quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sol e os Fogos




Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Fogo Solar - Perguntas de Introdução - Que relação existe entre o Filho e o Sol? (Da página 205 à 208)

http://www.ceomt.kit.net/estudos/065.html
"Continuemos com a análise da pergunta I - Que relação existe entre o Filho e o Sol ?, sob o prisma dos fogos, ou seja, como é a parte operacional ou como se manifesta.

Comecemos usando a lei de Analogia e façamos comparações com fatos científicos do dia a dia. Vejamos a geração de luz pela lâmpada elétrica comum, de todos conhecida. Ela é feita de um filamento de tungstênio dentro de um bulbo de vidro, dentro do qual foi feito o vácuo, para impedir a oxidação do filamento e a sua queima. Ao se ligar o interruptor, fechando os contactos, os elétrons fluem do pólo negativo do gerador para o positivo, passando pelo filamento. Nessa passagem, os elétrons colidem com os átomos do filamento, transferindo energia (fogo por fricção/elétrico) para os elétrons orbitais dos átomos do tungstênio. Esses elétrons ficam excitados e saltam para uma órbita exterior, de maior nível. Mas são obrigados a retornar para a órbita original e devolvem a energia recebida na forma de fótons (luz). É também gerado calor.


A luz e o calor são portanto resultados do contacto entre os pólos positivo e negativo. Simbolicamente é um casamento, uma vez que é uma união.

Já sabemos que a Mônada ou o Espírito é fogo elétrico por excelência, quando atua na matéria, sendo o pólo positivo do grande GERADOR, que é o UNO ABSOLUTO INFINITO, já explicado no início dos nossos estudos, AQUELE que não é nem Espírito nem matéria, mas que pode assumir os dois modos de ser.

A matéria, o pólo negativo, é fogo por fricção por excelência. Para o contacto dos dois (o Divino Matrimônio), é necessário o fogo solar (o filamento de tungstênio), que ao servir de meio de comunicação entre os dois pólos, é excitado pelas suas energias e irradia luz e calor cósmicos.

O relâmpago, de todos conhecido, gera luz e calor, sendo que o calor produz ondas sonoras, que são ondas mecânicas, seqüências de compressões e rarefações de partículas (matéria), o nosso conhecido trovão, que a muitos assusta.

O relâmpago é o resultado do contacto da carga elétrica positiva da nuvem (que, embora a ciência não saiba, é eletricidade solar) com a carga negativa da Terra (que o Mestre Tibetano chama de fluido elétrico).

O comportamento do relâmpago já foi pesquisado pela ciência e foi comprovado que ele tem particularidades não observadas em outros tipos de descarga elétrica que forma arco.

O deslocamento do chamado líder escalonado e das partículas portadoras de carga elétrica que o seguem, quando a tensão de ruptura é alcançada, não produz luz nesse trajeto. Somente quando eles e seus seguidores entram em contacto com o fluido elétrico da Terra, já próximo do solo, é que surge a luz e o calor.

De forma muito análoga, o fogo elétrico do Espírito ou Mônada,em contacto com o fogo por fricção da matéria, gera o fogo solar, que produz luz e calor, que dá origem ao som cósmico, seqüências de compressões e rarefações, emmuitas planejadas e diferenciadas formas de onda, que farão surgir o sistema solar objetivo total, que inclui os sete planos.

A luz, juntamente com o som, é a responsável pelas formas, sendo que a luz tem como escopo principal a consciência. Não esqueçamos que a luz física é ondaeletromagnética, uma seqüência de campos elétricos e magnéticos, formando ângulos de noventa graus entre si.

No caso da luz cósmica, ela é também uma seqüência de campos elétricos e magnéticos ortogonais (em ângulos de noventa graus), só que aqui o campo elétrico é uma região onde atua o fogo elétrico e o campo magnético é outra região onde atua o fogo solar.

Nós temos um exemplo disso na física. A todo elétron em movimento está associado um campo magnético que o envolve, em noventa graus de ângulo. Há outras leis na Física, que ajudam a entender o assunto, como a lei de Lenz (eL = - di/dt), ou seja, a força elétrica gerada pelo colapso do campo magnético é diretamente proporcional à velocidade de queda da corrente elétrica geradora do campo magnético, em outras palavras, quanto mais rapidamente o campo magnético cair a zero, maior será a voltagem produzida. A expressão matemática di/dt é a derivada da correnteem relação ao tempo. O sinal - (menos) significa que a voltagem induzida é invertida em relação à original. Mas a explicação da correlação dessa lei com o esoterismo fica para mais tarde.

A multiplicidade de formas com que esses campos de fogo elétrico e fogo solar se unem e interagem, em todos os planos, é a responsável pela construção dos veículos, pelos quais a consciência se estabelece e evolui. Um exemplo é o Loto Egóico, tão importante segundo o Mestre Tibetano e tão desconhecido, muito embora o Mestre tenha dado um oceano de informações claras no Tratado sobre Fogo Cósmico, as quais iremos estudar. É muito lamentável esse desconhecimento, pois o Mestre nos deu pérolas e a grande maioria da humanidade as desprezou, preferindo ficar escrava das religiões, em vez de buscar o verdadeiro conhecimento que liberta.

É o fogo solar que o Logos Solar quer desenvolver ao máximo neste atual Sistema Solar. No anterior foi o fogo por fricção a meta. No próximo será o fogo elétrico.

Como o fogo por fricção já está bastante aperfeiçoado, quanto maior e mais intensa a interação entre ele e o fogo elétrico, mais crescerá o fogo solar.

Essa linguagem técnica e científica do Mestre Tibetano é muito coerente, pois ela explica a expressão de qualidades, assim como a Física explica as propriedades da matéria. Assim como numa televisão, pela manipulação do elétron por meio de capacitores, indutores, resistores, cristais de quartzo, transistores e diodos armazenados em circuitos integrados (CI ou Chip), transformadores e o cinescópio (a tela da imagem, TRC ou de cristal líquido), são reproduzidas imagens e obtidas belíssimas nuances, que são qualidades de cores, da mesma forma, manipulando partículas por meio de campos de força (campos de fogo elétrico e fogo solar) gerados pelo Espírito, este expressa qualidades, intensifica-as, modifica-as e sintetiza-as, resultando em aumento de poder.

Vejamos a evolução da consciência do homem, o microcosmo, nos três mundos inferiores, físico, astral e mental. Ele é o contacto (ainda imperfeito na imensa maioria) dos dois pólos: Espírito (o Pai, a Mônada no céu, via Alma ou Ego) e a matéria, o corpo(a Mãe). Este contacto produz o Filho de Deus individualizado, a unidade do Eu divino e a reprodução exata em miniatura no plano mais denso do Grande Filho de Deus ou Omni-Eu, que constitui em si mesmo a totalidade dos filhos em miniatura, dos Eu´s individualizados e de todos e de cada um dos entes.

O microcosmo, sob o ponto de vista subjetivo, é um sol em miniatura, que se distingue pelas qualidades de luz e calor, sendo a luz seu conhecimento e ocalor seu amor e vigor com que se empenha no serviço coerente com seu nível evolutivo.

Na atualidade essa luz está oculta, como dentro de um cristal opaco, que ainda não foi trabalhado. A medida que for sendo burilado pela Alma, o cristal vai se tornando transparente e translúcido, ao mesmo tempo em que a luz interna aumenta seu brilho e intensidade, tornando-se então visível e radiante.

No momento o calor microcósmico é mínimo, ou seja, a radiação magnética entre os entes microcósmicos é pouco sentida (segundo o significado oculto da palavra), porém com o tempo irá aumentando, não só pela ação da chama interna, como pela assimilação das radiações dos outros microcosmos e atingirá tal proporção, que a interação entre os Eu´s individualizados resultará na perfeita fusão da chama e do calor em cada um, o que significa a sintonia exata entre os três fogos: elétrico, solar e por fricção.

Isto prosseguirá até um nível de sintonia, em que haverá “uma só chama com incontáveis chispas” e o calor será geral e equilibrado, o fogo por fricção será harmonioso, sem nenhum ponto de conflito ou dissonância.

Quando essa situação for atingida e cada Filho de Deus se torne um Sol perfeito, caracterizado pela luz e pelo calor perfeitamente expressados e sintonizados, com o máximo de vigor e todas as qualidades exigidas em total atividade e visíveis e sentidas em todo o sistema, então o Sistema Solar, o Filho Maior de Deus, será um Sol perfeito.

A glória será tão grande, que será radiante e visível, resplandecendo em todo o espaço do Logos Cósmico, ao qual nosso Logos Solar está subordinado, chamando a atenção não só do próprio Logos Cósmico, que ficará jubiloso pelo seu Filho, como também dos Logos irmãos, que serão beneficiados pela radiação cósmica.

Nesse estado será estabelecida uma conexão consciente com seu centro cósmico, seu Logos Cósmico. Isso significará a liberação do Filho e Seu retorno à longínqua fonte que originou o impulso primordial.

Em conseqüência temos o seguinte:

O Filho é o resultado da união do Espírito com a matéria e pode ser considerado como a totalidade do Sistema Solar: o Sol, os sete planetas sagrados e os cinco não sagrados.

O Filho se manifesta através de suas qualidades, que se expressam materialmente como luz e calor, como é o Sol com suas propriedades.

O Filho é o produto da união elétrica do fogo elétrico com o fogo por fricção e é também fogo solar, resultante desse contacto, que gera luz e calor, que se vê e se sente. O fogo solar é pois o relacionador.

No próximo estudo, que será colocado em 27/4/2004, concluiremos essa primeira pergunta, para ingressarmos na segunda: O que é a evolução e como se desenvolve ? , que é um assunto de extrema importância, porque nos esclarecerá os motivos e objetivos pelos quais estamos neste mundo material, passando por tudo isso, para onde iremos e nos fornece orientação para a libertação.

Que a Paz do Senhor Cristo fique com todos.
Que todos vejam a Máxima Luz da Razão Pura.
Fonte: Tratado sobre Fuego Cósmico, do Mestre Djwal Khul, pela Sra. Alice A. Bailey, em espanhol, da Fundação Lucis e distribuído por editorial Kier, Buenos Aires, Argentina.
GN 22-ABR-2004

Um comentário:

  1. Fantástico o texto de tua postagem querida amiga. Uma beijoka com carinho e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir