terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Consciência da Unidade. - Vibração

                                                                                            
                                                                                                      
A Consciência da Unidade.

“O Espírito é a essência da consciência, a energia do universo que cria todas as coisas. Cada um de nós é a parte desse Espírito – uma entidade divina. Assim, o Espírito é o Eu superior , o ser eterno que vive dentro de nós”.

Eu preciso compreender como funciona a Unidade,e que tudo está interligado, que tudo é mente e o universo existe neste campo de pura energia e Luz.

 Assim como Deus, ou o Todo - Inteligência Divina em Ação cria com a Mente, o “Eu Sou’ é um espelho reflete a Mente de Deus. Precisamos ficar alertas, com as vibrações dos nossos pensamentos, emoções e necessidades - “orai e vigiai.” Tudo o que fazemos, dizemos, pensamos e acreditamos afeta os outros e o universo à nossa volta.Tudo é energia. Deus é energia mental ou pensamento.

 Somos Partes dessa força de Deus e, assim, co-criadores ao lado dele.Mas, quando somos envolvidos pela emoção negativa, dispersão, e egoísmo, seremos levados pela lei do carma e seguiremos sem a luz da Unidade que move o dharma.

Se há expansão da Consciência na Unidade estamos pensando como Espírito, com a compaixão e o amor de Deus. Nada escapa desse princípio, pois tudo é composto da mesma substância no nível subatômico.

Tudo é Consciência estamos vivendo dentro da Consciência do Logos Planetário, dentro da Consciência do Logos solar que está dentro da Consciência do Logos Cósmico.

Eu sou Um-a só consciência.


Alice Bailey diz que “A grande Entidade ou Vida, Que evolui através e por intermédio do universo, do mesmo modo que a consciência do homem está evoluindo através de um corpo físico objetivo.


Da evolução da substância somos naturalmente levados à evolução das formas, ou de amontoados de átomos, e aí abrir-se- á para nós a interessante consideração de formas outras que não as puramente materiais — formas existentes em substância mais sutil, tais como as formas de pensamento, as formas raciais e as formas das organizações. Neste estudo dual, um dos aspectos da divindade será enfatizado, quer escolhamos o termo "divindade" quer uma das manifestações da natureza, se preferirem uma expressão menos sectária.

Para melhor compreensão, seremos, então levados à consideração da evolução da inteligência ou do fator que a mente de Deus está trabalhando como propósito ordenado em tudo o que vemos à nossa volta. Isto nos revelará um mundo que não segue seu caminho cegamente, mas que tem, por trás, algum plano, algum esquema coordenado, algum conceito organizado que se exterioriza por intermédio da forma material.

A próxima pergunta com que nos defrontaremos será, que existe por trás de todos esses fatores? Existirá, por trás da forma objetiva e de sua inteligência animada, uma evolução que corresponda à faculdade do "Eu", ao Ego no homem? Haverá, na
natureza e em tudo que vemos à nossa volta, a elaboração do propósito de um ser individualizado, auto-consciente?

O reconhecimento do fator da inteligência levar-nos-á, inevitavelmente, à contemplação da evolução da consciência em suas múltiplas formas, variando todo o tempo entre os tipos de consciência que consideramos sub-humanos, passando pela humana, até logicamente a considerada (ainda que não possa
ser demonstrada) como consciência sobre-humana.

... até o ideal de uma existência unificada que será a síntese de todas as linhas de evolução, e a uma concepção de uma Vida central, ou força, a qual funde e une todas as unidades evolutivas, sejam elas unidades de matéria, tais como o átomo do químico e do físico, ou unidades de consciência, tais como os seres humanos.

 Isto é a evolução, o processo que faz a vida desabrochar em todas as unidades, o estímulo crescente que finalmente funde todas as unidades e grupos, até que tenhamos aquela soma total de manifestação que pode ser chamada de Natureza, ou Deus, e que é o agregado de todos os estados de consciência. 

Este ê o Deus a Quem o Cristão se refere quando diz "Nele vivemos e nos movemos e temos nosso ser"; esta é a força ou energia que o cientista reconhece; e esta é a mente universal ou a Superalma do filósofo. Esta, novamente, é a Vontade inteligente que controla, formula, liga, constrói, desenvolve e leva tudo a uma máxima perfeição. Esta é aquela Perfeição inerente à própria matéria, e a tendência latente no átomo, no homem e em tudo que existe.

Esta interpretação do processo evolutivo não o considera como o resultado de uma Divindade exterior derramando Sua energia e sabedoria sobre um mundo em expectativa, mas sim como algo latente dentro do próprio mundo, que jaz oculto no coração do átomo da química, no coração do próprio homem, no interior do planeta, e dentro do sistema solar. É aquele algo que impele tudo em direção ao objetivo;

 é a força que está gradualmente extraindo ordem do caos; a máxima perfeição, da imperfeição temporária; o bem,do mal aparente; e da treva e da desgraça, aquilo que nós algum dia reconheceremos como belo, correto e verdadeiro. É
tudo que visualizamos e concebemos em nossos melhores e mais elevados momentos”.

Este  texto é uma pesquisa baseada nos ensinamentos de Alice Bailey.

Um comentário: