terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Carta para um menino adolescente que já cresceu - heroi do futuro





Carta para um menino adolescente que já cresceu p mito do herói.

"Quando a mente explora um símbolo, é conduzida a idéias que estão fora do alcance da nossa razão." (C. G. Jung)

Querida amiga, fiquei meditando sobre suas palavras, nas suas dúvidas sobre a vida afetiva do jovem herói do nosso tempo.

Quando penso na jornada mítica de cada um, eu me lembro do mito do Graal que nos fala: “do caminho do herói, da sua saga, da realeza, da fertilidade, e do sagrado, do paraíso perdido, do sentido ético oculto.

“Ele está perto e não é visto. As atividades exteriores impedem a contemplação que seria necessária e desviam o desejo. O Graal representa a conquista de uma transformação radical do espírito e do coração”. É preciso ir mais longe com a Alma e o coração para sentir a Graça Divina de Ser.

O herói, o guerreiro libertador é tanto uma força “externa” como uma força “interna”. Será que o “menino-homem” da nossa época está predestinado a encontrar sua amada em um mundo interno amoroso romântico?

Será que ele esta pronto para acolher, proteger, cuidar e ser amado - ficar apaixonado, ser grato e governar seu reino com Sabedoria? E, ainda acreditar nas palavras “eles serão felizes para sempre”?

Tecer a felicidade exige concentração total no sonho, na imaginação, sem diluição, sem medo, com definição e estratégia. A concentração em um foco liga-se com a circularidade e com um ponto que é fonte original e termo de destino.
Focalizar significa a capacidade de perceber com clareza. Concentrar-se no foco é buscar a iluminação sobre a meta existencial. No teatro é a parte mais iluminado do palco.

Aprendemos que “vida” e a educação tanto do ponto de vista individual quanto do coletivo, social eram quase sinônimas, e que a ética seria uma luz no caminho, uma vez que em ambas nada mais ocorreria senão a “re-significação das experiências”.

Saber é poder. “Precisamos de concentração para não afundar sem identidade, sem Alma na cultura das massas que precisam domesticar e direcionar os desejos, com a intenção de tornar todos iguais e assim  a massa segue como uma boiada de cabeça baixa sem consciência -  revelou-se,assim mais eficaz para a continuidade da dominação do que a sujeição física.

 É a sujeição do querer, que se realiza sob a aparência de total liberdade, como sugere o texto de Tocqueville. Isso se dá hoje, sobretudo, pela indústria cultural”. 5


Será que os sonhos do nosso jovem são românticos e idealizadores? Existe esperança, entusiasmo, paixão no coração do jovem? Existe a alegria iluminada fruto do amor, da solidariedade e do acolhimento. Porque o que mais precisamos é o amor.

Vivemos um momento de dispersão e desconcentração, de hiperatividade, de euforia com o uso das drogas,  falta de limites, de Lei e de Equilíbrio, ausência de Justiça e de Paz

É sabido que os programas de televisão, assim como os jogos eletrônicos, videogames ou jogos de computadores podem exercer alguma influência neurológica, psicológica, social sobre o comportamento apresentado por crianças e adolescentes e adultos”.

O jovem pode ter sido criado em um mundo informatizado que assiste passivo à violência, sem envolvimento afetivo e sem ideais de redenção; ele participa friamente dos jogo de vídeo games sem reflexão; e é estimulado a dispersão, a olhar para fora, a ser reativo ao jogo que motiva a violência; vive sem estímulo para o lúdico saudável, para a solidariedade - não é estimulado a viver o sonho, as brincadeiras de imaginação e a criatividade.



Em síntese, pode-se dizer que a busca do Graal trata de uma jornada humana: a busca do sagrado, das Graças do Divino, que envolve o caráter do herói, retidão, honestidade, responsabilidade e compromisso - do encontro com a mulher amada, da conquista da maturidade e da redenção coletiva..

Será que nossos jovens estão preparados para a conquista do Graal?

O Graal é importante para a salvação individual, do planeta e de todos. Será que eles podem ouvir o chamado para uma missão especial em sua vida?


“Assim, essa procura do Graal não é um caminhar a esmo, mas uma circum-ambulação em torno do Espírito, em torno do Graal, do sagrado dentro de nós: o Self, segundo C.G.Jung, nosso centro ordenador da personalidade”. 


O símbolo do Graal revela o encontro com o Cristo Íntimo - o Salvador. Conquistar o Graal significa conquistar a redenção individual e coletiva.





Interessante que no mito do Graal o cavaleiro precisa conhecer as primeiras noções do código da cavalaria: “O cavaleiro deve socorrer as damas que necessitarem de ajuda, honrando-as. Ao solicitar o amor de uma donzela, deve ser cortês: caso ela lhe conceda um beijo, deve dar-se por satisfeito; se ela lhe oferecer um anel, ele deverá usá-lo como penhor de fidelidade, de acordo com o costume da época. Por fim, a mãe aconselha-o a buscar a companhia de homens sábios e a freqüentar igrejas e mosteiros. Terminados os preparativos da viagem, Perceval parte, ansioso para cumprir seu destino.”


Se o herói está alinhado com a sua Alma, com a sua amante interior , terá a proteção Divina e ele irá lutar com a sabedoria do vencedor para realizar os desígnios divinos, para a união das polaridades que nos leva a integração do self.

“O conto é a nossa história. É a encenação metafórica mítica da jornada cada um. Artur é o guerreiro que se encontra adormecido no inconsciente de cada um de nós, esperando o momento oportuno para se revelar e nos transformar em pessoas melhores, mais perfeitas

e felizes”.


Helena Gerenstadt disse que “A “Busca do Graal” reúne em seus significados uma grande mitologia simbólica, que foi traduzida de acordo com as circunstâncias. Poderia ser o alimento que nutre os heróis – os cavaleiros – transformando-se em algo material; poderia curar os enfermos, criando uma relação de Vida e Regeneração; poderia proporcionar vitória e domínio, gerado pela espada celeste da realeza; mas poderia também gerar um poder destruidor, capaz de cegar ou fulminar”.



“Mas, merecer significa muito mais do que encontrá-lo, sendo necessários fatores como a sabedoria do amor,  a inteligencia da intuição e superação – representando a força e o poder do espírito”.



A “Busca do Graal” é algo que nasce e se desenvolve no interior do indivíduo, e através de acontecimentos e realidades. “Parsifal tem então que vagar pelo deserto por muitos anos, até que, através do sofrimento, aprenda a ter compaixão e humildade — que lhe permitirão reencontrar o castelo e formular as perguntas que deveria ter feito muitos anos antes. Também nós podemos ter que vagar por muito tempo até aprender essas lições; mas, talvez, com um pouco mais de sabedoria — quer sejamos pais, quer sejamos jovens que iniciam sua busca na vida —, possamos diminuir esse tempo e torná-lo menos doloroso.” Liz Greene



“Pela tradição, o Graal é um “objeto” que não deve ser enfrentado pelo ser humano que não tenha a devida pureza, ou a correspondente iniciação. Sendo assim, o Graal representa a comunhão com a Divindade Suprema, só podendo ser alcançado por espíritos puros. Então, é impossível que seja conquistado ou utilizado para o mal. (3)

.
Um guerreiro revela sua luz Crística com o seu caráter ético.
“A Ética é exatamente a sabedoria de colocar a lei a serviço da vida. É como criar uma relação de convivência e cuidado comigo mesmo, uns com os outros e com a natureza, a Terra, a Água e todo ser vivo, a partir de uma consciência de pertença e interdependência. Existe uma Ética ecológica quando superamos a relação de dono e proprietário da terra, dos animais e das plantas para a relação de que somos gerentes e zeladores da comunidade da Vida da qual pertencemos como membros”.
Pensando sobre este tema vejo que:


- as escolas e a família não ensinam as crianças a pensar e a refletir

Sobre a ética, sobre o futuro - so aqui e so agora:


“Ética vem do termo grego ethos e significa modo de agir e de ser. É importante porque nossas ações não ocorrem por acaso, arbitrariamente, de acordo com algum impulso de momento.

- As matérias mais importantes do currículo escolar deveriam ser a ética solidária e a ecologia ecumênica e ambiental
- a agressividade e egoísmo são incentivados em todos os segmentos, e o jovem não consegue refletir sobre isto.


- os jovens não sabem que toda droga (álcool, cigarro, maconha, cocaína...) pode destruir seus neurônios, que eles podem perder a capacidade de memorizar, de reciocínio,de concentração, de solução de problemas, de aprendizagem e lesar áreas afetivas  do cérebro que nos une com a humanidade e que estão relacionadas a ética e a moral, aos relacionamentos e vida sexual.


- a droga nos leva a sentir felicidade exclusivamente em seus braços,
- a busca do prazer inconseqüente compulsivo é uma onda que envolve as massas de adolescentes, arrastando-os para um mundo dionisíaco,  irresponsável,  violento, competitivo, sádico-masoquista, doente e destruidor.
- que os jogos agressivos podem alterar a sua vida emocional, e desequilibrar suas reações diante das adversidades.
-  que precisa aprender a lidar com as frustrações, com as perdas sem querer matar, destruir e seguir em frente.
- a indiferença e  dureza diante do sofrimento do outro é a doença do século.

- “A angústia da solidão, da separação e da própria individuação desaparece por um passe de mágica quando o jovem se aglutina nas massas ... Complicado falar de desejo das massas, quando a “massa” remonta à possibilidade de se deixar moldar pela ação exterior justamente por ausência de desejo. O desejo produzido na imersão midiática das massa, também um guia estético, lógico e moral das massas. A Indústria Cultural depende desse mecanismo, por meio do qual oferece ao indivíduo a oportunidade de se perder com a sensação de que está ganhando”.

Estaremos sentindo os ventos de Netuno nas massas, unindo dionisiacamente, freneticamente as massas e  por  isso nossos filhos precisam concentrar-se em um foco, em uma meta, senão veremos milhões de jovens sendo levados pela onda das drogas, da violência, da alienação dionisíaca do prazem sem responsabilidade, sem envolvimento afetivo.

Há algumas gerações passadas, o planejamento do futuro era o símbolo de maturidade. Havia fantasias sonhos e planos para o futuro que são também excelentes varinhas de condão para localizar desejos subterrâneos.

Mais cedo ou mais tarde alguma coisa parece nos chamar para um caminho específico. Será que o destino dos nossos filhos está sendo escrito e “inspirado’” pelo mundo midiático?



Será que o empreendedor do futuro, o vitorioso de sucesso que venceu porque era o mais esperto, mais inteligente, egoísta, carreirista, inescrupuloso, voraz, oportunista, ambicioso, fraco, impotente, covarde, falso, não ético, articulado, falante, político, negociante... é o nosso “herói” do nosso tempo?


Mas este “anti-heroi” vai terminar se destruindo e destruindo a sociedade e o planeta porque ele não “perdeu” , mas perdeu o contato com a Alma. Esta “morto”! Mas, vivo para destruir os...  aos outros e a si mesmo.

“O significado do mitologema do herói e da heroína para a psique refere-se a comportamentos representativos de um enfrentamento, seja este de ordem moral, intelectual, emocional. O ciclo heróico retrata uma saga que objetiva a conquista de um bem, de uma finalidade que ultrapassa as ações do cotidiano à procura de soluções que o ser humano comum não consegue alcançar”.

