domingo, 23 de outubro de 2011

1 Gêmeos e Mercurio - Visão Contemporânea. - Astrologia




Mercúrio em Gemeos 

Pesquisado por Dharma  Dhannya_el

A frase que melhor define este signo: "Eu penso". – Eu comunico – Eu aprendo.
Característica: quente e úmido.
Elemento ar.
Mente - Pensamento X Intuição.

Seu metal é o Mercúrio.
Sexo: Masculino
Temperamento: sanguíneo (otimista).
Cruz Mutável.
Signo oposto: Sagitário.
Tom musical – Fá Maior.
Exaltado em Gêmeos e Virgem.

Mercúrio é frio, magnético. Assume o sexo do signo que ocupa, é seco quando é masculino e úmido quando é feminino. Mercúrio, como representante do intelecto, é de natureza andrógina. Em sua manifestação masculina, rege o signo de Gêmeos; em sua manifestação feminina. Rege o signo de Virgem.
 
O planeta regente de Gêmeos tem por símbolo o capacete alado do deus Hermes, o mensageiro dos deuses; sua distância máxima do Sol é de 28 graus – simbolicamente, pode-se dizer que ele é o porta-voz da consciência (o Sol). Corresponde à segunda idade, até a adolescência, depois dos primeiros anos de vida governados pela Lua. Protetor do comércio, dos contratos e das negociações, Mercúrio sente-se em casa nesse signo de vivacidade e curiosidade. 

 Ele representa o sistema nervoso, a percepção, toda a comunicação,  as nossas conexões são guiadas por Mercúrio e todos os canais de comunicação – gerando um fluxo multiplicador de informação em rede. Tudo que se move depende Mercúrio. O Planeta no signo mostra como a pessoa se comunica, se expressa, se movimenta, pensa e aprende.

“Tanto pode ativar o desenvolvimento da mente superior, a mente espiritual, o intelecto intuitivo como a componente inferior, a mente concreta, a razão que analisa de forma quantitativa sem se preocupar com o qualitativo”.

Mercúrio é como você se comunica, expressa e pensa. É o impulso para expressar as percepções. É a inteligência através da habilidade ou discurso. É a necessidade de estabelecer conexões com os outros, a necessidade de aprender, de se movimentar, troca, de multiplicar.

Mercúrio representa a Inteligência, a comunicação, o pensamento concreto, a mente racional, consciente, pragmática, lógica, analítica, detalhista. O movimento próximo, o intelecto;. Substitui-se o combate pela astúcia, a habilidade pelo engenho. É a faculdade de raciocinar. Rege os processos mentais e toda forma de comunicação - gesticular e mover-se.

- os filhos, as pessoas mais jovens, os vizinhos e os irmãos. Parentes próximos, pequenas viagens, ambiente próximo, imprensa falada e escrita, jornal e televisão. Pontes e estradas, colunas, átrios, entradas, gesticular, andar, caminhar, entradas.

É o planeta que assina o significado a cada coisa ou experiência e armazena na memória; é a percepção que nos oferece o significado no sentido prático, mas pode ser meramente teórico e especulativo. É a habilidade para perceber, e comunicar (linguagem); Mercúrio é um planeta neutro e por isso é fortemente influenciado pelo planeta que faz aspecto.
O lado Harmônico de Mercúrio: o uso criativo da habilidade manual, ou da inteligência, da lógica, e do cálculo. Revela o poder da discriminação, perspicácia, minúcia, habilidade, diplomacia, persuasão; idéias felizes, curiosidade, eloqüência, sutileza, dedução, assimilação, engenho, iniciativa.

Promove a adaptação à realidade, a disposição para estudos, escritos; facilitando o talento oratório, musical, a flexibilidade adaptativa ao meio, a habilidade manual e comercial; intercâmbios, trocas , permutas. Decisão eficaz e empatia em Touro.

Dissonante: nervosismo, desassossego, hiperativo, inquieto, agitado, indeciso, crítico, ardiloso, tagarela, difuso, minucioso, inquisitivo, loquaz, astuto, precipitado, esquecido, aborrecido, imprevisível, irresponsável, oportunista, desconcentrado, instável, superficial, aproveitador, negligente, artificiosos, imitador, mentiroso. Problema para tomar uma direção, vacilação e inconstância. Não se enraízam em nenhum lugar.

- má fé, curiosidade indiscreta, desejo de enganar, intriga, calúnia, difamação, Influenciável e propagador de idéias. Considera a moralidade, a verdade e a ética como relativas. Não sabem administrar a disciplina e a ordem. Dificuldades para a aprendizagem, para a expressão verbal.

A Motivação: - aprender a evoluir, fazer contato, compreender e dialogar com o mundo e ser aceito socialmente; adaptar ao meio e criar recursos inteligentes para a sobrevivência individual e do grupo.

Precisamos ficar atentos quando Mercúrio está em conjunção com Marte, Urano em aspecto dissonante: Impulsividade agressiva com as palavras e precipitação nas suas atitudes. Imprudência, insônia, não consegue ficar concentrado para ler, para ouvir os outros, muita agitação motora, barulhento, e inconveniente, com dificuldade de concentração, de aprendizagem e agitação mental mobilizada pelas emoções infantis e destrutivas.

Hiperatividade, não consegue ouvir e pode sofrer o isolamento social. Nesse caso seria muito importante o esporte, o canto, meditação, trabalho social para fazer circular o potencial energético que este aspecto oferece. Precisamos encontrar o verdadeiro talento desse aspecto para que possamos investir nele. Pode viver com a frieza e indiferença dos parentes e íntimos (casa 4). Pode mobilizar Antipatia dos outros.

Dispersão de energias. A escolha do meio e o não comprometimento com suas responsabilidades. O nato não é uma pessoa grata entre os seus; é olhado como desejando levar vantagem e impor sua vontade (Marte) bem como por falta de generosidade (Júpiter).
 
Físico: governa os braços, as mãos, os pulmões, os brônquios, o aparelho respiratório, o sistema nervoso periférico. Predisposição mórbida: enfermidades nervosas, e as vias respiratórias, tuberculose pulmonar. Os acidentes nas mãos, braços.

Países que controla: Estados Unidos, Bélgica, Nordeste da África. (Hadés)

Mercúrio em termos profissionais indica ocupações literárias ou científicas e todas as profissões intelectuais; regente dos desenhistas, engenheiros, e engenheiros de telecomunicações políticos, cambistas, comerciantes,  professores, contadores, auditores, vendedores, matemáticos, calculistas e escritores; - transporte ou comunicação, se refere aos jornalistas, jornaleiros, mídia , escriturários, carteiros. Ambulantes, viajantes, correios

- escritores, humoristas, maestros, bibliófilos, locutores, negociantes, livreiros, jornalistas, músicos que possuem talento com as mãos, violino, pianistas... Artistas de teatro e de cinema. Possuem instinto de invenção, a multiplicidade dos seus talentos atrai a inveja e a intriga.


 "ladrões", falsificadores e empregados do comércio em geral.Tenistas, boxeadores são regidos por Gêmeos. 

Na topografia as ruas, os quarteirões de comercio, as estradas, as pontes, as linhas telefônicas, as vias férreas, os postes indicadores.
Símbolo: As duas colunas do templo como símbolo do dia e da noite, da divisão da unidade, da diferenciação entre sujeito e objeto, masculino e feminino, consciente e inconsciente, luz e trevas, céu e terra, etc.

Mercúrio rege a casa III tende a indicar fatores externos, além da forma como a personalidade e se manifesta no mundo – os parentes, consangüíneos e íntimos.
Pequenas viagens. Vizinhos. Boa instrução. Atração para as coisas literárias e científicas.

Mattos (1) nos ensina que  Mercúrio entra em movimento Retrógrado a cada três meses, durante três semanas.

Quando Mercúrio está no seu movimento Retrógrado há uma interferência no funcionamento das áreas de: comunicações, telefonias, telecomunicações, componentes eletrônicos, serviços de entregas, serviços de informações, correios, transportes, veículos, fretes, estradas e acessos.

É indispensável ser mais rigoroso no uso ou na prestação de serviços que envolvem essas áreas.

Quando Mercúrio está no seu movimento Retrógrado há uma interferência no funcionamento das áreas de: comunicações, telefonias, telecomunicações, componentes eletrônicos, serviços de entregas, serviços de informações, correios, transportes, veículos, fretes, estradas e acessos.
É indispensável ser mais rigoroso no uso ou na prestação de serviços que envolvem essas áreas.

• Faxes, telefones, veículos, equipamentos, máquinas e computadores apresentam mais defeitos;
• Veículos e máquinas comprados apresentam defeitos crônicos ou dificuldades de entrega;
• Fios, ligações, tubos e conexões podem falhar ou serem mal feitos;
• O transito, acessos e redes estão prejudicados;
• Papéis, documentos, contratos e assinaturas apresentam problemas e devem ser copiados e revisados;
• Cláusulas de contratos e prazos estabelecidos geralmente são alterados e renegociados;
• Tarefas apresentam mais falhas e precisam ser refeitas;
• Cirurgias devem ser evitadas. A perícia está menos acentuada e erros podem ocorrer;
• Os exames e diagnósticos devem ser reavaliados;
• Mudanças de idéias ocorrem para favorecer ou desfavorecer uma situação;
• A comunicação pessoal pode gerar mal entendidos;
• Informações devem ser checadas. Os dados podem estar alterados, errados ou incompletos;
• Obras em estradas, rodovias e viadutos, apresentam atrasos.
Em caso de lidar com um destes tópicos, evitar o período em que Mercúrio estiver retrógado. (1)

Pesquisado por dharma dhannya_el


Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação inspirado em vários autores
1. Marcia Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário