sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Torre -XVI taro


A Torre

A Torre


Eu Sou Dharma Dhannyael


“Até hoje, Deus é o nome pelo qual designo tudo que se atravessa no caminho de minha obstinação de forma violenta e atrevida, tudo que atrapalha minhas opiniões, planos e intenções subjetivos e muda o curso da minha vida, para o bem ou para o mal.”Jung.

Há uma lei no fundo de tudo o que é aparentemente casual:

O segredo do mundo é a ligação existente entre a pessoa e o evento... o espírito traz em si o evento que lhe vai

Os eventos nascem da mesma fonte de que nascem as pessoas.

Cada criatura gera de si mesma sua própria condição e sobrevir... O evento é a impressão de sua forma esfera, assim como a lesma faz sua tênue casa na folha da pereira.

Um homem verá seu carater manifertar-se nos eventos que parecem encontrá-lo, mas que surgem dele e o acompanham.

...não há acasos... a lei rege tudo que existe...”

Esta carta é representada por uma torre no momento em que é atingida por um raio, como conseqüência do impacto, o topo da torre (que lembra uma coroa) se desprende da base, provocando a queda de muitos tijolos e de duas figuras humanas. Representa a consequente punição divina da hubris humana, um recado divino, de algo está errado e precisa ser refeito, não apenas restaurado.


A lei do cosmos é a vontade da Lei Suprema e contra ela o homem, por mais rico que seja, não tem poder algum: ou obedece ou cai.

O Raio cai onde construimos nossa segurança, a nossa prisão que nos protege para nossa sobrevivência. Quando a torre cai, muitas vezes ficamos em pedaços, dói muito. Sofremos a perda, a humilhação, o desamparo, a solidão e sempre acontece uma transformação, uma mudança ou uma ressurreição; é um prenuncio da iluminação, do encontro com a graça, com o Si-mesmo.



“Com a perda de quase tudo a que atribuia valor, Jó é jogado num agudo estado de alienação, depressão. O significado da vida de Jó estava ligado , evidentemente à familia, à propriedade e à saúde. Ao ser privado disso, ele ficou desesperado e penetrou na noite escura do espírito.

A maioria das versões desta carta representa uma Torre, situada num local deserto, sendo atingida por um raio. Pessoas caem dela quando a coroa é derrubada, isto simboliza a súbita destruição da nossa percepção acerca do que constitui a realidade.

A Torre também chamada de “A Casa de Deus” representa as estruturas e fortalezas construídas ao longo de nossas vidas, que muitas vezes nos fazem crer que já estamos atingindo o topo, chegando aos céus; pode ter sido construída para celebrar a própria santidade autopercebida. Há uma inflação do ego, que cega e agride o mundo.

O individualismo egoísta nos separa do Espírito da Unidade de uma sociedade que poderia funcionar para o bem de todos como um único organismo “Cada um de nós pensa na chave, cada qual em sua prisão.” Eliot


A torre pode simbolizar qualquer construção mental, política, ideológica, filosófica ou psicológica, que construimos tijolo por tijolos com palavras, idéias, atitudes, crenças, valores, preconceitos".

Criamos defesas, reprimimos nossos desejos, construimos nossa torre particular, familiar, e social criando limites Saturninos com: o pensamento racional e intelectual, com o nosso individualismo, egoísmo, arrogância, orgulho, onipotência que protege a nossa verdade, a nossa vontade, o nosso espaço.

Quando construímos um sistema rígido para nossa segurança de uma espécie qualquer e coroamos como um rei, tornamo-nos prisioneiros do nosso pequeno mundo egocêntrico, individualista.

Somos condicionados aos padrões tradicionais do nosso mundo , da nossa familía que estruturam o senso de consciência individual, e social que é altamente determinado pelas normas, valores, crencas, costumes, regras e leis da cultura que foi criado.

Até certo nível, Saturno está correlacionado à necessidade do individuo integrar seu próprio senso de identidade , autoridade e propósito individuais ao contexto de um propósito social e de uma autoridade cultural.


“O indivíduo acaba por ter um difícil relacionamento interpessoal, pois apresenta tanto apego às suas convicções que acaba por perder o senso da realidade, mantendo uma postura imponente, julga e condena todos que discordam da sua verdade, desprezo aos esforços alheios, e afinal, sente-se sempre auto-suficiente nas suas decisões, com negação de sentimentos,

Arrogância é uma característica negativa relacionada à presunção e ao orgulho. Uma pessoa arrogante incomoda e humilha aqueles com quem se relaciona

Prepotência remete à potência, ou seja, ao poder, e está ligada a uma questão hierárquica ou econômica

A pessoa prepotente abusa do poder que tem, seja na esfera que for, ou da autoridade que exerce, ainda que temporariamente. Alguns sinônimos seriam tirânico e despótico”

“A carta XVI enfatiza o aspecto destrutivo. Quando um ego se encontra particularmente inflado, pensa que é o melhor, que sua verdade é a única, que é superior... a irrupção das energias vindas do si-mesmo pode ser perigosa. O aparecimento do Si-mesmo inaugura uma espécie de “juizo-final” e sobrevive apenas o que for sólido e estiver fincado na realidade.

Então, perdemos a empatia, o bom senso, a diplomacia e começamos a agir com rigidez, com egoísmo com uma certa arrogância que humilha e agride o outro com a nossa verdade.

Perdemos o contato com o centro, com o Tao, com a Unidade.

Quando procuramos a Divindade fora de nós mesmo, sempre aparece alguém que se apresenta como intermediário, que nos afasta do recolhimento interior e, assim não podemos ouvir a voz do Espírito SantoRevelador.



“Representa a ira de Possêidon, Sodoma e Gomorra, a Torre de Babel, o rei Midas, representa também a reformulação das religiões. Planeta: Plutão, Netuno, Urano. Júpiter (raio), Marte destruindo a torre (prova de fogo). Casa de Deus. Queda da Bastilha, do Muro de Berlim.

Um criminoso quando está com uma arma na mão, pensa que está protegido na sua torre, que a Morte lhe dá o poder invencível de matar e de nunca ser vencido; e quando ele é preso sua torre cai. O delírio de poder cega o indivíduo para a sua realidade, para os perigos e castigos da lei.

Associações com a Astrologia: A Torre tem uma ligação com Urano, o planeta das revoluções e das mudanças inesperadas, liberações do que foi reprimido, e informações pertencentes ao futuro. O relâmpago de Zeus é o raio de Urano? Para entrar no futuro, na transcendência é necessário romper com os padrões que construimos nossa realidade.

Gad, associa a Torre ao planeta Urano, que, segundo ela, "na melhor das hipóteses, é o grande libertador, aquele que desperta". Como também, continuando, "sob a influência de Urano, podemos nos tornar tão absortos na excitação da descoberta e da experiência que podemos chegar aos extremos de menosprezo absoluto pela tradição e pela limitação humana".

É o momento de revolta, de revolução, de transgressão contra o poder estabelecido, contra a arrogância e a onipotência de quem tem o poder.

- O orgulho egocêntrico, intelectual, racional que aprisiona os dois mortais na sua torre particular, sem portas e sem saída. A liberdade depende do alto, da Vontade de Deus.

- Não há portas nem janela na Torre, os moradores estão com o coração fechado, querem se proteger da vida e das paixões que a vida oferece.

- pode anunciar uma queda, uma ruptura, uma perda brusca, que pode ser acompanhada de muita dor e sofrimento.

A Torre pode aparecer com um Raio para libertar a consciência e deixar de ser conduzido por egrégoras que conduzem o “gado” medroso e desamparado; todo agrupamento social produz egrégora o casal, a família, e as associações políticas, econômicas, sociais, é preciso reflexão sobre a existência delas.

“É necessário refletir se a mente está paralisada em alguma egrégora, por crença, tradição, herança familiar, e assim, se abrir para despertar a consciência.

Há egrégoras religiosas (Casa IX) promovidas por fanáticos religiosos.

O relâmpago também pode ser uma graça de Júpiter e por isto é necessário ver onde está o Imperador no jogo. Pode acontecer um milagre, uma ajuda de Deus do céu, para libertar o sofrimento.

“O Raio vém do céu para tocar diretamente a vida dos dois mortais do Taro, sem a influência mediadora do Mago e da sua vara, do Imperador e do seu cetro, ou do Papa com o seu báculo.

É necessário dar saltos de consciência , para sobreviver a queda que liberta.

Se o Imperador, ou a Imperatriz estiver aflito, a “casa pode cair.”

Sinaliza para a conquista da liberdade tão sonhada, a emancipação e autonomia, mudança de residência (casa 4) , de emprego(casa 6), ou o progresso inovador.

A coroa carrega suas idéias, sua rigidez mental, o materialismo, seus valores revelam a natureza da arquitetura da torre, revelando a inflação e a alienação, a indiferença racional e a percepção dos mortais que caem.

Quando todos os perigos parecem superados, a pretensão constrói uma Torre de Babel. O indivíduo imagina que se tornou divino, invencível, e que o seu poder material governa a miséria e a necessidade do outro e acredita que a própria meta foi alcançada;

Mas o orgulho é o pecado primordial e é, por isso, punido com a maior das inclemências: o raio faz desmoronar a torre e lança seus construtores ao chão. Tudo então chega ao fim." [Tarô e Individuação, Dra. Irene Gad. Ed. Mandarim, p.258.]

- Punição pelos excessos cometidos. O Fracasso dos empreendimentos insensatos.

- ambição incontrolável, interesse pelas aparencias,conquistas sem medidas.

- Destruição de valores (casa 2) , crenças, destruição da velha ordem(casa 10). Renovação, transcendência.

- punição pelo orgulho ou pela presunção, é necessário o bom senso ou os conselhos de outras pessoas. (casa 5)

- Pode significar ruína, transmutação

Prisão, afastamento da vida social por problemas de saúde, cirurgias(casa 12). Desentendimentos. Separação repentina. Divórcio (casa 7).

- Brigas, destruição, tentativa de aniquilamento. Escândalos (casa 11).

-Agitação mental e irritabilidade (casa 11). Insônia. Humilhação (casa 12).

- Transformação interna, acontecimento inesperado, iluminação.

- as emoções podem explodir em raiva e choque.

A Torre representa também o perigo real de explosão no caso de um fogo externo demasiado forte, ataque externo e agressão a nossa moradia. Problemas com encanamentos, esgotos, fiação elétrica. (casa 4)

Agora vamos pensar na Torre na casa 2 no jogo do Taro

Casa de Touro – Venus e Vulcano.

Urano representa para muitos estudiosos a essência da energia da Torre.

O relâmpago de Zeus pode ser o Raio que cai do céu, como uma graça ou como um castigo.

A carta que cai na casa 2 mostra como estamos lidando com a vida material, com nossos investimentos, com o dinheiro, com nossos recursos pessoais. sinaliza para nossa capacidade de ganhar, de gastar, adquirir e investir em nossos talentos e dons. Revela as influências internas e externas que irão atuar nesta casa, nesta área da sua vida.


Um exemplo se a Torre sai, em primeiro lugar - colocamos outra carta sobre ela, que irá definir como será a energia que a Torre irá agi;, se será explosiva - como por exemplo com o carro, com a morte, com a lua, o diabo, o louco;

mas e se estas cartas saírem antes da Torre, pode significar que a torre irá acentuar a potencia da carta abaixo; e esta carta anterior poderá ativar a energia da torre.

Se as cartas que saírem sobre a torre forem benéficas irão amenizar os efeitos da energia da torre.

Começamos a pensar que a casa 2 ( eu Tenho, tudo aquilo que me pertence) refere-se a estabilidade e segurança que a terra oferece; aos valores que possuimos e administramos e que o Planeta Vênus e Vulcano regem esta casa.

“é importante mostrar que, na verdade, aquilo que está sendo destruído são as prisões que alienam.

A Torre aqui pode representar o castigo pela ambição, apego, desonestidade, roubo e golpes financeiros. (com O diabo)

É a resposta cósmica ao orgulho desmedido, à presunção e à gana materialista, em sua sanha acumulativa. É o contraponto da megalomania.
- catástrofe finaceira produzida por imprudência.

- imprevisibilidade, o inesperado, mudanças, a perda da estabilidade, a insegurança financeira, o medo da perda, desconfiança diante do novo, de novos projetos;

- separação envolvendo perdas financeiras, rompimento com valores antigos, descrenças.

Tudo aquilo que construímos com o nosso dinheiro, que valorizamos e amamos pode ser atingido pelo raio que cai do céu. Falência.

Se vier acompanhada de uma carta positiva pode acontecer uma ajuda inesperado financeira que será muito bem vinda neste momento. O consulente pode saldar dívidas com uma ajuda inesperada.

Veet Pramad diz que:

“Podemos ver que “auto-sabotador’ que sistematicamente destrói tudo o que toca. Seus negocios vão a falencia, seus relacionamentos afetivos acabam em brigas, e desgostos; é expulso de seus sucessivos empregos e parece que um rebelede que sempre se dá mal.”

Esta figura sabotadora pode ser uma “herança” familiar de uma figura parental, pai ou mãe. que podemos carregar inconscientemente. Repetimos a estória do nosso pai, do nosso avô...

Podemos carregar o "demônio destruidor da família.

Nascemos dentro da torre familiar, crescemos e agimos de dentro dela contra nós mesmos.

Quando estou com dúvida sobre esta figura sabotadora, gosto do oito de copas ou do oito de espada do baralho Morgan que eu uso, para indicar a casa que ele se encontra.


Eu Sou dharma Dhannyael

Este texto é resultado de uma pesquisa e inspirado em vários estudiosos do assunto.

http://www.clubedotaro.com.br/site/m32_16_torre.asp

Psicoterauta transpessoal,tarologa,pedagoga e astróloga.

Eu amo você e falarei a língua do Espírito Santo
para falar com a sua Divina Presença.

Um comentário:

  1. Preciso dizer que a forma múltipla como você expôs o assunto me trouxe uma compreensão igualmente ampla dos aspectos da carta.
    Estou iniciando meus estudos, e a referência astrológica, dentro da leitura da Torre ampliou meus horizontes, por assim dizer!

    Muito obrigada, dharma Dhannyael!
    Que a Presença Divina em nós prevaleça sobre os impulsos de outras ordens!

    Um grande abraço fraternal!
    Luiza

    ResponderExcluir