Hoje em dia, a palavra mito é utilizada principalmente em sentido negativo ou duvidoso: o mito do bem-estar, o mito da virilidade, o mito da eficiência… Ao dizer “mito”, pensamos logo em “escapismo“, em uma imagem construída de propósito ou então ingenuamente celebrada. O mito, contudo, na origem, indica uma verdade

Aproximar-se da mitologia significa compreender, através de suas figuras e formas memoráveis, o significado de uma civilização e tudo o que ela soube nos transmitir do ponto de vista universal e atemporal.

A vida de um adolescente, de um homem exige que ele seja um herói, um vencedor na escola, no grupo social e com as garotas. Penso que os jovens de hoje, não “querem ou não conseguem” crescer com maturidade psicológica para assumir a espada do herói para conquistar o seu reino, escrever a sua saga, realizar o seu destino.

Hoje a necessidade de prazer está relacionada a viver sem responsabilidade social, sem compromisso afetivo e coloca a mulher como um objeto de consumo, descartável e desfigurada da sua inocência, do personagem da princesa bela e pura.

“O Novo Testamento tem como palavra chave o termo koinonia que significa participação (no sentido de que somos parte uns dos outros) ou comunhão. Este termo comunhão denota etimologicamente dois sentidos: comum união e também comum munus, ou seja, "somos chamados a assumir juntos o mesmo múnus, o mesmo cargo, a responsabilidade uns pelos outros".

Seria a Ética ecológica e ecumênica no sentido amplo, ou seja, Ética da Solidariedade o caminho para o Graal?

Nossos filhos são criados presos, com medo da morte que ronda lá fora.

Muitos querem viver imensamente com medo da morte chegar. A energia de combate do guerreiro herói que poderia lutar para o bem de todos, contra os inimigos do povo, está contida “para dentro”. Esta energia que move a vida de conquista, desejo de vencer pode ficar estagnada, na angústia da impotência de realização.

 Precisamos cuidar da solidão que separa  o jovem do mito do herói, que luta  pelo bem de todos. A solidão é egocêntrica e individualista. 


“Então poderemos vencer nos vídeos-game, venceremos a grande guerra fria, no mundo informatizado do terceiro milênio”

O hackers facilmente penetram as redes energéticas de todos os segmentos e invadem computadores e destroem sua memória. O ambiente cibernético, e seus guerreiros são uma tropa de elite que dissemina vírus por todo o mundo.

Como não podemos vencer, então é melhor viver no êxtase dionisíaco, sem limites e sem direção.

Nossos jovens precisam encontram a força do seu caráter, em seus dons e talentos e assim , em um ideal para escrever sua história no mundo.


Estamos vivendo um momento histórico vazio de heróis, de exemplos de virtudes e de justiça. O herói é quase que uma necessidade psicológica do ser humano, sendo uma construção simbólica que cumpre algumas funções importantes no nosso desenvolvimento.

O anti-herói, é aquele que tem um moral duvidosa, pouco ou nenhum código de ética, é bem recebido e aplaudido pelo mundo midiático, que valoriza o mais esperto, o mais inteligente empreendedor corrupto e político, mas não vive a margem da sociedade. Um personagem de novelas  profundo e dúbio, sem definição moral ou mesmo um inimigo da maioria está mergulhado no tecido social da nossa época.

O sistema capitalista neoliberal tem afundado o mundo em uma desigualdade social cada dia mais escandalosa e é responsável por uma destruição ecológica que, se continuar neste caminho, vai destruir o planeta e inviabilizar a vida sobre a Terra; necessita que o jovem empreendedor perpetue seu poder e sua lucratividade sem escrúpulos. Não percebemos, mas entramos no jogo do sistema e estamos formando nossos filhos para servir ao Poder estabelecido.

“Como nós temos um coração, o mundo também não tem. O ser humano, homem e mulher, jovens, velhos e crianças, têm a função de ser a alma, o princípio de zelo e amor por todo o universo. Como a sociedade não só não nos preparou para isso, mas ao contrário, nos fez pensar que cada um vivia para si mesmo, é importante um trabalho permanente de conversão e de plantar nova sensibilidade todo dia”

“A trajetória do herói é a da própria individuação. No individualismo em que vivemos perdemos paradoxalmente o contato com nosso ideais. As Instituições deixam de nos representar e passam a ser instâncias do poder. Logo, não temos mais nos heróis , os protagonistas de nossa trajetória de individuação.

Mas todo herói deve viabilizar à consciência coletiva um caminho de desenvolvimento. talvez o herói que procuramos para o novo milênio seja porta-voz de uma nova forma de relação entre Eros e a Alma na busca de um resgate do sentido de individualidade”

E comecei a pensar qual é a imagem idealizada da mulher amada que está viva em seu coração? 

Ainda há esperanças, sonhos, magia, fantasias? Há uma princesa dentro do seu coração para governar ao seu lado o seu mundo?

Ou o sonho acabou?

“ Não penso no futuro, tudo que planejo dá errado”.
Não há princesa, inocência, esperança, confiança e vontade de construir uma vida ao lado de uma única mulher?

“Mas, há tantas mulheres no mundo porque eu vou ficar com uma?”

“Há tantas coisas para me divertir, sem compromisso, sem responsabilidade, sem entusiasmo...”

Quando o homem desce a escada da degradação, a mulher vai na frente, arrastando ele ou sendo arrastada pela vida.

Quando o homem carrega dentro de si a chama da Vitória ela é levada por sua mulher interior, que lhe oferece intuição, sensibilidade e habilidade para conduzir o barco do seu destino.

Mas, a mulher que ele maltrata, vilependia, degrada, é também uma das muitas faces da sua mulher interior que fica evidente na sua escolha; ela vai na frente, ele segue cego conduzindo o barco do seu destino. A sua mulher interior é a Alma dos seus olhos. Sempre termina na colisão da adversidade, do inesperado o seu destino

Pense nos relacionamentos mais íntimos de sua vida – passada e presente. Eles se baseiam na necessidade de segurança: Ou numa busca por aceitação, acolhimento e auto-estima: Ou num genuíno amor e dedicação como projeto de vida.

Quando você busca um amor qual é a sua real necessidade? Qual é o personagem que você assume no filme da sua vida quando começa um romance?

Quando agimos fazemos uma escolha, achamos que há opções. Será?

“Ser é Ser Percebido”. Quando gostamos de alguém, ficamos cheios de fantasias, idéias e ansiedades.

a união do indivíduo ao tecido social o o mais importante para a culturo é a necessidade de imaginação.
Negação como fantasia, Inocência como ideal. Felicidade como objetivo


O conto é a nossa história. É a encenação metafórica de aspectos nossos que ignoramos, recusamos, ou que não sabemos ver tal e qual são.

Artur é o guerreiro que se encontra adormecido no inconsciente de cada um de nós, esperando o momento oportuno para se revelar e nos transformar em pessoas melhores, mais perfeitas e felizes. Assim nós sejamos capazes de o despertar.

Eu acredito que “Nossa verdadeira biografia pode ter sido "roubada" – nosso destino está inscrito no fruto do carvalho, que circunscreve nossa essência divina, nosso vir a ser. Cada pessoa tem uma singularidade, que pede para ser vivida e que já está presente antes de poder ser vivida”.

Você nasceu com um dom que recebe da vida, nele está escrito seu dharma. Você no lugar certo, na hora certa determinada no céu – sua estrela nasceu para brilhar e ser reconhecida. Felicidade exige coragem para conquista. Há uma semente do vir-a-ser, de um guerreiro, um herói vivo no coração do nosso jovem, um Deus, uma Alma, um Daimon...

O curso de uma vida foi descrito no tempo futuro. Aquele que seguiu na direção da vitória, sentiu o amor da sua Alma “portadora do sonho” acreditou que nasceu para vencer para o bem de todos, sabe que há um propósito e uma luz predeterminada no seu caminho, na sua missão.

Eu sou Dharma dhannya_el

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!










Nenhum comentário:

Postar um comentário