quinta-feira, 2 de junho de 2011

Terceiro Raio . parte 1




Terceiro Raio. Parte 1




Pesquisado Por Dharma dhannya e Maria Lúcia Campos.Este texto é resultado de uma pesquisa, é uma compilação de ensinamentos de vários autores centradosnos ensinamentos de Alice Bailey, e em Ceomt principalmente.


O iniciado precisa ouvir a voz do silêncio, o canto das estrelas e a Harmonia da Paz interior. Quando estamos em paz, nossas células ativam na meditação a memória Divina do Criador. A semente banhada na luz da consciência solar, desperta.



A Central da Graça Espiritual - Mente Divina, a Soberana Vontade do Todo, a Consciência de Deus, e a Unidade emanam do Grande Sol Central - nossa mônada reflete a luz do Sol Maior.
Eu Sou Um Ponto de Luz dentro do corpo do Sol Maior.


A re-união com todas as “Almas-Mônadas”, com a natureza nos reúne no Centro com a Vida, com tudo e com todos.




No centro da Paz estamos respirando no tom da Unidade, do “Pensador”; e,assim seguimos sempre para frente, realizando o Plano na direção da Luz como a vida segue.
Eu e Pai Somos UM-a só consciência.


A Mônada humana (Divina Presença, Eu Sou, o Espírito) é a fonte originadora de todas as nossas encarnações. É aquele “Ponto de Luz na Mente de Deus” individualizado que nos liga diretamente ao Espírito Mente-Criativo–Universal, e que é esse Espírito.




Essa mônada é divindade acontecendo e encarnando em forma humana. Personalidade-Alma-mônada compreendem a Divina Trindade do Homem, e são nove partes componentes e as energias dos Raios que lhes correspondem forma os aspectos essenciais da astrologia sob a perspectiva da Alma.



Precisamos compreender que somos Um ponto de Luz (microcosmos dentro do macrocosmos); assim vivemos também dentro do corpo do Logos Planetário, que vive dentro do corpo do Logos Solar, que está dentro do corpo do Logos Cósmico.....

Este ponto de Luz que brilha em nosso ser, reflete a luz do Sol Maior, A Vontade de Deus, o Amor-Sabedoria, e a Inteligência Ativa do Criador em nossas células, em nossa “Alma-Espirito”.

“Eu quero me lembrar quem Eu Sou. Eu sou aquele que Sou.
“Eu sou aquilo que tudo é”.
"Tu és, Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos nosso ser".

Num sentido ainda mais amplo, é a Mente universal compenetrante, o princípio manásico, além do princípio búdico e da Vontade (atma), que atua em três esquemas maiores, por meio de sete centros de força e através de milhares de grupos, que constituem as células de Seu corpo, assim como os seres humanos e os Devas são as células do corpo de um Homem Celestial.

A descrição da origem de Manas pode ser resumida na atividade unificada e inteligente da Vontade ou do Propósito de algum grande Ser Cósmico, Solar, Planetário que com a Sua Vida qualifica e mantém todos os entes menores dentro de sua esfera de influência em atividade inteligente e coordenada, para a execução do Seu Propósito.

Cada um de nós, por exemplo, é a Entidade pensante e intencionada, que age como princípio manásico e a é mola mestra da ação de todas as unidades menores compreendidas em nossos três corpos. Cada um de nós faz com que elas executem a nossa vontade.

Manas é, realmente, VONTADE atuando no plano físico.
“Consciência de Amor é viver de acordo com um conhecimento intuitivo das Leis superiores do Sistema Solar.



“A lei do serviço é, portanto, a nota chave da vida espiritual - a "irradiação espontânea de um coração amoroso e mente inteligente" derrama o amor de Deus em tudo. A consciência superior está despertando e já não é somente a voz da prudência que nos alerta sobre uma má ação.





É algo muito maior, que estende a nossa consciência para envolver o todo e nos capacita a agir em harmonia com a nossa própria alma, assim como com a alma de tudo. Como este sistema solar está baseado no amor, tudo que está contido nele é amor por graus diversos, e quanto mais consciente alguém ou algo é, mais amor ele está expressando.



Assim, através da alegria do serviço e o coração radiante, estamos ajudando a expandir a consciência do todo por intermédio da energia do amor. Não obstante, isto não é um amor vago e místico. Pois como vimos, o termo "consciência" pode ser interpretado como "com ciência", e viver a própria vida com consciência de amor é viver de acordo com"um conhecimento intuitivo das leis superiores do sistema solar".





É trabalhar como um ocultista e utilizar com eficácia esses poderes por intermédio do amor que podem ajudar a humanidade a dar o próximo passo para o seu futuro glorioso. Da nossa participação no evento de hoje, teremos construído uma forma-pensamento de beleza e poder para facilitar e fortalecer este processo - com o qual cada um de nós pode sintonizar de vez em quando, ajudando a meditar sobre a vida”. Laurence Newey,

Terceiro Raio: A maior energia sobre a qual tocamos aqui é a da atividade inteligente - a força do Terceiro Raio. Esta encontra sua expressão através do terceiro centro maior no planeta; a este centro, chamamos Humanidade. A evocação de uma amorosa resposta inteligente ao impulso de Shambala, trazido pela Hierarquia, e à qual este centro deve responder.





Isto é o que está acontecendo rápida e, como vos disse, satisfatoriamente. Um efeito mundial definido está sendo produzido e o Novo Grupo de Servidores Mundiais muito o tem ajudado. Interpretaram, explicaram e auxiliaram o processo de evocar o amor latente nos seres humanos que, no seu estágio inicial e desordenado, existe na forma de boa vontade.



III Raio : HumanidadeA cidade erguendo-se quadrangular. Inteligência AtivaAuto-consciênciaCriatividade. Dirigente: Centro laríngeo planetário.
-vontade rudimentar. III. HumanidadeTerceiro Raio da Inteligência Ativa.



Resumindo Alan Oken:
Signos de Terceiro Raio - Câncer, Libra e Capricórnio.
Planetas :Terra , Saturno.



“Que a mente controle. Que o claro brilho do Sol da vida revele a mente de Deus, e coloque aquele que resplandece em seu caminho... Que os dois caminhos convirjam. Equilibre os pares de opostos e permita que surja o caminho entre os dois. Deus e o Caminho e o homem são um... Deixe o pesquisador do passado descobrir o pensamento de Deus, profundamente oculto na mente (dos Senhores ) do Amor”. Alice Bailey.



“A energia do Terceiro Raio, como terceiro aspecto da trindade cristã – o Espírito Santo - , permeia toda forma de vida. 0 Terceiro Raio é o da Inteligência Ativa da Divindade e representa a inteligência inerente a toda a matéria. Essa pode ser a capacidade de se relacionar com o mundo - saber, de fato, que “ eu sou que sou".




Também pode ser a expressão de inteligência muito mais simples encontrada, por exemplo, no fototropismo de um animal unicelular que, como resultado dessa inteligência, é atraído para uma fonte de luz. No nível mineral, a inteligência ativa age magneticamente e resulta na atração que tem determinados minerais por substâncias magnéticas. As plantas demonstram a ação do Terceiro Raio quando encontram seu caminho para o solo em que devem enraizar ou para a luz do Sol, do qual também absorvem o alimento doador da vida.

Toda a inteligência animal e particularmente é particularmente ligada ao Terceiro Raio. A energia do Terceiro Raio e de natureza sintetizadora. Ela atua, para efetuar o Plano da Criação, fundindo as energias dos Raios Um e Dois, trazendo-as para a objetividade através da inteligência e da mente.

Quanto a isso, o Terceiro Raio é muito mais envolvido com a matéria e a criação de formas. Dois de seus nomes revelam esse propósito: O grande arquiteto do Universo e o Construtor da Fundação. O Terceiro Raio estende a matriz do Segundo Raio para aqueles canais de atividade que resultam nas infinitas formas de vida.


Os Quatro Raios de Atributo são conhecidos como: O Quarto Raio de Harmonia, Beleza e Arte. O Quinto Raio de Conhecimento Concreto ou Ciência. O Sexto Raio de Devoção ou Idealismo. O Sétimo Raio de Ordem Cerimonial ou Magia. Talvez a natureza destes raios de atributo não seja imediatamente compreensível como são os raios de aspecto, mas eles podem dar a idéia de modos de atividade inteligente - a maneira na qual a vida se adapta e organiza força, substância e matéria. Raios Quatro, Cinco, Seis e Sete - são todas emanações deste grande, e sintético Raio Três.

No entanto, todos os três Raios de aspecto estão em constante atividade sintetizadora em todos os níveis - cósmico, solar, planetário, humano e atômico.

Os movimentos e ritmos da interação da Vontade-Amor-inteligência constituem a essencial mudança cósmica do universo. Estes três Raios são "tanto uma unidade quanto o é o ser humano que concebe uma idéia, usa a sua mente e cérebro para trazer essa idéia a manifestação e emprega a sua mão e todas as suas forças naturais para aperfeiçoa o seu conceito" e trazê-lo a forma.

Nos Ensinamentos da Sabedoria Antiga, é dito que o Terceiro Raio é o Raio da Personalidade do Logos Planetário - a divindade que é a Terra. A esse respeito, não importando quais possam ser os Raios individuais de uma pessoa, toda a humanidade é fortemente governada pelo Terceiro Raio e intimamente ligada aos dois planetas mais relacionados com ele: Terra e Saturno.

E sob a influência do Terceiro Raio que aprendemos a criar, cometer os nossos erros e conquistar as nossas vitórias, até que nos tornemos co-criadores conscientes com o próprio Criador.

0 Terceiro Raio corresponde a personalidade - 0 veículo de expressão da Alma pelo qual chegamos a conhecer a nós mesmos como expressões inteligentes e ativas da Vida Una. Alguns dos outros nomes usados em conexão com o Terceiro Raio são: O Senhor da Memória, 0 Dispensador do Tempo, 0 Guardião dos Arquivos e a Mente Universal.

Por isso é tão importante meditar na Luz do Terceiro Raio.

“Esse Raio introduz a fator de discriminação através da atividade mental e esta, por sua vez, equilibra assim chamada natureza do Amor e é, na verdade, a causa do nosso crescimento evolutivo. A vida nas formas passa, através da atividade discriminativa e seletiva, dc uma experiência para outra, em uma escala de contatos cada vez mais ampla”. Alice Bailey

A Alma é ativa no plano mental, e nos ilumina com a razão pura do amor/sabedoria a nossa vontade, nossas intenções, planos, palavras e escolhas. Quando estamos na luz da mente superior estamos protegidos da egrégora coletiva emocional e a Unidade nos guia em direção a felicidade.

Das muitas leis da vida, a Lei da Economia é a que está ligada à atuação e energia do Terceiro Raio. Esta lei esta muito relacionada com a distribuição de átomos materiais, assim como suas conexões e relações através do ritmo vibratório.

Essa lei e fundamental para a criação da forma, e atua com o princípio de que a matéria sempre segue a linha de menor resistência. Quanto a isso, veremos a criação operando no nosso universo num movimento giratório, como mundos dentro de mundos dentro de mundos, um orbitando o outro em ligações de manifestação em constante relacionamento.

Existe um outro princípio muito importante que condiciona o movimento de energia. Pode ser resumido por: A Energia segue ao Pensamento. Este é um axioma metafísico que está na base da criatividade e que expressa totalmente a natureza do Terceiro Raio aplicado às atividades da humanidade.

Para aqueles dentre nós que trabalham ativamente na expansão e evolução de sua consciência, é muito importante prestar atenção em como utilizamos a nossa mente. Como a mente é o veículo para o Terceiro Raio em ação, é a lente focalizadora para a criação das formas.

Saturno é a força de cristalização da matéria, como também o planeta mais intimamente ligado à totalidade do plano mental. É através da mente que temos a opção de criar limitações incríveis para a nossa auto-expressão ou criar aqueles parâmetros conscientes para a expressão ilimitada da nossa vontade criativa e Amorosa. (Considero o trabalho da Church of Religious Science e os trabalhos escritos pelo seu fundador , dr. Ernest Holmes, como de valia incrivelmente positiva na aplicação e compreensão do uso correto da energia mental.)

O Terceiro Raio atinge o nosso sistema solar através dos signos de Câncer, Libra e Capricórnio. Câncer é o signo predominante desse Raio na atualidade e está intimamente ligado à consciência de massa da humanidade e ao anseio coletivo de auto-expressão no mundo da forma. Câncer e Capricórnio também são duas das três expressões para a ação do Sétimo Raio - O Raio da Era de Aquário.

No que se refere a isso, a atividade da mente e o Terceiro Raio são fundamentais para a expressão individualizada, na Nova Era. Isso requer que cada um de nós seja o co-criador da sua vida diária através da expressão da vontade e do Amor no mundo objetivo das formas.

Sendo o Terceiro o Raio do plano mental, as pessoas que estão expressando a sua qualidade em suas vidas tendem a ser criadoras de idéias. São pensadores abstratos -eruditos, matemáticos e inventores.

Quanto a isso, o Terceiro Raio é muito relacionado com o Quinto Raio da Ciência e da Mente Concreta, onde a energia mental é aplicada na prática. As pessoas cujas personalidades estão em grande ressonância com o Terceiro Raio frequentemente são hábeis em negócios e lidam sabiamente com o dinheiro, já que o veem não meramente como quantias, mas como forma representativa de energia.

Normalmente são capazes de planejar o futuro e de fazer o melhor uso
de seu tempo. A relação com o tempo é muito importante para os indivíduos do Terceiro Raio, e não é de espantar, já que o planeta regente desse Raio é Saturno/Cronos, que é o planeta mais ligado à temporalidade, seus ciclos e karma.

O Terceiro Raio é, por definição, o Raio da atividade. As pessoas intimamente ligadas ao Terceiro Raio são muito ativas. Isto se deve à ênfase dada à mente e aqueles relacionamentos criados pelas idéias que ocupam tanto da sua atividade. Os indivíduos dominados pelo Terceiro Raio apreciam os métodos de ensino que utilizam e apelam para a Mente Superior, havendo uma tendência a se preocuparem com questões filosóficas abstratas. São atraídos para a comunicação de massa, de modo que as informações e idéias que desejam compartilhar possam ser facilmente relatadas a um grande número de pessoas.

Isso é especialmente verdadeiro quando o Terceiro Raio esta operante no nível da Alma e o quadro de referência é coletivo.

Quando a Terceiro Raio é expresso por alguém através de sua personalidade e essa pessoa não esta apoiada na realidade da Alma, há uma tendência para a astúcia e a manipulação da matéria. Isso resulta no homem de negócios inescrupuloso.

Este contrasta com aquele que esta trabalhando no mundo das finanças, mas no nível da Alma. Esse indivíduo estaria concebendo aqueles projetos que levariam a distribuir suprimento material de modo que toda a humanidade se beneficiasse. Nesse caso, a atitude de serviço esta na base de suas atividades e a realidade do Terceiro Raio (o terceiro sub-Raio do segundo) se torna ria verdadeiramente manifestada.

Uma das principais dificuldades encontradas pelas pessoas de Terceiro Raio é a tendência a se preocuparem com o tempo. Facilmente encontram-se excessivamente preocupadas com ninharias e detalhes.

De fato, isso reflete o medo de não estar em no controle daquelas situações da vida que não planejaram ou calcularam. Também podem expressar um orgulho intelectual explícito e, como consequencia, se verem caindo em padrões de isolamento. Esses indivíduos também podem exibir uma atitude muito crítica, assim como uma certa distração - a síndrome do "professor distraído" é muito comum entre eles.

Um engano do Terceiro Raio e a atitude de que a pessoa tem que estar constantemente ocupada. Num horóscopo, certo indivíduo tinha muitos planetas e posições relativos ao Terceiro Raio, sendo um dos mais significativos uma Lua em Capricórnio, na décima casa. Ele contou que, quando mais jovem, pensava que, se parecesse ocupado o tempo todo, as pessoas pensariam que ele era importante. Esse tipo de "simulação de movimento" é típico do glamour de Terceiro Raio.

Contudo, existem muitos indivíduos de Terceiro Raio que relaxam através de muitas atividades físicas, de todos os tipos. Isso não é glamour, mas o modo correto de canalizar a abundante energia mental.

Palavras e frase tônicas do Terceiro Raio.

1. Conceito: Clareza mental; poder de produzir síntese no plano físico; a fusão da vontade/poder com Amor/sabedoria para produzir as formas de vida.

2. Nível da Alma: o surgimento de idéias para beneficiar a humanidade; a estruturação do tempo das atividades que propiciam a florescimento das energias do grupo; inteligência objetiva inerente pronta para ser empregada em todas as formas de serviço para a humanidade.

3. Nível da personalidade: Raio do astrólogo, erudito, juiz, banqueiro, economista, mestre de xadrez, pensador abstrato.

a. Características gerais positivas: Adaptabilidade, intelecto claro, fala articulada e facilidade na comunicação de idéias; habilidade para os negócios; habilidade de planejar com antecedência de modo lógico; capacidade apurada em não preocupar a si e aos outros com assuntos insignificantes.

b. Deficiências gerais de caráter: Tendência a ser excessivamente ativo e nervoso; muito orgulho de suas próprias capacidades; egoísmo através de um sentimento de isolamento; manipulação de outros, especialmente em termos do uso dos recursos de outras pessoas; jogos mentais; demasiado apego ao materialismo.

e. A ser cultivado: Tolerância, partilha, devoção, precisão no detalhe, receptividade às idéias de outras pessoas.

d. Mental: Em seu apogeu, a mente de Terceiro Raio e o veículo para o pensamento abstrato puro, sendo, então, a mente do matemático teórico. Outras características mentais incluem a habilidade de suportar longos períodos de concentração em ocupações intelectuais ou filosóficas, uma visão ampla sobre todas as questões abstratas e a capacidade de comunicar um pensamento com muita c1areza e ênfase.

Em um nível muito inferior, essa e a mente do propagandista, que e capaz de manipular as energias mentais dos outros para os seus próprios propósitos. Note que a pessoa pode ser extremamente inteligente, mas não necessariamente centrada na Alma.

e. Emocional: Mais envolvido com o Amor da natureza e dos animais do que com "assuntos do coração"interpessoais; objetivação e análise dos sentimentos mais predominantes que as paixões profundas; quando perguntada sobre como se sente em relação algo ou alguém, a pessoa de Terceiro Raio muito provavelmente começará a sua resposta dizendo: "Eu penso ... ".

f. Físico: Mesomórfico, muito bem coordenado, bom nos esportes e na ginástica; O corpo tende a ser capaz de cumprir todas as tarefas dele exigidas; tipos físicos ativos que são ansiosos por seguir aquilo que pensam através do físico.

A seguinte Tabela de Correspondências dos Três Raios de Aspectos pode ser útil para compreendermos as relações entre eles:


Resumindo:

- O Raio de aspecto UM é o reflexo do aspecto Pai, a mônada, o Raio da vontade e poder, aquele que concebe o plano original de criação em todo plano ou nível de manifestação.

- O Raio Dois, o Raio do Amor, é os segundo aspecto da trindade da vida. Esse é o aspecto do filho, que está intimamente ligado ao da mãe, a fonte matriz de todas as formas. O segundo aspecto representa a Alma, ou fator de consciência, na vida. A Alma é o mestre construtor que produz o projeto de criação.

- O Raio três da inteligência Ativa representa os verdadeiros construtores e materializadores do plano divino da criação. É através dos que trabalham no Terceiro Raio e no plano da mente que o plano é trazido à manifestação objetiva, através das atividades detalhadoras dos Quatro Raios de Atributo: Raio Quatro, Cinco, Seis, Sete”. Alan OKen


Esta texto é resultado de uma pesquisa , é uma compilação inspirada nos ensinamentos de vários autores.

Alice Bailey, Alan Oken, Luis Salvi.

http://www.ceomt.kit.net/estudos/167.html
http://esoterico.terra.com.br/vidainterior/interna/0,,OI2073809-EI5928,00-Saiba+mais+sobre+o+terceiro+raio+da+Grande+Fraternidade+Branca.html

http://www.ceomt.dk.nom.br/MistInicALA.htmhttp://www.shamballaschool.org/StudyResources/shamballaglossary.htmLuis Salvi. Revista
òrion

Nenhum comentário:

Postar um comentário