domingo, 23 de outubro de 2011

2. Mercurio e Gêmeos




2. Mercúrio e Gêmeos
Pesquisado Por Dharma dhannya_el

O signo de Gêmeos é regido por Mercúrio signo da comunicação e da troca de informação - "a comunicação está relacionada com a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas" e também "convivência, trato, convívio", o qual expressa simultaneidade, reunião e reforça a idéia de atividade e de interação conjunta.

Gêmeos é sempre jovem e brincalhão, eterno adolescente
e acha que tudo é interessante. Sempre fascinado pela vida em todos os seus aspectos, sente necessidade de se conectar fazer conexões com tudo espontaneamente em todos os canais associados com a comunicação;

Gêmeos oferece-nos  oportunidade...
- o exercício da mente superior. A conscientização das dualidades que está relacionada com a mente concreta que gera a ilusão de separatividade.
- o caminho para a unidade, para a Fonte da Harmonia.
Mercúrio ativo, nervoso, excitável, fecundo em modesta proporção.
 
As qualidades a cultivar deverão ser o equilíbrio, a serenidade e a paz. «Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus».
 
Palavras chaves -
Tem capacidade de fazer associações, combinações com rapidez e de pensar (filosofar) com independencia. Agil, esperto.

Busca a troca, a interação, a comunicação,  e seu crescimento mental pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento que identifica, pela mímica, pela escrita, audição,  desenho e qualquer forma de estudo.

Características Positivas: Inteligente, adaptável, expressivo, perspicaz, versátil. Relativistas e céticos. Sofisticado, engenhoso, versátil. Agilidade, colóquio, comunicação, correspondência, fraternidade, improvisar, itinerância, ligeireza, mudança, transmissão.Correspondência, fraternidade, improvisar, itinerância, ligeireza, mudança. Articuladores e políticos. Necessidade de conhecimento, de novoas idéias e de propagá-las, transmitir e ensinar; e assim fazer circular a informação. Cheio de recursos, e de conhecimentos de várias áreas. Prático, lógico e energicamente intelectual. Grande faculdade imaginativa e criativa. Capacidade de transmitir idéias em todos os canais. A mente pode ser muito perspicaz, e desperta.

Mente ágil e possuem o dom da palavra. Capacidade de análise racional, de uma exame crítico da situação baseado em percepções lúcidads e conceitos assimilados criticamente, muitas vezes sem uma interferencia significativa da emoção. Esperto rápido e inteligente. Capacidade de especializar em várias áreas. Rapidez de aprendizagem e de assimilação. Amor a ciencia e à arte. Enorme curiosidade intelectual.

- ativa os processos mentais lógicos – raciocínio. Possui habilidade mental, e usa muito a mente concreta e o lado esquerdo do cérebro (raciocínio, dedução, etc.
Sentimento. Vivaz, despreocupado, contente, curioso, carismática, irônico, charmoso, sociável, e de agradável convívio.

Pontos problemáticos. O fugitivo.
Lado negativo - o trapaceiro, o interesse pelas coisas é só superficial e passageiro. Blefa com astúcia e premeditação. Pode ser vigarista, mentiroso, ladino, desavergonhado, falso, intrigante, manipulador, ingrato, indeciso, vacilante e ardiloso; cede facilmente as propostas de corrupção; incapaz de formar uma imagem global das coisas e não se sente obrigado a ser fiel aos próprios valores. Pode ser um profanador do que é sagrado - frio, calculista nos negócios e é perigoso. A dualidade da natureza dos nativos deste signo faz com que sejam impacientes, precipitados, impulsivos, imprevisíveis, multifacetados e mal-humorados. A falta de concentração dificulta o aprendizado e bloqueia a manifestação da inteligência de Gêmeos.
   Inquieto, intrigante, agitado, hiperativo, não suporta rotina e é instavel. Mudanças de humor frequente pode ser prejudicial.    Não suporta assumir compromissos, responsabilidade e não honra a sua palavra.  Inquieto, não consegue concentrar-se, agitado, não suporta a rotina, instável. Não suportam um um trabalho sedentário, que é rotineiro e repetitivo.

Características a serem cultivadas:
 Concentração. Desenvolver a empatia e aprender a ouvir e a ficar em silêncio. As palavras podem ser a chave do céu ou do inferno.  Aprender a pensar com o coração.

A astrologia esotérica nos leva a pensar que a consciência é a luz da Alma que ilumina a mente ao avaliar, escolher, analisar em Gêmeos; e assim podemos conscientemente tomar partido e decidir a aceitar um lado e rejeitar o outro.

A idéia da dualidade, especialmente nos níveis mentais, fica ressaltada cada ano em Gêmeos. Isto sucede em duas etapas: o emprego da mente concreta como mediadora na personalidade, condicionando a vida da personalidade, analisando e distinguindo entre o ser e o não-ser humano, e enfatizando a consciência do "eu e tu" , e da "Personalidade e Alma."

A mente iluminada transmite as mensagens entre a alma e o cérebro, estabelecendo uma correta relação entre o ser inferior e o ser superior, a personalidade e a alma. Há um terceiro aspecto que se converte, então em um fator na vida, a mente abstrata, que relaciona alma e espírito. A relação da personalidade e alma fica substituída pela relação dual da alma e espírito. É o revelador do aspecto vida.
 
Gêmeos gera o conhecimento da dualidade e isso está ocorrendo em todo o planeta
As pessoas estão conscientes da dualidade? – o saber o que é bom e o que é mau? As pessoas estão divididas entre Castor - personalidade e Pólux – Alma imortal, entre personalidade e Alma, entre valores egoístas e altruístas, racismo, nacionalismo e fraternidade mundial.

A dualidade o leva à duvida, assim Gêmeos vive uma dupla possibilidade, um dupla sorte ou escolha da infelicidade. A criança de Gêmeos é importante ensinar a compreender valores morais e éticos para que ela possa fazer suas escolhas com a sabedoria do amor.

A Mente é a força ativa de Gêmeos. Quando não está centrada na orientação superior, a mente inferior dominada pelas emoções negativas pode ser muito destrutiva. Quando a mente está equilibrada com a harmonia da Alma o encontro com a Alma acontece.

Gêmeos é o caminho principal que nos leva a compreender com clareza a nossa vida. No entanto, este mesmo caminho pode ser permeado de dúvidas, confusão, desequilíbrios, conflitos, e agitação - ficamos muitas vezes sem direção, e a repetição de ações, e idéias não pode ser enraizada com consistência e credibilidade na realidade cotidiana.

"O chakra laríngeo relaciona-se com comunicação, expressão, inspiração e o uso da vontade. Relaciona-se com a glândula tireóide e com os órgãos da fala. Sua cor é o azul e é o chakra a ser desenvolvido na Era de Aquário.

LOCALIZAÇÃO - Garganta, base do pescoço, onde os ossos da clavícula se encontram.
Cor: Azul Claro
Sentido Audição
Som Todos
Elemento Eter
Glândulas Endócrinas: Tiróide e paratiróide
Óleos: Lavanda - camomila - gerânio
Minerais: Turquesa - crisocola - topázio azul - água marinha - cianite - sodalite
Metal: Mercúrio
Planetas: Mercúrio
Alimentos: Frutos azuis ou azulados - vegetais - espargos
Elementos: Éter
Corpo Sutil: Corpo etérico

FUNÇÃO - Promove o bom funcionamento: do nariz, ouvidos, pescoço, garganta, boca, cordas vocais, tiróides, amídalas. Atua na nossa comunicação verbal e na audição, bem como rege a nossa criatividade. Quando desarmonizado provoca sons intracranianos (zumbidos). Também rege a comunicação com os espíritos.

Em Harmonia: Boa comunicação e expressão, criatividade
Em Desarmonia: Aversão a tudo, infecções, má comunicação

Qualidades (polaridade +): Comunicação verbal - poder oratório - expressão criativa do ser - aceitação da mudança - capacidade de transformação - abundância -

Características (polaridade -): Negação de sim mesmo - fechar-se a si próprio e ao mundo - viver com uma sensação de falta - recusar-se à mudança - dificuldade em receber incondicionalmente - não se achar merecedor do que pediu ou do que há de melhor.

Relação com o corpo físico: Garganta - tiróide - cordas vocais - vértebras cervicais - ouvido - metabolismo - língua - saliva

Relação com o corpo emocional: Comunicação consigo mesmo e com os outros - viver a abundância - receber incondicionalmente - abertura às mudanças e transformações na vida - ouvir-se a si próprio e aos outros.

Bloqueios que denunciam a disfunção do chakra: Distúrbios consigo mesmo - garganta - anginas - hiper ou hipotiroidismo - amígdalas - problemas de metabolismo - problemas nos braços ou mãos dado que estão diretamente ligados a este chakra (acidentes - dores - entorpecimento, etc) http://diariodadeusa.com.sapo.pt/chackras.htm

Este texto é uma compilação, uma pesquisa inspirada em vários autores.
  Dharma dhannya

 Marcia Mattos, Dane Rudyar  e outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário