sábado, 14 de fevereiro de 2015

alma, Espirito - mônada, Personalidade






6. O ESPÍRITO

1. A verdadeira natureza do Espírito só pode ser revelada de forma inteligível aos iniciados de grau superior, aqueles que (devido à tarefa efetuada na terceira iniciação) foram postos em contato consciente com seu “Pai Celestial”, a Mônada. Os estudantes esotéricos, discípulos e iniciados esotéricos de grau inferior estão desenvolvendo o contato com a alma, o segundo aspecto, e só quando este contato estiver estabelecido com firmeza, poderá ser estabelecido o conceito superior. (Tratado sobre Fogo Cósmico, pág. 961, 3ª edição em espanhol).


A meta do homem consiste em alcançar a consciência da natureza da Alma, por meio da qual o aspecto Espírito sempre atua. É o máximo que pode fazer. Tendo aprendido a atuar como Alma, desapegado dos três mundos, o homem então se torna parte ativa integrante e consciente da Alma que permeia e prevalece em tudo o que existe na manifestação.

Então, e só então, a pura luz do Espírito em si se faz visível, através de uma justa apreciação da Joia oculta no coração do seu próprio ser; somente então ele se torna consciente da Joia maior oculta no coração da manifestação solar. Mas mesmo assim, nessa etapa avançada, tudo o que é capaz de perceber, fazer contato e visualizar é a luz que emana da Joia e a radiação que vela a glória interna.

A meta do homem consiste em alcançar a consciência da natureza da Alma, por meio da qual o aspecto Espírito sempre atua. É o máximo que pode fazer. Tendo aprendido a atuar como Alma, desapegado dos três mundos, o homem então se torna parte ativa integrante e consciente da Alma que permeia e prevalece em tudo o que existe na manifestação.

Então, e só então, a pura luz do Espírito em si se faz visível, através de uma justa apreciação da Joia oculta no coração do seu próprio ser; somente então ele se torna consciente da Joia maior oculta no coração da manifestação solar. Mas mesmo assim, nessa etapa avançada, tudo o que é capaz de perceber, fazer contato e visualizar é a luz que emana da Joia e a radiação que vela a glória interna.

Tudo o que podemos fazer é captar o fato de que existe AQUELE que ainda não pode ser definido e compreender que prevalece uma vida central que compenetra e anima a Alma e procura utilizar a forma pela qual ela se expressa. O mesmo se pode dizer de todas as formas e de todas as almas subumanas, humanas, planetárias e solares. (Tratado sobre Fogo Cósmico, pág. 963/4, 3ª edição em espanhol)




3. Tudo o que tende a elevar o nível da humanidade, em qualquer plano de manifestação, é obra religiosa e tem uma meta espiritual, pois matéria é só espírito no plano mais baixo, e espírito, como se diz, é matéria no plano mais alto. Tudo é espírito, e as diferenciações só são produtos da mente finita.

Portanto, todos os colaboradores e conhecedores de Deus, encarnados e desencarnados, que trabalham em qualquer campo da manifestação divina, formam parte da Hierarquia planetária e constituem unidades integrantes dessa grande nuvem de testemunhas, os “espectadores e observadores”. Eles possuem o poder da visão ou percepção espiritual dessa grande nuvem de testemunhas, além da visão física ou objetiva. (Tratado sobre Magia Branca, pág. 53, 4ª edição em espanhol).



4. A palavra “espiritual” não se refere aos assuntos religiosos. Toda atividade que leva o ser humano rumo a algum tipo de desenvolvimento – físico, emocional, mental, intuitivo, social - se for para sair do seu estado atual, é essencialmente de natureza espiritual e indica a vivencia do ente divino interno. O espírito do homem é imortal, perdura eternamente, progride gradualmente etapa por etapa no Caminho da evolução, desenvolvendo firme e sucessivamente os aspectos e atributos divinos. (A Educação na Nova Era, pág. 19, 3ª ed. em espamhol.

7. A MÔNADA

1. Mônada: O Uno, o triplo espírito no seu próprio plano. No esoterismo significa, com frequência, a tríade unificada – Atma, Budi e Manas; vontade espiritual, intuição e mente superior – a parte imortal do homem que reencarna nos reinos inferiores, progredindo gradualmente através deles até chegar ao homem, daí à meta final. (Iniciação Humana e Solar, pág. 178)

2. Alma: É Espírito universal, a Mônada divina; o sétimo Princípio assim denominado na constituição setenária do homem. (Iniciação Humana e Solar, pág. 173)

3. Assim como é impossível para o veículo físico expressar plenamente no próprio plano o grau total de desenvolvimento do Ego e do Eu superior, não é possível ao Ego perceber e expressar plenamente a qualidade do Espírito. Daí a absoluta impossibilidade de que a consciência humana aprecie com exatidão a vida do Espírito ou Mônada. (Tratado sobre Fogo Cósmico, pág. 68)

4. A evolução da Mônada é mais complicada do que dizem os livros publicados até agora. Eles tratam do desenvolvimento da consciência e sua transição através dos reinos da natureza. No entanto, houve ciclos anteriores que só será possível compreender quando a história e a evolução do Logos planetário for gradualmente revelada.

Formam parte do Seu corpo de manifestação, células dentro desse grande veículo, sendo assim vitalizadas com Sua vida, qualificadas por Sua natureza e diferenciadas por Suas características. Levará, então a história de uma Mônada de volta a kalpas anteriores. Não é possível revelar essa história e a revelação não serviria a nenhum propósito. Só se menciona porque deve ser considerado em linhas gerais, quando se quer conhecer com exatidão a verdadeira natureza do Eu.

A Mônada tem ciclos análogos, ainda que em miniatura, aos da Vida Una que penetra e anima todas as vidas menores. Alguns desses ciclos abrangem períodos tão vastos e tão remotos que sua história só pode ser transmitida aos Adeptos investigadores por meio do som e do símbolo. Os detalhes desse desenvolvimento se perdem na noite dos outros kalpas e tudo o que se pode ver são os resultados – as causas devem ser aceitas como existentes, ainda que permaneçam inexplicáveis até o recebimento das iniciações superiores. (Tratado sobre Fogo Cósmico, pág. 853/4)

5. Os grupos de Mônadas encarnam de acordo com o centro de um Homem Celestial, em um dado esquema planetário, ou no centro do Logos solar que está em processo de vivificação ou atividade cíclica. (Tratado sobre Fogo Cósmico, pág. 855)

6.. A Mônada é uma fonte de luz, não só para a família humana, como também a receptora da luz que provém do triplo Sol; é a lente através do qual a luz do Logos solar pode fluir ao Logos planetário, e nessa luz preserva e mantém firme a visão, o propósito, a vontade e a intenção criadora do Logos planetário. (Discipulado na Nova Era – Volume II, pág. 349)

7. Nas primeiras etapas do caminho evolutivo a Mônada é a fonte de exalação ou de inspiração, que trouxe a alma à existência no plano físico; no Caminho de Retorno... a Mônada é a fonte de inalação ou de inspiração. (Psicologia Esotérica, Volume II, pág. 251, 3ª ed. em espanhol)

8. A TRÍADE ESPIRITUAL

1. Tríade: É o homem espiritual; a expressão da Mônada; o espírito germinal, contendo as potencialidades da divindade, que irão se desenvolvendo no curso da evolução. Esta Tríade constitui o eu individualizado ou separado, o ego. (Iniciação Humana e Solar, pág. 179).

2. Tríade: É textualmente Atma-Budi-Manas, a expressão da Mônada, assim como a personalidade é a expressão do Ego. A Mônada se expressa por meio da Tríade; em seu aspecto inferior ou terceiro constitui o corpo egoico ou causal, o Ego infantil ou germinal. O Ego se expressa analogamente por meio do triplo homem inferior, mental, emocional e etérico (reflexo da Tríade superior), originando a manifestação física densa. (Tratado sobre Fogo Cósmico, pág. 83)


9. O PRINCÍPIO VIDA NO HOMEM

O princípio vida no homem (espírito, alma e corpo) manifesta-se de forma tripla:

1. Como vontade diretora, propósito ou incentivo fundamental. É a energia dinâmica que coloca o ser em funcionamento, o traz à existência, fixa o término da sua vida, o conduz através dos anos e se abstrai ao final do seu ciclo de vida. É o espírito se manifestando no homem como a vontade de viver, de ser, de agir, de prosseguir, de evoluir. Em seu aspecto inferior trabalha através do corpo ou natureza mental, e em conexão com o físico denso se faz sentir através do cérebro.

2. Como força coerente. É a qualidade essencial e significativa que faz cada homem ser diferente e produz a manifestação complexa de disposições de ânimo, desejos, qualidades, complexos, inibições, sentimentos e características que produzem a psicologia especial de um homem. É o resultado do intercâmbio entre o aspecto espírito ou energia e a natureza material ou corporal. Constitui o homem singular subjetivo, seu colorido ou nota individual, que é o que determina o grau da atividade vibratória do seu corpo, produz o seu particular tipo de forma e é responsável pela condição e natureza dos seus órgãos, das suas glândulas e do seu aspecto externo. É a alma e – em seu aspecto inferior – atua por meio da natureza emocional ou astral e em conexão com o físico denso, através do coração.

3. Como atividade dos átomos e células que compõem o corpo físico. É a soma total das pequenas vidas que compõem os órgãos humanos e compreende todo o homem. Têm vida própria e uma consciência que é estritamente individual e idêntica. Esse aspecto do principio vida atua por meio do corpo etérico ou vital e em conexão com o mecanismo sólido da forma tangível através do baço. (Tratado sobre Magia Branca, pág. 327/8)

Alice Bailey - Mestre DK  tradução do Grupo Aquariano



Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!





2 comentários:

  1. Uma tema fascinante! Assim como fascinante é o seu blog! Parabéns!
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata Céu, desculpe a demora só agora eu vi, na época eu não sabia trabalhar com blog e ... um abraço dharmadhannya ainda é tempo...

      Excluir