terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

2.Aquário Esoterico







2.Aquário Esoterico
Alan Oken

A Luz que brilha na Terra através do mar.
Esta é a luz que sempre brilha na escuridão e que, com seus Raios curativos, purga o que precisa ser purificado até que a escuridão tenha acabado.

Quanto mais individualizada mais universal é a nossa consciência. quanto maior a nossa conexão com o nosso eu, maior a nossa visão da unidade a que esse eu pertence. Esse movimento de percepção ampliada inevitavelmente leva a pessoa ao Serviço à humanidade

Raio de manifestação. Quinto Raio.

Regentes planetários e seus raios:
- Na personalidade: Planeta - Saturno do Terceiro Raio.
: Urano do Sétimo Raio

- Na Alma: Planeta – Júpiter do Segundo Raio.

A astrologia esotérica, ou astrologia da Alma, concerne principalmente ao estudo do desenvolvimento e exteriorização da consciência. Depois falaremos como podemos empregar as regras e métodos da astrologia exotérica e tradicional para prever acontecimentos. Mas é através do nosso uso e entendimento dos regentes planetários esotéricos e das energias de Raio que podemos determinar a nível de consciência que se estará manifestando por estes eventos.

O signo ascendente realmente determina o campo de energia em que a Alma se expressa a no mundo exterior. Neste ponto da nossa historia, o ascendente do planeta Terra acaba de mudar para o signo de Aquário. Isso significa que podemos dizer que o Aguadeiro pode ser considerado o principal campo de expressão para a Alma da humanidade.

Portanto, e através das características e da natureza de Aquário que o propósito coletivo humano se revelará ao longo dos próximos 2 mil anos. Este é um quadro de referência transcendental, visto que afeta toda a generalidade do esforço humano e é a influência astrológica soberana, matizando e impelindo todas as atividades e permutações evolutivas:

Isso também quer dizer que, independentemente da localização do nosso signo ascendente, do Sol, da Lua ou de qualquer planeta, podemos dizer que todos temos Aquário ascendente, senão no nosso próprio mapa natal, certamente de modo transcendental, na expressão da nossa consciência.

Portanto, e muito importante que entendamos a natureza desse signo e todas as suas implicação. E especialmente importante que essas paginas sejam revistas e cuidadosamente estudadas.

Os temas fundamentais lá contidos não somente nos ajudarão a compreender os anseios interiores do aquariano evoluído, como também nos auxiliará a desenvolver os impulsos do "Aquário ascendente" dos nossos próprios mapas.

Assim como nos interessou a polaridade Peixes - Virgem por ser a influencia básica na humanidade nos últimos dois mil anos, neste moment0 também as implicações da polaridade Aquário-Leão devem nos interessar.

Como estes dois signos são de Quinto Raio, a ciência, a tecnologia e as criações da mente concreta serão os veículos pelos quais será demonstrada a unanimidade da humanidade.

Esta ocorrera com o melhor dos resultados possíveis quando o empenho grupal e o enfoque espiritual da vida forem materializados na consciência e nos atos humanos.


Esta chegando o tempo em que isso será uma realidade, e atualmente existe um grande potencial para uma realização como essa. Isso requer a fusão e mescla de duas forças da síntese das energias do Sétimo Raio e a posterior ativação do Segundo Raio do Amor/Sabedoria.

Essa e a combinação inerente aos dois planetas primariamente ligados ao Aguadeiro: Júpiter, seu regente na Alma, e Urano, o regente na personalidade. A ação destes dois corpos, mais as energias adicionais dos outros signos de Quinto Raio, Leão e Sagitário, e de seus respectivos regentes esotéricos, Sol e Terra, contribuem para uma potente combinação.

Examinemos este conjunto de planetas, signos e Raios em termos do indivíduo aquariano. Esta visão microcósmica será repetida na experiência macrocósmica, coletiva, em que todos estamos participando através da atual influência aquariana.

0 processo evolutivo começa pelas inconstantes mudanças encontradas na Cruz Mutável da personalidade. As crises da Cruz Fixa da aspiração (uma palavra Tônica particularmente aquariana) atuam para criar o foco de transmutação adequado para a expressão da Alma. Por fim, o apego à personalidade e à vida da forma é liberado através das qualidades transcendentes e das provas da Cruz Cardeal.

O impulso de servir e de ser tudo para todos é muito aquariano. Mas, nos primeiros estágios de evolução em Aquário, o impulso e servir à personalidade. As ações superficiais, egocêntricas e disseminadoras do eu inferior aquariano são depois transmutadas para uma orientação profundamente voltada para o servir ao mundo.

Neste signo, o despertar para a realidade da Alma introduz as energias de Amor/sabedoria inerentes a Júpiter. Este planeta e também o regente exotérico de Sagitário, outro signo de Quinto Raio, e dá ao aquariano os dons da mente superior e das experiências mundanas acumuladas através das buscas do Cavaleiro.


O Amor expresso por Júpiter no nível da Alma não é do tipo romântico e pessoal. Na verdade, e bastante impessoal, mas sua força e coerência de expressão não são bloqueadas nem impedidas pela exclusividade que seguidamente caracteriza o Amor no nível pessoal.

Estas qualidades de desprendimento e impessoalidade Amorosa distinguem o indivíduo aquariano evoluído. No Ocidente, estamos acostumados a ter o calor da paixão como nossa expressão (e aceitação) de Amor em muitos casos, mas de fato, em termos de humanidade, é o aquariano centrado na Alma quem exibe a mais pura forma de Amor.

É pura e potente porque emana através de Júpiter e manifesta-se pelas formas do Quinto Raio. Isso significa que o Amor universal será demonstrado através da ciência, da tecnologia, da educação, da divulgação de informação para as massas e, acima de tudo, através da orientação grupal e da consciência de grupo.

A promessa da nossa era tem atrás de si as bênçãos do grande benéfico, Júpiter. O astrólogo pode notar que, se uma pessoa tem o Sol ou o signo ascendente em Aquário com Júpiter em trígono, conjunção ou sextil (especialmente um trígono com Gêmeos, um signo de Segundo Raio), o potencial para ser urn veículo para essa abundância Amorosa é muito aumentado.

Aquário é o signo proeminentemente humano, conduzindo a uma consciência humanitária evoluída, e portanto à exteriorização do centro cardíaco. Isto se deve a muitas razoes:

1. A natureza de Júpiter e do Sol como influências de Segundo Raio, que atuam através do centro do coração.

2. O chakra cardíaco é o quarto, correspondendo estreitamente ao quarto reino da natureza - o humano.

3. Aquário é um signo de Quinto Raio, e como tal é um veículo para a exteriorização ao do Primeiro Raio da Vontade e da Causa Primeira (a vontade para o bem) através do conhecimento concreto.

Nossa humanidade atual também esta evoluindo ao longo da linha do Quinto Raio (veja tabela 2, p. 144) e tem como seu foco o crescente desenvolvimento da ciência e da tecnologia com o propósito da exteriorização de uma consciência mais humanitária.

Esta é a nossa parte na obra única do plano na evolução coletiva da raça humana.

4. Urano, o regente exotérico de Aquário, é o veículo planetário para o Sétimo Raio. Contudo Urano tem muitas outras correlações de grande importância esotérica que ligam os seus efeitos com a humanidade.

Urano é a oitava mais elevada de Mercúrio, que é o regente do Quarto Raio, o principal Raio da raça humana, e o planeta que corresponde ao quarto plano de manifestação, o búdico.

Através de Mercúrio, Urano é quem concede a intuição. Essa e a habilidade de "pensar por categorias" e, sendo assim, permite ao aquariano (ou a qualquer um com um sentido intuitivo desenvolvido) incluir um grande número de fatos em uma visão extensa e instantânea e em seguida colocá-los em sua ordem apropriada.

Este ordenamento de informação é bem uma expressão do Sétimo Raio de regência uraniana. Esse é o motivo de ser tão importante para o discípulo formar uma ligação consciente entre Mercúrio e Urano fundindo o intelecto e a intuição.


Aqui, gostaria de estender-me a respeito da natureza de Urano, Aquário, o Quarto Raio e humanidade. O outro veículo de expressão da harmonia através do conflito é a Lua, Mãe de todas as formas.

Mestre Tibetano refere-se a Lua como o véu para a ação de Urano. A maioria dos estudantes da astrologia esotérica acham essa referência as qualidades de ocultamento de um planeta de fato muito obscuras.

Talvez as considerações seguintes possam ajudar a "desvelar" esta citação particularmente esotérica, assim como esclarecer um pouco mais a relação de Urano e Aquário com a consciência humana.

Sabemos que a combinação desse signo e planeta c "revolucionaria" - através de suas energias e campos de força, novos arquétipos atingem a consciência humana.

De fato, Urano exalta-se em Escorpião, o signo da morte da forma (do desejo) e da liberação da energia vital nela contida para os processos de regeneração.

Com efeito, as ações de Urano nos níveis de manifestação mais sutis são "originadas" no mundo exterior pela Lua. O discípulo avançado e o iniciado realizam a sua parte da obra por detrás da ilusão da forma.

Esses indivíduos atuam em concordância grupal nos níveis da mente e intuição superiores, impregnando a matriz lunar com àquelas idéias nascidas na mente de Deus.

A esse respeito, o astrólogo esotérico deve lembrar que Urano é o regente Hierárquico de Áries, assim se revelando a oitava mais elevada de Mercúrio, o regente do Carneiro no nível da Alma.

Apesar de que os parágrafos acima possam conter, para muitos, apenas uma pequena significação, espero que pelo menos abram a porta para a compreensão desse importante fator do nosso estudo.

Leão, sendo a polaridade de Aquário, é o mais importante contraponto das energias desse signo. Leão é um signo de Quinto Raio, mas também encontra-se no Primeiro Raio, trazendo para Aquário um contato direto com "o lugar onde a vontade de Deus é conhecida". Este contato é reforçado planetariamente enquanto Júpiter, o regente do Aguadeiro, e o Sol, regente de Leão, são ambos os veículos para o Segundo Raio. Leão e o coração de Leão (o Sol) dotam de coragem e força, e mais, na vida do aquariano evoluído, um alicerce sólido e estável para a personalidade que pode ser utilizada pela Alma para seus propósitos coletivos.

O status da personalidade é muito diferente para o aquariano que esta se movimentando na roda comum (de Aquário para Leão através de Capricórnio) e para o que esta na roda reversa, fazendo a mesma viagem, porém através de Peixes.

Na roda comum, o sentido do eu e muito superficial. Há uma constante necessidade de atenção que é normalmente solicitada por atitudes imprevisíveis e escandalosas, maneiras de vestir não-convencionais, etc.

A pessoa envolve a sociedade no que faz, mas na melhor das hipóteses a orientação e muito egocêntrica e, em seu outro extremo, sociopatológica.

A personalidade necessita direção e autodisciplina, e obtém isso e ainda mais quando encarna através de Capricórnio. A consciência do eu integrada e bem-sucedida finalmente ocorre um pouco mais adiante do caminho, quando as energias integrantes e consolidadoras de Leão são experimentadas e a personalidade foi treinada para ser uma fixação sadia no mundo objetivo.

O Aquário mais avançado, tendo aprendido as lições da personalidade e tendo passado pelos testes de reorientação necessários em Escorpião, agora está preparado para o trabalho grupal que o serviço a humanidade acarreta.

As "águas" do Homem com a Urna agora podem ser despejadas com sucesso dentro da corrente de vida coletiva de Peixes e ser distribuídas através da Graça do Salvador Mundial. E claro que está entendido que ambos os processos estão acontecendo simultaneamente - que a Graça esta disponível sempre, assim como é o egocentrismo superficial.

Provavelmente a maior dádiva do Aguadeiro é a sua visão de igualdade e de unidade essencial. Aquário também possui as qualidades do Quinto e do Sétimo Raio, que combinam e sintetizam muitas idéias, depois as categorizam e as distribuem através de uma estrutura total e ordenada. Se observarmos um aquariano altamente evoluído em atividade, o veremos pegando um pouco desse lugar, acrescentando um
pouco daquele e, por fim, formando de todos esses "ingredientes" variados uma boa "receita" para seu o projeto criativo.

Os resultados são quase sempre originais em sua apresentação e agradam a uma grande parte das pessoas. Esta é a aplicação prática da
Relação entre Urano e a Lua, conforme descrita acima.

O que importa notar e que o aquariano não-evoluído tem que projetar-se na sociedade, mas frequentemente de maneira dispersiva e bastante confusa. Parece não haver explicação lógica para as coisas que ele possa fazer, e há uma total ausência das qualidades positivas da mente racional e do Quinto Raio do Conhecimento Concreto.

Por outro lado, o aquariano avançado está muito firme em seu centro individual graças a segurança da personalidade conseguida e polarizada por Leão.

Desse centro, Aquário avança através da sua percepção consciente das várias interações e dinâmicas da energia humana. Desse modo, ele se expressará por um ou por outro campo de esforço humano, ainda que, durante todo o tempo, permanecendo consciente da totalidade relativa ao seu próprio nível de participação.

Então ele pode reverter o processo e, absorvendo de todos os vários fluxos de vida humana, trazer para si essas expressões de criatividade, aumentando assim sua própria percepção e síntese interiores.

Tão logo esses entendimentos sejam apanhados deste "sistema circulatório" e reassentados em seu "coração, ele pode contribuir para essas informações recém assimiladas e redistribuí-las. E auxiliado nisso pelo seu próprio "ritmo de vida" centrado no Segundo Raio Cardíaco do Sol e magnanimamente expandido por Júpiter através da rede de Urano no mundo exterior.

Aquário - juntamente com Touro, Leão e Escorpião - é um signo fixo. O principal propósito dos signos dessa qualidade é a transmutação dos desejos e valores para a maior expressão do Eu Superior. É importante para nós que sigamos esse processo do seu começo em Touro até seu termino em aquário, pois essa passagem em especial, no transcurso do caminho, definitivamente é a “Paixão do Discípulo”.

Os desejos são desenvolvidos, vividos e expressos de modo instintivo e inconsciente quando a pessoa esta evoluindo na Cruz Mutável do signo de Touro. 0 indivíduo que "montou o Touro" na Cruz Fixa está aprendendo a tornar esses desejos conscientes e a reorientá-los para propósitos mais elevados.

Quando a consciência de Touro atinge o nível da Cruz Cardeal, a natureza transcendente desta proporciona a dissolução desses desejos. 0 processo de Leão nas Cruzes envolve a fixação, a reorientação, a renúncia do apego à personalidade e a percepção da ausência de significado numa vida conduzida apenas por ambições egoístas.

Em Escorpião, a luta entre os eus inferior e Superior prossegue e o discípulo acaba por surgir vitorioso, pronto então para tentar encontrar o propósito para todos os esforços empreendidos em Sagitário.

Quando o viajante atinge Aquário, a significação, a beleza e a função do grupo tornam-se cada vez mais aparentes. Então a vida e levada como urn serviço consciente para a humanidade e para aqueles que também servem.

Este é o novo Grupo de Servidores Mundiais, cujo número, inspirado pelo Aguadeiro, continua a aumentar com uma combinação de todos os povos e signos.

Aquário na Cruz Mutável (indivíduo totalmente centrado na personalidade). 0 sentido do eu pessoal não é particularmente firme no aquariano não desenvolvido.

Isso leva a uma grande dispersão em que o centro magnético da personalidade, sendo muito fraco e carente de coerência e autoconsciência, atrai para si muitas experiências de vida.

A personalidade é incapaz de priorizar e de distinguir a importância desses encontros, desse modo tendendo a não ser discriminadora em suas escolhas de associados e de objetivos na vida.

Esta percepção superficial de si mesmo às vezes pode ser entendida como uma atitude de desapego. Na verdade, não existe um centro de personalidade marcante.

Este indivíduo de fato sofre muito mais de um caso de cabeça oca e distraída do que de uma longínqua preocupação com a vida. As lições de Capricórnio serão as próximas, na linha da roda comum, e consequentemente este estágio em Aquário está entre os menos práticos de todas as 36 divis6es (a saber, os 12 signos multiplicados pelas três cruzes).

Há a tendência de "jogar-se fora" - despender a pouca vitalidade que houver em um labirinto de confusões interligadas. Isso também dá ao aquariano mutável a oportunidade de fazer algo coerente a partir do nada, e assim inventar complicações desnecessárias nas relações humanas.

Ainda tem que ser aprendida a lição que é a principal deste signo, as Relações Humanas Corretas. Antes que possam procurar conscientemente a verdadeira equanimidade nas relações, os aquarianos têm que Primeiro passar pelo doloroso estágio em que os relacionamentos são feitos e perdidos indiscriminadamente.

O Aquário de nível tenta ser todas as coisas para todas as pessoas, comumente exaurindo-se no processo. Todos os aquarianos têm uma grande percepção dos outros e a sensibilidade para a orientação grupal. Os aguadeiros sem um domínio firme do eu inferior podem procurar aderir aos cultos e seitas onde a identificação grupal substitui a individualização.

O aquariano gosta de representar algo, de apoiar um conjunto de valores coletivos. No entanto, se esta faltando uma discriminação pessoal desenvolvida, o aquariano será atraído para a ordem e cerimonial coletivos e procurara fundir-se na massa inconsciente conduzida pelosos tipos igualmente cegos de personalidade leoninos.

E interessante notar que, enquanto o Leão na Cruz Mutável tenta estabelecer firmemente o eu inferior como pivô em torno do qual gira o resto do universo, Aquário procura livrar-se de qualquer vestígio de um eu pessoal individualizado.

Neste nível bastante inconsciente, essa orientação mutável pode levar a circunstâncias muito difíceis que depois serão cristalizadas em Capricórnio.

Aquário na Cruz Fixa (despertar para a relação Alma-personalidade.)
Para o egocêntrico aquariano, que emprega a sociedade para seus benefícios pessoais, o propósito da evolução na Cruz Fixa é a reorientação para o humanitarista que aciona a sua vida em benefício dos outros. É aqui que as opiniões pessoais são transformadas em conceitos sociais mais amplos e os valores egocêntricos tornam-se impulso para unir diferentes pontos de vista.

É neste processo de reorientação que vemos os efeitos de Júpiter começando a se infundir nas expressões exteriores de Urano.

Então o Aquário neste nível pode usar seus meios naturais de associação com os outros para trazer a consciência um princípio unificador maior. Os eus inferior e Superior estão em comunicação, enquanto o anseio de Aquário de fazer uma marca individual na sociedade através do seu esforço criativo e modificado para a necessidade de fazer o mesmo, porém para beneficiar a sociedade.

Essa expansão da auto-expressão criativa ajuda a sintetizar o eu inferior em uma unidade coesa. Devemos notar que cada signo fixo representa um dos aspectos do eu inferior: Touro é o corpo físico, Leão, o mental, Escorpião e o emocional, enquanto Aquário e o sintetizador, que une esses tres veículos inferiores em uma unidade de
exteriorização para a Alma.

Esse processo é enfatizado pelas atuações de fusão de Urano e do Sétimo Raio e pelo impulso para a coesão que tanto caracteriza Júpiter e o Segundo Raio. Quando o eu inferior está psicologicamente autoconfiante, pode auto-realizar-se criativamente, trazendo para as linhas de frente da vida as qualidades inovadoras de Aquário.

Social-progressistas e revolucionários são bem uma expressão do Aguadeiro neste nível. Há uma tremenda necessidade de ver liberdade e igualdade na vida humana.

Abraham Lincoln na poética e Charles Dickens na literatura são dois exemplos disso, apesar de que eu colocaria o primeiro na Cruz Cardeal do auto-sacrifício. O Quinto Raio científico é exemplificado nas vidas de aguadeiros tais como Thomas Edison, cujas invenções na eletricidade e em comunicações certamente atingiram o objetivo da
rede global, Charles Darwin, cuja habilidade em categorizar as formas de vida do nosso mundo revolucionaram (e espiritualizaram) as ciências naturais, e Galileu, cujos telescópios e descobertas no ramo da astronomia contribuíram para envolver e incorporar o nosso planeta ao resto do universo nas mentes da humanidade.

Aquário na Cruz Cardeal (indivíduo centrada da Alma).
Quanto mais individualizada mais universal é a nossa consciência. quanto maior a nossa conexão com o nosso eu, maior a nossa visão da unidade a que esse eu pertence. Esse movimento de percepção ampliada inevitavelmente leva a pessoa ao Serviço à humanidade e (na nossa era) ao progresso., de modo algo individualizado mas orientado para 0 grupo, da manifestação objetiva das seis Leis e Princípios da Nova Era.

Do aquariano na Cruz Mutável, que suporta o peso do seu próprio ego não focalizado em seus ombros, ao ser humano mais avançado da Cruz Fixa, que, na sua percepção do sofrimento do mundo, tenta criar projetos artísticos e sociais para auxiliar a humanidade, finalmente chegamos ao Servidor Mundial na Cruz Cardeal.

A visão de uma pessoa como esta é de alcance planetário e compreende o alinhamento e sintonia dos níveis intuitivos com o Plano.

Trabalhando com seu grupo (em ambos os níveis, o objetivo e o subjetivo), o Servidor Mundial da Nova Era avança para estabelecer aqueles germes que serão incorporados nas consciências de todos os homens e mulheres, tanto agora quanto no futuro.

O astrólogo interessado poderia querer reparar que o regente exotérico de Câncer, a Lua, é o regente hierárquico de Aquário.
Os grandes servidores e mestres da humanidade, a Hierarquia Planetária de Almas, tem sua conexão, através deste signo e de seus mediadores da Cruz Cardeal, com a consciência de massa de uma humanidade expectante.

Palavras Tônicas de Aquário

- Mutável.............. -                 Fixo....................................  - Cardeal
- Dispersivo.................... - Orientado para a causa............   - orientado para o serviço

- Indiscriminado..................... Dirigido...........................     Visão ativante
Egocêntrico................. ........ Humanitário........................ .  Planetário

Pessoal............................ Impessoal.................................... Transpessoal
Reflexivo........................ Inventivo.................... Originador de novos arquétipos
Superficial................. Expansivo........................................... Universal

Anarquista............ Revolucionário.......... ............Conhecedor do plano
Movimento caótico.... Movimento propositado..... Movimento cíclico.

Desintegrador............. Organizador..................................... Unificador

Frases tônicas de Aquário.

Que o desejo na forma seja governante. A necessidade de dar forma a qualidade dispersiva e aérea do eu inferior aquariano é obtida, até certo ponto, no Bode Montanhês.

É aqui que o ego pode tentar incorporar as idéias e ideais tão importantes para o Aguadeiro nas suas formas físicas e práticas. As experiências em Capricórnio treinarão o eu inferior na compreensão da relação entre o real e o ideal à medida que as lições das limitações físicas e responsabilidades se revelam.

Sou a água da vida vertida para os homens sedentos. O verdadeiro conhecimento esotérico forma a base para a magia branca - aquela qualidade do Sétimo Raio que ensina as Leis de Manifestação que estão por trás da alquimia da Alma.

Aquário nos níveis mais elevados é um campo de treinamento para os transformadores da humanidade, enquanto essas pessoas iluminadas e dedicadas trabalham para distribuir o Amor e sabedoria que salvam o mundo.
Pesquisado por Dharmadhannyael
Este texto está liberado para divulgação desde que seja citada a fonte:

Um comentário: