sábado, 15 de outubro de 2011

Gemeos - Esoterico Clara Weiss

Gêmeos - Esotérico
Clara A. Weiss.




Gêmeos, o terceiro signo do zodíaco, é um dos mais importantes dos doze signos, pois exerce sua influência sobre cada um deles.
Sua função é lidar com todos os pares de opostos, dos signos opostos  Regendo a todos, mantém o intercâmbio magnético de suas energias, desenvolvendo uma fusão na consciência fazendo fluir livremente os relacionamentos entre eles para que se produza a fusão e a síntese, resultando numa unidade final. Às vezes este signo de Gêmeos é descrito como a constelação da resolução da dualidade numa síntese fluida.
Duas palavras-chaves dão o tom:
A personalidade declara: Realize-se o propósito da instabilidade.

GÊMEOS
21 de maio – 21 de junho.

A Alma proclama: Eu reconheço meu outro eu e, à medida que ele enfraquece, eu cresço e brilho.
A separatividade é a marca da personalidade que existe por muito tempo caracterizando-se pela mutabilidade e pela flutuação; a atividade da Alma que estabelece o equilíbrio entre os opostos.

As estrelas gêmeas, Castor e Pólux, são o símbolo de Gêmeos. De acordo com a lenda, eles eram filhos de Júpiter e de Leda, rainha de Esparta. Castor foi morto numa discussão, e Pólux ficou tão pesaroso com isso que Júpiter, para diminuir seu sofrimento, transformou-o e ao irmão em luzes celestiais, colocando-os nos céus, onde jamais voltariam a se separar.

A vida do Pai (Espírito e Vontade), fluindo através de ambos os gêmeos, transforma-os em uma só realidade, embora sejam dois em manifestação. A verdadeira natureza desse par de gêmeos, como "o irmão mais velho e o filho pródigo", é-nos revelada pela intuição quando esta toma conta da mente e ativa a vontade de se relacionar que resolve o conflito entre o espírito e a matéria. Entretanto, em última análise, é a vontade de amar que finalmente governa o relacionamento e estabelece a síntese.

É confortante saber que Gêmeos produz as modificações necessárias para a evolução da consciência Crística (a consciência da Alma) em qualquer ponto no tempo e no espaço; ela pode atender a qualquer exigência.

Gêmeos é um signo do ar, o terceiro na tríade de Libra e Aquário. Rege os pulmões, o sistema nervoso, a oxigenização do sangue e os braços e as mãos.

Uma de suas relações mais importantes é com o sistema nervoso, cuja estrutura energética é o corpo etérico, uma rede de miríades de fios de energia universal composta de substância prana, que sustenta todos os corpos em todos os domínios da natureza. Essa energia cósmica compõe a forma verdadeira, esqueleto de todos os corpos visíveis que reconhecemos.
Quanto ao ser humano, o corpo etérico é uma forma subjetiva, o terceiro veículo da personalidade, que a Alma traz à existência no início de sua manifestação na "Matéria". Sua principal função é a de comunicar.

Ele desempenha vários papéis. Num deles, conduz a energia prânica vital que galvaniza o corpo denso exterior numa atividade saudável e traz do Sol o prana que confere a saúde. Em outro, permuta as impressões dos três corpos entre si: o mental, o emocional e o etérico; quando a personalidade atinge um certo grau de integração, o Eu Superior utiliza esse corpo para transmitir sua própria qualidade através da mente até o cérebro.

O sistema etérico é de tal magnitude que seus canais interligados de força formam linhas de comunicação por todo o universo, do átomo à estrela, ligando todas as formas de manifestação. No ser humano, as intersecções de linhas de força etérica criam vórtices de energia que têm suas imagens no corpo físico denso representadas pelas glândulas endócrinas. Como as glândulas afetam a corrente sangüínea, e "o sangue é vida", o domínio etérico não só se liga ao aspecto consciente do homem como também à força vital.
É graças a esse padrão extraordinário que o discípulo passa a entender algo do mecanismo dos processos que estão fazendo dele o que ele é.

Raios Cósmicos e Regentes Planetários
Os raios
Raio de Manifestação Segundo Amor-Sabedoria.

Regentes Planetários e seus raios:
Na Personalidade: Mercúrio: Quarto  Raio.
Na Alma: Vênus – Quinto Raio.
O Segundo Raio de Amor-Sabedoria, o todo-poderoso raio básico do nosso sistema solar, passa por Gêmeos e enfatiza a onipresença do Amor de Deus.
Deus é Aquele Cujo Centro está em toda a parte,
E Cuja Periferia está em lugar nenhum.
Platão


O Quarto Raio de Harmonia pelo Conflito, tendo atuado como influência esotérica em Áries, exibe agora em Gêmeos - (Mercúrio regente da Personalidade.) seu poder exotérico, criando conflito e luta para a personalidade e desafiando os potenciais do homem à medida que proporciona as experiências necessárias para transmutar e transformar seu eu inferior. Sob a constante propulsão desse raio, os desejos pessoais enfraquecem, abrindo assim o caminho para que a Alma assuma o controle.

O Quinto Raio da Mente Concreta ou Ciência é sobretudo a substância do plano mental como um todo. Sua natureza é gasosa, portanto volátil; é facilmente disperso, e é o agente receptivo da iluminação. É a energia mais potente, pois seu poder foi maturado no primeiro sistema solar, onde se tornou a chave da Mente Universal. Agora, em fusão com o Amor, emerge como Amor-Sabedoria, dando testemunho à imagem de que "sabedoria é o conhecimento obtido pela experiência e implementado pelo amor".

Este Quinto Raio é extremamente sensível a várias espécies de impulsos, e reagindo a eles cria novas formas de pensamento. Sua atividade transforma idéias divinas em ideais humanos; trabalha através da ciência, da filosofia e da psicologia. Sua expressão é freqüentemente distorcida, mas caminha de modo constante na direção da iluminação, e seu efeito aparece em todas as civilizações e culturas.

O Terceiro Raio de Inteligência Ativa implementa em Gêmeos o trabalho do Segundo Raio, para que o amor seja usado de forma inteligente.

Os planetas

Mercúrio. Aqui, no signo de Gêmeos, focaliza a força do Quarto Raio sobre a Personalidade. Mercúrio é o Mediador relacionando a Alma com a personalidade, funciona como a mente iluminadora.

Vênus revela sua energia e focaliza-se no Eu Superior, conduzindo as forças da vontade espiritual. É através de sua atividade que o homem mais evoluído passa a entender e a expressar as faculdades superiores de sua natureza. É em Gêmeos que ele desenvolve uma compreensão embriônica das causas e efeitos do Plano, e, quando atinge a qualidade de discípulo esclarecido, característica de etapas mais avançadas, passa a possuir a compreensão que emana do plano de Amor-Sabedoria, e que revela a relação interna que existe entre o Quinto e o Segundo Raios.

Vênus e nosso planeta Terra também são intimamente relacionados, pois, desde os tempos imemoriais em que os Grandes Seres chegaram ao globo terrestre, infundindo sua centelha às mentes dos homens-animais1;

 O planeta Vênus também teve grande estímulo, e é muitas vezes chamado de alter ego da terra. Os dois planetas são mutuamente influentes, mas Vênus, mais adiantado no desenvolvimento sistêmico, recebe o grau de planeta "sagrado", enquanto a Terra, num nível mais baixo da escada cósmica, é classificada como planeta "não-sagrado".

As profecias dizem que, no futuro, durante a Era de Aquário, Vênus representará um papel muito importante no estímulo da cons-ciência de grupo. A consciência individual, foco anterior de crescimento, será substituída por uma forma de individualismo de grupo que afetará toda a humanidade.

A Terra, como regente hierárquico, juntamente com o Terceiro Raio, será discutida na análise de Sagitário, o oposto polar de Gêmeos.
Autoconhecimento e Autopercepção.

O problema principal que se apresenta ao indivíduo de Gêmeos

Em busca de identificação com seu Eu Transpessoal ou Superior reside no controle da mente sobre as emoções e sobre o corpo físico. Isto deve ser realizado para que se possa desenvolver uma personalidade integrada (Conhecimento) e obter a síntese final de Corpo e Alma (Autopercepção).
Através da influência de Mercúrio, pode-se desenvolver o controle mental necessário que, ao ativar a mente para dispersar a ilusão e o "glamour" que o individualismo e o egoísmo oferecem, e assim permite que a personalidade se liberte dessas correntes, preparando-a para a aceitação da impressão de alma. É através da predisposição da personalidade que a sublimação ocorre, criando o "novo homem em Cristo".

A forte sensibilidade e a capacidade de reação rápida são características marcantes em Gêmeos, e andam de par a par com a inquietação e a indecisão. A astróloga Ellen McCaffrey reconhece aqui a necessidade de perseverança como meio de dominar a inquietação, que tão freqüentemente é expressão de uma falta de propósito centralizado de vida: perseguindo muitas metas, a pessoa não atinge nenhuma.

Florence Jensen, em artigo publicado na Revista Horóscopo, faz notar que "Gêmeos é sempre flexível, adapta-se com facilidade a circunstâncias que se modificam rapidamente e consegue evitar problemas de forma espontânea… como pode lhe falta a qualidade mental do calor, sua tendência é exceder em astúcia as demais pessoas de forma bem calculada. .."3

Os nascidos sob o signo de Gêmeos falam bem e escrevem bem; graças à sua dupla natureza geminiana, contam a flexibilidade e a destreza entre as suas características positivas. A adaptabilidade, a mutabilidade, a universalidade, a rapidez, a inteligência e a intuição são todas características geminianas, mas há sempre a necessidade de que a intuição supere as qualidades mercurianas da natureza de Gêmeos.

Os que nascem sob este signo são afetuosos, mas por vezes disfarçam seus sentimentos sob um manto de timidez mal-compreendida. Suas necessidades são físicas e psíquicas; uma das formas de adquirir a boa condição psíquica foi descrita pelos "Overstreets" como sendo a criação do espaço "psíquico" — uma área que reservamos para nossos pensamentos e sentimentos, algo que devemos criar primeiro para nós, antes de poder fazê-lo para os outros. Este poder permite que levemos a vida de uma forma mais "à vontade" e reflete-se sobre a nossa atitude geral. Em suma, revela algo bastante básico sobre nós mesmos.

"As pessoas precisam reconhecer e compreender seus bons pensamentos e emoções para que possam gerenciá-los enquanto são ainda gerenciáveis… Devem voltar atrás quando percebem que estão indo na direção errada; precisam de espaço psíquico para corrigir seus erros — e ultrapassá-los para poder seguir em frente."4

Para o homem não-desenvolvido, a obtenção do controle mental provoca às vezes violentas reações emotivas, que nem por isso deixam de ser experiências necessárias que devem ser superadas, para que se obtenha o domínio sobre a característica vacilante do tipo geminiano.


No padrão geminiano de conflito entre os pares de opostos, o intercâmbio de energias entre Corpo e Alma leva afinal à fusão, que irradia uma luz perceptível por outras Almas. Teilhard de Chardin refere-se a isso quando diz:

Os seres humanos não são atraídos entre si apenas pela pressão de forças externas, ou pelo simples desempenho de atos materiais, mas diretamente, centro a centro, através da atração interna.5
De acordo com uma interpretação psicológica, o intercâmbio das energias dos opostos cria um estado intermediário conhecido como ambivalência, que é uma situação aparentemente contraditória em que somos a um só tempo atraídos e repelidos pela mesma pessoa ou objeto. Todavia, esta reação ocorre em vários níveis da nossa natu-reza, e obviamente deve ser ajustada para que possa ocorrer a fusão. Mas este é apenas um dos requisitos para a integração. Entre as outras exigências, incluem-se a estabilização da mutabilidade e da vacilação geminianas, o estabelecimento de um senso de proporção derivado de valores corretos, a desaceleração da rapidez mercuriana, o domínio da tensão nervosa por meio de um controle da compreensão, e o cultivo da discrição em vários níveis de consciência.
A eloqüência, na fala e na escrita, manifesta-se facilmente no motivo de Gêmeos, que tem uma capacidade aguda de expressão intelectual: sua sensibilidade faz com que a identificação com seu verdadeiro Eu interior expresse uma atitude liberal e reflita o Eu Transpessoal. O real valor é constatado quando o discípulo já passou por várias experiências de vida e conhece o significado da consciência. Sua introvisão é adquirida juntamente com a percepção intuitiva e com a realização da unidade essencial que subjaz à ilusão dos irmãos gêmeos vistos como dualidade, mas que são de fato uma unidade trazida à existência pela vontade de amor que cria a síntese final.
"A fluidez, a constatação da qualidade e o controle da alma… são as notas que dão o tom… da sua vida, pois, seja você ou não deste signo (Gêmeos) na vida presente, é certo que em alguma outra época, e certamente muitas vezes, ele já condicionou a sua experiên-cia; e os resultados estarão marcados na vida de todo discípulo avançado."6

1. Esses Grandes Seres, chamados Senhores da Chama, vieram de uma área relacionada com Vênus. Detalhes sobre o fundo cosmológico podes ser encontrados em A Treatise on Cosmic Fire, de Alice A. Bailey.

2. The Mind Goes Forth, p. 80.
3. Horoscope Magazine, Junho de 1973, p. 100.


4. The Mi d Goes Forth, pp. 54, 56.
5. The Future of Man, p. 227.


6. Esoteric Astrology, p.370

Um comentário: