sábado, 7 de agosto de 2010

A força





Eu sou dharma dhannyael

A Força – XI



A FORÇA: “Uma mulher abre com as duas mãos as mandíbulas de um leão. É vista de três quartos e olha para a direita; o leão, por sua vez, está de perfil. A mão direita da mulher, está apoiada no focinho do leão, enquanto que a esquerda segura o maxilar inferior.


O personagem veste uma saia azul e uma capa ou manto vermelho, com laterais de tamanhos diferentes, já que a da direita chega ao chão enquanto que a da esquerda não passa da cintura.
Todas as partes visíveis de seu corpo estão representadas em cor carne; tem ainda um chapéu, cuja forma lembra o do Prestidigitador (O Mágico).
Do leão, vê-se apenas a cabeça, a juba e as patas dianteiras. O fundo e o chão são incolores. Em algumas versões, a sandália da mulher, que surge debaixo da roda da saia, parece apoiar-se no ar”.(5)

Vemos aqui uma bela mulher, que sem esforço aparente, e sem exercer nenhuma violência, abre as faces de um leão, dominando-o. Simboliza a força da inteligência, capaz de dominar as paixões graças ao fogo interno do amor e da vontade. Uma figura feminina nos indica que não se trata de uma força bruta ou física, mas sim de uma energia sutil, como a da mente, muito superior em qualidade e elevação.

Esta carta significa o influxo mental superior espiritual que penetra os corpos, transformando-os.

A letra que corresponde a carta XI é Kaph, que significa princípio do poder, a Mão que agarra, fixação da luz na matéria, assimilação, seleção, classificação, compreensão, progresso. Significa também conflito, resistência. No seu sentido negativo, sugere ódio, violência ou insensibilidade.

Com a carta XI e a domadora de leão, a influência das energias subconscientes secretas tem início na escuridão do espaço interior. Se as forças instintivas simbolizadas pelo leão forem rejeitadas e não forem vividas de forma consciente, ou se não se conseguir integrar sua polaridade na personalidade Total, elas procederão a sua destruição completa e incontrolável. No Apocalipse elas são representadas pela Mulher montada na Besta.

Enquanto a Roda (carta X) nos apresentou revoluções incessantes, esta carta retrata o pólo repouso, o ponto de transição entre passado e futuro, o momento presente e o trabalho que os indivíduos devem realizar dentro deles próprios.

O ponto central é ativo na sua passividade do aqui e agora, ele é o centro que move o mundo. A força controladora que move nossa vontade é centrada e equilibrada é infinita. A Força controlada pelas emoções é um trem sem freio, sem destino. Destruidora, devoradora, inconsequente, irada, atormenta, instável, desquilibrada.

0 passado animal e o futuro iluminado são velados pelo presente eterno, representado aqui, como na carta I (O Mago), pela lemniscata que forma a borda do chapéu do domador de leão e que sugere o macrocosmo, a alma do mundo ativando os poderes mágicos do espírito humano.

A carta XI retrata o encontro com forças desconhecidas, que tanto libertam quanto aprisionam. Ela também representa o estímulo e a concentração de insights intuitivos que permitem a realização do domínio. A ativação das forças psíquicas e espirituais contra-sexuais também e insinuada. O confronto com as forças destrutivas que põem em risco o desenvolvimento e a transformação das energias caóticas aumenta a força vital.



A Força está em harmonia com a natureza, com os animais está antenada com as estações, com sua natureza instintiva, com a sua intuição interior, física – apresenta reações que um guerreiro revela diante de um ataque, ou de um perigo iminente. Um esportista, um lutador habilidoso necessita ter este "insight", ou o "pulo do gato". Sua intuição sente o inimigo falso e esperto e não faz acordo. A Força está no Tao, no centro da harmonia da sua própria natureza física, instintiva e espiritual.

A Força inteligente da Vida, espiritualmente instintiva revela Sabedoria, Esperança,Gratidão, Fé, Determinação, Perseverança, Coragem, Paciência, concentração, auto-estima, auto confiança para alcançar a Vitória.

A Força “Ch'i Kung (Qi Gong) “
"Ch'i (pronunciar "chee" e doravante escrito "chi") é uma palavra chinesa usada para descrever "a energia natural do Universo." Esta energia, apesar de chamada "natural," é na verdade espiritual oi sobrenatural, e é parte de um sistema metafisico, não empirico. Não obstante, os crentes no Chi fazem afirmações que podem ser empiricamente testadas. Proponentes afirmam provar a existencia e poder do Chi curando pessoas e fazendo truques mágicos, como partir um pau com a ponta de uma folha de papel, ou como partir um tijolo com o pé ou a mão nua.

Chi-Kung (Qi Gong) é a "ciencia e pratica" do Chi, que pode ser pensada como um campo de energia movendo-se pelo corpo. A saude fisica e mental pode ser alegadamente melhorada aprendendo a manipular o Chi através da respiração, movimento e actos da vontade. Até afirmam que podemos fortalecer o sistema imunitário controlando o Chi.

A maioria dos Ocidentais está familiarizada com Kung Fu, Tai Chi ou Aikido e as demonstrações dos seus praticantes. Estas demonstrações e histórias de poderes ainda maiores são promovidos como provas do poder de quem domina o Chi.

A attracção de tais ideias é óbvia: quem não quer ser capaz de soltar os poderes que dormem dentro de nós? Mais, o treino não é mau. Atenção à dieta e exercicio fisico, cultivar a força fisica e a disciplina mental são coisas boas. A sensação de confiança que advem deste treino, mesmo de aprender a partir tijolos com os pés nus, é uma coisa boa.

Se tivesse de especular como o Chi e as artes marciais se ligaram o meu palpite seria que algum chefe militar chinês fez uma acção psicológica às suas tropas antes de entrarem em combate para se concentrarem no chi, em focar a sua energia. Os valentes guerreiros foram apontados como exemplo de alguem que tinha controlado o seu chi. E os outros vieram para aprender. Uma estrela tinha nascido!

O seu fruto emergiu no século vinte no Ocidente na forma de milhares de escolas de artes marciais. Como notado antes, há um lado bom nestes treinos para crianças e adultos. Muitos focam-se na auto-defesa, desenvolvendo a auto-confiança e a auto-estima, mesmo se não tornam ninguem invencivel.

A literatura está repleta com afirmações sobre o Chi K'ung. "Mova objectos com o Poder Chi sem lhes tocar. Mova um objecto com os seus olhos. Apague uma vela com os seus olhos. Levante um copo de água com Yin Chi... afaste cães com o olhar... elimine a dôr com Pontos de Pressão...para muitos, funciona no primeiro dia! Mas se precisa de ajuda ligue-nos!"

Até agora resisti à tentação de aprender esses "segredos sombrios do Oriente," mas é reconfortante saber que há um 0500 acessivel se fôr incapaz de realizar feitos como "repelir pássaros." (O que me lembra o comediante Steven Wright afirmando que conseguia "fazer levitar pássaros- mas ninguem liga.")

O mais deprimente é que tais anuncios se manteem anos pelo que parece que teem respostas suficientes para manter o anuncio.

O numero de Março/Abril 1994 de "Karate International" contem um artigo em que o autor, James Patrick Lacy, tendo corajosamente escolhido "que a ciência decida" descreve uma experiencia em que um mestre de Chi-Kung trouxe uma mosca dos mortos usando o seu Chi. Lacy descreve,

"Uma mosca é apanhada e colocada numa pequena garrafa de ginseng...a garrafa é cheia com água...a mosca fica aparentemente sem vida e a água é despejada. A mosca é colocada num pedaço de papel enquanto eu olho (o mestre de Qi-Gong) soprar o seu Qi curativo sobre a mosca sete vezes. Sentamo-nos e esperamos alguns minutos...a experiecia conclui-se enquanto vejo a mosca começar a andar outra vez."

Lacy conclui, "muitos falam do autentico Qi, mas poucos o tentam provar com uma tão autêntica experiencia." Um pergunta-se porquê.

As consequencias de tudo isto não são insignificantes. Enquanto a crença no Chi está profundamente enraizada na cultura asiática, no ocidente, muitas pessoas estão a ser persuadidas a acreditar que Chi Gong pode dar poderes psicocinéticos, invulnerabilidade, resistência ...

Apenas uma nota: as moscas não teem pulmões. Quando "afogadas" limitam-se a entrar em choque. Quando secam, voltam ao seu comportamento normal. É isto o milagre referido!

Que evidências para o chi? O mesmo que para outros poderes psiquicos e sobrenaturais: funciona! Pergunte aos que acreditam. Eles podem ver e sentir os resultados. Os cépticos pensam que se estão a auto-iludir. Não duvidamos dos seus sentimentos e das suas proezas, apenas das suas explicações.

A ideia de que há uma espécie de fluido de energia movendo-se no corpo e isto explica como um soco pode partir um tijolo parece desnecessário e rebuscado. Esta ideia tambem é usada para explicar como a acupuntura funciona. O acupunturista está a canalizar o chi. Esta noção está ainda por detrás da prática do toque terapeutico e da terapia de massagem. Sou a ultima pessoa a queixar-se de uma massagem, mas os seus efeitos benéficos, mantenho, são apenas fisicos e nada teem a ver com quimeras metafisicas como o chi”.

“Animais xamânicos e a energia vital”. (2) Carminha Levy

Desde os primórdios da humanidade os animais acompanham seu irmão maior – o animal humano. Visto sempre como o lado mais depreciado do homem, fomos, ao longo dos tempos, ensinados a negar sua existência ou pelo menos sufocá-la por estar conectada com o ‘instinto animal’.

Considero que uma das causas da grande violência que cerca o mundo todo se deve a esta dicotomia da separação: homem-animal-instinto.Uma força que faz parte do nosso corpo-mente-espírito, foi sufocada de tal forma que quando libertada, teve o efeito de uma bomba que joga seus estilhaços em cima de todos nós. Desde a violência no lar, passando pela urbana e desembocando na global.

A grande esperança que o xamanismo nos traz é a recuperação do instintual com o mental usando a liga da energia do coração – ou seja, a tolerância, compaixão e misericórdia.

Acordar o *arquétipo do xamã torna-se assim uma necessidade premente que faremos conscientemente percorrendo o caminho do xamã ou através do Inconsciente Coletivo com sua tremenda força de acordar os humanos para a necessidade de cura da mãe natureza, incluindo nesta todos os movimentos ecológicos, dentre eles a preservação das espécies animais ameaçadas de extinção”.

Vejamos como trazer conscientemente a força destes animais para a recuperação da nossa energia vital – porque se você só pensa, algo está faltando nas suas três vigas mestras – que são o sentimento, o pensamento e o instinto. Talvez o instintual só se manifeste através de estouro, da ira incontida ou de auto-acidentes que sabotam sua vida.

Vamos juntar corpo-mente-espírito através da dança dos animais.


O Leão que traz a liderança, justiça e exige a transmutação do Ego. Ouça-o: “Ser emblema de solar e símbolo de nobreza, força e majestade, tem-nos custado alto preço, pois o homem só quer ver este nosso lado, mas ele deveria se espelhar em outras qualidades que representamos: a libido dominada, o instinto em nível superior e a moral dos mestres. Da minha condição individual, ensino aos humanos uma consciência transpessoal para que sua palavra se transforme em fonte inesgotável de entendimento e concórdia. Somos o rei da floresta e nossa energia ensina que cada ser humano deverá tornar-se um dia rei do seu ego – só assim reconhecerá a dignidade que traz a justiça entre os homens.
Você deve atravessar a ponte do Eu e se assenhorar dessa fortaleza. Abre as suas janelas, descerra os portões para que o sol brilhe do interior para fora”.

E vocês dancem e dancem os seus animais, penetrem na espiral da evolução da vida e recuperem sua força vital e alegria de viver. Axé na Luz! ”

Positivo – A consciência da Força infinita está na harmonia interna. – mente equilibrada é ordenadora das Forças interiores. Força interior – Inteligência Espiritual - Força do amor e da paixão que move a vontade Divina. Coragem. Adaptação - Persuasão intangível. Domadora de Feras. Controle das forças instintivas e um estado de alerta instintivo do guerreiro que sente no ar, intui o perigo, ouve na escuridão os passos do inimigo. Está antenado com seu animal xamanico. Liderança. Vitória pelo diálogo.

Invertida . – vício em sexo. Descontrole emocional. Luta - Guerra

Conquista violenta. Voracidade insaciável. Egoísmo que luta e toma do outro pela Força. - Cólera - Reações inesperadas. Violência –

“Lascívia”.

1 - http://zoedecamaris.blogspot.com/2009/01/o-ano-da-fora.html
2 -http://www2.uol.com.br/vyaestelar/animal.htm -
3 - http://manimaneon.wordpress.com/tag/naipe-de-copas/
4 - http://www.skepdic.com/brazil/chi.html
5 - http://www.clubedotaro.com.br/site/m32_11_forca.asp

Eu sou dharma dhannyael
Eu amo voce e falarei a língua do Espírito Santo para falar com a sua
Divina Presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário