terça-feira, 2 de agosto de 2011

signo de libra esoterico




Libra
Clara WEiss
Pesquisado por dharma dhannya astrologa e psicoterapeuta transpessoal


É um signo de estabilização, de cuidadosa apreciação de valores, e de encontrar o correto equilíbrio entre os pares opostos. –exige um desenvolvimento de um sentido de valores, e o poder de utilizar corretamente a faculdade analítica equilibradora da mente.

LIBRA (BALANÇA)
23 de setembro -- 24 de outubro

Num pequeno poço d'água
Que você salta facilmente
Vi refletido todo o céu
Pensei: Como
Medir corretamente
Esta linda água...
Pela Terra que a contém:
Pelo Céu que ela contém? Solomon De La Selva

O primeiro requisito para crescer em Libra é um sentido de proporção que decorre das numerosas pesagens de pares opostos feitas na vida diária. Este signo de Libra é difícil de compreender porque manifesta uma soma total, uma síntese das qualidades passadas do aspirante e de suas atuais realizações, puxadas para lá e para cá pelo movimento de gangorra da balança -- a urgência da alma em ir para frente e para cima, e o puxar para trás e para baixo dos velhos hábitos e desejos que tentam predominar.

Libra é considerada um período de "interlúdio", no qual o movimento da balança passa a ser um teste que apresenta como escolha o eu inferior e o Eu Superior; escolhe-se entre descer mais profundamente na matéria, seguindo o caminho involutivo, ou sair do mundo das formas para o caminho evolutivo que leva ao desabrochar espiritual.

Oferece-se a escolha entre os desejos da personalidade ou as aspirações da Alma. Libra é o signo no qual aparece a primeira visão do "caminho estreito do Discipulado".

Libra e Gêmeos representam dois aspectos da dualidade. Em Gêmeos, o esforço está em manter um intercâmbio fluente entre os opostos; em Libra, a meta é manter entre eles o equilíbrio, que eventualmente permitirá que a Alma predomine e tome a decisão final de trilhar o Caminho do Discipulado, decisão que o signo seguinte de Escorpião enfatiza.

A atividade das energias librianas torna possível a descida da iluminação da Mente Superior para a Inferior, levando aqueles lampejos de intuição a se tornar a causa do desenvolvimento da verdadeira síntese onde a visão é clara.

O conhecimento de si mesmo aumenta e a pessoa liberta-se do medo.1 Não há nenhum ponto único de crise em Libra; o signo em si já é considerado uma "longa crise", formando uma tríade de crises com Leão (individuação) e Capricórnio (iniciação).



Esta condição crítica de Libra é resultado da influência progressiva de todos os outros nove signos nas condições que surgiram da sua atividade.

O signo da Libra tem uma tríplice expressão, como:
1. Lei, exteriorizada como legislação, legalidade e justiça
(equilíbrio).
2. Sexo, manifestado como atração, união e coesão.
3. Dinheiro, compreendido como energia concretizada e dotada de potencial criativo.

Quando o poder de boa escolha é desenvolvido, esses aspectos são expressados de uma forma positiva, pois uma certa quantidade de sabedoria reflete esse atributo de Mente-Amor Universal que qualifica a manifestação.

Duas notas ressoam na luta libriana pelo crescimento:
A personalidade clama: Que a escolha seja feita.
A alma proclama: Escolho entre as duas grandes linhas de força.

Três Raios exercem neste signo sua influência -- o Quinto Raio de Mente Concreta ou Ciência, regido exotericamente por Vênus; o Sétimo Raio de Lei Cerimonial e Ordem, regido esotericamente por
Urano; e o Terceiro Raio de Inteligência Ativa, regido hierarquicamente por Saturno.

O Quinto Raio da Mente Concreta ou Ciência é portador da luz e responde (no tempo e no espaço) à luz do Logos: (1) como receptor de iluminação quando são feitos contatos, ou (2) como ilumina-dor do plano inferior.

Todas as energias produzem resultados positivos e negativos, pois a mente é construtiva quando transmite progresso espiritual, e negativa ou destrutiva quando se torna "assassina do real", cegando a verdadeira visão.

O Quinto Raio funciona de três maneiras: como Mente Abstrata, recebendo impressões da vontade espiritual; como Filho da Mente, expressando a intuição da Alma com Amor-Sabedoria espiritual; como agente das formas de pensamento da mente concreta.

O Sétimo Raio de Lei Cerimonial e Ordem tem que ver com as forças construtivas da natureza, relacionando a forma com o aspecto da vida. É conhecido às vezes como o "raio de trabalho executivo", cujo propósito é construir, coordenar e estabelecer a coesão nos quatro reinos inferiores da natureza.

Influencia indivíduos e cria uma relação abrangente entre a Alma e a mente concreta inferior, marcando a primeira etapa de uma vida criativa em que a Alma e a mente se tornam mais intimamente ligadas e, a seu tempo, entram em associação consciente e reconhecida no plano astral.

Quando um homem está trilhando o Caminho e se encontra entre a primeira e a segunda iniciação, esse raio ajuda na expressão consciente e cada vez maior de seu desejo de ajudar seus pares; e dessa forma ele estabelece o seu relacionamento com eles. O Raio influencia constantemente a pessoa, trabalhando para torná-la aquilo que, em essência, ela é.

Finalmente, sua atividade atinge o ponto culminante na Terceira Iniciação da Transfiguração.2

O Ritual forma a base de operações do Sétimo Raio. Isto é, ritual entendido não no sentido religioso, mas como um conceito mais amplo de método de organização encontrado no mundo do comércio, das finanças e em todos os grandes empreendimentos.

Trata-se de um padrão ou método rítmico. Em níveis astrais, sua energia restaura a ordem na consciência emocional.
Chegando ao poder nesta antecâmara da Era de Aquário, Libra age, de início, negativamente, tornando o homem materialista mais egoísta e egocêntrico, encobrindo a realidade pelo "brilho".

Positivamente, fortalece a capacidade do homem de se manter firme no centro do seu ser à medida que vai estruturando formas de pensamento construtivas.

O Terceiro Raio de Inteligência Ativa. Suas qualidades serão discutidas em detalhe na seção sobre Capricórnio, onde é extremamente influente.

Os planetas
Vênus. Agente portador do Quinto Raio e regente exotérico de Libra, Vênus qualifica todos os seus toques com a energia da mente.

Sua missão em Libra difere da função que desempenha em Touro e Gêmeos: aqui, afeta a personalidade e torna possível a sublimação da paixão em amor.

Nas etapas precoces da evolução do homem, Vênus acentua os desejos, mas mais tarde realiza a sublimação da paixão em amor pelo canal da aspiração. Nas etapas precoces de crescimento, também expressa amor fraternal em embrião.

Urano. Deus do Céu e do Éter, Urano aparece como regente pela primeira vez em Leão, onde é encoberto pelo Sol. Em Libra, trabalha esotericamente através do Sétimo Raio, trazendo à materialização o que for necessário para manifestar a relação entre espírito e matéria.

Todavia, deve entender-se que esta "aproximação" equivale ao "relacionamento da necessidade física com a necessidade psíquica através da força da imaginação criativa". É através de Urano que uma troca intensa de energias entre Libra e Áries produz o equilíbrio necessário às forças arianas latentes.
Este planeta dá início, para o discípulo, a uma nova ordem de condições e de vida; revela as causas subjacentes e traz à tona as verdades, criando aquela urgência que aumenta o desejo libriano de mudar do velho para o novo. É Urano que favorece a conscientização espiritual ¬ a intuição levando à inspiração.

Saturno. O regente hierárquico deste signo é Saturno, conhecido como o Pai Tempo, o Ceifador Inflexível, que será estudado mais detalhadamente na seção de Capricórnio, onde sua potencialidade se faz sentir tanto no campo da matéria como no campo do espírito.

Autoconhecimento e Autopercepção
Os valores não impulsionam o homem, não o empurram, mas puxam... Se eu digo que o homem é puxado pelos valores, fica implícita nessa afirmação a idéia de liberdade: a liberdade de o homem fazer sua própria escolha entre aceitar ou rejeitar uma oferta, ou seja, realizar um potencial significativo ou abrir mão dele...

Nunca me canso de dizer que os únicos aspectos realmente transitórios na vida são os potenciais; porém, no momento em que são atualizados, tornam-se realidades; são salvos e entregues ao passado, onde são resgatados e preservados da transitoriedade. Pois no passado não há nada irrecuperavelmente perdido; tudo está irrevogavelmente armazenado.3

O principal problema do libriano é a prática constante de pesar os valores, de conseguir o equilíbrio certo entre qualquer dos pares de opostos que o confrontam. Ele deve ser capaz de distinguir entre dois tipos de equilíbrio: um tipo inferior e estático, qualificado de "acomodação", e o tipo superior, que é dinâmico.

As soluções de todos os problemas devem ser encontradas num plano superior ao plano de origem. O equilíbrio e o controle das forças não são atingidos pela pressão ou pela neutralização, mas pelo seu ajuste para finalidades e propósitos construtivos.

A polaridade fundamental entre a personalidade humana como um todo e o Eu Transpessoal pode... resolver-se numa unidade.

Essa é a meta de um longo processo de transmutação, envolvendo uma extensa série de conflitos, abordagens e contatos, cada qual produzindo uma fusão parcial ou de maior envergadura.

O viver consciente pode ser definido pela polarização e tensão constantes entre diferentes tipos de tendências e funções, e pela perseverança mantida, consciente ou não (por parte do viandante), no sentido de estabelecer o equilíbrio.4

Os diversos tipos de equilíbrio, os ajustes e as integrações são alcançados de muitas formas. Em algumas instâncias, são precedidos de crises e conflitos; em outras, o equilíbrio é atingido por métodos mais harmoniosos e, aos poucos, o movimento do pêndulo entre dois extremos diminui as oscilações.

A chave do reajuste está na não-identificação com qualquer um dos pares de opostos; trata-se principalmente de elevar-se acima do nível da questão, buscando a solução do problema nesse nível mais elevado.

Com relação ao corpo físico, Libra rege os rins e os flancos. No corpo emocional, aumenta a necessidade de afeição e de harmonia, evitando dessa forma a discórdia e o conflito.

Alguns astrólogos creditam ao libriano uma natureza afável, recatada, refinada e artística, adaptável, alegre, dotada de tato, simpática e pronta a perdoar. Em oposição a essas características estão outras, de indecisão, indefinição, equilíbrio exagerado, indicando incerteza, distância, desvelo, vacilação e temeridade.

Escrevendo em O Homem em Busca de Si Mesmo, Rollo May chama a atenção para a necessidade de se "aceitar a responsabilidade de seus próprios padrões e juízos, mesmo sabendo como são limitados e imperfeitos".

"É isto que Paul Tillich diz quando fala da coragem de aceitar a própria finitude... a atuação, o amar, o pensar, o criar coragem de ser
e o ter confiança em si mesmo, apesar de saber que nem sempre serão encontradas as respostas finais, e que bem podemos estar errados.

Mas é somente pela corajosa aceitação da 'finitude', e por uma atuação responsável nesse sentido, que se desenvolve o poder que se tem -- por mais longe da perfeição que se possa estar.

Fazer isto pressupõe as muitas facetas do desenvolvimento da consciência do eu... incluindo a autodisciplina, o poder de avaliar...

É obvio que tudo isso exige um grau considerável de integração, e a coragem que exige é a coragem da maturidade."5

De acordo com O Segredo da Flor de Ouro, " o passo dado na direção da conscientização superior afasta a pessoa do aconchego e da segurança. A pessoa deve entregar-se completamente ao novo caminho, pois é somente pela sua integridade que poderá seguir em frente. .."6

A alegria da autopercepção só é alcançada depois de estabelecida uma grande disciplina, porque "aquele que procura obedecer aos impulsos da Alma tem de cultivar a verdade consigo mesmo, o que é raro... no momento da intimidade da sua vida e no segredo da meditação, não deverá deixar passar uma só culpa, nem se desculpar de uma única linha.

Ela terá de aprender a diagnosticar suas ações e seus motivos, e chamar as coisas pelo seu verdadeiro nome. "Somente assim poderá se equipar para usar a discriminação espiritual e aprenderá a reconhecer a verdade de todas as coisas, chamando-as pelos seus verdadeiros nomes. Somente assim chegará à realidade e conhecerá o verdadeiro Eu."7

1. Esoteric Astrology, p. 227.
Raios Cósmicos e Regentes Planetários Os raios


2. The Rays and the initiations, pp. 574-76.

3. Man's Search for Meaning, pp. 157-58, 190-91.

4. The Balancing and Synthesis of the Opposites, p. 5.

5. Man's Search for Himself, p. 238.

sugestão de Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário