. Deste centro os três fogos se irradiam para todo o corpo etérico  por três canais da coluna vertebral etérica e deles, por uma rede de canais menores, alcançam e vitalizam todo corpo denso. Os centros de força chamados chacras desempenham um papel importantíssimo nessa distribuição, além de suas funções transcendentais.

Reação nervosa: é o fogo equivalente à eletricidade solar e ao fluido elétrico do planeta. É distribuído a partir do centro onde está acumulado, por um canal e atinge o cérebro e o sistema nervoso e ao estabelecer contato com eles, dá origem a toda a atividade elétrica do nosso corpo. Sem esse fogo não conseguiríamos pensar nem ter sensações. Quem sabe a mecânica desse fogo e o canal pelo qual circula pode aumentar sua capacidade cerebral. Mestre Djwal Khul recomenda que esse assunto seja estudado mais detidamente.


Emanação prânica: é o fogo equivalente ao prana solar e ao planetário. É o responsável pela manutenção do que foi construído. É distribuído por um canal e dele para todo o corpo pelos canais menores chamados nadis. Sua irradiação pela superfície do corpo etérico constitui o que chamam aura de saúde. É possível de ser transmitido de uma pessoa para outra conscientemente, sendo maior seu efeito se o doador possui conhecimentos de ocultismo e do corpo humano, donde algumas pessoas serem curadoras. Não se deve confundir uma boa aura de saúde com qualidades magnéticas. O magnetismo tem origem no corpo astral, proveniente de um corpo superior e a aura de saúde é a irradiação pelo corpo etérico do prana que sobrou do necessário para a manutenção da saúde do corpo físico.

Calor corpóreo: é o equivalente ao akasha do fogo por fricção do Sol e à substância produtiva do planeta. É distribuído por um canal e dele para todo o corpo físico, sendo responsável, entre outras coisas, pelo calor do corpo.

Mais detalhes sobre esses fogos do homem serão fornecidos em continuidade a esses estudos.
Convém ressaltar que essa tríplice manifestação do fogo por fricção também ocorre nos corpos astral e mental, de uma forma adequada a esses corpos.

 Os Fogos Internos dos envoltórios - Os três canais
Vamos estudar com bastante profundidade o fogo por fricção, que é o fogo que atua na matéria. Como já sabemos, esse fogo só existe em presença da matéria. Ele é o resultado do contato do fogo elétrico com o fogo solar por meio da matéria. Observem que contato não significa fusão ou sintonia.
O assunto a ser tratado aqui vai da página 72 à 82 do Tratado sobre Fuego Cósmico, do Mestre Djwal Khul, pela Sra. Alice A. Bailey.

Voltando ao contato do fogo elétrico com o fogo solar através da matéria, gerando o fogo por fricção, fica óbvia e lógica essa afirmação do Mestre Djwal Khul, uma vez que o fogo solar é o relacionador, que relaciona a Mônada com a matéria dos mundos inferiores.

Primeiro temos a Mônada, o que emite e a matéria o que recebe. Para que a matéria receba a atuação da Mônada, é necessário o intermediário, o relacionador, o que adeqüa a energia da Mônada à capacidade de recepção da matéria.

Na nossa vida diária material temos uma analogia dessa adeqüação na eletricidade que alimenta nossos aparelhos domésticos. A corrente elétrica que sai da usina geradora é muito mais alta que a que chega às nossas residências. Seu valor na linha de transmissão da usina até a estação de rebaixamento é de 100.000 volts. Nas estações de rebaixamento ela é transformada para 25.000, 13.500 e 5.000 volts, entre outros valores, para chegar aos 110 ou 220 volts, nas residências. O esquema abaixo visualiza melhor essas transformações:

Usina geradora→100.000 volts→estação →25.000→transformador→110/220volts→residência   
de eletricidade                     transformadora    13.500         
                                                                       5.000 volts                                                                            
     
De forma análoga o mecanismo que gera o fogo solar é o transformador que baixa a voltagem da Mônada à capacidade receptiva da matéria. A descrição desse mecanismo não cabe no atual contexto.
O fogo por fricção é equivalente aos 110/220 volts residenciais, que colocam nossos eletrodomésticos em funcionamento. É portanto o fogo elétrico da Mônada (alta voltagem) rebaixado pelo fogo solar em baixa voltagem (fogo por fricção), para atuar na nossa matéria.
Vejamos o desenho abaixo:

Fogo elétrico→Matéria←Fogo solar
                         Fogo por fricção                               
Fogo elétrico em contato com fogo solar dentro da matéria produz fogo por fricção. Se não existir matéria, não há fogo por fricção.
Assim demonstra-se a veracidade da afirmação do Mestre Djwal Khul.

Por outro lado o Mestre diz, mais adiante, que o fogo solar existe como conseqüência do contato do fogo elétrico com o fogo por fricção da matéria. Isto parece uma contradição, mas, se raciocinarmos corretamente, veremos que é a mais pura realidade.
O fogo elétrico tem de entrar em contato com a matéria, para que a Mônada adquira experiência e desenvolva seus poderes. Mas, para tal, tem de gerar um intermediário e redutor de sua energia e, então, gera o fogo solar e os dois juntos geram o fogo por fricção.

Quando a matéria deixar de existir no chamado pralaia físico, o fogo por fricção que anima a nossa matéria desaparecerá. Mas os fogos elétrico e solar persistirão para manter o fogo por fricção dos mundos astral e mental. Todavia as Mônadas, Solar e humanas, adquiriram e conservam a habilidade de produzir fogo por fricção em seus respectivos níveis.

Quando, na continuação do pralaia do nosso Logos Solar, as materias astral, mental, búdica e átmica se desintegrarem, para as Mônadas humanas só existirá o fogo elétrico tríplice, atuando na matéria monádica, mas Elas terão desenvolvido a capacidade de gerar fogo solar e por fricção, através da experiência vivenciada. No próximo sistema solar (uma nova encarnação cósmica do Logos Solar),

essas Mônadas voltarão à atividade, dentro de um outro propósito do Logos e iniciarão sua vida nos mundos inferiores (que serão mais elevados), utilizando a capacidade adquirida. Nada se perde.
Num estudo anterior foi dito que os fogos internos (fogo por fricçao)do sistema solar, do planeta e do homem, são três: fogo interno, fogo irradiante e fogo essencial, sendo este último constituído pelos Devas. Na realidade, os Devas são os agentes operadores dos fogos. Como veremos mais adiante, o fogo por fricção é tríplice e os Devas, nas linhas evolutiva e involutiva, são os agentes que manipulam o fogo tríplice.

Vamos agora estudar o que o Mestre Djwal Khul chama os fogos internos dos envoltórios.
Todo ente em manifestação possui um corpo ou veículo, para entrar em contato com a matéria do mundo no qual vai evoluir, quer seja um Logos Cósmico, Solar, Planetário, um Deva ou um homem. No caso do nosso Logos Solar, seu corpo físico cósmico é constituído pelas matérias dos mundos adi, monádico, átmico, búdico, mental, astral e físico.

O nosso sistema solar visível é apenas a matéria física densa, existindo a matéria etérica, que não é visível, mas está sendo detectada pelos cientistas, através dos modernos aparelhos que são sensíveis às ondas eletromagnéticas fora do espectro visível, como a radiação cósmica de fundo (CRB) e as irupções de raios gama (GRB). Nos aceleradores de partículas também foram percebidas componentes da matéria etérica. Todavia os cientistas não a admitem.

Estudaremos os fogos por fricção que atuam na matéria do mundo físico, nas suas divisões densa, (sólida, líquida e gasosa) e etérica.

É importante ressaltar que para a consciência atuando pelo corpo astral, a matéria exterior astral é tão material e objetiva, quanto o nosso mundo denso para a nossa consciência cerebral. A diferença está nas propriedades da matéria astral, no modo de operação e na capacidade de detecção dos sentidos astrais, que levam à consciência astral as informações exteriores. Os mecanismos de ação também são diferentes. O mesmo acontece no mundo mental. Portanto os mundos astral e mental também são animados pelo fogo tríplice.

Mestre Djwal Khul diz:" Existe no Sol, no planeta, no homem e no átomo, um ponto central de calor e (se me permitido empregar um termo tão limitador e inadeqüado) uma caverna central de fogo ou núcleo de calor; este núcleo central chega até os limites de sua esfera de influência, seu "círculo não se passa", por meio de um tríplice canal."
O Sol
Dentro do Sol, no seu centro, existe um mar de fogo ou de calor, porém não um mar de chamas. As chamas são apenas os efeitos de uma reação química e a combinação de alguma substância com o oxigênio ou outro elemento, sob a ação de uma energia. Deve ficar bem clara na mente a diferença entre as chamas ou gases incandescentes e a energia do calor que produz as chamas ou outro efeito qualquer.  É esse calor interno do Sol que gera as chamas visíveis.

Essa região central do Sol é onde se concentra o fogo interno latente do Sol, o fogo por fricção, produzindo a máxima temperatura. As chamas na superfície do Sol são apenas o efeito dessa energia. É esse fogo por fricção que pode provocar a fusão do hidrogênio em hélio. Portanto a energia essencial do Sol não é oriunda da fusão nuclear, mas sim do fogo por fricção.

Esse fogo interno chega à superfície do Sol e se irradia para todo o sistema solar por um tríplice canal, de uma forma análoga à do homem, que tem três canais: ida, pingala e sushuma, no corpo etérico, conforme veremos em continuação a esse estudo.
Os canais pelos quais o fogo por fricção tríplice do Sol alimenta todo o sistema solar estão localizados na sua parte etérica.

Os esquemas abaixo tornarão mais clara a compreensão dessa localização e a distribuição de cada fogo:


MUNDOS OU MATÉRIAS ASTRAL E SUPERIORES DO NOSSO SISTEMA SOLAR
_____________________________________________________________________________________________
MUNDO FÍSICO OU                 DIVISÃO ATÔMICA OU PRIMEIRO ÉTER.
MATÉRIA FÍSICA,                   OBS.: NÃO CONFUNDIR COM O MUNDO ADI, QUE É O PRI-
ONDE ESTAMOS                               MEIRO ÉTER  SOB O PONTO DE VISTA CÓSMICO.
ENCARNADOS
                                           ______________________________________________________
                                                 DIVISÃO SUB-ATÔMICA OU SEGUNDO ÉTER
                                           ______________________________________________________
                                                                TERCEIRO ÉTER
                                           ______________________________________________________
                                                                QUARTO ÉTER
                                           ______________________________________________________
                                                GASOSO, LÍQUIDO E SÓLIDO, A PARTE DENSA E VISIVEL
     _________________________________________________________________________

 Núcleo do Sol→Canal de eletricidade solar                        →Sistema solar etérico→Sistema solar denso
                        →Canal de raios de luz de aspecto prânico →                                →
                         →Canal de akasha                                    →                                →


 A manifestação eletricidade ou elétrica do fogo por fricção do Sol é de uma só polaridade. É energizada pelo primeiro Raio ou Aspecto Vontade do Logos. Os fenômenos dos raios atmosféricos são resultantes desse fogo por fricção elétrico. Estudos e pesquisas têm sido feitos no Brasil (Grupo ECAT, do INPE) e outros paises sobre a eletricidade atmosférica.
Os raios de luz de aspecto prânico (prana solar) constituem a manifestação do segundo Raio ou Aspecto Amor-Sabedoria-Razão Pura, através do fogo por fricção. Poderíamos chamá-los de sub-fogo solar do fogo por fricção.

Akasha seria o fogo por fricção puro. É manifestação pura do terceiro Raio ou Aspecto Inteligência Ativa. É o kundalini puro do sistema solar.
Percebemos claramente que esses fogos são externos e irradiantes para nós, mas sob o ângulo do Sol eles são internos.
O planeta

Nas profundidades do coração de um planeta, como a terra, encontram-se os fogos internos, que ocupam a esfera central que, plena de calor, torna possível a vida no planeta. É responsável pelo magma terrestre e pela atividade vulcânica. Também se situa na parte etérica do planeta e por ela se distribui através de canais etéricos para todas as partes gasosas, líquidas e sólidas.

Os fogos por fricção do planeta também são três:
Fluido elétrico: latente no planeta e pouco conhecido pela ciência em sua natureza essencial. É o oposto da eletricidade solar. Podemos dizer que é o sub-fogo elétrico do fogo por fricção do planeta e é qualificado pelo Aspecto Vontade do Logos Planetário. O contato da eletricidade solar com este fogo é o objetivo - talvez inconsciente - de todo o esforço científico na atualidade. O portador deste fogo é o elétron, que é o átomo físico primordial feminino.

Prana planetário: é o sub-fogo solar do fogo por fricção do planeta. Está qualificado pelo Aspecto Amor-Sabedoria-Razão Pura do Logos Planetário. Esse fogo, tão benéfico à saúde humana, é absorvido pelos poros da pele, que é sua linha de menor resistência. É o responsável pelo bom funcionamento dos órgãos e do organismo como unidade.

A substância produtiva: é o fogo que vitaliza toda a matéria do planeta, só existindo em presença da matéria. É responsável pela germinação de tudo. É a mãe e o protetor de tudo o que existe dentro e fora do planeta. Corresponde ao akasha do sol, como manifestação do fogo por fricção do Sol. É ele que faz a semente brotar. Os vulcões entram em atividade sob a ação desse fogo.

Todas essas manifestações do fogo por fricção do planeta são resultantes da captação, absorção e assimilação dos fogos por fricção do Sol pelo Logos Planetário, que os qualifica, acumula no depósito no interior da terra e distribui através de uma rede de canais etéricos para todo o planeta, para manter a vida.

Os fogos por fricção da lua estão praticamente esgotados, porque os Devas e a humanidade não estão mais lá. Certas funções da natureza não podem existir sem a presença dos Devas.
O homem

Na base da coluna vertebral do homem, no seu corpo etérico, estão ocultos os fogos por fricção do sistema humano. Deste centro os três fogos se irradiam para todo o corpo etérico  por três canais da coluna vertebral etérica e deles, por uma rede de canais menores, alcançam e vitalizam todo corpo denso. Os centros de força chamados chacras desempenham um papel importantíssimo nessa distribuição, além de suas funções transcendentais.

Reação nervosa: é o fogo equivalente à eletricidade solar e ao fluido elétrico do planeta. É distribuído a partir do centro onde está acumulado, por um canal e atinge o cérebro e o sistema nervoso e ao estabelecer contato com eles, dá origem a toda a atividade elétrica do nosso corpo. Sem esse fogo não conseguiríamos pensar nem ter sensações. Quem sabe a mecânica desse fogo e o canal pelo qual circula pode aumentar sua capacidade cerebral. Mestre Djwal Khul recomenda que esse assunto seja estudado mais detidamente.

Emanação prânica: é o fogo equivalente ao prana solar e ao planetário. É o responsável pela manutenção do que foi construído. É distribuído por um canal e dele para todo o corpo pelos canais menores chamados nadis. Sua irradiação pela superfície do corpo etérico constitui o que chamam aura de saúde. É possível de ser transmitido de uma pessoa para outra conscientemente, sendo

maior seu efeito se o doador possui conhecimentos de ocultismo e do corpo humano, donde algumas pessoas serem curadoras. Não se deve confundir uma boa aura de saúde com qualidades magnéticas. O magnetismo tem origem no corpo astral, proveniente de um corpo superior e a aura de saúde é a irradiação pelo corpo etérico do prana que sobrou do necessário para a manutenção da saúde do corpo físico.

Calor corpóreo: é o equivalente ao akasha do fogo por fricção do Sol e à substância produtiva do planeta. É distribuído por um canal e dele para todo o corpo físico, sendo responsável, entre outras coisas, pelo calor do corpo.
Mais detalhes sobre esses fogos do homem serão fornecidos em continuidade a esses estudos.
Convém ressaltar que essa tríplice manifestação do fogo por fricção também ocorre nos corpos astral

e mental, de uma forma adequada a esses corpos.
Por hoje vamos encerrar essa parte do nosso estudo. A próxima continuação será publicada em 21/03/2003.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Solicitamos que nos informem suas observações bem como forneçam suas opiniões.

GN                   11/03/2003
Fonte: Tratado sobre Fuego Cósmico, do Mestre Djwal Khul, pela Sra. Alice A. Bailey, em espanhol, da Fundação Lucis e distribuído por editorial Kier, Buenos Aires, Argentina.
      Retornar à página principal
      RETORNAR À PÁGINA DE ESTUDOS ANTERIORES DO TRATADO SOBRE FOGO CÓSMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário