quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Júpiter - Astrologia Esoterica




Júpiter - Astrologia Esoterica
Alan Oken
Pesquisado por Dharmadhannya
Júpiter -
No nível da personalidade, Júpiter, juntamente com Mercúrio, governa os quatro signos da Cruz Mutável- Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

É estreitamente ligado ao Segundo Raio, que também é o segundo aspecto da divindade e, portanto, relaciona-se à Alma ou ao princípio de Cristo.

Ambos os raios 2º e 4º, regem a massa humana da Cruz Mutável e estão estreitamente vinculados com o processo de encarnação massiva da quarta Hierarquia Criadora.

A função desses dois planetas nos níveis internos, no entanto, é fundir e combinar as dualidades imensa e amplas inerentes à humanidade. A combinação desses dois planetas reúne as naturezas do Segundo e do Quarto Raios, trazendo a energia latente de Amor/sabedoria
que se revela pelo desdobramento do processo de harmonia através do conflito.
Essa influência mútua e combinada conduz a humanidade para fora do processo de apego ao desejo material e para dentro da percepção do Amor Divino.

A solução da dualidade através da síntese sistemática inerente ao processo evolutivo da vida leva a mente irrequieta da personalidade a um estado de estabilidade. Isso permite que a mente integre os vários aspectos da personalidade de modo a possibilitar a posterior infusão da Alma.

Nesta alquimia, é função específica de Júpiter despertar o indivíduo para a presença do Amor como a essência que habita toda forma. Júpiter é o instrumento para a expansão do Amor/consciência,

1. É uma chave para o propósito espiritual, pois revela o uso do Segundo Raio nesta encarnação. O que se faz de modo individual para realizar esse propósito será revelado pela natureza do ascendente e seu regente esotérico (veja capítulos XII e XIII).

2. A situação de casa de Júpiter indicará onde há maior tendência para a fusão e a possibilidade de maior realização, no que se refere a esse aspecto no Eu Superior.

Desse modo, Júpiter na nona casa revela uma desenvolvida. capacidade de fundir e combinar várias doutrinas, religiões, filosofias, etc., para ensinar aos outros sobre a universalidade e abrangência de convicções e credos.



Júpiter na segunda casa pode reunir recursos, tanto de tipo material quanto espiritual, a fim de demonstrar a ilimitada abundância disponível para a humanidade tão logo depositemos a nossa consciência no "banco da Alma".

3. Sua posição no mapa natal também indica a área onde o indivíduo mais pode atrair Amor e sabedoria e, conseqüentemente, onde pode ser encontrada a sua grande contribuição espiritual para e da vida.

JÚPITER EM ÁRIES: Sob a perspectiva da Alma, esta é uma posição muito poderosa, pois combina as influências de Mercúrio, Júpiter e o elemento fogo. O resultado desta combinação é a habilidade de instilar e inspirar uma percepção mais ampla do Amor /sabedoria nas vidas das pessoas.

Júpiter - Segundo Raio Sabedoria/amor em Áries
– I Raio Vontade e Poder
VII Raio – Cerimonial
Personalidade: Marte – Sexto Raio
Alma: Mercúrio – Quarto Raio.

Áries dá um sólido sentido de revelação pessoal interior dos conceitos subjacentes à manifestação objetiva. Há um grande impulso para ensinar e compartilhar, estimular a percepção e vincular pensamentos alheios e divergentes, enquanto revela a sua fonte unificada.

Aqui, o tema principal é que Áries está na linha do Primeiro e do Sétimo Raios, enquanto Júpiter atua emanando as energias do Raio Dois. Isto permite que o Amor/sabedoria flua da idéia na mente de Deus diretamente para o mundo. O indivíduo é particularmente interessado em compartilhar com os outros a sua linha de ensino, já que Áries é regido esotericamente por Mercúrio e está estreitamente ligado ao quarto reino da humanidade.


Júpiter (Segundo Raio Sabedoria/Amor) em TOURO:
Touro – Raio de manifestação: Quarto
Regente Planetário e seus Raios:
Na personalidade: Vênus – Quinto Raio
Na Alma: Vulcano – Primeiro Raio.

No nível da personalidade, esta colocação dá uma necessidade exagerada de expansão das posses materiais, luxo e comodidade.

Contudo, no nível da Alma, revela a presença do Amor/sabedoria em todas as formas da natureza. Assim, o indivíduo que está firmemente estabelecido na Cruz Fixa tenderia a ensinar aos outros os aspectos espirituais da abundância material e, se outros aspectos no mapa o apóiam (tais como conexões fortes e positivas com Vênus, Plutão e/ou Saturno), facilmente poderia manifestar quaisquer recursos materiais que pudessem ser requeridos na vida.

A influência de Vulcano tem muito a ver com a ruptura do conceito de que as duas esferas, a material e a espiritual, sejam diferentes, e traz a compreensão de que estas representam densidades vibratórias diferentes da vida una.

JÚPITER EM GÊMEOS:
Raio – Segundo
Regente da Personalidade ou Tradicional : Mercúrio – Quarto Raio.
Regente da Alma: Vênus – Quinto Raio.

Prejuízo no nível da Alma. Pela perspectiva da personalidade, é muito fácil entender por que a influência de Júpiter é diminuída no signo de Gêmeos:

- amplas questões filosóficas usualmente são reduzidas a opiniões pessoais pela pessoa com esta colocação no mapa natal.

Além disso, existe a tendência para a dispersão dos interesses intelectuais, e o indivíduo frequentemente confunde essa superficialidade mental com a opinião de que tenha chegado a um profundo e universal entendimento da vida.

No nível da Alma, acho muito difícil chegar a um motivo para que este planeta de Segundo Raio, manifestando-se por um signo de Segundo Raio, perdesse potência.

Parece-me que Júpiter em Gêmeos, atuando no Eu Superior, tende a facilitar a harmonização e a combinação da energia mental para o propósito de esclarecer a expressão do Amor na vida.

O Mestre Tibetano afirma que a razão para Júpiter em Gêmeos estar em prejuízo é "um dos segredos da iniciação". Se este é o caso, algumas das implicações referentes ao status de Júpiter quando colocado neste signo ainda permanecem um mistério para o autor.

Júpiter (Segundo Raio) EM Câncer= Raio III e VII
Raio Terceiro – Signos Câncer Libra e Capricórnio.
Planetas: Saturno e Terra.

Raio Sétimo – Signos Áries, Câncer e Capricórnio.
Planeta Urano.

Júpiter em Câncer:
Regente Tradicional ou Personalidade: Lua – Quarto Raio
Regente da Alma: Netuno – Sexto Raio
Exaltação no nível da Alma. Neste signo, o desejo de encarnação, projetado primeiramente através de Áries, encontra sua fixação na forma. Isso é realizado pelo veículo físico através da "Mãe de Todas as Formas" - a Lua.

No entanto, o processo de conexão e de fusão com a Alma e sua manifestação física é muito facilitado pelas energias de Júpiter e do regente de Câncer no nível da Alma, Netuno.

O indivíduo centrado na Alma com Júpiter em Câncer terá uma percepção espiritual altamente desenvolvida, ou seja, a presença do Segundo Raio e a energia de Netuno serão fortes.

O indivíduo estaria bem consciente do relacionamento existente entre os eus Inferior e Superior. A presença da mãe seria intensamente ativada na vida cotidiana, e assim a pessoa seria muito sagaz na nutrição das formas corretas para os propósitos do Eu Superior na mais mundana das situações da vida.

Júpiter ( Segundo Raio) EM LEÃO:

Raio Primeiro - Vontade e Poder.
Signos: Áries, Leão e Capricórnio.
Planetas: Vulcano e Plutão.

Raio: Quinto – Touro, Escorpião e Sagitário.

Planeta: Vênus

Signo: Leão.
Regente Tradicional: Sol – Segundo Raio.
Regente da Alma: Vênus – Quinto Raio.

O Segundo Raio é intensamente enfatizado nesta posição, já que a influência do Sol é naturalmente muito forte. Na vida do indivíduo focalizado na Alma, isto se daria através do Coração do Sol, assim enfatizando a influência do Raio Dois através da sua expressão no reino humano.

Esta colocação atua para fundir a vontade e a mente para a expressão inteligente e criativa do Amor /sabedoria, e indica e indica uma pessoa que será extremamente ativa em seus esforços particulares na vida.

Gentileza, coragem, percepção intuitiva do "âmago da matéria" e mais o impulso de expandir a consciência da presença espiritual no ambiente, todas estas são característica de júpiter quando se encontra no signo da vida de Leão. Esta posição também traz para a vida um forte sentimento de alegria – que frequentemente reflete no eu inferior, pois Júpiter em Leão dá muita vitalidade ao corpo físico.

JÚPITER EM VIRGEM:

Signo de Virgem
Raio Segundo - Júpiter e Sol – Gêmeos, Virgem e Peixes.
Raio Sexto – Netuno e Marte – Sagitário, Virgem e Peixes.

Signo de Virgem
Regente da Personalidade: Mercúrio (Quarto Raio)
Regente da Alma: Lua (Quarto Raio)

Prejuízo no nível da Alma. É de suma importância adotar uma visão esotérica de júpiter em Virgem. júpiter é estreitamente ligado ao Segundo Raio, que também é o segundo aspecto da divindade e, portanto, relaciona-se à Alma ou ao princípio de Cristo.

Quando em Virgem, Cristo descende para a matéria e fica oculto no útero da Mãe. Desse modo, no nível da personalidade, o indivíduo com
esta colocação tenderia a ser de natureza muito materialista e ver sua auto-expansão em termos essencialmente materiais.

Mas a pessoa centrada na Alma com Júpiter em Virgem (regido, como lembramos, pela Lua) é incrivelmente sensível à presença da Alma existente dentro de toda forma de manifestação. O serviço que uma pessoa como essa tenderia a realizar na vida seria "acelerar" a identificação da consciência de Cristo no mundo das formas.

Certamente as qualidades do Segundo e Sexto Raios da Virgem seriam a expressão mais adequada para Júpiter, especialmente onde uma atividade devocional fosse empreendida para revelar o potencial espiritual oculto em todo ato de verdadeiro serviço.

Júpiter (Segundo Raio) em Libra.

Libra- Raio Terceiro
Vênus regente tradicional – Quinto Raio
Urano regente da Alma – Sétimo Raio.

Na atualidade, esta é uma posição muito importante, pois mostra uma combinação das energias de Urano e de Júpiter. Desde que estes são os regentes exotéricos e esotéricos de Aquário, respectivamente, o indivíduo centrado na Alma nascido com esta colocação ajusta-se a uma vida que representa a Lei das Relações Humanas Corretas.

As qualidades de Sétimo Raio de Libra e de Urano são as expressões perfeitas para a exteriorização contemporânea do Segundo Raio. Assim, da perspectiva da Alma, a pessoa com esta posição no mapa natal seria dirigida para a união das idéias que tendem a promover o bem-estar humano.

Isto se realizaria muito especificamente no campo das comunicações e na criação daqueles laços Ideológicos entre indivíduos e grupos que simplifiquem a rede de idéias.

JÚPITER EM ESCORPIÃO: A linha de Segundo-Quarto-Sexto Raios é muito proeminente com Júpiter neste signo. Esta posição dá uma natureza corajosa e determinada - uma natureza que combaterá para criar as transformações necessárias na consciência humana.

O idealismo é muito intenso, pois as energias de Marte combinam-se com as de Júpiter. Normalmente o indivíduo é muito voltado para a religião mas, quando atuante no nível da Alma, é capaz de ver a validade de todos os caminhos para o objetivo único.

O importante não é tanto a escolha de determinado caminho (apesar de que, no nível da personalidade, Júpiter em Escorpião pode proporcionar uma adesão muito rígida e fanática às convicções particulares), mas a natureza da Senda em si.

Assim, Júpiter em Escorpião é um mestre do caminho da transformação e, na Cruz Fixa, atravessaria muitos processos de reorientação dos sistemas de crenças pessoais. A pessoa Júpiter em Escorpião focalizada na Alma é altamente motivada a auxiliar as outras em seus conflitos para transformar seus próprios valores e conceitos interiores, para que também estas possam percorrer a estrada mais ampla.

JÚPITER EM SAGITÁRIO: Regência no nível da personalidade. Uma das principais metas de júpiter neste signo é a fusão da Mente Superior com a inferior.

É uma posição extremamente positiva, indicando uma pessoa que está recebendo e solidificando o equipamento necessário para ser um discípulo do caminho. Através de Sagitário, o indivíduo aprende a dirigir o poder do pensamento para alcançar a meta de uma consciência expandida de Amor / sabedoria.

Essa realização ajuda a gerar o discípulo orientado que é um representante vivo dos Ensinamentos da Sabedoria Antiga em qualquer de suas várias formas.

Com Júpiter em Sagitário, a exteriorização prática e mental da sabedoria é acentuada, pois este signo é regido pela Terra. O indivíduo com esta colocação estimula nos outros a aspiração espiritual.

Júpiter (Segundo Raio) EM CAPRICÓRNIO: Primeiro, Terceiro e Sétimo.

Primeiro Raio: Áries, Leão e Capricórnio.
Terceiro Raio: Libra, Câncer e Capricórnio.
Sétimo Raio: Áries, Câncer e Capricórnio.

Regente Tradicional: Saturno -Terceiro Raio
Regente da Alma: Saturno – Terceiro Raio

Queda no nível da Alma. Como uma expressão intensamente focalizada de Segundo Raio, a energia de Júpiter é dualística. É muito magnética em seu poder de fusão e extremamente expressiva na sua capacidade de expandir a presença do Amor/sabedoria como conseqüência da resolução da dualidade.

Sua queda em Capricórnio também é de natureza dupla. No nível da personalidade, Júpiter neste signo do Bode Montanhês representa a cristalização dos desejos materiais do eu inferior.

Mas, no nível da Alma, é esta natureza material, cristalizada, que "cai", deixando o indivíduo centrado na Alma como vencedor na luta com o eu inferior. Mestre Tibetano diz:

"O Amor é decaído e cego quando o desejo está exaltado; o desejo desaparece quando o Amor triunfa." A função de Júpiter em Capricórnio, no nível da Alma, é criar as estruturas no pensamento e no plano físico (Terceiro e Sétimo Raios) para a expansão da vontade para o Amor.

Esse indivíduo pode demonstrar o Amor / sabedoria da consciência de Cristo através da fusão e combinação de recursos materiais.

Júpiter (Segundo Raio) EM AQUÁRIO:

Aquário – Quinto Raio
Regente da Personalidade. Urano (Terceiro Raio) e Saturno (Sétimo).
Regente da Alma – Júpiter.

Regência no nível da Alma. A pessoa com esta posição resume a habilidade de fundir o coração e a mente para o propósito de servir à humanidade.

O indivíduo com esta colocação tem potencial para ser um veículo muito ativo da expressão do Amor/sabedoria. Isso se realiza através de uma expressão mental positiva, colocando o que e descoberto e iniciado à disposição da humanidade.

Neste signo, Júpiter liga-se a Urano e concede muitos dos mesmos impulsos, aspirações e talentos dados por ele em Libra. Tudo isso trata da criação de meios de comunicação para a distribuição daquelas idéias e projetos que servem para gerar um maior sentido de unidade e de propósito.

Esta é uma colocação altamente idealista, mas que encontra vazão prática através da atuação de Aquário no Quinto Raio da Mente Concreta.

Júpiter (Segundo Raio) no signo de Peixes – Segundo e Sexto Raio.
Segundo Raio – Gêmeos, Virgem e Peixes.
Sexto Raio – Sagitário, Virgem e Peixes.
Regente tradicional Júpiter (Segundo Raio e Netuno (Sexto Raio).
Regente da Alma: Plutão – Primeiro Raio

Regência no nível da personalidade. Se Júpiter em Sagitário proporciona o equipamento para utilizar do Segundo Raio, em Peixes ele enfatiza o amor. Na vida do indivíduo centrado na Alma, a fusão do amor e da mente é completada no signo de Peixes, produzindo a consciência compassiva da presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário